O humilde editor desse blog inicia no dia 18 de agosto o curso “A Linguagem
das Mercadorias” na pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Universidade
Anhembi Morumbi em São Paulo. Um curso com proposta, por assim dizer, “maquiavélica”: ao
mesmo tempo em que oferecerá ferramentas práticas derivadas da semiótica e
psicanálise para profissionais de gestão e criação em publicidade, marketing e
comunicação, também desenvolverá ferramentas críticas para o consumidor se
proteger das manipulações e abusos da indústria do consumo e entretenimento.
Esse
humilde blogueiro inicia no dia 18 de agosto o curso na pós graduação em
Comunicação e Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi intitulado “A Linguagem
das Mercadorias”. O curso pertence ao módulo 2 da pós lato sensu da
Universidade cujo objetivo é a aplicabilidade das ferramentas da Semiótica na
criação e gestão de processos criativos em comunicação, marketing e
publicidade.
O
curso é composto de seis encontros, todas as segundas das 19h às 22h40 no
campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi.
Filme brasileiro "1,99" é uma das produções da filmografia do curso que será discutido nas aulas |
O
conteúdo pretende inicialmente fazer um painel das principais abordagens
semióticas em torno do fenômeno cultural da mercadoria – processos de
semiotização da imagem de marcas, dos desejos e fantasias, do consumo simbólico
e a convergência da semiótica com a psicanálise freudiana e junguiana.
Na
prática, a partir de estudos de caso procurar-se-á compreender mecanismos e
dinâmicas que transformam em signos afetos, emoções e processos cognitivos do
consumidor.
A
proposta do curso é, por assim dizer, maquiavélica: de um lado, apresentar as
ferramentas que constroem na atualidades os processos subliminares e cognitivos
de construção de imagens de marcas e produtos tangíveis – objetivo de
fundamental interesse para profissionais criativos da área; e do outro,
oferecer ferramentas críticas e de defesa ao consumidor contra processos
manipulativos da indústria do consumo e entretenimento.
Abaixo
o conteúdo da disciplina que, como o assíduo leitor do Cinema Secreto:
Cinegnose poderá perceber, são compostos por muitos temas e filmografia cuja
discussão foi iniciada no espaço desse blog.
Mais informações sobre a pós em Comunicação e Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi clique aqui.
Mais informações sobre a pós em Comunicação e Semiótica da Universidade Anhembi Morumbi clique aqui.
A Linguagem das mercadorias
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Ementa:
Aspectos semióticos da
mercadoria: publicidade, pesquisa de imagem de marca e teoria do consumo
simbólico; teorias semióticas da mercadoria: abordagens antropológicas,
percepção da mercadoria como signo, sócio-mitologia e psicanálise da
signalização publicitária; processos de semioticização das mercadorias: o signo
utilitário, o signo-álibi, o signo-distinção, o signo-mito e o signo-arquétipo.
Programa:
18 de agosto: Abordagem
panorâmica do conteúdo do curso: uma história da “engenharia do espírito“ na
publicidade e marketing: o comportamental, o psicológico, o psíquico e o
arquetípico no consumo.
25 de agosto: o signo social e
econômico – Escola de Frankfurt e o fetichismo da mercadorias – o signo-fetiche
no valor agregado da imagem da marca.
01 de setembro: semiótica pierciana
e a percepção do signo: afecção, emoção e cognição. Percepção indicial, icônica
e simbólica. Os processos de semiose e de interpretação do signo publicitário.
A psicanálise da signalização publicitária.
08 de setembro: abordagens
antropológicas do signo: Jean Baudrillard e o signo como dádiva e simulacro.
Roland Barthes e o signo como mitologia. O consumo como sistema semiológico e
linguístico.
15 de setembro: o signo-arquétipo
na semiotização global das mercadorias: a Adgnose e a “espiritualização” das
mercadorias. Psicanálise profunda de Jung e o conceito de arquétipos: valores e
estilos de vida de consumo semiotizados pelo signo-arquétipo.
22 de setembro: seminários em
grupos com análises semióticas em estudo de caso.
Bibliografia
BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de
Consumo. Lisboa: Edições 70, 2007.
_____________. O Sistema dos
Objetos. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BARTHES, Roland. Mitologias.
Lisboa: Difel, 2003.
FERREIRA, Wilson Roberto V. O Caos Semiótico – ensaios críticos de
estudos da comunicação, São Paulo: Livrus, 2012.
_________ . “Ad-Gnose: a
engenharia do espírito na publicidade”, COMUNICON
2012, São Paulo: ESPM.
HAUG, Wolfgang F., Crítica da Estética da Mercadoria. São Paulo: UNESP, 1997.
MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Dicionário de Comunicação, São Paulo:
Paulus, 2014.
MARTINS, José S., O
Poder da Imagem, S. Paulo: Makron Books, 1995.
_________. A
Natureza Emocional da Marca. São Paulo: Campus, 2007.
PEARSON, Carol. Awakening the Heroes Within: Twelve Archetypes That Help Us
Find Ourselves and Transform our World,
Harper SanFrancisco, 1991.
_________. The Hero and the
Outlaw: Building Extraordinary Brands Through The Power of Archetypes,
McGraw-Hill, 2001.
Filmografia
1,99 – um
supermercado que vende palavras, Marcelo Mazagão, Brasil, 2003.
Compramos
e Vendemos Sentimentos, (curta), Vitor Pedrosa e Francisco Souza, Portugal,
2007.
Supermercado, (curta),
Fernando Huck, Brasil, 2012.
O Século
do Ego, (documentário), Adam Curtis, Reino Unido, 2002.
A Liguagem das Mercadorias |
Módulo 2
da pós-graduação lato sensu em Comunicação e Semiótica
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Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo
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Campus
Vila Olímpia
|
Rua Casa do Ator, 294.
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Datas:
de 18 de agosto a 22 de setembro
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Toda
segunda-feira das 19h às 22h40
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