Um universo criado por poderes inferiores que confina os seres humanos através do sono e da ignorância. Tais poderes têm um propósito principal: aprisionar as partículas de luz presentes nos seres humanos para, dessa maneira, perpetuar o esquecimento da nossa verdadeira origem e morada. Conheça alguns pontos-chave da filosofia gnóstica.
1.Há uma unidade espiritual original e transcendental da qual emanou uma gigantesca manifestação de pluralidades.
2.O universo manifesto da matéria e do espírito não foi criado pela unidade espiritual original, mas por seres espirituais que possuem poderes inferiores.
3.Um dos objetivos destes criadores é a separação eterna dos seres humanos da unidade original (Deus).
4.O ser humano é um composto: o aspecto exterior é obra das criaturas inferiores, enquanto o aspecto interior é o da partícula de luz que decaiu da unidade divina original.
5. As sagradas partículas de luz estão aprisionadas na sonolência da prisão física e material, submetidas pelas forças materiais e mentais
6.As partículas de luz adormecidas não foram abandonadas pela unidade original, mas há um esforço a partir dessa unidade para que ocorra o despertar e a libertação.
7.O despertar da essência divina imersa nos seres humanos vem através do conhecimento salvífico, chamado de "gnose".
8.A Gnose não é provocada pela crença ou pelo desempenho de ações virtuosas ou por obediência aos mandamentos. Estas, na melhor das hipóteses, serve para o preparo das condições que propiciem um conhecimento libertador.
9. Pertencem aqueles que auxiliam as partículas de luz adormecidas, a uma determinada posição de honra e importância vinculada a uma emanação feminina da unidade original, Sophia (Sabedoria). Ela estava envolvida na criação do mundo e, desde então, manteve-se como o guia de suas órfãs crianças humanas.
10.Desde os primeiros tempos da história, mensageiros da Luz foram enviados da unidade originária com o propósito de fazer avançar a gnose na alma dos seres humanos.
11.A maior destes mensageiros em nossa matriz histórica e geográfica foi o Logos que desceu de Deus manifestado em Jesus Cristo.
12.Jesus exerceu um ministério duplo: ele era um professor, dando instruções sobre o caminho da gnose, e ele foi um hierofante, contando os mistérios.
13.O mistérios transmitidos por Jesus (que também são conhecidos como sacramentos) são auxiliares poderosos para a gnose e foram por ele confiados aos seus apóstolos e sucessores.
14.Através da prática espiritual dos mistérios (sacramentos) e uma incansável e intransigente busca da gnose, os seres humanos podem constantemente avançar em direção da libertação de todos os confinamentos, materiais e de outras formas. O objetivo final desse processo de libertação é a conquista do conhecimento salvífico e, com ele, a libertação da existência encarnada e o retorno para a unidade original."
WIKIHOW, "How To Be Come a Gnostic", In: Aeon Byte Gnostic Radio Show (disponível em http://www.wonderhowto.com/how-to-become-gnostic-072028/).
Postagens Relacionadas: