terça-feira, janeiro 28, 2014
A bomba semiótica do fusca em chamas


O bordão “Não tem arroz, não tem feijão,
mas assim mesmo o Brasil é campeão” em 1962 e o atual “Não Vai Ter Copa”
demonstram que as bombas semióticas são a principal arma de uma guerra
psicológica. Se no passado a ação era feita através de cinedocumentários exibidos
para as classes pobres por meio de projetores montados em chassis de caminhões
abertos, agora é por meio de produção de eventos com alto rendimento midiático,
causando impacto mesmo em manifestações com baixo número de "manifestantes". O
caso mais recente foram as dramáticas imagens do fusca incendiando e uma
família humilde sendo salva das chamas, em uma rara combinação do oportunismo,
sincronicidades e significados ambíguos, elementos que são o pavio da detonação
de uma típica bomba semiótica.
Em
1990 os telejornais de...
domingo, janeiro 26, 2014
Em Observação: "O Destino de Júpiter" será um novo "Matrix"?



Com lançamento no Brasil aguardado para
o segundo semestre desse ano, “O Destino de Júpiter” (Jupiter Ascending) não só
representa o retorno dos irmãos Wachowski à mitologia gnóstica da trilogia
Mtarix, mas a ambição de elevar essa mitologia do plano terrestre para o
cósmico por meio de uma space opera. Assim como o personagem Neo era um
entediado programador de computadores que descobria que por trás das camadas da
realidade existia uma terrível conspiração contra a humanidade, Júpiter é uma
entediada limpadora de banheiros que descobre que seu DNA possui uma assinatura
especial que a conduzirá às estrelas. E lá descobrirá que o planeta Terra é uma
pequena parte de uma gigantesca indústria cósmic...
sexta-feira, janeiro 24, 2014
Transmissão ao vivo e o declínio da vida pública



As
críticas do jurista Dalmo Dallari de que a experiência da transmissão ao vivo
das sessões do Supremo Tribunal Federal foram nefastas por gerar “vedetismo e
deslumbramento” entre os ministros, retirando a sobriedade das decisões, vai de
encontro a um fantasma que assombra as ciências sociais: o declínio da vida
pública, ameaçada pelas supostas “experiências imediatas” que as imagens
transmitidas ao vivo ou em tempo real poderiam proporcionar. A ideologia de uma
suposta “transparência” das decisões do Estado por meio das imagens televisivas
seria a ponta do iceberg de um processo mais geral de crise esfera pública: se
a vida pública foi o auge de um processo civilizatório onde graças as mediações
(papéis sociais e a cultura do escrito e...
quarta-feira, janeiro 22, 2014
Os "rolezinhos" são um Cavalo de Tróia?



Sintoma
do apartheid social? Flash mob da periferia? Movimento consciente de protesto?
Movimento político? Luta de classes? Repique das grandes manifestações de
Junho? A maioria das abordagens sobre o fenômeno dos rolezinhos parece se esquecer
de um importante detalhe: são eventos feitos para a mídia, divulgados pela
mídia e repercutidos pela mídia. Antes de ser um sintoma sociológico ou econômico,
é um evento midiatizado. Por isso se aplicaria nessa discussão o clássico enigma
pragmático dos estudos de comunicação: quem comunica o que, para quem e com
qual efeito. Em outras palavras, para além do fenômeno sociológico ou
econômico, há o semiótico cuja análise traz uma importante suspeita, a de que
os rolezinhos teriam se tornando para a...
segunda-feira, janeiro 20, 2014
Carma e atração gravitacional no filme "Gravidade"



Desde
“2001: Uma Odisséia no Espaço”, nunca um filme como “Gravidade” (2013) do
mexicano Alfonso Cuarón, conseguiu representar tão bem a vastidão do espaço e
seu vazio obliterante. Indicado ao Oscar de filme, direção, atriz entre outras
categorias técnicas, o filme é elogiado pela crítica pela narrativa direta,
crua e de grande verossimilhança científica, diferente dos blockbusters
recentes, sempre envolvidos em complexas mitologias. Porém, por
trás das alucinantes sequências de destruição por detritos espaciais que obrigam a abortar a missão de reparos no telescópio Hubble, há um poderoso núcleo
místico-religioso que o próprio diretor admite em entrevistas: morte e
renascimento. Mas o filme vai mais além, ao simbolicamente aproximar a lei...
sábado, janeiro 18, 2014
O misterioso simbolismo de Kubrick em "De Olhos Bem Fechados"



