Era uma vez o colapso econômico da antiga
União Soviética. Diante da inevitável decadência do modelo comunista de Estado,
seus dirigentes partiram para uma inédita tática de “gestão da percepção”:
manter a aparência de normalidade através de narrativas ficcionais que minavam
a percepção das pessoas, criando aversão à política fazendo-as tocarem a vida
como se nada estivesse acontecendo. Isso chama-se “HiperNormalização”, tática
copiada pelo Ocidente desde Ronald Reagan nos anos 1980 – levar conceitos do teatro
de vanguarda e dos roteiros hollywoodianos para o centro da Política a tal
ponto que a diferença entre realidade e mentira passa a ser desprezada pelas
pessoas e pelo próprio jornalismo. Dessa maneira, Trump “surpreendentemente”
chegou a poder nos EUA. Esse é o tema do documentário da BBC
“HyperNormalisation” (2016), realizado pelo britânico Adam Curtis. A história
de como a política foi derrotada pela ilusão enquanto as pessoas apolíticas
desistiram de mudar o mundo, refugiando-se no ciberespaço. Enquanto isso,
corporações e o sistema financeiro administram tranquilamente o deserto do real.
Era o ano de 2002 e o Primeiro Ministro
inglês Tony Blair e o presidente dos EUA George Bush estava possuídos pela
ideia de que o mundo deveria se livrar de Saddam Hussein. Estavam determinados
em achar qualquer coisa que provasse as más intenções do ditador iraquiano.
Então o chefe do MI-6, o serviço de
inteligência britânico, contou empolgado a Blair que tinha conseguido acesso
direto ao programa de armas químicas de destruição em massa de Hussein. Disse
que a fonte confirmava tudo! O Iraque estava produzindo grandes quantidades de
gás Sari e VX, letais para o sistema nervoso. Estavam sendo carregados em
“esferas ocas de vidro”.
Mas alguém do MI-6 notou que os detalhes
relatados pela fonte eram idênticos às cenas do filme A Rocha (1996) com Sean Connery e Nicolas Cage.
As diferenças entre realidade e ficção ficam
ainda mais tênues quando percebemos que os anos que antecederam aos atentados
nos EUA em 2001 tiveram um inédito pico de produção de filmes hollywoodianos
sobre destruição em massa perpetrados por aliens, monstros e terroristas como,
por exemplo, Independence Day ou Godzilla. E Nova York era sempre a
cidade icônica das catástrofes.
Essas são algumas das histórias narradas pelo
documentário HyperNormalisation
(2016), documentário BBC do britânico Adam Curtis (O Século do Ego, All Watched
Over by Machines of Loving Grace). O tema geral do documentário é mostrar
como, desde a década de 1970, governos, financistas, jornalistas e utopistas
tecnológicos abandonaram o mundo real e não só construíram como também passaram
a viver nesse mundo falso simplista, esquemático e maniqueísta. Um mundo
administrado por corporações e mantido estável pela política.
Esse mundo simplista passou a ser
administrado pela “gestão da percepção”, uma versão hiper-realizada da antiga
engenharia de opinião pública – enquanto no passado, através das técnicas
clássicas de retórica, mobilizava-se uma engenharia de relações públicas para inculcar
ideologias, ideias ou conceitos, agora com a “HiperNormalização” criam-se
“climas de opinião” e “ondas de choque” cujo eixo central e apagar as
fronteiras entre ficção e realidade – mais precisamente, entre as narrativas de
entretenimento (filmes, animações, literatura, minisséries etc.) e os
acontecimentos pautados pelo noticiário da grande mídia.
Aversão à política e individualismo
Dividido em nove episódios, Curtis mostra
como a estratégia de HiperNormalização surgiu na antiga União Soviética nos anos
1970 para depois ser adotada pelas potências do Ocidente. Durante o colapso
econômica da URSS, o governo soviético mantinha a aparência de normalidade como
se tudo pudesse ser planejado a partir de imagens grandiosas, tal como as
glórias olímpicas no esporte. Resignados e desiludidos com a política, os
cidadãos tocavam suas vidas fingindo que tudo estava normal porque não
encontravam alternativas para o futuro. O escritor Alexei Yurchak chamou isso
de “HiperNormalização”, uma espécie de profecia-autorrealizável aceita por
todos como real.
