terça-feira, fevereiro 28, 2017
"Envelopegate": por que "La La Land" não ganhou o Oscar de Melhor Filme?
terça-feira, fevereiro 28, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O que há por trás do chamado “Envelopegate”,
a histórica gafe da troca dos envelopes de premiação do Melhor Filme no Oscar
2017? Certamente, “La La Land” era o favorito da crítica especializada,
consciente da lógica da premiação da Academia de Cinema na última década da Era
Obama. O seu anúncio foi um “ato falho” cometido por uma empresa (a
PricewaterhouseCoopers - PwC) cujo auditor minutos antes postava fotos dos bastidores
da cerimônia no Twitter. Ironicamente, uma das empresas responsabilizadas em
2008 pela crise financeira por ter sido “desconcertadamente negligente”. Se
Hillary Clinton tivesse ganho as eleições, e junto com ela o “neoliberalismo
progressista”, assistiríamos à vitória de “La La Land”. Mas “Moonlight: Sob a
Luz do Luar” foi a premiação “the last minute rescue” que
serviu de bala para o canhão apontado diretamente na cara de Donald Trump. E o
pior é que, ao contrário dos roteiro de filmes hollywoodianos, nessa história
não há fronteiras que separem os mocinhos dos bandidos.
domingo, fevereiro 26, 2017
História do beijo do Kama Sutra a Hollywood
domingo, fevereiro 26, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O cinema não inventou o beijo. Apenas o
tornou mais icônico nas relações dos amantes. Porém, Hollywood deu continuidade
a uma, por assim dizer, ocupação semiótica da boca e do beijo atribuindo a eles
novas representações simbólicas de velhos significados: distinção de classes,
de gêneros e substituto do ato sexual. Da mesma forma, o hindu “Kama Sutra” não
inventou o beijo, mas atribuiu a ele a comunhão erótica que o Ocidente fez
questão de reprimir e controlar desde os persas e romanos, submetendo-o à ordem
do Poder. No cinema, o beijo transformou-se na alienação do desejo ao
submetê-lo ao espectador voyeur que, com a boca aberta, também espera o beijo.
Porém, a pipoca sublima a compulsão enquanto nos filmes atuais ou o beijo se
submete à performance e eficácia ou à reconciliação dos casais diante do
apocalipse nos filmes-catástrofe.
sábado, fevereiro 25, 2017
Uma jornada espiritual felina em "Virei um Gato"
sábado, fevereiro 25, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Apesar de contar com dois vencedores do Oscar
(Kevin Spacey e Christopher Walken) a comédia romântica familiar “Virei um
Gato” (Nine Lives, 2016) foi destruída pela crítica: o que esses atores
consagrados estão fazendo nessa catástrofe? Eles devem ter contas pesadas para
pagar! Mas para o Cinegnose esse filme é um trunfo que confirma uma tese: desde
que o Gnosticismo deixou de ser uma exclusividade de filmes cults e foi adotada
pelos filmes populares a partir dos anos 1990, os elementos gnósticos deixaram
de figurar apenas em sci-fis e dramas cerebrais, para também incursionar em
comédias, thrillers e outros gêneros. Por trás de camadas de clichês de uma comédia popular,
“Virei um Gato” nos conta a narrativa gnóstica de transformação íntima através
da jornada espiritual no corpo de um gato e, principalmente, por um “salto de
fé” ao mesmo tempo literal e simbólico, a exemplo de filmes gnósticos mais sérios como “Vidas em
Jogo” (1997) e Vanilla Sky (2001).
quinta-feira, fevereiro 23, 2017
Fissuras no monopólio da Globo: Atletiba, blocos de rua e impeachment no Corinthians
quinta-feira, fevereiro 23, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O muro do monopólio da Rede Globo está
trincando. Nos últimos dias, uma série de fissuras começaram a surgir: o
histórico cancelamento do clássico Atletiba como reação ao monopólio das
transmissões esportivas da emissora; o impeachment mal sucedido no Corinthians, no ápice de recorrente pauta negativa da emissora envolvendo a arena do Itaquerão; e o
crescimento exponencial do carnaval de blocos, atraindo verbas publicitárias
que migram do sambódromo para as ruas, ameaçando um dos principais produtos oferecidos
pela emissora ao mercado. Por trás dessas fissuras estão tecnologias de
convergência, mídias sociais, empreendedorismo e competição. Tudo aquilo que o
telejornalismo e colunistas globais raivosamente defendem como o futuro ético
para o País. Mas que, na prática, o monopólio tautista da Globo foge, assim
como o diabo foge da cruz.
