sábado, janeiro 30, 2016
No filme "O Novíssimo Testamento" Deus não morreu - apenas se tornou inútil
sábado, janeiro 30, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Deus existe, e ele está em algum lugar em
Bruxelas. Arrogante e grosseiro, passa os dias digitando em um computador
ultrapassado regras para tornar a vida de todos um inferno. Mas o que ninguém
sabe é que Ele tem uma filha que está decidida a ser mais bem sucedida do que
seu irmão, Jesus – libertar a humanidade do jugo de um Demiurgo através do
Novíssimo Testamento. Esse é o filme “O Novíssimo Testamento” (Le Tout Nouveau
Testament, 2015) do belga Jaco van Dormael, uma comédia de humor negro
blasfema, herética mas, principalmente, gnóstica: se soubéssemos o momento
exato da nossa morte, paradoxalmente viveríamos melhor a vida que nos resta, sem
o medo do caos e do aleatório que impedem o nosso livre-arbítrio. Para Van Domael, Deus não morreria, mas se tornaria inútil.
O que faria o leitor se soubesse o dia, a hora e o minuto exato da sua
morte? Continuaria levando a vida normalmente cumprindo seus deveres e
reponsabilidades à espera do fim? Ou mandaria tudo às favas e realizaria tudo
aquilo que seus deveres e responsabilidades não deixavam?
Mas quem enviou essa informação tão precisa e perturbadora? Uma pessoa
que teve acesso ao computador de Deus, roubou as informações e, por vingança, as enviou para todos os celulares do planeta via mensagem SMS.
sexta-feira, janeiro 29, 2016
Cidade de Santos vive no caos semiótico
sexta-feira, janeiro 29, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Descer a serra para a Baixada Santista
(litoral de São Paulo) é uma curiosa experiência. Sair da cidade de São Paulo,
onde a Lei Cidade Limpa erradicou a poluição visual de outdoors e fachada
comerciais, e entrar na cidade de Santos é uma experiência impactante: o acúmulos de totens, outdoors, imensas placas de fachadas,
displays etc. Mas há algo de intrigante na cidade: não é apenas a poluição
visual por acúmulo e adição. Há um estranho fenômeno que poderíamos chamar de
“caos semiótico” – pet shop que se confunde com buffet infantil, igreja
evangélica que parece um depósito de galões de água mineral, uma casa de
colchões que lembra a fachada de uma casa noturna e escola que emula parque
temático. É a semiótica mimética por imitação, pastiche, estilização e
contaminações visuais.
Esse humilde blogueiro costuma passar as férias escolares na cidade
natal de Santos/SP. Sair de São Paulo, descer a serra e chegar na cidade do
litoral é uma experiência curiosa: na estrada já começamos a nos deparar com
outdoors, mídia publicitária que foi banida da cidade de São Paulo com a Lei
Cidade Limpa.
domingo, janeiro 24, 2016
Wall Street autoconsciente e cínica no filme "A Grande Aposta"
domingo, janeiro 24, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Desde os anos 1980 fundos de investimento de
Wall Street investem em Hollywood nos chamados estúdios independentes.
Ironicamente, os mesmos estúdios que inventaram o subgênero “cinema da crise”
que desde o crash da bolha especulativa imobiliária de 2008 denunciam as
“fraudes” e “mentiras” de Wall Street em diversos documentários e dramas
ficcionais. O filme “A Grande Aposta”, indicado ao Oscar desse ano, é mais uma
dessas produções supostamente críticas, mas ironicamente financiadas pelo
próprio sistema que denuncia. Wall Street é autoconsciente e cínica ao
financiar filmes como “A Grande Aposta”? Será que toda “ganância é boa” ao ponto do sistema
financeiro lucrar com a própria denúncia de si mesmo?
As ondas da crise financeira global de 2008 continuam se espalhando não
só nas tendências econômicas, mas também no universo cinematográfico. Foi capaz
de criar uma espécie de subgênero que poderíamos denominar como “cinema da
crise”: Capitalismo - Uma História de
Amor (2009), A Ascensão do Dinheiro
(2009), O Último Dia do Lehman Brothers
(2009), Trabalho Interno (2010), Margin Call: O Dia Antes do Fim (2011), O Lobo de Wall Street (2013), para ficar
nos mais conhecidos.
