domingo, março 30, 2014
Neurogadget que promete sonhos lúcidos é sintoma da cultura dos aplicativos
domingo, março 30, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um aplicativo que
promete para o usuário sonhos lúcidos. É o “Aurora”, criado por uma start up
californiana e previsto para ser lançado no segundo semestre desse ano, que
promete tornar os sonhos tão produtivos e eficientes que farão a terça parte da
vida que passamos dormindo valer a pena. O neurogadget Aurora é um sintoma
tanto da cultura atual dos aplicativos que cria nos usuários uma falsa ilusão
de racionalidade e planejamento de onde nem os sonhos parecem escapar; e de uma
agenda tecnognóstica que une
neurociências, ciências computacionais e Inteligência Artificial com o
propósito de efetuar a cartografia e topografia da mente com objetivos de
manipulação e controle social.
Em postagem
anterior discutíamos como o cinema parece antecipar uma espécie de agenda
tecnocientífica – sobre isso clique
aqui. Dessa vez, os diversos filmes que abordaram o tema dos sonhos lúcidos
(Vanilla Sky, A Origem, Sonhando Acordado, entre outros) parecem ter se
antecipado ou inspiraram um aplicativo criado pela IWinks, uma start up de San Diego, nos EUA: o “Aurora”,
aplicativo que promete ao usuário criar sonhos lúcidos a partir de um
dispositivo que mede as ondas cerebrais e o movimento dos olhos.
O sonho lúcido
ocorre no momento em que o sonhador começa a ter uma relação de estranheza com
o fluxo dos acontecimentos oníricos e passa a questionar a própria realidade.
Consciente que se encontra num sonho, passa então a interferir na lógica
onírica. O aplicativo “Aurora” supostamente promete criar essa situação para o
usuário a partir do momento em que o dispositivo percebe os movimentos REM e a
alteração das ondas cerebrais, enviando jogos de luzes e sons personalizados
para o usuário que, sem despertar, perceberá que está num sonho - veja abaixo o video promocional do aplicativo.
sábado, março 29, 2014
A filosofia do ressentimento em "Um Homem com Duas Vidas"
sábado, março 29, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um olhar tragicômico
sobre o ressentimento. Com uma complexa narrativa repleta de flash backs onde
memórias e fantasias se misturam (marca registrada do belga Jaco Van Dormael,
diretor do filme “Sr Ninguém” de 2009), “Um Homem Com Duas Vidas” (Toto Le
Héros, 1991) conta a história de Thomas, um homem que acredita que a sua vida
foi roubada e, com a ajuda de um agente secreto imaginário chamado Toto, pretende
vingar-se. Embora a constelação de afetos que formam o ressentimento (raiva,
inveja, amargura e vingança) seja tratada pelo filme de forma leve e cômica, a
complexidade narrativa que funde o passado com o presente levanta uma questão central:
o esquecimento. Freud e Nietzsche deram respostas diferentes: para o pai da
psicanálise o esquecimento negaria a chance de compreender o passado enquanto
para Nietzsche era a única chance de nos libertarmos das garras do
ressentimento. Além de levantar esse tema “Um Homem Com Duas Vidas” ainda vai
conectar o ressentimento individual com o social ao mostrar como as memórias de
um super-herói midiático se confundem com memórias e fantasias da infância.
O diretor belga
Jaco Van Dormael já é conhecido por esse
blog pelo filme Sr. Ninguém (Mr.
Nobody, 2009) onde o protagonista vê a sua vida como um gigantesco hipertexto
com diversos futuros alternativos e luta contra os eventos aleatórios que podem
interferir no livre-arbítrio das decisões.
Um Homem com Duas Vidas (Toto Le Héros, 1991) marcou a estreia do diretor em longa metragens.
