segunda-feira, fevereiro 25, 2013
Oscar de melhor filme para "Argo": os EUA elogiam sua principal arma, a ilusão
segunda-feira, fevereiro 25, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Premiado com o Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e edição, o filme “Argo” (2012), dirigido e
estrelado por Ben Affleck, se integra a uma tendência atual de filmes voltados
aos anos 1970 (“Super 8”, “Um Olhar do Paraíso” etc.), dessa vez recriando a
trama real do resgate pela CIA de seis diplomatas americanos durante a revolução
iraniana de 1979 liderada por Ruhollah Khomeini. O filme parece confirmar uma
estratégia de resposta imaginária da indústria do entretenimento a cada crise:
se nos anos 80 reagiram com a nostalgia das décadas de 1950, agora diante da
crise financeira global temos a nostalgia pelos temas da década de 1970. Tudo
isso como espécie de reafirmação patriótica: “Sim! Ainda somos poderosos, mesmo
com toda crise financeira real ainda dominamos o mundo imaginário, a nossa
maior arma”.
A década de 1970 não foi fácil
para a política externa norte-americana: a humilhante retirada do Vietnã, a
escalada da crise do petróleo e, para culminar, a crise dos 52 diplomatas norte
americanos mantidos como reféns por 444 dias após a embaixada dos EUA no Irã
ser invadida por uma massa enfurecida em plena revolução iraniana de 1979.
Paralelo a esses problemas do
mundo real, sabemos que, mais do que qualquer outro lugar no mundo, os EUA
produziram uma cultura onde o entretenimento invadiu todos os setores da
sociedade até o momento em que as pessoas passam a ser felizes por reviverem
fragmentos do passado por meio das imagens ao invés de enfrentar a realidade
diária.
É notório como a indústria do
entretenimento norte-americana responde no plano do imaginário às crises
políticas e econômicas vividas pelo país desde os anos 1970: primeiro,
retornando a imagerie da década de
1950 como os anos dourados e míticos fundadores da autoconfiança americana –
desde à retro-fantasia de Star Wars, filmes como “De Volta para o Futuro”,
“Peggy Sue Got Married”, “Grease”, “American Graffity”, “Forrest Gump”,
“Pleasantville” etc. À crise de autoconfiança, a indústria do entretenimento
sugere uma nostalgia paradoxal: ter saudades de épocas que, afinal, não
vivemos.
Em resposta à crise financeira
global iniciada em 2008 após a explosão da bolha imobiliária nos EUA, Hollywood
empreende uma nova onda nostálgica, dessa vez voltada aos anos 1970-80: filmes
como “Super 8” (um mix de “Os Goonies” com “ET”), “Um Olha do Paraíso”, “Black
Dynamite”, “The Runways” e todo o pastiche dos anos 1970 de “Kill Bill” de
Quantin Tarantino.
sábado, fevereiro 23, 2013
O evangelho do capitalismo tardio no filme "Rede de Intrigas"
sábado, fevereiro 23, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Vencedor de quatro
Oscars em 1977, “Rede de Intrigas” (Network, 1976) de Sidney Lumet foi interpretado
na época apenas como um drama sobre “o primeiro homem a morrer por causa dos
baixos índices de audiência”. O filme estava à frente do seu tempo com um tom
de sátira cínica e trágica que profetizava uma nova forma de sensacionalismo
midiático bem diferente da velha “imprensa marrom”: uma espécie de
sensacionalismo ecumênico, o novo evangelho da nova ordem mundial que estava sendo instaurado – a Globalização. Para compreender totalmente o quão profético foi o
filme “Network”, somente através do conceito de “capitalismo tardio” tal como desenvolvido
pelo economista marxista belga Ernest Mandel em 1972.
- Olá, eu sou Diana Cristensen, uma racista escravizadora do
circo do Tio Sam.
- E eu sou Laura Hobbs, uma negra suja e comunista.
O insólito diálogo acima entre a
executiva da rede de TV norte-americana UBS com uma líder ativista radical de
esquerda ao se conhecerem para fechar o acordo sobre a exibição no horário
nobre do programa chamado “A Hora Mao Tsé-Tung” , é um dos cínicos e
irônicos momentos do filme “Rede de Intrigas” de Sidney Lumet. Para
conseguir audiência a executiva não hesitará em exibir vídeos gravados pelos
próprios guerrilheiros do Exército Ecumênico de Libertação assaltando bancos e
cometendo atentados.
sexta-feira, fevereiro 22, 2013
A experiência da bicicleta na música e no cinema
sexta-feira, fevereiro 22, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Qual a
representação do imaginário da bicicleta na música e no cinema? Para nossa
surpresa encontramos uma conexão sincromística entre estas representações que relacionam a bicicleta
com um particular estado de consciência (pelo seu singular design que funde homem
e máquina) e o gnosticismo do pensador Basilides: o alterado estado mental de
"suspensão" que permitiria silenciar o ruído da linguagem para que
ouçamos o espírito.
