quinta-feira, março 30, 2023
Sangue, areia e Lovecraft no filme 'The Outwaters'
sábado, março 25, 2023
Live #100: Banda Metrô; Capitalismo financeiro acelera reset global; Lula sem plano de comunicação
A histórica CENTÉSIMA Live Cinegnose 360, neste domingo (26/03), às 18h, no YouTube. E, como sempre, o motivo da longevidade da Live: esse mundo não deixa o humilde blogueiro em paz! Na pior semana para o Governo Lula. Mas calma... Vamos começar com assuntos mais leves, com a sessão dos Vinis e CDs: a banda brasileira “Metrô” - o que esta banda dos anos 80 tem a ver com Woody Allen? Depois vamos discutir os filmes “Glorious” (HP Lovecraft se encontra com a simbologia oculta do buraco) e “Excluídos” (o terror social e de gênero no século XXI). Em seguida, vamos cair de cabeça na Economia Política: agora e a crise no Deutsche Bank – Capitalismo Financeiro em crise? E na Crítica Midiática da Semana, a pior de Lula: o timing da Operação da PF e o que o deslize na entrevista de Lula teve a ver com isso; a canastrice da sentença da juíza; a guerra do controle da pauta midiática; Por que grande mídia acha que Dilma Roussef não é uma mulher? Efeito Heisenberg midiático na greve do metrô em SP; Grande Mídia faz vistas grossas para a censura ocidental na Guerra Fria 2.0. E outras bombinhas semióticas na Live #100. Venha também participar e comemorar!
Sem estratégia de comunicação Lula tem Governo, mas não o Estado
O que deveria ser uma operação psicológica de retomada do controle da agenda política, transformou-se numa crise tanto de comunicação como política, que poderá render efeitos exponenciais – a não ser que o Governo transforme a visita à China numa oportunidade para retomada de pauta. O modus operandi é previsível e recorrente: diante do debate econômico (juros, independência do BC, desenvolvimento etc.) PF e lavajatismo preparavam-se para desfechar uma operação para retomada de agenda: a volta da República de Curitiba, dessa vez não mais para combater a corrupção, mas o crime organizado – fabricar conexões entre PT e PCC, tese criada pelo Partido Militar, pelo menos desde 2017: o suposto projeto da facção tornar-se um partido político ao estilo das FARC. Mas a fala infeliz de Lula numa exclusiva a um site progressista e as cabeças batendo na estratégia de comunicação do Governo criam uma grave suspeita: Lula tem o governo, mas não o Estado.
quinta-feira, março 23, 2023
O terror social e racial no filme 'Excluídos'
Em “Excluídos” (The Strays, 2023) o terror racial de Jordan Peele (Corra, Nós) se encontra com o terror social de Joon-ho Bong (Parasita). Uma mulher vive uma vida aparentemente perfeita em um subúrbio de classe média alta, trabalhando como vice-diretora em uma prestigiosa escola privada e vivendo ao lado de seu marido e dois filhos. Negra, ela vive perpetuamente tensa e paranoica, querendo a todo custo tornar-se “branca” para ser definitivamente aceita pela comunidade. Quando começa a desconfiar que está sendo seguida por dois estranhos que poderão colocar em xeque sua desesperada escalada social. “Excluídos” é mais um exemplo de um novo campo aberto para o gênero: como as desigualdades sociais e de gênero podem ser propulsoras para uma nova dimensão do terror. Filme disponível no Netflix.
quarta-feira, março 22, 2023
H.P. Lovecraft em um buraco no filme 'Glorious'
“Glorious” (2022) é para os cinéfilos amantes dos filmes estranhos: ao mesmo tempo pomposo e sujo. Um protagonista que amarga o fim de uma crise conjugal da maneira mais alucinante e nojenta possível: em um banheiro público dentro de um local de descanso em uma estrada remota, conversando através do buraco de uma cabine adjacente com uma voz que parece vir de um ser híbrido lovecraftiano. “Glorious” merece a atenção pela originalidade de uma narrativa ambientada em um espaço claustrofóbico que parece encerrar algum tipo de batalha cósmica que definirá o futuro da própria Existência. Um filme que faz um curioso mix de arquétipos muito antigos, associados à simbologia fantástica dos buracos e... do fígado.
sábado, março 18, 2023
Live #99: The Clash; Coaches: o golpe do século XXI; crise bancária global? Mercado financeiro NÃO é bolsonarista... é pior!
