Quem gostou do filme “O Segredo da Cabana” (The Cabin in the Woods,
2011), certamente ficará curioso com o filme “Resolution” (2012) que segue a
mesma linha ao desconstruir metalinguisticamente os clichês do gênero horror.
Uma cabana abandonada em uma reserva indígena, um viciado em metanfetamina que
é ajudado pelo seu amigo na sua reabilitação e um segredo ameaçador que começa
a ser revelado pela descoberta de livros antigos e filmes em oito milímetros de
supostos pesquisadores envolvidos com fantasmas, telecinesia e demônios. Um
filme independente com baixíssimo orçamento que, por isso, promete uma coisa: o
roteiro ser melhor que os efeitos especiais.
Resolution (2012)
Diretor: Justin Benson e Aaron Scott Moorhead
Plot: Em
uma cabana abandonada em uma reserva indígena, Mike (Peter Cilella) faz uma
intervenção arriscada para forçar seu amigo Chris (Vinny Curran) a abandonar o
vício pela metanfetamina. Mas o que começa como uma tentativa de salvar a vida
de seu amigo toma um rumo inesperado quando as ameaças sinistras começam a aparecer
ao redor da casa - e ele percebe que os vícios e as crises de abstinência de
Chris são a menor das suas preocupações. Resolution é uma variação do gênero
horror em uma forma capaz de gelar os ossos (Tribeca Film).
Por que está “Em
Observação”?: O filme passaria despercebido por esse blog, não fosse
por dois elementos que chamaram a atenção: é um filme independente de
baixíssimo orçamento e, segundo a crítica, lembra o filme “O Segredo da Cabana”
(já analisado pelo blog – clique
aqui) por ser um exercício metalinguístico do gênero horror. O filme
inicia quando Mike recebe por e-mail um vídeo de seu amigo Chris, em morte
iminente pelo seu vício por
drogas. O primeiro mistério: em sua cabana não há
um computador nem conexão com Internet. Ao chegar, Mike descobre na cabana filmes
em oito milímetros de pesquisadores franceses envolvendo fantasmas,
telecinesia, demônios, portais dimensionais etc. Associe tudo isso a webcams
invisíveis e uma reserva indígena (haverá algum cemitério indígena esquecido
como em Poltergeist?) e a ameaça de
traficantes e seguranças corruptos da reserva. Mas esses elementos nunca se
fundem num todo coerente, tornando o filme um exercício de desconstrução
metalinguística do gênero horror – mais especificamente de um subgênero de
jovens aprisionados em cabanas abandonadas em florestas habitadas por demônios,
iniciado pelo filme “A Morte do Demônio” (The Evil Dead, 1981) de Sam Reimi.
E,
segundo a crítica, a desconstrução do filme não é apenas da narrativa ou dos
clichês do gênero: chega a desconstruir a própria noção plástica de realidade,
resultando num final ambíguo e inteligente. Por isso o filme passa a interessar
esse blog por confirmar uma tese: o revival
atual do gnosticismo se deve principalmente a uma sensibilidade metalinguística
atual da cultura – uma espécie de autoconsciência que invade todos os gêneros e
narrativas como que pretendo denunciar toda a artificialidade da produção
cultural. Até chegar ao artificialismo da própria noção de realidade, concepção
máxima do Gnosticismo moderno – a realidade é uma ilusão, assim como o cinema.
O que esperar?: Segundo
os críticos, o maior sucesso do filme Resolution está na forma como ele quebra
com o conceito cênico de “quarta parede”, oferecendo ao espectador pessoas
reais e honestas. Um filme extremamente inteligente e afiado, daqueles que não
se pode entrar em grandes detalhes sob pena de criar um grande spoiler. “O verdadeiro
triunfo do filme é apresentar uma relação honesta entre dois personagens reais
que enfrentam algo perigoso e surreal” (Horror Movies,
CA).