No Ocidente, a estratégia da HiperNormalização
foi fundada em dois princípios: a aversão à Política porque é algo muito
complexo e, em si, corrupta; e o refúgio no individualismo e em narrativas que,
num “efeito bolha”, simplificavam o mundo por meio de narrativas esquemáticas
inspiradas em produções de entretenimento.
Para Adam Curtis, a partir dos anos 1970 toda
uma geração desistiu de transformar o mundo, refugiando-se no individualismo
empoderado por um verdadeiro flashback
lisérgico dos anos 1960: a utopia tecnológica do ciberespaço nos anos 1980
(principalmente na visão utópica de John Barlow) como um mundo alternativo
livre das restrições políticas e jurídicas, mas que escondia o poder crescente
das corporações financeiras.
Desconexão do real
O mundo da especulação financeira que cresceu
a partir do colapso econômico de Nova York de 1975 – com a crise fiscal, a
cidade foi entregue à ideia de que os sistemas financeiros (e não mais o
Estado) podiam gerir a sociedade. Donald Trump emerge nesse momento, adquirindo
imóveis abandonados sob isenção de impostos, tornando Nova York uma cidade
elitista.
Trump, ao lado do presidente Ronald Reagan
nos anos 1980, seriam os precursores de um tipo de política totalmente
desconectado da realidade com uma gestão de percepção capaz de distrair as
pessoas das complexidade do mundo real – por exemplo, a criação do super-vilão
Muammar Kadhafi como responsável por atentados em Roma, Viena e numa discoteca
em Berlim naquela década.
Papel prontamente aceito pelo líder líbio,
que não resistia aos holofotes da grande mídia. Como mais tarde nos anos 1990,
na Guerra do Golfo, Saddam Hussein também aceitaria o mesmo papel na sua
cruzada em se tornar um midiático líder do povo árabe.
Enquanto isso, antigos líderes da causa
socialista nos EUA como a atriz Jane Fonda desistiam do mundo real: o
documentário mostra um dos seus vídeos de exercícios aeróbicos na TV exortando
as pessoas a cuidarem do seu próprio corpo porque “o mundo lá fora é complicado
demais e, pelo menos, podemos controlar o próprio corpo”.
Acreditando na própria mentira
O mais incômodo no documentário HyperNormalisation não é tanto o
fenômeno da “gestão da percepção”, mas principalmente como os líderes
ocidentais parecem crer nas próprias narrativas criadas pelos seus assessores,
relações públicas e serviços de inteligência.
Enquanto a Política transforma-se numa
espécie de mundo autônomo de simulações no qual os seus líderes entram de tal
forma nos papéis ficcionais que esquecem quem foram, no mundo real corporações
e o sistema financeiro administram o equilíbrio sistêmico de lucros e
desigualdade, livres de qualquer escrutínio de uma sociedade que desistiu do
mundo real.
Para Curtis, esse mundo global, cuja
estrutura foi imaginada pelo Secretário de Estado Henry Kissinger nos anos
1970, só foi possível com a divisão do mundo árabe e a manutenção dos conflitos
no Oriente Médio.
Trump, Obama, Reagan, Blair, Bush, etc. seriam
líderes que acreditam nas suas própria pantomimas. Personagens ficcionais
criados para consumo massivo através da grande mídia e que simplificam a
complexidade da política real ao participarem de narrativas ficcionais, muitas
vezes extraídas de roteiros de sucessos hollywoodianos.