Antes de conferir se a sua grana ainda está banco, depois da ameaça de crise sistêmica financeira global nessa semana, venha participar da Live Cinegnose 360. Nesse domingo (19/03) será a edição #99 (rumo à histórica centésima edição), às 18h, no YouTube. Vamos começar com um vinil do The Clash: London Calling – Punk e o eterno retorno. E depois dos comentários aleatórios, dois filmes para discutir: “65 – Ameaça Pré-Histórica” (realismo capitalista e hipo-passado na ficção científica) e “Greener Grass” (esquizofrenia e sociedade pós-moderna). Coaches, golpistas financeiros e gurus motivacionais: como o “Novo Pensamento” e autoajuda alimentam a ascensão da direita alternativa. O Cinegnose foi na manifestação contra a Reforma do Ensino Médio em SP: uma reportagem. E na Crítica Midiática da Semana: mídia tenta ignorar a ameaça de crise sistêmica financeira: o que está por trás da ameaça dos crashs bancários; Pesquisa Genial/Quest: será mesmo que o mercado financeiro é bolsonarista? Por que Macron quer fazer AGORA a reforma previdenciária na França? Mídia ignora manifestações contra a Reforma do Ensino Médio... até a “esquerda”... e mais outras bombinhas semióticas!
sexta-feira, março 17, 2023
Coaches motivacionais, golpes financeiros e a ascensão global da direita alternativa
O episódio da perda milionária de dois ex-colegas do Palmeiras com investimentos de criptomoedas foi emblemático, dentro da onda atual de notícias sobre golpes envolvendo coaches e gurus de autoajuda através de perfis em redes sociais. Para além da repercussão midiática, há elementos recorrentes em todos esses casos: bolsonarismo, neopentecostalismo, autoajuda, canastrice e uma certeza mágica de que com a atitude otimista diante das oportunidades, recompensas virão. Essa é uma geração que foi formada pelo tripé religião-educação-informação. Tripé aparelhado por uma ideologia cujas origens estão no movimento filosófico-esotérico do “Novo Pensamento”. Movimento que inspira a direita alternativa (“alt-right”) do século XXI e que mantém ativo o “exército psíquico de reserva”: um ativo psíquico geracional, eventualmente acionado para apoiar líderes extremistas de direita. Assim que as crises econômicas cíclicas do Capitalismo exigirem, como foi na recente ascensão global alt-right.
quinta-feira, março 16, 2023
Realismo capitalista e hipo-passado no filme '65 - Ameaça Pré-Histórica'
Se no final do século XX falava-se no “fim da História” (o triunfo do liberalismo político e econômico), agora nesse século temos uma ideologia mais expansiva e fluida, na cultura, entretenimento, jornalismo e publicidade: o “realismo capitalista” - uma percepção fluida, desesperançosa e impotente de que a realidade é incontornável. Tão incontornável que o realismo do presente pode ser projetado no passado, mesmo que seja em 65 milhões de anos atrás. Um astronauta cai na Terra, em pleno final do período Cretáceo, no meio de uma cadeia alimentar na qual os dinossauros dominam. Não, não é viagem no tempo. Ele vem de uma avançada civilização extraterrestre. Tão avançada que possui as mesmas mazelas econômicas da nossa Terra atual. É o filme “65 – Ameaça Pré-Histórica” (65, 2023), um thriller enxuto e direto de sobrevivência. Tão direto que as mazelas econômicas do presente estão em todo Universo, na pré-história. O capitalismo tão realista que se tornou interplanetário. Bem-vindo ao hipo-passado.
segunda-feira, março 13, 2023
'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo': Matrix na era quântica vence Oscar 2023
Passamos metade da nossa vida cometendo erros, e a outra metade tentando corrigi-los. O impacto da física quântica na cultura moderna foi estender ainda mais a angústia existencial: e se tivéssemos feito outras escolhas? Quais teriam sido minhas outras linhas do tempo? Viagens exponenciais no tempo e multiversos são os impactos na cultura pop de paradoxos quânticos como “o gato de Schrödinger” e a Interpretação dos Muitos Mundos de Hugh Everett. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” (2022) é uma rara visão cinemática que extrapola ao limite esses paradoxos, levando sete dos 11 prêmios que concorria no Oscar 2023: uma estressada sino-americana dona de uma lavanderia quase falida e com relações familiares em crise é arrastada para uma batalha cósmica em um anárquico redemoinho narrativo de multiversos - uma verdadeira Matrix da próxima era da computação quântica.