Situada em um futuro próximo, Van Dormael nos conta a história de um homem
idoso chamado Thomas que olha para trás na sua vida através de uma espécie de
fluxo de consciência construído por um complexo mosaico de flash backs intercalado com fantasias de como os acontecimentos
poderiam ter sido diferentes.
quarta-feira, março 26, 2014
Revisitando o documentário "Muito Além do Cidadão Kane"
quarta-feira, março 26, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Aos 50 anos do
golpe militar de 1964 é necessário revisitarmos o documentário “Muito Além do
Cidadão Kane” (Beyond Citizen Kane, 1993), dirigido por Simon Hartog para o
Channel Four da Inglaterra. A Globo venceu na justiça e o filme foi banido do
País, mas acabou assistido e debatido nos meios universitário e acadêmico. Tornou-se
um documento fundamental para conhecermos o Brasil e a nossa TV. Ficou famoso
internacionalmente pelas suas denúncias sobre as manipulações do telejornalismo
da Globo e o favorecimento econômico da emissora de Roberto Marinho desde o
início do regime militar. Mas o documentário de Hartog diz mais, que só o olhar
de um estrangeiro poderia ver: os detalhes que contribuíram para a Globo formar
a primeira rede de TV do país, capaz de criar um conteúdo tão genérico que
passou por cima da diversidade cultural e regional brasileira. “A estranha
combinação” do entretenimento dominical, a TV em cores e o projeto de
modernidade e integração nacional dos militares e o condicionamento da vinheta
do plim-plim e da linguagem do globês que alterou a identidade idiomática do
brasileiro.
Às vésperas dos 50
anos do golpe militar de 1964, é oportuno fazermos uma revisita ao lendário
documentário televisivo britânico Muito
Além do Cidadão Kane. Produzido e distribuído pelo canal privado Channel
Four em 1993 e dirigido por Simon Hartog, o documentário foca as relações entre
a grande mídia e o poder no Brasil e detalha a posição monopolista da rede
Globo que cresceu à sombra do regime militar. Analisa a figura do proprietário
Roberto Marinho, suas relações políticas com o Estado (aproximando-o do
personagem Charles Foster Kane, personagem criado por Orson Welles para o filme
Cidadão Kane de 1941) e o poder da
emissora em formar e manipular a opinião pública.
A ideia da
produção do documentário surgiu quando Hartog visitou o Brasil nos anos 80 e
ficou impressionado com o império midiático da Globo, Roberto Marinho e o seu
pragmatismo político. Hartog fazia parte
de um grupo de cineastas de esquerda da London Coop. Antes de produzir Muito Além do Cidadão Kane ele já havia
realizado Brazil: Cinema, Sex and the
Generals (1985) sobre o papel político das pornochanchadas na época do regime
militar. Para os amigos, Hartog confidenciava a surpresa pelos brasileiros até
então nunca terem feito um documentário sobre o poder da Globo.
domingo, março 23, 2014
"Aurora" supera "A Origem" e inova as representações do inconsciente no cinema
domingo, março 23, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
É inevitável a
comparação entre “Aurora” (Vanishing Waves, 2012) da lituana Kristina Buozyte
com “A Origem” (Inception, 2010) de Christopher Nolan: enquanto a produção
hollywoodiana abordava o mundo onírico pelo viés das neurociências
(jamais a palavra “inconsciente” era citada), a produção lituana aborda o mesmo
tema, mas fiel ao ponto de vista freudiano sobre a dinâmica do psiquismo, inovando as representações do inconsciente no cinema através de
engenhosos efeitos inspirados em MC Escher e expressionismo alemão. Se Freud
considerava o inconsciente como o “Isso” e o “Estranho”, “Aurora” mostra como
uma neurociência atual munida de interfaces digitais e mapas neuronais tenta
ignorar essa origem de toda atividade humana impossível de ser apreendida pela
ciência racionalista.
Em postagem
passada quando discutíamos o filme A Origem (Inception, 2010)
observamos que a grande deficiência do filme de Nolan era abordar o tema dos
estados imersivos de alteração de consciência e o mundo onírico dos sonhos sob
um ponto de vista associado à engenharia do espírito das neurociências: embora
tudo ocorresse no mundo dos sonhos, nunca se tocava na palavra inconsciente e o
psiquismo era abordado pela possibilidade pragmática de manipulação
neurocientífica comandada por interesses corporativos.