Sejam documentários ou narrativas ficcionais, esses filmes têm em comum
o esforço em tentar explicar aos leigos a terminologia hermética dos sistemas
financeiros como subprimes, swaps, agências de classificação de risco, CDO
sintética, CDO composta, obrigações hipotecárias, tranches etc.
sexta-feira, janeiro 22, 2016
Curta da Semana: "Don't Hug Me, I'M Scared" - o mundo é o inferno das boas intenções
sexta-feira, janeiro 22, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Fenômeno viral na Internet, a série de curtas “Don’t Hug Me, I’M Scared” (2011-2015) de um coletivo de artistas ingleses misturam fantoches, animações 3D e artistas fantasiados de animais, num assustador mix de Vila Sésamo e Backyardigans com o último pesadelo de David Lynch. Para mostrar às crianças que o mundo é um inferno de boas intenções. Os curtas começam com a linguagem dos tradicionais vídeos educativos cheios de boas intenções e saudáveis lições de moral: os temas são abstratos e existenciais (Tempo, Amor, Criatividade) e práticos (comida saudável e computadores). Mas as boas intenções se convertem em momentos sangrentos e de surreal humor negro, mostrando às crianças uma lição sobre o mundo dos adultos as espera: boas intenções amigáveis e altruístas se transforam em infernos autoritários. Curta sugerido pelo nosso leitor Francisco Narde.
Os vídeos educativos atuais fazem um trabalho razoável de ensinar a crianças
e jovens habilidades básicas como matemática, linguagem e outros diversos
conteúdos escolares. Mas ainda não conseguem tratar de certos temas que, apesar
de intangíveis, farão parte do cotidiano no futuro: medos existenciais, a
religião, o tempo, a morte, a disciplina e a obediência.
quinta-feira, janeiro 21, 2016
Faça parte do Clube de Assinantes "Projeto Cinegnose 360 Graus"
quinta-feira, janeiro 21, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, janeiro 18, 2016
"Cinegnose" passou para o Top 100 do Prêmio Top Blog. Continue votando!
segunda-feira, janeiro 18, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O “Cinegnose” agradece aos internautas leitores e seguidores os votos
que levaram esse blog ao segundo turno.
Por isso nesse segundo turno contamos novamente com o voto dos nossos
amigos leitores e os novos seguidores que estão chegado agora no “Cinegnose”.
Vote clicando no selo abaixo.
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O Top
Blog é um projeto de incentivo cultural baseado em informação democrática e
colaborativa. Desde 2008, premiou, mediante votação popular e técnica, os
melhores blogs nacionais de acordo com seus temas e abordagens. Em 2015, após
ser adquirido por um grupo de investidores com experiência no mundo digital,
retorna sob nova gestão, mantendo sua essência original, porém adequado a um
novo cenário de produção e consumo de conteúdo na internet.
domingo, janeiro 17, 2016
Por que "O Regresso" é o favorito ao Oscar?
domingo, janeiro 17, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Com doze indicações para o
Oscar 2016 com o filme “O Regresso”, mais uma vez o diretor Alejandro Iñarritu está
no centro das atenções: se no ano passado com o premiado “Birdman” homenageou o verniz
artístico de Hollywood (a Broadway), agora é a vez do diretor fazer um tributo
aos elementos mais caros da propaganda da política externa dos EUA: o
sobrevivencialismo como nova tradução do individualismo e o temor das investidas
dos inimigos interno (o traidor) e externo (malditos franceses!). Mas em “O Regresso” esses elementos foram
imersos em camadas de simbolismos místicos, xamânicos e religiosos que transformaram DiCaprio em um santo medieval atormentado por visões. Iñarritu
prova ser um “insider” – parece saber como ninguém atingir os corações da
Academia de Cinema.
