As sequências em "bullet time" do filme "Matrix" ("The Matrix", 1999) teriam se inspirado em trechos dos Evangelhos Apócrifos Gnósticos do início da Era Cristã? As narrativas do cinema hollywoodiano atual parecem se estruturar em dois mitos: o "monomito" da jornada do herói (Queda,Martírio, Morte e Ressurreição) e o "insight" místico de que a realidade é uma ilusão.
Em
minhas pesquisas iniciais sobre Cinema e Gnosticismo no Mestrado, o texto “The
Clouds Astonished – Gnostic Themes in Popular Cinema” (As Nuvens Atônitas –
Temas Gnósticos no Cinema Popular) foi um dos primeiros subsídios encontrados
na Internet. O problema é que o texto parece ser apócrifo, apenas assinado por
iniciais ou pseudônimo. Há tempos esse texto circula por fóruns de discussão
sobre cinema, sem se saber exatamente a fonte.
A
despeito da sua natureza não-científica, o texto oferece um interessante
paralelismo entre as visões criadas em trechos dos evangelhos apócrifos
gnósticos e sequências de filmes, como no filme “Matrix”: os efeitos em “bullet
time” e o congelamento de ações e objetos enquanto a câmera gira comparado com
a imagem descrita no Evangelho “Atos de João” que descreve o momento do
nascimento de Cristo onde as “nuvens ficaram atônitas” e os “pássaros pararam”
em pleno voo.
Além
disso, o texto sugere uma estrutura mítica a partir da qual os filmes gnósticos
são construídos: em primeiro lugar esses filmes partilhariam de um “monomito”
comum a todos os filmes, a narrativa do “herói de mil faces” tal como descrita
pelo historiador e mitólogo Joseph Campel (veja CAMPBEL, Joseph. “O Herói de
Mil Faces”, Pensamento, 1995) – o drama da jornada de queda, martírio, morte e
ressurreição do herói. Sobre essa narrativa comum o filme gnóstico construiria
outra narrativa arquetípica: o súbito “insight” do herói de que a realidade
seria uma ilusão.
O
texto ainda lança uma hipótese para o súbito aparecimento de temas míticos
gnósticos no cinema popular contemporâneo: esses filmes expressariam uma nova
sensibilidade a partir do surgimento das interfaces virtuais e os efeitos com
imagens geradas em computador: o crescimento dessas tecnologias no horizonte
cultural que sugere uma noção plástica da realidade, como uma estrutura
ilusória que poderia ser construída e manipulada.
AS
NUVENS ATÔNITAS – TEMAS GNÓSTICOS NO CINEMA POPULAR
Por
FP
Quando,
no filme "Show de Truman" (The Truman Show, 1998), o herói é
questionado sobre porque ele não percebia que era a única pessoa real em uma
cidade fictícia povoada por atores, o diretor do espetáculo (Cristoff)
responde: "Nós aceitamos a realidade tal como nos é apresentada." Este é o tema comum dos
sistemas de crenças heréticas agrupados como Gnosticismo, que floresceu pouco antes do advento do Cristianismo. Em linhas gerais, os Gnósticos também acreditavam que vivemos prisioneiros em
uma obra de ficção, dentro da qual somente o conhecimento pode nos libertar.
Qual a diferença entre o mundo onírico e o real? |
O escritor Philip K Dick, que foi grandemente
influenciado por seus estudos sobre o Gnosticismo e por suas próprias experiências
místicas, em "The Adjustment Team " (a adaptação cinematográfica é
“Os Agentes do Destino” – 2011) descreve o trabalho de um grupo de seres que,
enquanto os humanos dormiam, reorganizavam a realidade que rodeava. Embora haja
uma linha tênue entre paranoia e
questionamento, essas visões apontam para uma estrutura mais profunda por trás
das aparências. E cada vez mais esse questionamento tem sido expresso através
do cinema. Certamente tal questionamento gnóstico de nossa experiência provou
ser um terreno fértil para o cinema elaborar narrativas que constroem realidades
alternativas – fato que torna muito desses filmes verdadeiras peças de ironia e
auto-referência.