O que tornou A Origem num filme estéril e assexuado
onde a presença feminina tornou-se masculinizada ou, então, um objeto abstrato
tal como uma princesa de contos de fadas. Bem diferente é o filme da lituana
Kristina Buozyte Aurora (Vanishing Waves) em que a narrativa
revisita alguns conceitos das viagens no mundo dos sonhos de A Origem. Porém, em Aurora, o psiquismo do mundo dos sonhos é uma mix de surrealismo e
de uma primitiva psicossexualidade que faria Freud ficar corado. Kristina se
aproxima muito mais do funcionamento do psiquismo humano do que Nolan ao
capturar como a experiência real do sonho pode ser assustadora e desagradável,
mesclada com primitivas e incontroláveis fantasias eróticas. O que torna Aurora um filme diferenciado no gênero
de ficção científica: uma erótica e surreal viagem mental.
quinta-feira, março 20, 2014
Documentário "O Abraço Corporativo": o jornalismo está nu
quinta-feira, março 20, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma das maiores
barrigas da grande mídia passou despercebida para o grande público e na época
sua repercussão acabou restrita a veículos especializados em jornalismo e
revistas acadêmicas. O documentário “O Abraço Corporativo” (2009) do jornalista
Ricardo Kauffman descreve o passo a passo da criação de uma “pegadinha” sobre
um suposto executivo de Recursos Humanos que estaria introduzindo no Brasil uma
revolucionária terapia motivacional baseada nos poderes curativos de um simples
abraço. Explorando os vícios de uma imprensa baseada no jornalismo declaratório
que está sempre em busca de bons personagens, o suposto representante da
chamada “Confraria Britânica do Abraço Corporativo” expôs as mazelas de um
jornalismo onde a ambição de ascensão na carreira de jornalistas está na
relação direta com a sua precarização profissional.
O filósofo Louis
Althusser dizia que ideologia é quando as respostas precedem as questões. Se
isso for verdade, então a prática jornalística se tornou a maior indústria de
produção ideológica, mais perigosa que o entretenimento porque opera sob a
chancela da informação e da realidade. Raramente o jornalista “descobre”. Na
maioria dos casos ele sempre encontra o que procura: tenta confirmar uma ideia,
uma hipótese ou, então, encaixar acontecimentos a um certo script que já tem em mente.
E para mostrar que
não está enganado, a melhor forma é produzindo um personagem por meio de uma
calculada busca de “desconhecidos”. Seus rostos na tela podem ser
desconhecidos, mas seus personagens são familiares. Um atentado? Procure um
bombeiro heroico e uma pessoa que por um lapso do destino não estava no local
da explosão porque acordou naquela manhã cinco minutos mais tarde. Uma manifestação?
Procure o líder (mesmo que ele não exista) ou aquele manifestante que saiu às
ruas pela primeira vez. Greve de ônibus? Procure uma mulher simples e ofegante,
desesperada porque seu patrão pode despedi-la caso não chegue ao trabalho.
segunda-feira, março 17, 2014
Em Observação: "Olhos de Rinoceronte" (2003)
segunda-feira, março 17, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O filme “Olhos de
Rinoceronte”, estreia de Aaron Woodley, sobrinho do famoso diretor canadense
David Cronenberg, é uma excelente oportunidade para se discutir como os filmes
gnósticos atuais exploram na sua estética a combinação de elementos do gênero
barroco e romântico, resultando naquilo que alguns autores chamam de “neobarroco”:
um protagonista que vive imerso num gigantesco depósito de antiguidades e
relíquias alugadas para produções cinematográficas, onde o amor por uma
cenógrafa tentará arrancá-lo daquele mundo de ilusões. Mas os objetos, em
bizarras animações em stop motion, tentarão mantê-lo prisioneiro naquela alegoria de caverna platônica.
sexta-feira, março 14, 2014
Videocassete, controle remoto e as oportunidades perdidas
sexta-feira, março 14, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O DVD passou e já
estamos na geração do Blu-Ray. Mas parece que no Brasil ninguém entendeu as
potencialidades de antigos dispositivos tecnológicos como o controle remoto e o
finado videocassete. As promessas do controle remoto de “se livrar de
comerciais chatos” graças à “magia negra da eletrônica”, como era divulgado o
novo dispositivo na década de 1950, se equivalem às perspectivas de que o
videocassete era a “libertação do vídeo” e que transformaria o espectador no “senhor
da TV” na década de 1980. Muitas teorias conspiratórias sustentam que foi muito
conveniente para o monopólio televisivo da Rede Globo que tais inventos não
fossem compreendidos na sua plenitude pelo telespectador. Com a possibilidade de gravações programadas que o videocassete oferecia, certamente
a grade de programação da Globo (introjetada tão profundamente no psiquismo do
brasileiro que foi capaz de diminuir a taxa de natalidade) certamente sofreria
grande impacto. Mas essa oportunidade foi perdida.