Tudo é primal em O Regresso:
a selvageria do homem contra o homem, o persistente desejo de vingança, a força
letal de um urso, as forças brutais da natureza em uma terra que parece que foi
esquecida por Deus. Ou será que o homem foi esquecido por Deus?
quinta-feira, janeiro 14, 2016
Amor, narcisismo e solidão no filme "The Lobster"
quinta-feira, janeiro 14, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em um futuro próximo será
proibido optar pela vida solteira. Aqueles que não acharem a “alma gêmea”
deverão ser confinados em um resort para acharem uma companheira em um curto prazo –
caso contrário, serão devolvidos à Natureza e transformados literalmente em um
animal à sua escolha. Depois de “Dente Canino” (2009) e “Alps” (2012) o
diretor grego Yorgos Lanthimos mergulha mais uma vez em sistemas autoritários
onde amor e sentimentos são a isca para a cooptação. “The Lobster” (2015)
mostra como no mundo atual, seja para solteiros ou casados, o amor transforma-se em
narcisismo e solidão para alimentar formas de controle social e identidade. O drama de Édipo como forma de controle social.
É comum nos filmes distópicos
ou pós-apocalípticos o amor entre personagens surgir como forma de resistência
a uma ordem injusta, repressiva ou trágica. O amor é o que une e dá força para
o herói enfrentar o pior. Mas não para o diretor grego Yorgos Lathimos.
segunda-feira, janeiro 11, 2016
Segredos muito além da morte do gnóstico pop David Bowie
segunda-feira, janeiro 11, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
David Bowie conseguiu
escapar do obituário clichê que a indústria do entretenimento reserva ao astros
do rock: drogado, atormentado etc. Ele conseguiu elevar o rock da adolescência
para a maturidade. Bowie tinha uma obsessão secreta por doutrinas gnósticas, o
Oculto e o Paranormal. Tudo teria começado com a turnê Ziggy Stardust (1972-73)
e a misteriosa figura empresarial por trás do sucesso: Tony DeFries – figura
emblemática no pop, também associada ao sucesso de Madonna, a ressurreição de
Steve Wonder e o fim dos Beatles. Após a blitz de marketing global sem
precedentes, o sucesso tornou Bowie paranoico e obcecado por livros de autodefesa
psíquica. Nas entrevistas falava em “malevolência paranormal”. Como John Lennon
ainda nos Beatles, Bowie passou a colocar mensagens cifradas e enigmáticas em
suas músicas tentando chamar a atenção sobre algo muito sinistro por trás da
indústria do entretenimento.
Nascido David Robert
Jones em 1947, David Bowie sempre teve o gosto pela ficção científica e
“esquisitices espaciais” – refletido no seu filho Duncan Jones, diretor de
“esquisitices” sci fi como os filmes Lunar e Contra O Tempo.
Colocando em perspectiva sua obra, um tipo de arquétipo sempre esteve por trás
como força motriz das letras das suas músicas e performances ao vivo: a figura
do alienígena que caiu na Terra e que, tal como um messias, veio denunciar que
aqui nesse planeta vivemos uma condição semelhante – a de estrangeiros dentro
de nossas próprias vidas.
domingo, janeiro 10, 2016
Chegamos ao futuro: nasceu Roy, o replicante de "Blade Runner"
domingo, janeiro 10, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“É com
muita satisfação que comunico que o replicante Roy Batty, modelo Nexus 6 –
MAA10816, entrou em funcionamento nessa sexta-feira, 8 de janeiro de 2016.
Parabéns ao envolvidos!”. Esse é o texto que acompanhou um meme que circulou
nas redes sociais lembrando que mais uma vez chegamos ao futuro – em 21/10 do
ano passado estivemos também no futuro com “De Volta Para O Futuro 2”. Roy, o
icônico replicante do filme "Blade Runner - O Caçador de Androides" (1982) de Ridley Scott, já nasceu e daqui
a quatro anos terá uma violenta crise existencial ao descobrir que tem tão
pouco tempo de vida. O que significa para nós essa estranha sensação de
chegarmos ao futuro através de filmes como “2001”, “1984”, De Volta Para O
Futuro” e “Blade Runner”? É o que o “Cinegnose” pretende descobrir.