Muitos desses modernos filmes que descrevem mundos
pós-apocalípticos têm, certamente, suas raízes nos ensinamentos cristãos e
gnósticos. Se nos filmes catástrofe o mundo acaba em inundações,
fome, bombardeio de meteoros, peste ou guerra nuclear, podemos ver em larga
escala tais descrições em antigos textos gnósticos:
"E isso deve vir no dia do juízo sobre aqueles que se afastaram da fé em Deus e que cometeram o pecado: Inundações (cataratas) de fogo serão liberadas, e as trevas e obscuridade deverão vestir como um véu todo o mundo e as águas transformar-se-ão em brasas e tudo o que há nelas se acenderá, e o mar se tornará fogo. Sob o céu haverá um forte incêndio que não poderá ser apagado para se cumprir a sentença da ira. E as estrelas devem voar em pedaços através de chamas de fogo, como se não tivessem sido criadas e os poderes (firmamentos) dos céus desaparecerão como se nunca tivessem existido. E os relâmpagos do céu e seus assustadores encantos cessarão.
E tão logo toda a criação se dissolva, os homens que estão no leste fugirão para o ocidente, e os que estão no sul fugirão para o norte. E em todos os lugares a ira do fogo terrível os alcançará e uma chama inextinguível os guiará para o julgamento da ira, até o rio do fogo que emana chamas, então, haverá um grande ranger de dentes entre os filhos dos homens." (Evangelho Apócrifo “O Apocalipse de Pedro” – Biblioteca de Nag Hammadi)
Cidade das Sombras (Dark City, 1998) |
O advento das interfaces de realidade virtual em
nossa própria percepção e a possibilidade criadas pelos mundos gerados por
computador deram outros meios de expressar a preocupação gnóstica. "Matrix"
narra como seres humanos presos em uma realidade construída por computadores
conseguem despertar e escapar. Da mesma forma que há o mito comum do "herói de mil
faces" empenhado em uma jornada para matar o monstro e voltar para sua casa
triunfante, há um outro tema arquetípico místico: o súbito “insight” forçando
descoberta da verdade que possibilita a fuga da ilusão.
No
filme, os efeitos especiais dão uma sensação de “comic-book” para a ação, congelam
os movimentos e alteram a velocidade de objetos em uma mesma cena, o que também
reforça a noção plástica de uma realidade construída que os personagens aprendem
a manipular como fossem poderes super-humanos ou mágicos.
Compare
as cenas do filme com essa descrição típica da iluminação gnóstica:
"Na hora da Natividade, como José olhou para o ar, 'Eu vi', diz ele," as nuvens atônitas, e as aves do céu parando no meio do seu voo.... E vi as ovelhas dispersas e ainda... a ovelha parou e eu vi um rio, e vi as crianças com a boca perto da água, tocando-a, mas não a bebiam. " (Evangelho Apócrifo de Tiago ou “Proto-Evangelho” – Biblioteca de Nag Hammadi)
A “Matrix” dentro da qual a nossa realidade
virtual é construída também pode ser vista como semelhante ao cérebro humano, uma
representação plástica da realidade, mesmo que não havendo “feedback” do ambiente. Um
exemplo podem ser os chamados “membros fantasmas” que são sentidos, embora o
membro físico já não esteja presente. Que o ambiente é uma construção mental já foi há muito
tempo percebida por gnósticos e xamãs a
partir da alteração das suas percepções e mapas mentais com o uso de técnicas
místicas como a meditação, oração e estímulos físicos, tais como o jejum e
dança.
Matrix: "bullet time" e os Evagelhos Gnósticos |
Os filmes já mencionados lidam com ambientes
fictícios, que dão aos personagens uma falsa noção da realidade. Muitas
vezes, isso ocorre porque o verdadeiro estado do mundo é incompreensível ou
assustador e por esse motivo é escondido dos personagens. É também
um paralelo com o nosso crescimento desde a infância até a maturidade, onde
chegamos a compreender o ambiente social e assumimos as nossas
responsabilidades dentro dele.