O ano era 1972.
Após o sucesso editorial do Manual do
Escoteiro Mirim (publicação infantil inspirada na atividade do escotismo dos
sobrinhos do pato Donald, Huguinho, Zezinho e Luizinho), a editora lançava o Manual do Professor Pardal no qual eram
contadas as histórias de muitas invenções, sempre ilustradas pela presença do
simpático personagem da galeria Disney.
Folheando as coloridas páginas com várias
curiosidades do mundo dos inventores e invenções, a certa altura deparamo-nos com
um pequeno texto sobre o videocassete, até então uma invenção recente da Sony e
introduzida no mercado norte-americano um ano antes. O texto sobre o novo
dispositivo tecnológico tinha um tom futurista e revolucionário que prometia
mudar a televisão tal como até então se conhecia:
segunda-feira, março 10, 2014
A nostálgica bomba semiótica do retrofascismo
segunda-feira, março 10, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois das
manifestações de rua onde foram produzidas bombas semióticas pontuais (fusca
incendiando, coreografia desafiadora dos black blocs etc.) acompanhamos a mídia
repercutir imagens de racismo, linchamentos, intolerância e crimes cometidos
por menores principalmente por meio de vídeos amadores produzidos por telefones
celulares. Todas as imagens seguidas de comentários alarmistas em telejornais
que incitam soluções ainda mais radicais. Sob a aparência neutra de informação,
as imagens a longo prazo suscitam uma estranha nostalgia que se espalha na
grande mídia e redes sociais. “Marcha da Família”, depreciação da política e
intervenção militar ou o revival de alucinadas conspirações comunistas cubanas e Guerra Fria são sintomas de um complexo psíquico mais profundo e preocupante: o
protofascismo colocado em movimento por meio do mecanismo semiótico do “retrofascismo”
– nostalgia pós-moderna + protofascismo.
· O jogador Arouca, disputando uma partida em Mogi Mirim/SP pelo time do
Santos, assim como o árbitro Márcio Chagas em jogo pelo campeonato gaúcho foram
alvos de insultos racistas por parte de torcedores;
·
Após o episódio de defesa do ato de linchamento contra um garoto negro
que havia cometido furtos em um bairro no Rio de Janeiro, a apresentadora de um
telejornal do canal SBT Rachel Scherazade sai nas redes sociais apoiando a
convocação da “Marcha da Família com Deus Pela Liberdade” para o dia 22 que
defende, entre outras coisas, a destituição da presidenta Dilma e do vice
Michel Temer, dissolução do Congresso Nacional e intervenção militar,
ressuscitando antigos fantasmas como conspirações cubanas e comunistas;
sábado, março 08, 2014
Há um fantasma na máquina no filme "Ela"
sábado, março 08, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
No filme “Ela” (Her, 2013 - Oscar de melhor roteiro original), o diretor Spike Jonze retorna ao tema da
intimidade e incomunicabilidade das relações humanas abordadas pelo filme
“Quero Ser John Malkovich” (1999). Só que dessa vez sem alegorias, mas com a
mediação tecnológica de um sistema operacional que parece adquirir inteligência
e desenvolver emoções autênticas. Será que o software desenvolve uma verdadeira
inteligência ou será que nós estamos rebaixando nossas expectativas sobre a
inteligência para as máquinas parecerem mais espertas? Se isso for verdade,
isso não prejudicaria também nossas expectativas em relação aos relacionamentos
e o amor? Mas para Spike Jonze há um fantasma na máquina que pode subverter as
programações algorítmicas e encontrar uma dimensão espiritual no espaço
quântico entre o “0” e o “1” da codificação binária.