quinta-feira, fevereiro 21, 2013
Em Observação: "The Five People You Meet In Heaven (2004)
quinta-feira, fevereiro 21, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Indicado pelo nosso leitor Hudson Bonomo, "The Five People You Meet In Heaven é uma adaptação para a TV do best-seller publicado em 2003, cujo roteiro contou com a participação do próprio autor Mitch Albom. O filme interessou o Blog por prometer "uma nova perspectiva sobre a morte e o sentido da existência", como afirma o autor. Vamos conferir e ficar atentos, principalmente, à representação do céu que o filme faz: desde 1998 com o filme "Amor Além da Vida" precebe-se uma transformação das representações cinematográficas sobre a morte e o céu em relação aos filmes clássicos sobre o tema. Vamos conferir para um futuro artigo
segunda-feira, fevereiro 18, 2013
A religião da América profunda no filme "O Mestre"
segunda-feira, fevereiro 18, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Indicado a três Oscar (melhor ator, atriz e ator coadjuvante) “O Mestre” (The Master, 2012),
inspirado claramente na trajetória do fundador da Cientologia L. Ron Hubbard, trata
sobre a relação entre o carismático líder de uma seita (“A Causa”) e um
seguidor decadente, violento e alcoólatra. Mas sentimos o tempo inteiro que
alguma coisa de mais interessante foi deixada de fora, algo que o diretor Paul
Thomas Anderson apenas sugere sem aprofundar: o ressentimento de uma América
profunda que produz seitas na mesma velocidade que surgem atiradores matando pessoas nas
universidades americanas.
Conta-se que Freud, ao avistar o
porto de Nova York e a Estátua da Liberdade em 1908 na sua única visita aos
EUA, teria supostamente comentado a Carl Jung ao seu lado: “Eles não sabem que
trazemos a peste”. Freud acreditava que retiraria os norte-americanos do
conforto das tradições ao fazê-los reconhecer nelas a origem das doenças do
psiquismo.
quinta-feira, fevereiro 14, 2013
A Semiótica das fotografias corporativas
quinta-feira, fevereiro 14, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
As chamadas
fotografias corporativas acabaram se tornando um subgênero fotográfico,
onipresentes em banco de imagens, templates de blogs e sites, slides de
apresentações de qualquer natureza e, claro, no endomarketing de empresas.
Fotos onde são mostradas pessoas em situações positivas, motivadas, otimistas e
de boa fé. De “tecnologia de poder” que busca criar a autoimagem e justificativa
de instituições totais como empresas, hoje esse estilo de composição
fotográfica invade outros campos como educação, saúde, internet e publicidade. São
tidas como fotos “inspiradoras” e “motivacionais” em apresentações e
treinamentos de Recursos Humanos. Porém, não resistem a uma análise semiótica,
capaz de explicitar toda a carga de mitologia, estereótipo e retórica a partir
da qual são estruturadas.
terça-feira, fevereiro 12, 2013
Origens míticas e mágicas do Belo e da Arte
terça-feira, fevereiro 12, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Limpando o sótão de
casa e tentando dar uma ordem nas pilhas de livros e papéis, para minha
surpresa acabei encontrando os originais de um texto datilografado que foi a
base de uma palestra dada por mim na Associação Santista de Dança lá pelos
meados da década de 1980. Lembro-me que o tema proposto era “O Belo e a Arte” e
fazia parte de uma semana cultural promovida pela Associação. É um texto de
juventude, bem radical, raivoso e adorniano – fiquei pensando: “pobres daqueles
que ouviram essa palestra...”. Ironias à parte, o texto procurava tratar sobre o destino da
noção de Belo em uma sociedade de consumo que a explora como “álibi” para dar
um rótulo “nobre” ao objeto artístico mercantilizado. O argumento é que com a
sua mercantilização, esvazia-se a dimensão utópica e crítica da noção de Belo
desde suas origens míticas e mágicas. As referências do texto são basicamente
Theodor Adorno e Max Horkheimer do livro “A Dialética do Esclarecimento” e do
italiano Massimo Canevacci e sua visão de uma antropologia marxista do livro
“Antropologia do Cinema”. Confira abaixo e vejam o que vocês acham...
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Em Observação: filmes esperados para esse ano
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Dois filmes estão
sendo muito aguardados por esse blog: “Escape from Tomorrow” e “The Designer”.
O primeiro foi apresentado em janeiro no Sundance Festival e o segundo está
ainda em fase de finalização e edição. O primeiro foi considerado um filme
perturbador para muitos críticos (filmado sem autorização na Disney World
poderá enfrentar problemas com o departamento jurídico da empresa no momento da
sua distribuição) sobre uma narrativa paranoica e psicótica em meio a Mickey
Mouses e Buzz Lightyears do parque temático; e o segundo um filme que aprofunda
o lado sombrio da evolução simbiótica entre vídeo games e seus usuários. "Escape from Tomorrow" dependerá de distribuidoras que tenham coragem para encarar os advogados da Disney e "The Designer" com certeza chegará aos cinemas. Vamos torcer!