terça-feira, fevereiro 21, 2017
Comercial vende carro e ética na política detonando bomba semiótica
terça-feira, fevereiro 21, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Bombas semióticas 2, A Missão! O Império
Contra-ataca! Após as recentes pesquisas revelarem que Lula está mais vivo do
que nunca, liderando com folga todos os cenários eleitorais para 2018, e que ainda
seus principais adversários estão se desgastando com a evaporação do mar de
rosas que, acreditava-se, seria o País pós-impeachment, o complexo
jurídico-midiático reage. Depois de novos vazamentos seletivos e busca de mais
espécimes assustadores do “Brasil profundo” para figurar na capa de revistas
semanais, retiram mais uma vez do paiol midiático a artilharia pesada das
bombas semióticas. Dessa vez, em um comercial para TV da GM Brasil no qual se
posiciona sobre temas como “ética” e “política” para vender o novo Chevrolet
Cruze. Mais uma vez, a tática de engenharia
de percepção – por meio de gestalt, cores e a palavras metonimicamente
contaminadas, bombas semióticas criam um pano de fundo para tornar mais crível
o cenário político do momento. Reforçam subliminarmente pautas, slogans e
clichês disseminados liminarmente pela grande mídia. Um exemplo de como a
criação publicitária torna volátil a fronteira entre consumo e cidadania.
domingo, fevereiro 19, 2017
Curta da Semana: "The Crossing" - os subterrâneos do terror
domingo, fevereiro 19, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma mulher tenta desesperadamente ligar para
seu namorado, sentindo-se culpada por um desentendimento que poderá colocar fim
na relação. É tarde da noite, e ela desce as escadarias de uma passagem
subterrânea para, lá dentro, encontrar o Mal. Ou a si mesma. Esse é o curta
russo “The Crossing” (2016) que explora um dos temas preferidos do terror: os
subterrâneos. Porões, metrôs, garagens subterrâneas, tuneis etc., ao mesmo
tempo que nos fascinam, também nos apavoram. O medo que pode ser tanto
interpretado como um arquétipo gnóstico (a metáfora da condição humana
prisioneira nesse mundo), como compreendido pelo viés psicanalítico: nos
subterrâneos está o nosso inconsciente – culpas e traumas dos quais queremos
nos livrar. Mas o reprimido sempre retorna, transformado em monstros e pesadelos.
sábado, fevereiro 18, 2017
Por que o mundo tem que acabar?
sábado, fevereiro 18, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Diariamente o mundo acaba diante dos nossos
olhos, seja no cinema na atual safra de filmes-catástrofe, em séries de TV
sobre Nostradamus, previsões “científicas” de algum tipo de futura catástrofe
ambiental ou em algum “hoax” descrevendo cometas, asteroides ou planetas
errantes que cairão sobre a Terra. A última, foi sobre um pedaço do Planeta X
que supostamente cairia no último dia 16. Por que o mundo tem que ser
destruído? No passado, todas religiões possuíam uma Escatologia: alguma
narrativa sobre o fim dos tempos onde os maus seriam punidos e os bons salvos.
Mas essas religiões se tornaram “líquidas”: sob os escombros das antigas
religiões salvacionistas viraram pastiches que se rendem ao utilitarismo das
necessidades do presente: “teologia da prosperidade”, “cabala do dinheiro” ou o
islamismo dos homens-bomba. Esqueceram-se do futuro. Por isso, essa nova
religião “líquida” e ecumênica precisa criar uma nova Escatologia, uma
narrativa midiática sobre o “fim dos tempos” que junte convicções
eco-ambientais, geofísica e astrofísica. A “Neoapocalíptica” como estratégia de
marketing.
