segunda-feira, agosto 11, 2014

Editor do Cinegnose dá curso sobre linguagem das mercadorias na pós em Comunicação e Semiótica

O humilde editor desse blog inicia no dia 18 de agosto o curso “A Linguagem das Mercadorias” na pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Um curso com proposta, por assim dizer, “maquiavélica”: ao mesmo tempo em que oferecerá ferramentas práticas derivadas da semiótica e psicanálise para profissionais de gestão e criação em publicidade, marketing e comunicação, também desenvolverá ferramentas críticas para o consumidor se proteger das manipulações e abusos da indústria do consumo e entretenimento.

Esse humilde blogueiro inicia no dia 18 de agosto o curso na pós graduação em Comunicação e Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi intitulado “A Linguagem das Mercadorias”. O curso pertence ao módulo 2 da pós lato sensu da Universidade cujo objetivo é a aplicabilidade das ferramentas da Semiótica na criação e gestão de processos criativos em comunicação, marketing e publicidade.

O curso é composto de seis encontros, todas as segundas das 19h às 22h40 no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.



Filme brasileiro "1,99" é uma das
produções da filmografia do curso
que será discutido nas aulas
O conteúdo pretende inicialmente fazer um painel das principais abordagens semióticas em torno do fenômeno cultural da mercadoria – processos de semiotização da imagem de marcas, dos desejos e fantasias, do consumo simbólico e a convergência da semiótica com a psicanálise freudiana e junguiana.

Na prática, a partir de estudos de caso procurar-se-á compreender mecanismos e dinâmicas que transformam em signos afetos, emoções e processos cognitivos do consumidor.

A proposta do curso é, por assim dizer, maquiavélica: de um lado, apresentar as ferramentas que constroem na atualidades os processos subliminares e cognitivos de construção de imagens de marcas e produtos tangíveis – objetivo de fundamental interesse para profissionais criativos da área; e do outro, oferecer ferramentas críticas e de defesa ao consumidor contra processos manipulativos da indústria do consumo e entretenimento.

Abaixo o conteúdo da disciplina que, como o assíduo leitor do Cinema Secreto: Cinegnose poderá perceber, são compostos por muitos temas e filmografia cuja discussão foi iniciada no espaço desse blog.

Mais informações sobre a pós em Comunicação e Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi clique aqui.

A Linguagem das mercadorias

Wilson Roberto Vieira Ferreira

Ementa:

Aspectos semióticos da mercadoria: publicidade, pesquisa de imagem de marca e teoria do consumo simbólico; teorias semióticas da mercadoria: abordagens antropológicas, percepção da mercadoria como signo, sócio-mitologia e psicanálise da signalização publicitária; processos de semioticização das mercadorias: o signo utilitário, o signo-álibi, o signo-distinção, o signo-mito e o signo-arquétipo.

Programa:

18 de agosto: Abordagem panorâmica do conteúdo do curso: uma história da “engenharia do espírito“ na publicidade e marketing: o comportamental, o psicológico, o psíquico e o arquetípico no consumo.

25 de agosto: o signo social e econômico – Escola de Frankfurt e o fetichismo da mercadorias – o signo-fetiche no valor agregado da imagem da marca.

01 de setembro: semiótica pierciana e a percepção do signo: afecção, emoção e cognição. Percepção indicial, icônica e simbólica. Os processos de semiose e de interpretação do signo publicitário. A psicanálise da signalização publicitária.

08 de setembro: abordagens antropológicas do signo: Jean Baudrillard e o signo como dádiva e simulacro. Roland Barthes e o signo como mitologia. O consumo como sistema semiológico e linguístico.

15 de setembro: o signo-arquétipo na semiotização global das mercadorias: a Adgnose e a “espiritualização” das mercadorias. Psicanálise profunda de Jung e o conceito de arquétipos: valores e estilos de vida de consumo semiotizados pelo signo-arquétipo.

22 de setembro: seminários em grupos com análises semióticas em estudo de caso.

Bibliografia


BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.

_____________. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Perspectiva, 2000.

BARTHES, Roland. Mitologias. Lisboa: Difel, 2003.

FERREIRA, Wilson Roberto V. O Caos Semiótico – ensaios críticos de estudos da comunicação, São Paulo: Livrus, 2012.

_________ . “Ad-Gnose: a engenharia do espírito na publicidade”, COMUNICON 2012, São Paulo: ESPM.

HAUG, Wolfgang F., Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.

MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Dicionário de Comunicação, São Paulo: Paulus, 2014.

MARTINS, José S., O Poder da Imagem, S. Paulo: Makron Books, 1995.

_________. A Natureza Emocional da Marca. São Paulo: Campus, 2007.

PEARSON, Carol. Awakening the Heroes Within: Twelve Archetypes That Help Us Find Ourselves and Transform our World, Harper SanFrancisco, 1991.

_________. The Hero and the Outlaw: Building Extraordinary Brands Through The Power of Archetypes, McGraw-Hill, 2001.


Filmografia

1,99 – um supermercado que vende palavras, Marcelo Mazagão, Brasil, 2003.

Compramos e Vendemos Sentimentos, (curta), Vitor Pedrosa e Francisco Souza, Portugal, 2007.

Supermercado, (curta), Fernando Huck, Brasil, 2012.


O Século do Ego, (documentário), Adam Curtis, Reino Unido, 2002.

A Liguagem das Mercadorias


Módulo 2 da pós-graduação lato sensu em Comunicação e Semiótica
Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo
Campus Vila Olímpia
Rua Casa do Ator, 294.
Datas: de 18 de agosto a 22 de setembro
Toda segunda-feira das 19h às 22h40


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