domingo, março 12, 2023
Live desse domingo: Iron Butterfly e a ideologia californiana, joias e bombas semióticas das arábias
Do Oscar 2023 às joias das arábias, a Live Cinegnose 360 #98 será agitada, nesse domingo (12/03), às 18h, no YouTube. Vamos começar com mais um vinil que esse humilde blogueiro achou no sótão: “In-a-Gadda-da-Vida” do Iron Butterfly – algo mais sombrio estava acontecendo na psyOp rock psicodélico. Depois dos comentários aleatórios, vamos falar do Oscar 2023 e dois filmes indicados: “Triângulo da Tristeza” (Hegel, Marx e luta de classes no Oscar) e “Elvis” (mais uma vez Tom Hanks passa pano na mitologia pop americana). “Os ricos querem comprar o barulho”: o que Chaplin quis dizer com essa advertência? E fechando a discussão da Live anterior: qual o modelo de mente por trás da Reforma do Novo Ensino Médio? E na Crítica Midiática da Semana: como a mídia cria uma realidade paralela: os “presentes” das arábias e a profecia autorrealizável da terra arrasada no Congresso – as anomalias eleitorais que criaram o Congresso atual; o auditor da Receita que estrelou reality show do canal Discovery: media life? O deputado e o livro “Mein Kampf”: flagrante de sintoma da demência como patologia social; o golpe das Lojas Americanas: livro de Michael Hudson explica; Associação dos Engenheiros da Petrobrás denuncia cavalo de troia no governo. E outras bombinhas semióticas. Antes de assistir ao Oscar, venha conspirar!
sexta-feira, março 10, 2023
Realidade paralela midiática: "presentes" de Bolsonaro e a terra arrasada do Congresso
Bolsonaro, o aventureiro que quer humilhar as Forças Armadas, quis embolsar, sem pagar imposto, um presente com joias no valor de milhões de reais dado ao presidente-aventureiro pela Arábia Saudita. O jornalismo corporativo suspeita de que o presente na verdade poderia ser uma “comissão” por alguma coisa, mas parece não muito motivada para investigar essa pauta. Mas mostra-se muito mais motivada em anunciar que o governo “já perdeu” na terra arrasada do Congresso. Em desespero, Lula marcou um jantar com Arthur Lira para reverter a derrota certa. Bem-vindo à realidade paralela do jornalismo corporativo, zelosa em blindar um dos seus ativos (o Partido Militar), queimar o fusível Bolsonaro e dar pernas a não-notícias para criar as profecias autorrealizáveis do “já perdeu” e da ingovernabilidade.
quinta-feira, março 09, 2023
'Elvis': mais uma vez Tom Hanks passa pano nos incômodos da mitologia pop americana
Depois de filmes sobre ícone pop como Elton John e Freddie Mercury, agora foi a vez de Elvis Presley. Mas com uma ajuda de peso: Tom Hanks no papel de vilão. “Elvis” (oito indicações ao Oscar, entre eles Filme, Ator e Fotografia) é um musical que pretende mais do que renovar a mitologia do rei do rock para as novas gerações. Mas, principalmente, pasteurizá-la dentro do atual imaginário “woke” dos “Novos Democratas” no poder global. E Tom Hanks é o especialista em resgatar e defender as bases da mitologia pop norte-americana, como em Forrest Gump, Apolo 13, O Náufrago, O Círculo, entre outros. Hanks é tão “all american” quanto uma torta de maçã. O filme transforma a histórica relação simbiótica entre Elvis, o infame agente Coronel Parker e a Guerra Fria em “relação tóxica”. Para passar o pano nos detalhes mais incômodos da trajetória do ícone e transformá-lo na “esperança branca” que buscava uma América racialmente igualitária. Esquecendo de como o mito “Elvis The Pelvis” foi instrumento de guerra cultural e política.