Quando chegou o
ano de 1984, foi irresistível não fazer comparações com o clássico livro de
Orwell 1984: o futuro mundo distópico projetado pelo
escritor inglês em 1949 teria sido enfim realizado? O Estado Big Brother
imaginado por Orwell aconteceu? Ele é comunista ou capitalista? A “novilíngua”
já está presente nas mídias de massas?
sábado, janeiro 09, 2016
Por que jornalistas vestem roupas corporativas?
sábado, janeiro 09, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Foi-se o tempo em que víamos apresentadores de telejornais de paletó e
gravata escondendo bermudas e chinelos por trás da bancada. Hoje devem caminhar
pelo cenário apresentando infográficos em telões. Mas por que vemos jornalistas
e repórteres em um figurino preferencialmente corporativo? Por que o traje mais
informal assemelha-se ao de um funcionário de algum escritório saindo para um “happy
hour” ou em algum “day off” concedido pela empresa? Linguagem cênica para um melhor
rendimento televisual? Ou sintoma de outra coisa: a inveja criada pela diferença de classe
social entre jornalistas e seus entrevistados, o cimento psicológico do chamado
“jornalismo corporativo” posto em prática pela grande mídia.
“Quem se
interessou alguma vez pelos atuais problemas da semiologia, já não pode
continuar a fazer o nó da gravata, todas as manhãs diante do espelho, sem ficar
com a clara sensação de estar fazendo uma opção ideológica. Ou pelo menos de
lançar uma mensagem ou um carta aberta a todos os transeuntes que cruzarem com
ele no dia-a-dia”, afirmou certa vez o pesquisador italiano Umberto Eco.
quinta-feira, janeiro 07, 2016
Em Observação os 13 filmes mais esperados para 2016
quinta-feira, janeiro 07, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Fuja de um ano que será marcado por mais do mesmo na indústria do
cinema: mais Star Wars, Star Trek, Capitão América, X-Men etc., além de remakes
e spin-off de Harry Potter. Preocupado com essa perspectiva sombria, o
Cinegnose resolveu mergulhar nas turbulentas águas do cinema independente e
trazer à tona uma lista de 13 estreias para esse ano. Há apenas três exceções. Incorporamos à lista três filmes mainstream: “Deuses do Egito”, “Alice Através
do Espelho” e "Esquadrão Suicida. O primeiro, por trazer temas gnósticos; o segundo pela Disney
querer apagar na adptação dos livros de Lewis Carroll todas as simbologias
ocultistas e esotéricas; e o terceiro em ver os efeitos de mais uma aparição do Coringa no cinema.
Esse é o ano que
será marcado pela continuidade de franquias (Star Wars, Star Trek, X-Men, Capitão América, Batman lutando junto
com o Super-Homem etc.) e spin-off da
série Harry Potter (Animais Fantásticos e Onde Habitam), e refilmagens (Jumanji, uma versão feminina de Ghostbusters etc.) numa evidência de que
a indústria do cinema pretende se arriscar o menos possível e apostar mais em
fórmulas prontas do que em novos nomes ou temas.
domingo, janeiro 03, 2016
Filme "O Clã" mostra a transparência do Mal
domingo, janeiro 03, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Sob a fachada de uma respeitada família de um burocrata do governo
aposentado e uma professora primária em um dos bairros mais ricos de Buenos
Aires, estava um terrível segredo: no porão daquela casa escondiam-se vítimas
de sequestros, friamente assassinados após o pagamento de cada resgate
milionário. Baseado em caso real, o filme argentino “O Clã” de Pablo Trapero
retrata um tipo bem especial de maldade, bem diferente da hollywoodiana e
próxima da “transparência do Mal” retratada na literatura por Marquês de Sade e
no cinema por Pasolini – não mais a maldade como um ente que desvirtua e
corrompe, mas o Mal originado da própria racionalidade e da virtude: por trás
de uma grande fortuna, esconde-se sempre um grande crime.