Jornalismo difícil
HyperNormalisation mostra ainda que fazer jornalismo nesse
cenário torna-se cada vez mais complicado. Além da grande mídia virar uma
correia de transmissão para essas narrativas simplistas, a própria essência,
digamos assim, “hermenêutica” do jornalismo (encontrar a verdade por trás da
mentira) é colocada em xeque – expor mentiras e falar a verdade sempre foi a
crença dos jornalistas.
Porém, como encontrar a verdade se a própria
matéria-prima das informações tornam-se não-acontecimentos? Nesse ponto, o
documentário converge com as teorias do pensador francês Jean Baudrillard sobre
a ordem dos simulacros e simulações. Para Baudrillard, os simulacros
substituiriam a própria realidade a tal ponto que chegaríamos ao estágio final
com o hiper-real: para toda a sociedade a distinção entre realidade e ficção
passa a ser cada vez mais ociosa. Ninguém mais se importa com isso quando tanto
uma coisa ou outra produz efeitos reais: guerras, atentados, ódio, crises,
mortes etc.
Adam Curtis dá dois exemplo de como o
jornalismo simplista foi muitas vezes derrotado pela realidade: primeiro, a
queda do Muro do Berlim e o fim da União Soviética que pegou tanto a imprensa
quanto escritores e acadêmicos de surpresa, de tanto o Ocidente estar
mergulhado no simplismo hollywoodiano criado por Ronald Reagan.
E segundo, a vitória de Donald Trump na
eleição presidencial: Trump derrotou o jornalismo porque para ele a diferença
entre a verdade e a mentira é irrelevante. De tanto levar à sério suas
pantomimas como fossem ações políticas reais, paradoxalmente sempre o consideraram uma piada.
HiperNormalização, polarização e ódio
Para Curtis, não é surpreendente que Vladimir
Putin o admira. Por trás do presidente russo está Vladislav Sukov, profissional
que veio do mundo do teatro cuja gestão de percepção baseia-se em pegar ideias
do teatro de vanguarda e colocá-las no centro da política.
Surkov transformou a política
russa em uma confusa e constante troca de peças. E com isso minou a percepção
do público para que nunca tivessem certeza do que estava acontecendo.
Resultado: as pessoas criam crescente aversão à política, mas, paradoxalmente,
voltam a interessar-se por ela através das narrativas simplistas e ficcionais
que sempre catalisam sentimentos e emoções nos telejornais – a pobre menina
twitteira de Aleppo, Síria; os terroristas feios, sujos e malvados do ISIS etc.
Por isso, a explosão da polarização política,
ódio e intolerância, tão bem explorados por Trump e, como destaca Curtis,
também nas diversas “Primaveras” que floresceram na Tunísia, Egito e outros
países árabes – e, por que não dizer, também no Brasil onde a polarização
política (que deu força a todo inconsciente cultural reprimido pela democracia
– intolerância, racismo, misoginia, xenofobia etc.) foi o combustível para
transformações políticas exigidas por aquele complexo mundo real distante da
gestão de percepções: as demandas corporativas e financeiras de uma secreta
geopolítica global.
As mais de duas horas de HyperNormalisation são um verdadeiro bombardeio de informações e
imagens documentais que suscitam uma série de subtemas que vão além do espaço
dessa postagem. Entre esses subtemas está o papel do ciberespaço na gestão da
percepção: como o conceito de Inteligência Artificial dos anos 1960-70 se
transformou nos algoritmos atuais com os quais também se gerencia essa fuga
individualista desesperançada de usuários apolíticos para a Internet e redes
sociais.
Mas isso será tema de uma próxima postagem. Assista ao documentário completo abaixo. Legenda ocultas. Clique em "detalhes" para converter legenda em português.
Ficha Técnica |
Título:
HyperNormalisation
|
Direção:
Adam Curtis
|
Roteiro:
Adam Curtis
|
Elenco:
Adam Curtis, Donald Trump, Vladimir Putin,
Patty Smith, Henry Kissinger
|
Produção: British
Boradcasting Corporation (BBC)
|
Distribuição:
BBC
|
Ano:
2016
|
País:
Reino Unido
|
Postagens Relacionadas |