Cine PorTATIL: "Django Livre" e "À Procura de Eric"
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Nossa colaboradora Tati Rossano assistiu a mais dois filmes
e enviou seu comentário: o último filme de Tarantino e indicado ao Oscar “Django
Livre” (Django Unchained) e “À Procura de Eric” (Looking For Eric, 2009), um
filme sobre a relação de um jogador do Manchester United, Eric Cantona, e seu
fã. Uma história de drama, amizade e futebol.
Em Observação: "O Mestre" (2012)
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Indicado aos Oscars de melhor ator e atriz/ator coadjuvantes "O Mestre" está "Em Observação" pelo Blog pelo fato de a crítica especializada observar que o filme não só faz uma alusão à Cientologia (seita popular entre atores de Hollywood) mas por fazer um mergulho nas origens de como a cultura popular americana foi construída por um estranho mix entre a chamada "religião americana" (Mormismo, sulismo Batista, Pentencostalismo e autodivinização) com seitas e literatura de autoajuda. Junta-se a tudo isso a crença no "pensamento positivo" como um místico encontro do homem com o divino.
sábado, fevereiro 09, 2013
O mito da segunda chance no filme "Perdido Entre Dois Mundos"
sábado, fevereiro 09, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma comédia leve e
despretensiosa. Não fosse o filme francês “Perdido entre Dois Mundos” (Les Deux
Mondes, 2007) estar inserido em uma recente recorrência de filmes que
desenvolvem o tema da “segunda chance”, passaria despercebido. Mas não é o
caso. A cinematografia recente vem
intensificando a exploração do tema em que se narra a possibilidade de o protagonista ter uma segunda chance
(seja através do deslocamento no tempo
ou migrando para mundos alternativos) para se redimir de erros do passado ou do
presente. Nesses filmes a fuga para outras dimensões não é mera fantasia
escapista para atender aos sonhos dos espectadores. Pretendem ser “inspiradores
e motivacionais” para convidar os espectadores à necessidade de transformações
íntimas, segundo produtores e diretores. Essa tendência cinematográfica
realmente seria “inspiradora” ou apenas refletiria um mal estar psíquico numa
cultura influenciada por modelos de sucesso e bem estar da literatura de
autoajuda e motivacional?
quinta-feira, fevereiro 07, 2013
Bem Vindos ao Cine PorTATIL com "Amour" e "Les Misérables"
quinta-feira, fevereiro 07, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O
blog inicia hoje uma nova sessão: Cine PorTATIL com a nossa colaboradora
Tati Rossano (entenderam o trocadilho?). Ela é publicitária, designer gráfica e
especializada em redes sociais. Além disso, é uma apaixonada por cinema. Por
isso Tati pretende falar sobre Cinema do ponto de vista do espectador, um olhar
mais imediato da recepção do filme, sem pretensões de análises rigorosas e
técnicas.
Tati do Cine PorTATIL |
Em outras palavras, escrever sob o calor do instante; aquele momento
em que o filme termina, as luzes acendem e nos perguntamos: “gostei ou não gostei?”.
Por isso "Cine PorTATIL" será uma coluna com drops informativos que darão dicas
rápidas sobre filmes para quem gosta de cinema e não necessariamente entende
dele.
quarta-feira, fevereiro 06, 2013
O fator humano diante do fim do mundo no filme "Last Night"
quarta-feira, fevereiro 06, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
(À esquerda - "The Old Man's Boat and the Old Man's Dog", Eric Fischl, 1982). |
domingo, fevereiro 03, 2013
Mitologia e religião no Oscar 2013 em uma sociedade cética
domingo, fevereiro 03, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O nosso leitor
Giordano Cimadon da Sociedade Gnóstica Internacional de Curitiba indicou o artigo de S. Brent
Plate (professor de Estudos Religiosos da Hamilton College – EUA) “Religion at
Academy Awards” sobre a intensa presença de temas, símbolos e alegorias religiosas
nos filmes que estão disputando o Oscar desse ano. Para Plate, a indústria do
entretenimento parece ultrapassar as instituições religiosas como a principal
criadora de mitos e rituais em uma sociedade que, paradoxalmente, cresce o
espírito de ceticismo e aversão às religiões organizadas. Filmes como “As
Aventuras de Pi”, "Django Livre”, “Indomável Sonhadora” e “The Master” exploram
antigas simbologias míticas como as da água, enchentes e caos, e bíblicas onde
compaixão, vingança e justiça divina se entrelaçam de forma inextrincável.
sábado, fevereiro 02, 2013
Blog continua em manutenção!
sábado, fevereiro 02, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Após uma primeira derrota por goleada para códigos HTML, CSS etc. esse humilde blogueiro ainda pouco familiarizado com esses códigos inventados por um maligno computador demiúrgico conseguiu finalmente tornar razoavelmente funcional a nossa nova plataforma do blog. Ainda estamos arduamente trabalhando nas alterações. Por isso nos desculpamos pelas possíveis mudanças repentinas, disfunções e páginas que eventualmente possam ficar "fora do ar".
Tecnologia do Blogger.