terça-feira, março 07, 2023
Filme 'Triângulo da Tristeza' leva Hegel, Marx e luta de classes para o Oscar 2023
Depois de “Parasita” ganhar o Oscar de Melhor Filme em 2020 levando a luta de classes para as telas, agora é a vez de “Triângulo da Tristeza” (Triangle of Sadness, 2022, disponível na Amazon Prime) concorrer ao Oscar desse ano: Melhor Filme, Diretor e Roteiro Original. O cineasta sueco Ruben Östlund (“Força Maior” e “The Square”) é o principal nome da onda de filmes em que os obscenamente ricos são objetos da vingança das forças sociais e até mesmo naturais. Dessa vez com uma cruel e impiedosa sátira contra os super-ricos globais, incluindo a exploração do mercado da moda e o insípido mundo dos influenciadores das mídias sociais. Dividido em três episódios, “Triângulo da Tristeza” une os segmentos com o fio condutor dos temas do poder, submissão, humilhação, ruína e ressentimento. Ecoando principalmente a famosa dialética hegeliana do senhor e do escravo – o ponto de partida para as reflexões de Karl Marx.
domingo, março 05, 2023
Ultraje a Rigor; a pièce de résistance da Petrobrás; Folha obcecada na morte de Lula; Zelensky virou uma laranja mecânica?
Tá difícil colocar gasolina dolarizada no tanque do carro? Então, é mais fácil ficar em casa e participar da Live Cinegnose 360 #97, nesse domingo (05/03), às 18h, no YouTube. De cara esse humilde blogueiro pede desculpas aos cinegnósticos: vamos discutir a banda Ultraje a Rigor na sessão dos vinis e CDs. Mas por uma justificada curiosidade antropológica e política: “porque os roqueiros dos anos 80 viraram reaças” é uma questão mal formulada. Vamos explicar o porquê. Depois, vamos debater o oscarizável “Tár” (virtudes públicas e vícios privados numa estrutura de poder) e o filme norueguês “O Cidadão do Ano” (vingança e justiça em Nietzsche). Depois, a série “A Família Dinossauro” explica como a Reforma do Ensino Médio é uma arma na guerra híbrida brasileira. E na Crítica Midiática da Semana: bombas semióticas semânticas na grande mídia e; PPI e Petrobrás: a pièce de résistance da guerra híbrida; Zelensky virou uma “laranja mecânica”? PT e mídia seguem a gramática da ONGs de George Soros; Elon Musk confirma golpe na Ucrânia e vereador de Caxias do Sul quer argentinos no lugar de baianos: os sincericídios da extrema-direita. E outras bombinhas para terminar. Deixe seu carro e venha participar da Live Cinegnose 360.
sexta-feira, março 03, 2023
Nietzsche e o sabor gelado, muito gelado, da vingança no filme 'O Cidadão do Ano'
Nils foi homenageado como “O Cidadão do Ano” numa pequena e gelada comunidade norueguesa próxima do Círculo Polar Ártico. Ele mantém as estradas limpas da neve, o funcionário público modelo que acredita que o interesse público sempre vem primeiro. Até o seu filho ser assassinado e a polícia local encerrar o caso apenas como overdose. Será o início de uma escalada de vingança tragicômica, lembrando filmes como “Fargo” e a estética da violência de Tarantino. “O cidadão do Ano” (Kraftidioten, 2014, disponível no MUBI) acompanha o pacato servidor público que vira um implacável assassino vingando a morte do filho, revelando uma rede de tráfico de drogas. O filme é bem nietzschiano: se a vingança social (Justiça, o Direito) falha, aquilo que está latente, o ressentimento, retorna na vingança pessoal. As religiões salvacionistas tentam sublimar esse perigo, prometendo a verdadeira justiça só depois da morte. Mas o Nils quer a justiça aqui e agora: ele procura nesse mundo a simetria entre potências que somente poderá ser através da vingança.
quinta-feira, março 02, 2023
Todas as virtudes públicas e vícios privados do gênio preso em um labirinto no filme 'Tár'
Indicado ao Oscar de Melhor Filme, Diretor e Atriz, “Tár” (2022) é um filme sobre uma brilhante maestra e compositora chamada Lydia Tár (numa interpretação visceral de Cate Blanchett) cuja vida e carreira desabam após chegar ao topo da cadeia alimentar no circuito promocional altamente predatório da música clássica. O diretor Toddy Field quer discutir algo que vai muito além da cultura de cancelamento: como a criação artística brilhante e original pode se perder num labirinto em que a necessidade de ser personalista e arrogante faz parte essencial do negócio para acumular capital simbólico num mercado tão competitivo. Por isso a simbologia do labirinto é central (recorrente em diversas cenas): virtudes públicas e vícios privados combinados com o mix da arte, poder e influência criam o inferno para a protagonista, enquanto a genialidade vai se perdendo pelos becos sem saída de um labirinto.