Em meados da
década de 1990 um hacker americano em
Berlin e um colega francês colocaram em prática uma curiosa experiência em
ciber-sexo: criaram um traje especial para o corpo imergir numa
experiência de sexo à distância. Uma perfeita máquina de ciber-sexo que
possibilitaria uma relação sexual virtual entre Paris e Berlin. O experimento foi divulgado e atraiu uma
multidão nas duas cidades. O que se sucedeu foram pessoas vetorizando seus
corpos, supostamente sentindo toques e penetrações de seus parceiros remotos
como fossem experiências presenciais.
Mas algo curioso aconteceu. Ao final do segundo dia um ciber-parceiro de
Paris mandou uma mensagem dizendo que estava tendo um problema com os códigos:
uma falha na programação estava fazendo o programa funcionar em loop, em um feedback fechado. O que significava que em dado momento o usuário
não estava mais fazendo sexo com algum parceiro remoto, mas com suas próprias
sensações digitalizadas em looping. E
os participantes estavam adorando! Em síntese, a experiência europeia de
ciber-sexo converteu-se em um evento autístico, uma ciber-masturbação (leia
KROKER, Arthur. Hacking the Future.
New York: St. Martin Press, 1996).
quarta-feira, março 05, 2014
Futebol e a decadência do entretenimento dominical
quarta-feira, março 05, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Às vésperas de uma
Copa do Mundo no Brasil, fica evidente que existem dois tipos de inimigos do
futebol: os mortais e os morais. Ambos professam uma nova religião em ascensão
graças a ética da penúria favorecida pelo quadro de recessão internacional. Uma
religião que vê a realidade como uma existência dura e triste e que o pecado do
futebol é proporcionar a alienação e fuga dessa verdade. Mas não percebem que na atualidade
o futebol, tanto no estádio como na TV, transformou-se no espelho da decadência
do entretenimento dominical – o futebol não afugenta a realidade, mas, ao
contrário, a reproduz de forma repetida e amontoada. O futebol atual deixou de
ser uma festa de participação popular, um teatro grego ou alguma espécie de
catarse coletiva para ser conectado ao quadro de austeridade global. O futebol
deixou de ser um espaço lúdico de fuga da realidade para ser algo inseparável
do dia-a-dia.
Às vésperas da
realização da Copa do Mundo no Brasil, podemos perceber que existem basicamente
dois inimigos do futebol: os mortais e os morais.
Os inimigos
mortais dizem que o futebol é uma fuga. Para eles nada deve escapar da
realidade. O único tipo de vida reconhecível seria o fardo da vida adulta, o
chumbo da razão. Quem lograr fugir será morto pela inconsistência e
infantilização.
segunda-feira, março 03, 2014
Oscar 2014 apresenta sincronicidades e recorrências
segunda-feira, março 03, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O esperado duelo
entre os filmes "Gravidade" e "12 Anos de Escravidão" na categoria Melhor Filme
acabou se confirmado na 86o Cerimônia do Oscar. O prêmio da
categoria acabou confirmando uma recorrência observada pelo menos desde 2010: além
do fato que a Academia parecer não gostar muito de premiar filmes em 3D,
percebe-se que filmes de História sempre vencem. Como explicar esse padrão?
Talvez começando por uma curiosa sincronicidade que envolve a comediante Ellen
DeGeneres e Hollywood: ela sempre é convidada a apresentar cerimônias um ano
após grandes tragédias nacionais. Talvez aí encontremos uma conexão ideológica
entre os filmes-catástrofe, os chamados filmes históricos e o atual quadro
econômico mundial recessivo.
Desde o primeiro
cinema se estabeleceu a oposição entre ficção e realidade, ilusão versus
documentário: de um lado os irmãos Lumiére que acreditavam que a verdadeira
natureza da câmera era documental; do outro lado o ilusionismo das trucagens,
cortes e sobreposições das imagens do ex-mágico Méliés que acreditava que a
essência do cinema era ficcional. De um lado o realismo documental das imagens da
saída de operários no final de um dia de trabalho captadas pelos Lumiére; e do
outro, os efeitos mágicos da primeira viagem à Lua criados por Méliès.