Uma família
prepara-se para o jantar em uma casa em San Isidro, um dos bairros mais ricos
de Buenos Aires. O pai reza com a família antes de iniciar a refeição. À mesa, estão
as filhas adolescentes que nasceram em berço de ouro. A mãe, uma pacata
professora. E o filho primogênito é um bem sucedido atleta de rúgbi, presente
em capas de revistas esportivas nacionais e estrela da seleção argentina.
sábado, janeiro 02, 2016
Em Observação a lista dos 10 filmes mais estranhos de 2015
sábado, janeiro 02, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um samurai travesti em uma floresta na Alemanha persegue um policial; o ar pode acabar num submarino porque as massas das panquecas servidas à bordo criam bolhas de ar; uma sociedade secreta japonesa agencia mulheres ninjas dominatrix para atacarem em público homens de negócios que querem ter prazeres sadomasoquistas. Esqueça os blockbusters e os filmes “oscarizáveis”. Estamos no universo dos filmes mais “estranhos” de 2015. Uma lista de dez filmes que mostram até onde o cinema pode chegar ao explorar o excêntrico, o estranho e o incomum.
Mais um ano de
cinema se foi. Mas se o leitor cavar mais fundo para além da superfície cheia
de remakes de grandes sucessos como Mad
Max e Star Wars ou dramas
conservadores que aparecem a cada final de ano para tentar abocanhar um Oscar,
vai encontrar algumas criaturas estranhas se mexendo no porão da indústria do
cinema.
quinta-feira, dezembro 31, 2015
Filme "Deep Dark" atualiza a simbologia fantástica do Buraco
quinta-feira, dezembro 31, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O terror independente “Deep Dark” (2015) é um exemplo de como arquétipos
são os principais elementos na composição atual de argumentos e roteiros para
filmes. Certa vez, diretor Michael Medaglia imaginou uma cena do buraco em uma
parede de onde saiam mensagens misteriosas.
Achou a cena interessante. E todo o resto da narrativa cresceu em torno
dessa imagem. Em muitos aspectos “Deep Dark” assemelha-se a “Quero Ser John
Makovich” de Spike Jonze ao colocar um buraco como um elemento fantástico,
misterioso e aterrorizante. Com isso, “Deep Dark” aproxima-se da recorrência
simbólica do buraco como símbolo mágico e sagrado em todas as culturas: da
China e Índia antigas, passando pelo surrealismo das obras de Salvador Dali até
chegar ao “Mar de Buracos” da animação “Yellow Submarine” dos Beatles. Filme
sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
Desde que Lewis
Carroll escreveu a história de uma menina chamada Alice cuja narrativa começa
com a protagonista caindo na toca de um coelho para conhecer um estranho mundo chamado
“País das Maravilhas”, a ficção Ocidental mergulhou junto no antiquíssimo
simbolismo dos buracos e cavernas como ante-câmeras de mundos e deuses.
terça-feira, dezembro 29, 2015
No Sexto Aniversário o blog lança o "Projeto Cinegnose 360 Graus" e busca assinantes
terça-feira, dezembro 29, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Nesse sexto aniversário do “Cinegnose”, o blog chegou a uma massa
crítica de conteúdo e conhecimentos. Portanto, chegou a hora do blog dar um
salto qualitativo. Para comemorar seu sexto aniversário, o blog lança o “Projeto
Cinegnose 360 Graus”: a expansão do conteúdo do blog em exclusivas
publicações como livros, revistas e camisetas (sim! As camisetas tornaram-se
uma das principais mídias de tendências contemporâneas), além de um canal no
YouTube com críticas cinematográficas de lançamentos e temas culturais. Para esse
Projeto tornar-se realidade o blog iniciará em janeiro uma campanha para criar
uma base de assinantes que além dar sustentação financeira à iniciativa,
receberá produtos exclusivos resultantes do olhar em 360 Graus sobre o Gnosticismo no
cinema e cultura pop.
Nesse mês o Cinema Secreto: Cinegnose faz seis anos.
Ao longo desse tempo foram analisados mais de 400 filmes, resultando numa
lista, até aqui, de 66 filmes gnósticos.