Na
estória de Philip K. Dick chamada "Time Out of Joint" (“O Homem Mais
Importante do Mundo”, 1959), temos o protagonista que vive em um mundo ficcional
onde habitualmente joga palavras cruzadas. Percebemos, na medida em que
a história avança, que o mundo real está
em guerra e o personagem é a única pessoa que é capaz de calcular alvos para os
destinos das armas. Devido
à tensão que esta responsabilidade geraria, ele sofre uma lavagem cerebral e é
inserido num ambiente artificial, que se correlaciona com o mundo real, de tal
modo que obtém os alvos a partir de seu jogo de palavras cruzadas.
Muitas
escolas gnósticas de pensamento certamente ensinaram que a realidade está além
do medo, e que o medo deve ser enfrentado para se obter a verdade. Da mesma forma, tais
sistemas iniciáticos muitas vezes têm doutrinas de correlação ou "simpatias",
onde os eventos são relacionados em um mapa de um mundo para outro. "Tal como
acima, assim abaixo", e da mesma forma que as palavras cruzadas tem
significado em outro mundo, assim também nossas ações diárias refletem e
informam o mundo real.
Outros filmes lidam com o tema de como aspectos internos da personalidade podem ser construídos por alguma forma ficcional. Na Cabala, na qual estão integrados ensinamentos gnósticos, tal ideia é transmitida pelo “Klippoth”, “cascas”, ou “camadas” de pensamentos que nos separam da realidade divina.
O filme “O Vingador do Futuro” (Total
Recall, 1990) tomou um aspecto da história de Philip K. Dick "We Can
Remember It for You Wholesale", quando deu uma identidade fictícia ao seu
personagem principal, cuja verdadeira identidade é descoberta no final da
narrativa para, então, ser superada pela "Redenção" do
personagem ficcional. As
alterações feitas na personalidade são um pouco parecidas com a substituição de
uma peça de um motor de um carro velho por um componente novo. Muitas vezes
isso tem o efeito de adicionar mais pressão sobre os componentes ao redor para,
em seguida, estes começarem também a quebrar.
Filmes
mostram isso através de personagens que experimentam “flashbacks” e visões –
aqueles que trabalham com supermercado espiritual do autoconhecimento irão reconhecer
isso: quando alguém trabalha para corrigir uma parte de si mesmo acaba sofrendo avarias em outras áreas de sua vida, ou tem que ir para
uma outra terapia ou devoção para reparar outros problemas por questões
trazidas pela primeira posição. Todo o trabalho deve ser holístico e deve ter em conta a
matriz total como um sistema integrado, onde tudo está conectado.
Em "Vidas em Jogo" (The Game, 1997), com
Michael Douglas é provavelmente um dos retratos mais interessantes desse
trabalho de revelação e de fuga do apego ao mundo material. O
personagem que sofre a ação do jogo em questão é um empresário arquetípico,
impiedoso e perturbado, que é induzido a experimentar uma mudança de vida
causará impacto em todas as partes da sua personalidade. Depois da
sequência de morte e renascimento, ele enfrentará a raiz do problema em sua
psique e literalmente saltará em um abismo, que é um tema comum em textos
místicos. Um especial aspecto
do autoconhecimento que é desenvolvido no filme é quando o herói recebe várias
chaves ou objetos em diferentes pontos do jogo, cujo uso não é óbvio até o
instante em que esteja em situações em que seja necessária a utilização dos objetos. De forma
semelhante, as experiências de vida nos equipa, os livros nos informam, os
professores nos ensinam, mas todas essas lições e recursos que nos capacitaram
só serão usados muitos anos mais tarde.
Mitos e contos de fadas também ensinam a lição do
presente indesejado e do talento desconhecido. É verdade
que nada é desperdiçado, há uma grande quantidade de chumbo que é recolhido ao
longo da nossa vida, pesado, maçante e cinza, que pode mais tarde a se transformar
em ouro!