Um
mundo tenso e dividido entre as fantasias privadas e a realidade da rotina
conjugal, entre o mundo brega das decorações natalinas e de pessoas carentes
tagarelando incessantemente e o mundo do silêncio e imobilidade de uma poderosa
e secreta elite. Esse foi o legado e síntese da visão de mundo de Stanley
Kubrick no seu último filme “De Olhos Bem Fechados”, o mais esperado e
controverso filme da década de 1990. Meticulosamente filmado (a maioria das
cenas exigiram inumeráveis takes fazendo o filme entrar no Guinness World
Records como a mais longa produção cinematográfica) a adaptação do livro “Dream
Story” de Arthur Schnitzler resultou em uma complexa narrativa onde Kubrick
compôs cuidadosamente cada plano com vários símbolos, alusões...
terça-feira, janeiro 14, 2014
Por que a mídia está tão obcecada pelos tomates?



Dentre
os vários itens que supostamente teriam elevado os índices inflacionários, por
que a mídia escolheu como vilão o tomate? Quando tudo perecia ter sido
esquecido, eis que portais da Internet no final do ano passado localizaram
supostos ataques pontuais em regiões isoladas e, no início desse ano, telejornais
reavivam a memória e até, timidamente, tentam um revival dos tomates
inflacionários . Por que essa obsessão pelos tomates? Por que não o pão, o
leite ou os vestuários? Por trás dessa escolha aparentemente arbitrária e sua recorrência
midiática, o tomate revela um antigo simbolismo cultural. Uma área vasta, riquíssima e interdisciplinar, envolvendo antropologia, semiótica da cultura e
sincromisticismo. Ou seja, o tomate oferece...
domingo, janeiro 12, 2014
A bomba semiótica da inadimplência



Em
1999 o colunista José Simão bradava em pleno feriado de 7 de setembro: “Inadimplência
ou Morte!”. Mas na época a grande mídia fazia vistas grossas à quebradeira de
consumidores e empresas na ressaca do Plano Real. Ao contrário, hoje uma
suposta onda de inadimplência se converteu numa agenda midiática obsessivamente
repercutida a cada imagem aérea mostrada pela TV da Rua 25 de Março lotada de
consumidores: uma combinação resultante de uma suposta inflação descontrolada,
crédito fácil, juros baixos e falta de educação financeira da população.
Combinado com a pauta do “consumo consciente” e “crédito responsável”, o
discurso da inadimplência acaba de se transformar na mais recente bomba
semiótica. As explosões dessa nova bomba pretendem criar...
quinta-feira, janeiro 09, 2014
Misteriosas conexões da mitologia da estrela Sirius no Cinema e na Música



De
“Show de Truman” ao filme “Número 23”, do álbum “Diamond Dogs” de David Bowie a
série “Harry Potter”, podemos encontrar uma recorrência sincromística: a
misteriosa conexão desses produtos de entretenimento com a mitologia que envolve a estrela Sirius da constelação
do Cão Maior, presente nas mais variadas culturas e civilizações desde a
antiguidade. Passando pela escola dos mistérios do antigo Egito, a mitologias
da tribo dos Dogons de Mali, na Teosofia de Madame Blavatsky, sociedades
secretas como a Maçonaria ou na antiguidade grega, percebe-se ela é dotada de um simbolismo
ambíguo, seja como a estrela que ilumina o mundo espiritual ou que aponta para maus presságios, e tempos de calor
e loucura – “dias de cão”. Na bandeira nacional,...
segunda-feira, janeiro 06, 2014
Exposição faz viagem pela mente de Stanley Kubrick e alimenta conspirações