quinta-feira, fevereiro 16, 2017
Abelhas, ocultismo e TV em "Wax or The Discovery of Television Among The Bees"
quinta-feira, fevereiro 16, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O primeiro filme feito para a Internet que estava apenas começando e produzido numa inédita ilha de edição não-linear. No longínquo ano de 1991 o
diretor David Blair produziu “Wax or The Discovery of Television Among The
Bees” um estranho filme para cinéfilos
corajosos o suficiente para se aventurar em bizarrices hipertextuais sobre
abelhas da Mesopotâmia, ocultismo esotérico, histórias da Bíblia, Guerra do
Iraque e simuladores de voo militar da NASA. Esse filme independente é um
documento histórico da motivação tecnognóstica e esotérica que sempre esteve
por trás do desenvolvimento da ciência computacional, ciberespaço e
cibercultura. Em tom de documentário, Blair conta a história do neto de um
entusiasta de uma sociedade dedicada à comunicação com os mortos, engenheiro de
software na base de mísseis de Los Alamos, EUA, que cria uma conexão mística
com abelhas (através da “BeeTV”). Para depois ser transportando para uma dimensão
mística (o ciberespaço?) na qual verá a Guerra do Iraque sob o ponto de vista
do carma e reencarnação... e receberá uma importante missão.
terça-feira, fevereiro 14, 2017
A celebração da troca do desejável pelo possível em "La La Land"
terça-feira, fevereiro 14, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Por que “La La Land - Cantando Estações” é o
grande favorito ao Oscar? Porque está sintonizado com o espírito do tempo desse
início de século: nostálgico, vintage, metalinguístico e com um amargo
realismo. O filme capta a essência do gênero musical clássico, levando o clichê
de “quebra e retorno a ordem” (pessoas que dançam, cantam e sonham, mas que
depois voltam à realidade como se nada tivesse acontecido) ao limite. A nostalgia pela era de ouro de Hollywood
e do jazz são o consolo para um casal que vê seus sonhos desapontados. Misturando
alusões a filmes musicais clássicos, “La La Land” é uma fábula de como o amor
nos dá força para realizar o possível. Mas, ao mesmo tempo, pode entrar na
contabilização dos sacrifícios de termos perdido tudo aquilo que era desejável.
domingo, fevereiro 12, 2017
Sete filmes que anteviram a crise da segurança no Espírito Santo
domingo, fevereiro 12, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O cinema e o audiovisual parecem ter o
estranho poder de prever cenários futuros: a eleição de Donald Trump, o
atentado ao WTC em 2001, o atentado na Maratona de Boston em 2013, a hegemonia
econômica da China etc. em filmes e séries como “”Os Simpsons, “Americathon” ou
“Lone Gunmen”. No auge do neoliberalismo de Reagan e Thatcher nos anos 1980,
filmes como “Robocop” e “Max Headroom” apresentavam futuros distópicos, efeitos
colaterais das políticas de austeridade e privatizações que agora acompanhamos
ao vivo nas ruas do Estado do Espírito Santo – no vazio do poder público
sucateado, as ruas são dominadas por crimes, saques e assassinatos. O Exército
chegou para ocupar as ruas. Mas será que o próximo passo, seguindo a cartilha
neoliberal, é a privatização das forças de segurança, assim como a OCP
(“RoboCop”), MNU (“Distrito 9”), Tetravaal (“Chappie”) ou a NYPC (“From The
Future With Love”)? Acompanhe a lista de sete filmes que anteviram cenários
futuros nos quais o Brasil está entrando.
sábado, fevereiro 11, 2017
Em "Black Mirror" a tecnologia é espelho sombrio de nós mesmos
sábado, fevereiro 11, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A narrativa corporativa e publicitária sobre
as tecnologias da informação sempre foi a da “estrada para o futuro”, uma
estrada que supostamente nos conduzirá ao paraíso da comodidade, no qual todo
conhecimento que necessitarmos estará ao
alcance de um clique ou de um toque na tela. Mas a série britânica Black
Mirror (2011- ) vai na contra mão: sem ser tecnofóbica, mostra futuros próximos, mas estranhamente atuais, onde paradoxalmente a tecnologia evoluiu tanto que
atingiu um ponto de inutilidade e disfuncionalidade. Os seis episódios da
terceira temporada de 2016 mostram o “vanish point” de gadgets como mídias
sociais, realidade aumentada, dispositivos móveis e games: o ponto de viragem
tecnológico no qual a racionalidade se converteu em mal estar psíquico, crime,
ódio e anomia. A expansão das redes de informação foi muita mais rápida que a
produção de conteúdo (conhecimento). E a lacuna foi preenchida por espelhos sombrios de nós mesmos.