Como
a realidade pode permear uma ficção é significativamente retratado no filme
"A Vida em Preto em Branco" (Pleasantville, 1998), que usa um efeito
simples, mas brilhantemente executado, para abordar outras questões como o
racismo e movimentos de caça às bruxas como o McCarthismo. Os protagonistas do mundo
real caem em mundo preto e branco da novela televisiva chamada “Pleasantville”
e passam aos poucos a influenciar os seus habitante, fazendo aos poucos as
cores se infiltrarem naquele mundo. Mais uma vez, um tema
gnóstico comum é que a iluminação do mundo pela cor:
"29. Mas, tu se tornou para mim um bom pintor, Licomedes. Tu tens as cores que Ele te dá através de mim, que pintou a todos nós, até Jesus, que conhece as formas e aparências e posturas e disposições e tipos de almas. E as cores com que eu te ordeno pintar são estas: a fé em Deus, conhecimento, temor a Deus, amizade, comunhão, humildade, bondade, amor fraterno, pureza, simplicidade, tranquilidade, destemor, sobriedade, e toda a gama de cores que se assemelham a das tuas almas. "(Evangelho Gnóstico ou Atos de João” – Biblioteca de Nag Hammadi)
Outro tema do ensino cristão, os anjos, é
tratado no filme "Cidade dos Anjos" (City of Angels, 1998), onde são retratados
caminhando ao lado de uma humanidade cega - só os "mortos e delirantes"
podem vê-los. Eles são comoventemente retratados em uma cena onde
tocam suavemente as cabeças de um lojista e de um criminoso armado, para induzi-los através de uma situação que foi produzida pelo próprio livre-arbítrio. Os anjos
podem simplesmente agir como mensageiros que ligam entidades isoladas com um
bem maior.
O
filme “Alucinações do Passado” (Jacob’s Ladder, 1990) tem o conceito gnóstico
de que nosso apego ao mundo perceptivo é a coisa principal que nos impede de
experimentar o mundo real. Devemos
"morrer", a fim de nos libertar da prisão de um mundo ficcionalmente construído. Novamente, isso é uma coisa
terrível, pois uma vez que consideramos necessário alcançar a verdade, nesse
momento de busca ainda não conseguimos enxergá-la; precisamos ter fé, loucura
ou esgotar todas as outras possibilidades antes de darmos o salto final. As
últimas sequências do filme “Alucinações do Passado”, que envolvem uma escada,
nos lembram dos fundamentos do misticismo gnóstico onde podemos alcançar a redenção
e, através do sofrimento trazido pelo conhecimento, vir a compreender a verdade
"depois de todas as sombras tiverem desaparecido; então verás o fogo sagrado, aquele que
lança dardos e flashes das ocultas profundezas deste universo. Ouça a voz do
fogo! "
ASTONISHED CLOUDS FILM LIST
- City of Angels, 1998, dir. Brad Silberling, writer Wim Wenders.
- Dark City, 1998, dir. Alex Proyas, writer Alex Proyas.
- Fearless, 1993, dir. Peter Weir, writer Rafael Yglesias.
- Jacob’s Ladder, 1990, dir. Adrian Lyne, writer Bruce Joel Rubin.
- Pleasantville, 1998, dir. Gary Ross, writer Gary Ross.
- The Game, 1997, dir. David Fincher, writer John D. Brancato, Michael Ferris (III).
- The Matrix, 1990, dir. Andy & Larry Wachowski.
- The Truman Show, 1998, dir. Peter Weir, writer Andrew Nicol.
- Total Recall, 1990, dir. Paul Verhoeven, writer Philip K. Dick (story) Ronald Shusett.
- Você Sabe que é Gnóstico Quando...
- Gnosticismo é o "Jazz" das Religiões
- Os Pontos-Chave do Gnosticismo para iniciantes
- Primeiro Lugar: o que é Gnosticismo e Gnose
- A Realidade Oculta de Phip K. Dick em Minority Report
- O Gnosticismo Pop em Philip K. Dick