A
partir de uma cenografia que recria os ambientes e a sofisticação visual de
cada filme, a exposição Stanley Kubrick, em cartaz até o dia 12/01 no Museu da
Imagem e do Som (MIS) em São Paulo cria a curiosa sensação no visitante de
estar caminhando no interior da mente do diretor. Mas, além disso, a variedade
de documentos, cartas e memorandos expostos alimentam muitas teorias conspiratórias que
envolvem um diretor que sempre foi recluso e avesso a entrevistas ou a ter que
dar explicações para os significados de seus filmes: a consultoria do
mainstream tecnocientífico dos
EUA na produção de “2001 – Uma Odisséia no Espaço”; os arrojados efeitos
especiais à frente de seu tempo, dez anos antes de “Guerra nas Estrelas”; e a
morte do diretor...
sábado, janeiro 04, 2014
Uma versão sinistra do Mágico de Oz no filme "YellowBrickRoad"



Uma
equipe de psicólogos, cartógrafos e fotógrafos tenta transformar uma lenda em
registro histórico: por que uma cidade inteira desapareceu depois de assistir
ao filme “O Mágico de Oz” em 1940? Inspirado em um caso real onde os habitantes
de uma vila esquimó desapareceram repentinamente deixando todos os seus
afazeres para trás, o filme “YellowBrickRoad”(2010) faz uma sombria releitura
do filme clássico de 1939 por um viés metalinguístico do cinema, forte
tendência dos filmes independentes atuais. Assim como Dorothy levantou a
cortina e descobriu que Oz não era um mágico no filme clássico, em "YellowBrickRoad" os espectadores daquela pequena
cidade remota descobriram da pior maneira possível, após saírem do cinema, que
a Cidade de Esmeralda...
terça-feira, dezembro 31, 2013
Ano novo, cigarros e o fim da geração MTV no filme "200 Cigarettes"



O
filme “200 Cigarettes” (1999) é um programa oportuno para essa época de comemorações do ano novo, pois nos faz refletir sobre o tempo e as
mudanças da cultura e identidade entre as gerações X, Y e Z. Por que na virada
para o terceiro milênio, a MTV produziu um filme tão nostálgico, cuja história
se passa na noite de ano novo de 1981? “200 Cigarettes” é o testamento de uma
geração que a MTV soube muito bem moldar, aquela que acreditava que a própria
vida poderia ser um vídeo clip. Porém, não esperava que a cultura punk DIY (Do
It Yourself – “faça você mesmo”) que ela ajudou a destruir com a cultura pop
retornaria como vingança, dessa vez renascida pela Internet 2.0. Mas o mal
estar da incomunicabilidade permanece porque os meios digitais...
domingo, dezembro 29, 2013
Retrospectiva e perspectivas das bombas semióticas para 2014



Tudo leva a crer que 2013 foi uma espécie de campo de testes para o aprimoramento da
tecnologia bélica semiótica. O jogo mais
importante está sendo disputado no contínuo midiático, por meio da detonação de bombas criadoras de ondas e estilhaços de signos que moldam na percepção pública um “clima de opinião”. Em cada redação de veículo de grande imprensa e em cada ilha de edição das grandes emissoras de TV foi testado e consolidado um incrível arsenal de recursos retóricos, linguísticos e semiológicos. Tudo orientado por um script simples composto por três plots que é a base da programação das bombas semióticas. Está tudo pronto para elas serem detonadas, dessa vez de forma sistemática, em 2014 em um ambiente midiático...
quarta-feira, dezembro 25, 2013
Semiótica das fotografias "newborn": que histórias elas contarão?