Esses filmes foram
a base para a discussão das consequências culturais e científicas
que as temáticas dessas produções sugerem: Sincromisticismo, Parapolítica,
Cartografias da Mente e as conexões entre conceitos da Física Quântica e Gnosticismo.
domingo, dezembro 27, 2015
Curta da Semana: "Dinner For One" - tenha um final de ano politicamente incorreto
domingo, dezembro 27, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Por que TVs europeias, principalmente alemãs, a cada 31 de dezembro
exibem um velho curta em preto e branco chamado “Dinner For One”, desde 1963?
Alemanha, Leste Europeu e países nórdicos exibem todo final de ano o curta
original ou versões com um humor mais politicamente correto. “Dinner For One” é
a síntese da fleugma e humor negro inglês: uma senhora da alta sociedade
comemora seus 90 anos e um mordomo finge servir a convidados em uma grande mesa
de jantar com cadeiras vazias – são os lugares de amigos de outras comemorações,
já falecidos. Um bizarro mix de embriaguez involuntária, morte e aniversário. Por
que a cada final de ano os europeus continuam assistir fascinados a esse
estranho curta?
sábado, dezembro 26, 2015
Fenômenos quânticos revelam universos paralelos em colisão
sábado, dezembro 26, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A hipótese do “multiverso” (a ideia de que nosso Universo seria apenas
um em um número infinito) não é uma novidade na Física e na Filosofia.
Recentemente essa hipótese se associou à busca por físicos de uma “assinatura
cósmica” que comprovasse que o Universo seria uma simulação computacional
finita, aproximando ainda mais à Física da antiga mitologia gnóstica. Agora, um
trio de físicos da Austrália e EUA publicou um artigo científico onde explora a
possibilidade de universos paralelos estarem
colidindo entre si. E os estranhos comportamentos das partículas
subatômicas revelado pela mecânica quântica nada mais seriam do que os
interstícios desses mundos se encontrando. As implicação filosófica da
pluralidade de mundos é evidentemente gnóstica. Mas, os físicos apontam para
uma surpreendente aplicação dessa hipótese: o estudo da dinâmica molecular das
reações químicas de drogas.
Existem universos
alternativos? – mundos onde jamais os dinossauros foram extintos por algum
asteroide que caiu na Terra ou onde a Austrália foi colonizada pelos
portugueses ao invés dos ingleses.
terça-feira, dezembro 22, 2015
Pôsteres de "Central do Brasil" e "Que Horas Ela Volta?": coincidência ou sincronicidade?
terça-feira, dezembro 22, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma incrível semelhança entre os pôsteres promocionais dos filmes
brasileiros “Central do Brasil” (1998) de Walter Salles e “Que Horas Ela Volta?”
(2015) de Anna Muylaert. O “Cinegnose” não acredita em coincidências, mas em
sincronicidades: os dois filmes são apontados como obras-símbolos de duas eras:
o primeiro filme, a era FHC; o segundo, a era Lula. Por que os dois pôsteres
recorrem à mesma composição imagética? Há algo que os une, mesmo com um
intervalo de 17 anos: como filmes-símbolos de cada época, representam
iconicamente passado versus futuro; novo versus velho. Além de cada um desses
filmes expressarem as condições pelas quais foram produzidos: em 1998 uma
co-produção Brasil/França e em 2015 uma produção Globo Filmes.
Podemos considerar
o filme um documento primário de uma época. Através de imagens e movimento
expressam o imaginário e sensibilidade de cada época. E também as condições de
produção através das quais foi realizado.
domingo, dezembro 20, 2015
Curta da Semana: "Treevenge" - a vingança das árvores de natal
domingo, dezembro 20, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Nessa época do ano surgem na Internet várias listas de filmes que fazem paródias com muito humor negro sobre o espírito do Natal. O curta canadense “Treevenge” (2008) é mais um exemplo – pinheiros arrancados da floresta por cruéis lenhadores para serem explorados no mercado de decorações natalinas planejam uma sangrenta vingança contra os humanos. Além da crueldade, os humanos ainda adoram as bregas músicas natalinas. O que irrita ainda mais os pinheiros que veem sua dignidade perdida aos serem transformados em árvores de natal no canto de uma sala de jantar qualquer. Por trás do horror trash de “Treevenge” há ainda mais: Nietzsche e o espírito de Natal transformado em valor agregado dos produtos.