quarta-feira, fevereiro 08, 2017
Os mortos da escravidão ainda assombram o Brasil em "O Diabo Mora Aqui"
quarta-feira, fevereiro 08, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“O Diabo Mora Aqui” (2015), de Dante Vescio e
Rodrigo Gasparini, filia-se a uma nova safra de filmes de terror brasileiros
como “Quando Eu Era Vivo”, “Trabalhar Cansa” e “Mar Negro” – produções
nacionais que procuram uma terceira via entre a paródia e o “filme de arte”:
filmes com “cara de cinema” por seguirem as convenções do gênero, porém com uma
abordagem brasileira com folclore, religiosidade e lendas urbanas nacionais.
Filmes que revelam a essência do gênero do terror, principalmente o
“exploitation”: um atalho para o inconsciente coletivo de um país e de uma
cultura. No caso de “O Diabo Mora Aqui”, com a clássica narrativa de jovens em
uma fazenda num lugar remoto no interior de São Paulo que sem querer libertam o
Mal, revela como o Brasil supostamente moderno e globalizado ainda é assombrado
pelos fantasmas do seu inconsciente coletivo: o passado escravocrata que não
consegue ser redimido condenando-nos ao ciclo vicioso de ódio e autodestruição.
segunda-feira, fevereiro 06, 2017
"Medo e Delírio em Las Vegas" faz acerto de contas com a utopia psicodélica
segunda-feira, fevereiro 06, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
"Medo e Delírio em Las Vegas” (Fear and
Loathing in Las Vegas, 1998) foi o início do acerto de contas do diretor Terry
Gilliam com a sua geração (a utopia psicodélica de que as drogas abririam as
portas da percepção nos libertando de realidades opressivas), encerrado com o
filme “Contraponto” (Tinderland) em 2006. O filme baseou-se no livro
homônimo de Hunter Thompson, o marco do
chamado “Jornalismo Gonzo” no qual a ficção seria mais poderosa do qualquer
tipo de reportagem objetiva. Mas parece que toda uma geração esqueceu do alerta
do escritor maldito Charles Bukowski: atualmente a realidade supera qualquer
imaginação literária. Como centro espiritual de uma cultura planetária, Las
Vegas incorporou (através da tecnologia) todos os delírios lisérgicos, não mais
para libertar, mas agora para fazer as pessoas consumirem e perder dinheiro em
mesas de jogos. Mais tarde, toda a indústria do entretenimento colocaria em
prática a distopia de Las Vegas. Os heróis lisérgicos dos anos 1960-70 acabaram
se transformando em nostálgicos freaks, impotentes diante dos delírios de LSD
emulados pelas casas noturnas e raves.
domingo, fevereiro 05, 2017
Curta da Semana: "Being Batman" - o homem que acredita ser o próprio Cavaleiro das Trevas
domingo, fevereiro 05, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
No começo esse humilde blogueiro achava que o
curta “Being Batman” (2016), de Ryan Freeman, fosse mais uma sátira sobre o
super-herói. Até perceber que o curta é um documentário com um personagem real
que vive na cidade de Brampton, em Ontário, Canadá. Um homem que acredita ser o
próprio Batman e que os acontecimentos trágicos da sua vida fizeram-no se
conectar sincronicamente ao personagem fictício de Bruce Wayne. Todas as noites
Stephen Lawrence sai da sua “batcaverna” a bordo de uma réplica do batmóvel do
filme de 1989 de Tim Burton para vigiar as ruas da cidade. No curta “Being
Batman” Lawrence dá depoimentos sobre a sua vida como Batman. Mostra sua casa
transformada em batcaverna, suas armas e a rotina noturna. Isso não é cosplay:
Lawrence diz ser o próprio Batman!