Era uma vez uma
época em que os momentos mais íntimos dos filhos eram registrados por meio de
fotografias e vídeos caseiros para serem mostrados aos vizinhos, parentes e
amigos mais próximos. Isso tudo ficou muito chato. Agora no lugar temos uma
autoconsciente e calculada produção de imagens, geralmente de crianças, com alcance
global através redes sociais ou em produtos esteticamente sofisticados e
profissionais como ensaios fotográficos publicados em photobooks, CDs ou em
sites e blogs na Internet. Nesse contexto cresce o subgênero das fotos chamadas “newborn”
(fotografias de recém-nascidos) onde, apesar do discurso da simplicidade e espontaneidade, são produzidas através de complexas estratégias técnicas e estéticas para simular cenas...
sexta-feira, dezembro 20, 2013
Filme "Resolution" faz jogo mental com o espectador



O filme Resolution (2012) é um desafio conceitual ao espectador. Em uma
estimulante combinação de desconstrução metalinguística e misticismo gnóstico o
filme é um verdadeiro sopro de renovação no subgênero “horror-em-cabanas-remotas”
de filmes como “A Morte do Demônio”, “A Cabana do Inferno” ou “A Bruxa de
Blair”. Não espere festas com jovens bebendo e fazendo sexo enquanto demônios estão
à espreita para matar. Ao contrário, o filme oferece um enigmático jogo mental
onde, enquanto o protagonista tenta desintoxicar um amigo viciado em crack,
cresce o mistério entorno daquela cabana onde estão: será que os estranhos
acontecimentos fazem parte de alguma conspiração de seitas ocultistas, de
alienígenas ou apenas de traficantes? Ou a realidade...
terça-feira, dezembro 17, 2013
"A Classe Dominante": o mais estranho filme de Peter O'Toole



O Deus do Velho Testamento (o “messias elétrico”) faz um duelo surreal
com o Deus do Novo Testamento; um sádico psiquiatra alemão faz experiências com
“ratos esquizofrênicos”; uma família de aristocratas trama a internação de um
conde esquizofrênico para conseguirem ficar com o seu título e fortuna. Com a recente morte aos 81 anos do grande ator inglês Peter O’Toole, não poderíamos deixar de
reverenciar o filme mais estranho da sua carreira: “A Classe Dominante” (The
Ruling Class, 1972). Uma comédia de humor negro repleta de ultraje moral e
religioso que após ser restaurada e relançada em DVD, teve recuperados os 20
minutos cortados no lançamento comercial da época. Um filme profético ao
mostrar que mesmo após todos os movimentos libertários...
domingo, dezembro 15, 2013
Curta "Compramos e Vendemos Sentimentos" renova crítica ao consumismo



Produtos
audiovisuais de língua portuguesa estão inovando a forma de abordar a sociedade
de consumo. Fugindo da habitual crítica do ter-que-substitui-o-ser (que se
tornou clichê no momento em que a moderna publicidade absorveu a crítica e
transformou a imagem do consumo em atividade “consciente”, “sustentável” e “espiritualizada”),
o curta “Compramos e Vendemos Sentimentos”, trabalho de conclusão de curso de
Cinema da Universidade Lusófona de Lisboa, apresenta uma nova abordagem crítica
ao consumismo: uma sociedade mecanizada e futurista onde as pessoas para poderem ir e vir têm de se vender. São viciadas em
sentimentos e têm de trocá-los para adquirirem o que querem. Veja o curta.
Por muito tempo a crítica mais comum à
sociedade de...
sexta-feira, dezembro 13, 2013
Em Observação: "Resolution" (2012)



Quem gostou do filme “O Segredo da Cabana” (The Cabin in the Woods,
2011), certamente ficará curioso com o filme “Resolution” (2012) que segue a
mesma linha ao desconstruir metalinguisticamente os clichês do gênero horror.
Uma cabana abandonada em uma reserva indígena, um viciado em metanfetamina que
é ajudado pelo seu amigo na sua reabilitação e um segredo ameaçador que começa
a ser revelado pela descoberta de livros antigos e filmes em oito milímetros de
supostos pesquisadores envolvidos com fantasmas, telecinesia e demônios. Um
filme independente com baixíssimo orçamento que, por isso, promete uma coisa: o
roteiro ser melhor que os efeitos especiai...
quinta-feira, dezembro 12, 2013
Você sabe que é gnóstico quando...