Não é à toa que os
primeiros gêneros populares no primeiro cinema fossem tão opostos: o fervor
religioso dos filmes sobre a paixão de Cristo versus prazer voyeurístico das
primeiras imagens pornográficas. Ficção e não-ficção, ilusão versus realidade e
formalismo versus realismo foram oposições que a história do cinema acabou
criando, ajudando a construir uma forma de entretenimento não totalmente “irreal”,
mas carregado de verossimilhança e plausibilidade. Uma forma de entretenimento
que divertiria, mas, ao mesmo tempo, seria capaz de dizer “verdades”.
domingo, março 02, 2014
Em Observação: Oscar 2014 - "É a economia, estúpido!"
domingo, março 02, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Ao contrário de 2013, esse ano há poucos filmes entre os indicados ao
Oscar que abordam temas mitológicos, místicos ou religiosos. Se no ano passado
tivemos “Django Livre”, “As Aventuras de Pi”, “O Mestre” entre outros, no Oscar
2014 temos apenas o filme “Gravidade”, “Ela” e a animação japonesa “Vidas ao
Vento” de Hayao Miyazaki (“A Viagem de Chihiro”, 2001). Por que essa mudança
conceitual entre os filmes indicados ao prêmio máximo da indústria do cinema?
Será que a expressão “É a economia, estúpido!” sintetizaria essa guinada de
Hollywood para esse ano?
Comparado com a premiação do Oscar do ano passado, a presença de filmes
indicados com temas mitológicos, religiosos, místicos e esotéricos é
sensivelmente menor. Em 2013 tínhamos filmes como Django Livre (o encontro do spaghetti-western de Tarantino com
temas bíblicos e vingança), Indomável
Sonhadora (a jornada do herói de uma menina lutando contra a ameaça do caos
e das águas), O
Mestre (a história da espiritualidade contemporânea através da ascensão
de uma seita chamada Cientologia) e ainda As
Aventuras de Pi (onde os relatos de diversas religiões nada mais são do
que signos diante de um cosmos hostil e violento que cria no protagonista uma
nova experiência do sagrado).
sábado, março 01, 2014
Por que celebramos a velocidade?
sábado, março 01, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Quicklube”, “Quick Cash”, “American Express”, “Federal Express”, “Mach 3”, “Slimfast”, “Speedo”, “Speed Dial”, “Crédito Rápido”. “Entregamos em 20 minutos ou você não precisa pagar por ele”. “Você precisa agir AGORA!”. “Corra! Restam alguns dias. Acabarão muito em breve!” Ser veloz é moralmente bom, como diariamente nos dizem as mensagens publicitárias. Se a velocidade tornou-se uma força psicológica que afeta nossas relações com o mundo, como uma sociedade pode pretender humanizar o trânsito e a vida urbana se ela mesma promove a celebração da velocidade e da aceleração? Através dessa celebração da velocidade e da glamorização da lei do menor esforço, a obsessão pelo "maior é melhor" é substituída pela compulsão do "mais rápido é melhor“. Situações velozes se tornam significantes naturais do desejo, superioridade e eficiência, enquanto a lentidão é sinônimo de frustração e impotência.
Onde Guy Debord via a “sociedade do espetáculo”, Paul Virilio (urbanista
e pensador francês) via uma “sociedade da velocidade”. Nesta abordagem,
velocidade é um meio ambiente e uma força sócio-psicológica que transformam o
que fazemos, como o fazemos, como nós pensamos e sentimos e, assim, como nos
tornamos.
Os estados velozes se tornam o significante do desejo, capacidade,
superioridade, eficiência, energia libidinal, performance e inteligência. Ao
contrário, lentidão torna-se o significante da frustração, falta,
inferioridade, deficiência, impotência, fraqueza, ou ainda – pensando em termos
infantis – retardamento mental.
Velocidade se torna um novo imperativo cultural, disciplina, forma de
dependência e submissão. Virilio também vê a velocidade como uma força
psicológica e social ou uma pressão que altera a visão de mundo,
desorienta-nos, deixa-nos num estado de concussão mental e promove uma profunda
crise que afeta nossas relações com o mundo, sociedade e democracia. Para ele,
a natureza não é apenas destruída por uma poluição química ou térmica mas
também por uma poluição dromosférica – uma invisível poluição através da
velocidade (veja VIRILIO, Paul. “Velocidade e Política”).
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