sábado, dezembro 19, 2015
Em Observação: "Patch Town" - bebês e repolhos
sábado, dezembro 19, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Imagine um mundo onde bebês são recolhidos em um campo de repolhos,
vendidos para as crianças como bonecas de brinquedo para, depois que crescem, serem
recolhidos por um sinistro capataz que os escraviza em uma fábrica, depois de
remover suas memórias. Esse é o filme canadense “Patch Town” (2015), um conto
de fadas distópico narrado em um mix improvável entre folclore russo,
iconografia do comunismo soviético e crítica ao consumismo ocidental. “Patch
Town” é mais um filme atual que explora a metáfora de seres humanos como
bonecos manipulados por demiurgos.
Título: Patch Town (2015)
Diretor: Craig Goodwill
Plot: Jon (Rob Ramsay) vive em uma pequena
vila onde todos os moradores trabalham em uma única fábrica. Repolhos são
recolhidos em um imenso campo para passarem na linha de montagem dessa fábrica.
Os repolhos são cortados para serem retirados do seu interior bebês se
contorcendo; em seguida são colocados em bonecos de plástico para serem
vendidos em todo o mundo. Os bebês tornam-se objetos imóveis que continuam a
ver, ouvir e sentir a emoção, enquanto que residem em cima da cama de alguma
criança. O que Jon não percebe é que ele e todos os seus pares na fábrica já
foram, uma vez, esses bonecos: quando os bebês crescem, os brinquedos são
roubados pelo sinistro “recolhedor de bebês” e transformados em novos trabalhadores
para a fábrica e suas memórias são removidas de suas mentes.
Por que está “Em Observação”? – Ao fazer essa
espécie de contos de fada distópico, o diretor certamente tinha em mente Brazil, O Filme de Terry Gilliam e Ladrão de Sonhos de Marc Caro – sobre o
filme clique aqui. Um filme ambicioso que
combina a iconografia da era soviética, folclore europeu, pitadas de números
musicais e crítica ao consumismo ocidental.
Quando estamos
diante de um filme cujos temas passam pela prisão/escravidão a partir da
remoção de memórias, estamos em uma narrativa com um evidente sabor gnóstico.
Isso sem falar da analogia entre bebês e bonecas – a filmografia recente está
repleta de filmes onde fantoches, autômatos e bonecos são metáforas da própria
condição humana nesse mundo: as relações homem/autômato ou homem/Deus onde
algum Demiurgo nos manipularia. Um imaginário construído desde Platão nos
diálogos As Leis e A República: a metáfora de cada ser vivo
como um fantoche ou o jogo de sombras que os prisioneiros veem na parede da
caverna como fosse a própria realidade.
Patch
Town explora ainda o curioso folclore russo que envolve bebês e repolhos.
Por centenas de anos o repolho tem sido uma parte importante na dieta e
remédios caseiros na Rússia. Até o século 16, era um costume na Rússia colocar recém-nascidos
em folhas de couve, antes de serem lavados e vestidos. As folhas eram
suficientemente grande e disponíveis quase por todo o ano. Depois, a cada banho,
os bebês eram envolvidos em camadas de tecidos, como fossem folhas de repolho.
Talvez aí estejam
as origens arquetípicas do porquê quando muitos pais são confrontados pelos
filhos sobre questões das origens das crianças, contam histórias de cegonhas
fazem entregas de crianças recolhidas em campos de repolho.
O repolho tem uma
forte história de ser destaque na música, arte e literatura em todo o mundo.
Por exemplo, em The Cabbage Patch Mother,
do escritor russo Petrushevskaya, é narrada a história de um bebê chamado
Dewdrop, que nunca cresce. Ele é esquecido é deixado em uma plantação de
repolhos. Mais tarde a mãe descobre que Dewdrop tornou-se um desajeitado e
enorme bebê chorão.