Você pode ser gnóstico e não sabe! Em dezembro de 2011
publicamos uma pequena lista de doze atitudes que indicariam quando uma pessoa tem
predisposição a ser gnóstica. A lista tinha sido elaborada pelo escritor norte-americano
Miguel Conner, apresentador do programa radiofônico online Aeon Bytes Gnostic
Radio e um pesquisador sobre as diversas escolas da filosofia gnóstica. Esse
ano resolvemos elaborar a nossa própria lista: uma série também de doze itens
onde são apresentadas atitudes, impressões, sentimentos ou insights que
revelariam indícios de que uma pessoa teria uma certa predisposição ou atitude
mental gnóstica.
Essa lista, ao mesmo tempo séria
e irônica (esse mix intelectual faz parte da visão gnóstica) demonstraria o
porquê...
quarta-feira, dezembro 11, 2013
Aleister Crowley e Bohemian Grove: o Oculto no classic rock e na política



Membros da elite artística ou política repercutindo nomes como Aleister
Crowley, manipulando magia cerimonial e participando de estranhos rituais
coletivos. As conexões documentadas entre aquele que é considerado o maior
ocultista do século XX, Aleister Crowley, com o classic rock ou vídeos que
documentam a elite política e financeira internacional participando de um
bizarro ritual coletivo anual em Bohemian Grove, Califórnia, atiçam a
imaginação dos teóricos da conspiração. Mas a atração das elites pelo oculto talvez
se deva mais a um tentava de expiação da sua má consciência na tentativa de se tornarem
senhores de seus próprios infernos. Porém, a ampliação midiática de antigos simbolismos
e formas-pensamentos pode trazer consequências...
domingo, dezembro 08, 2013
No quarto aniversário o "Cinegnose" faz balanço e comemora conquistas



No dia 08 de dezembro de 2009 era publicada a primeira postagem do "Cinegnose" com o título "Filme Gnóstico: uma introdução". Era o início do projeto que chega ao quarto aniversário com
muitas conquistas para comemorar: além das visitas ao blog aumentarem quase
100% (180 mil visitas em 2013) em relação a 2012, tivemos postagens que foram
publicadas em revistas científicas como a “Dispositiva” da PUC/MG e a “Cosmos e
Contexto” do Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica do RJ, além de
sites como o “Jornal GGN” e a “Carta Potiguar de Natal/RN. Esse ano o “Cinegnose”
expandiu a visão gnóstica, transformando várias descobertas resultantes das
análises dos filmes gnósticos em subtemas como filmes alquímicos, parapolítica,
sincromisticismo...
sexta-feira, dezembro 06, 2013
O aplicativo Lulu e a religião da autoabdicação humana



Processos judiciais, febre entre as mulheres e pânico entre os homens.
Por trás desse frisson midiático autopromocional do aplicativo Lulu onde
mulheres avaliam homens através de um conjunto de quesitos, estão questões que
colocam em xeque a própria cultura dos gadgets tecnológicos que está organizando o nosso lazer e trabalho. O Lulu seria o sintoma de uma verdadeira religião cibertotalitária
que estaria motivando a maioria de engenheiros, cientistas e designers digitais
do Vale do Silício: a autoabdicação humana – o computador estaria evoluindo
para se transformar em uma forma de vida capaz de entender melhor as pessoas do
que as próprias pessoas. E quem fala isso não é nenhum tecnofóbico, mas um dos
principais nomes do Vale do Silício:...
quarta-feira, dezembro 04, 2013
O cinema alquímico de "Beleza Americana"



O filme “Beleza Americana” (American Beauty, 1999), premiado com o Oscar
de melhor filme, é uma narrativa sobre a transformação íntima de um
protagonista que causa um turbilhão em todos ao redor. Associado ao princípio
revelado logo no início de que acompanhamos a trajetória de um ano de vida de um
protagonista que diz que já está morto, o filme propicia uma difícil questão: um filme que segue as convenções de gênero hollywoodiano pode criar no espectador um
acontecimento de transformação semelhante ao que vemos no protagonista? Apesar das convenções de gênero, “Beleza
Americana” do diretor Sam Mendes é um tipo especial de filme, pois explora
mitologias e arquétipos da transmutação alquímica da matéria, onde rosas, a cor
vermelha, o sangue...
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