segunda-feira, fevereiro 25, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Premiado com o Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e edição, o filme “Argo” (2012), dirigido e
estrelado por Ben Affleck, se integra a uma tendência atual de filmes voltados
aos anos 1970 (“Super 8”, “Um Olhar do Paraíso” etc.), dessa vez recriando a
trama real do resgate pela CIA de seis diplomatas americanos durante a revolução
iraniana de 1979 liderada por Ruhollah Khomeini. O filme parece confirmar uma
estratégia de resposta imaginária da indústria do entretenimento a cada crise:
se nos anos 80 reagiram com a nostalgia das décadas de 1950, agora diante da
crise financeira global temos a nostalgia pelos temas da década de 1970. Tudo
isso como espécie de reafirmação patriótica: “Sim! Ainda somos poderosos, mesmo
com toda crise financeira real ainda dominamos o mundo imaginário, a nossa
maior arma”.
A década de 1970 não foi fácil
para a política externa norte-americana: a humilhante retirada do Vietnã, a
escalada da crise do petróleo e, para culminar, a crise dos 52 diplomatas norte
americanos mantidos como reféns por 444 dias após a embaixada dos EUA no Irã
ser invadida por uma massa enfurecida em plena revolução iraniana de 1979.
Paralelo a esses problemas do
mundo real, sabemos que, mais do que qualquer outro lugar no mundo, os EUA
produziram uma cultura onde o entretenimento invadiu todos os setores da
sociedade até o momento em que as pessoas passam a ser felizes por reviverem
fragmentos do passado por meio das imagens ao invés de enfrentar a realidade
diária.
É notório como a indústria do
entretenimento norte-americana responde no plano do imaginário às crises
políticas e econômicas vividas pelo país desde os anos 1970: primeiro,
retornando a imagerie da década de
1950 como os anos dourados e míticos fundadores da autoconfiança americana –
desde à retro-fantasia de Star Wars, filmes como “De Volta para o Futuro”,
“Peggy Sue Got Married”, “Grease”, “American Graffity”, “Forrest Gump”,
“Pleasantville” etc. À crise de autoconfiança, a indústria do entretenimento
sugere uma nostalgia paradoxal: ter saudades de épocas que, afinal, não
vivemos.
Em resposta à crise financeira
global iniciada em 2008 após a explosão da bolha imobiliária nos EUA, Hollywood
empreende uma nova onda nostálgica, dessa vez voltada aos anos 1970-80: filmes
como “Super 8” (um mix de “Os Goonies” com “ET”), “Um Olha do Paraíso”, “Black
Dynamite”, “The Runways” e todo o pastiche dos anos 1970 de “Kill Bill” de
Quantin Tarantino.