sábado, fevereiro 04, 2017
Para tautismo da Globo Marisa Letícia supostamente morreu
sábado, fevereiro 04, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O tautismo (autismo + tautologia) crônico da
TV Globo chegou a um nível bizarro e surreal com a “morte” de Dona Marisa
Letícia. Enquanto a emissora mostrava imagens de pesar e condolências (minuto
de silencio no Congresso e os pêsames de FHC a Lula), a Globo se apegava ao
“protocolo de morte encefálica” para adiar em 18 horas o anúncio do falecimento
e a palavra “morte”. Uma cobertura, no mínimo, anômala: em se tratando de
políticos, celebridades e artistas o "modus operandi" da grande imprensa diante
da morte sempre foi o sensacionalismo, ilações e especulações. Por que esse
inesperado comedimento, como se repórteres e apresentadores usassem luvas de
pelica enquanto pisavam em ovos? No dia 02 de fevereiro, Dona Marisa Letícia
estava supostamente morta. Para no dia seguinte a palavra “morte” ser anunciada
de forma protocolar. Para quê serviu esse pesar tautista da Globo? Algumas
hipóteses: (a) AVC político, (b) Lula vai ser preso, (c) Sebastianismo e
Eleições 2018, (d) Tática do diversionismo, (e) Corrente de Esperança.
quinta-feira, fevereiro 02, 2017
Realidade é esquecimento consensual no filme "Os Esquecidos"
quinta-feira, fevereiro 02, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Desculpe, caro leitor, o trocadilho
involuntário mas o filme “Os Esquecidos” (The Forgotten, 2004) acabou sendo
esquecido pela crítica e público. E com razão! Foi um filme que explorou
elementos clássicos do gnosticismo pop hollywoodiano. Mas naquele momento, a
safra de filmes gnósticos revelava filmes muito mais memoráveis como as
sequências de “Matrix”, “A Passagem”, “Vanilla Sky” ou “Brilho Eterno de Uma
Mente Sem Lembranças”. O filme conta com um argumento poderoso (a mãe que
lembra do filho morto em um acidente, mas todos ao redor insistem em dizer que
a criança jamais existiu), mas o roteiro é inverossímil sem conseguir definir o
tom narrativo – alguma coisa entre sci fi, mistério e thriller policial. Apesar
disso, “Os Esquecidos” é uma filme didático: mostra como os temas do
esquecimento, paranoia e conspirações são articulados dentro de uma narrativa
gnóstica. Ecoando filmes clássicos como “Dark City” e “Amnésia” de Christopher
Nolan, mostra que a chamada “realidade” pode ser o produto de um esquecimento
consensual.
quarta-feira, fevereiro 01, 2017
Eike Batista: Efeito Heisenberg e lixo midiático reciclado
quarta-feira, fevereiro 01, 2017
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A política brasileira parece estar sendo
dirigida pelos misteriosos desígnios das “coincidências”. Os exemplos mais
recentes: a morte do ministro do STF Teori Zavascki no Triângulo das Bermudas da
política em Paraty e a prisão do pobre homem rico “foragido” Eike Batista,
repletos das sempre recorrentes “coincidências” e timings oportunos envolvendo
a onipresente TV Globo. Qualquer tentativa de explicar essas “coincidências”
(rapidamente definidas pela narrativa midiática como “fatalidades” das
“trapaças da sorte”) é logo rotulada como “teoria conspiratória”. Mas o show
midiático da “caça” ao “foragido” Eike Batista acrescenta alguns ingredientes a
mais: o chamado Efeito Heisenberg, no qual a mídia cobre um evento criado por
ela mesma; e o linchamento midiático: depois dos petistas agora são as
celebridades, subprodutos da própria mídia. Linchamento que combina
entretenimento e expiação da dor e introjeção da culpa pelo fracasso
profissional e pessoal de milhões de brasileiros no naufrágio da crise
econômica. Mesmo no seu fim, Eike Batista se tornou útil como um lixo midiático
reciclável no bode expiatório da vez.
Tecnologia do Blogger.