Patch Town é uma versão estendida do curta
homônimo de 26 minutos feito em 2011, premiado em diversos festivais como de
Toronto e Fantasporto – festival de cinema fantástico na cidade do Porto em
Portugal.
Além do sabor
gnóstico que Patch Town promete –
perdas de memórias, escravidão, além da figura sinistra do “recolhedor de
crianças”, uma espécie de capataz que vai nas casas buscar as crianças
crescidas no interior das bonecas – há uma irônica crítica ao consumismo e
infantilização da cultura: o filme explora a ideia de que crianças modernas
crescem rápido e logo vão querer brinquedos mais adultos. O “recolhedor de
crianças” as sequestra e reconduz à fábrica onde se tornarão trabalhadores em
linhas de montagem e ávidas consumidoras de inutilidades da sociedade de
consumo.
O que confirma o sombrio
diagnóstico certa vez feito por Freud negando o suposto amadurecimento psíquico
que acompanharia o crescimento: o adulto não passa de uma criança crescida.
O que promete? – O espectador deverá preparar-se para um humor
escatológico e negro. A combinação parece ser muito bizarra: folclore russo
misturado com a iconografia da era do comunismo soviético, crítica à sociedade
de consumo capitalista e sequências musicais com canções e danças. A crítica
norte-americana define o filme como “loucura gonzo carnavalesca”. Mas temos que
levar em conta que para os americanos, os canadense são um povo muito
estranho...
quinta-feira, dezembro 17, 2015
"Star Wars: o Despertar da Força" mas... o que é "A Força"?
quinta-feira, dezembro 17, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Há muito tempo em uma galáxia muito distante não havia Deus... mas “A
Força”. “Star Wars” foi o ápice da popularização do Panteísmo no Ocidente,
iniciado com os Beatles nos anos 1960. Conceito tomado do livro “Relatos de Poder” de
Castaneda, George Lucas nunca deixou clara as conexões teológicas do termo “A
Força” com alguma religião em particular, mas há evidentes ligações com
cosmovisões budistas, taoístas e nas atuais religiões New Ages. Mas o panteísmo
de “Star Wars” é bem diferente: na saga, a “Força” ora é uma energia cósmica
impessoal, ora uma entidade inteligente que manipula deliberadamente os eventos
em busca do “equilíbrio” como fosse Deus, ora um instrumento de poder dos
Jedi. Estamos no panteísmo hollywoodiano onde o confronto entre Bem e o Mal
busca um equilíbrio sem redenção final para que a franquia torne-se uma
narrativa transmídia e se expanda infinitamente em múltiplas mídias e plataformas.
Assistir à saga Star Wars chega a ser uma experiência
quase religiosa.
A série salvou os
estúdios da 20th Century Fox da falência em 1977, criou o padrão blockbuster de
comercialização em Hollywood (onde um filme cria franquias de jogos, brinquedos
etc.), e foi tão influente que fez o presidente dos EUA Ronald Reagan a chamar
seu novo dispositivo de defesa militar durante a Guerra Fria nos anos 1980 de
“Guerra nas Estrelas”.
Além de ser o
primeiro “filme recuperativo”, série de retro-fantasias que se contrapôs à
chamada Nova Hollywood – conjunto de filmes críticos e realistas dos anos 1970
como Taxi Driver, com Robert De Niro,
e Um Estranho no Ninho, com Jack
Nicholson. Depois de Star Wars vieram
Indiana Jones, E.T., De Volta Para o Futuro, Ghost Busters,
etc.
domingo, dezembro 13, 2015
Curta da Semana: "The Box Man" - somos todos homens-caixa?
domingo, dezembro 13, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um curta inspirado em um livro surrealista do escritor japonês Kobo Abe.
“The Box Man” (2003) é uma animação em stop motion que mistura elementos do
cinema “Noir” com o Fantástico: em uma chuvosa cidade sombria um homem encontra
uma misteriosa caixa de papelão. Algo ou alguém o observa do interior da caixa
através de uma fenda. “The Box Man” reflete a atual cultura da paranoia e do
medo criada por nós mesmos e como a figura da caixa se transformou em uma
estratégia para supostamente nos protegermos.
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