segunda-feira, julho 31, 2017
Cinco motivos que explicam porque educação é o melhor negócio de todos os tempos
sábado, julho 29, 2017
Sexo e a nova sensibilidade da maldade em "Corrente do Mal"
quinta-feira, julho 27, 2017
Série "América": é preciso pressa para ver o que está desaparecendo
Em novembro de 1989 ia ao ar pela extinta Rede Manchete a série brasileira “América”, dirigida por João Moreira Salles em parceria com o filósofo e roteirista Nelson Brissac Peixoto. Narrada pelo ator José Wilker, a série foi o resultado de uma viagem de quatro meses percorrendo 20 mil quilômetros através dos EUA – a primeira civilização na qual a História e a memória foram substituídos pelo movimento, velocidade e aceleração para o futuro que, paradoxalmente, virou um simulacro somente acessado através telas. Sem passado, Hollywood preencheu a ausência da memória da nação por uma sedutora mitologia que depois irradiou para o mundo. Composto por cinco episódios (“Movimento”, “Mitologia”, “Blues”, “Velocidade” e “Tela”), a série narra não só os impactos dessa cultura no cotidiano, na guerra, na política e na religião, mas também como criou o mal estar da alienação e estranhamento por meio do “olhar do exilado” dos três personagens principais da nossa época: o Viajante, o Detetive e o Estrangeiro.
Curta da Semana: "Tango" - uma curiosa experiência sobre tempo e memória
terça-feira, julho 25, 2017
Luta simbólica da esquerda é vulnerável contra retórica da guerra híbrida midiática
quinta-feira, julho 20, 2017
"Perfeitos Desconhecidos": negociamos com a verdade através dos celulares e smartphones
terça-feira, julho 18, 2017
O Brasil sob a sombra das maiorias silenciosas
domingo, julho 16, 2017
O místico e o mágico acertam contas com o Ocidente em "Nem o Céu Nem a Terra"
sexta-feira, julho 14, 2017
A condenação de Lula e a midiática "crítica nem-nem"
quarta-feira, julho 12, 2017
O que nos conta o sismógrafo gramatical da TV Globo?
terça-feira, julho 11, 2017
Curta da Semana: "Correntes" - o silêncio é o som mais alto que se pode ouvir
segunda-feira, julho 10, 2017
Adolescência é um drama existencial e universal em "Ponto Zero"
sábado, julho 08, 2017
Filme "O Círculo" reforça a "Hipótese Fox Mulder"
quarta-feira, julho 05, 2017
Série brasileira "3%" é o "Black Mirror" do Brasil atual
segunda-feira, julho 03, 2017
O Jornalismo é um cadáver "investigativo" que nos sorri
sábado, julho 01, 2017
Bombas semióticas brasileiras (2013-2016): por que aquilo deu nisso?
Desde a primeira semana daquilo que se chamou "Jornadas de Junho", em 2013, este Cinegnose desconfiava de tudo que estava ocorrendo. Iniciou então, naquele momento, uma crônica das bombas cognitivas informativas que a grande mídia passou a detonar diariamente. Moldando a opinião pública à base do choque de notícias que utilizavam ferramentas linguísticas e semióticas inéditas pela acumulação e consonância. Este blog denominou essa estratégia simbólica de "bomba semiótica" - matéria-prima daquilo que foi definido por "Guerra Híbrida", a novidade geopolítica do século XXI. O livro "Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira (2013 - 2016)" é uma contribuição desse humilde blogueiro para entender a cronologia dessa extensiva guerra semiótica que resultou no golpe político de 2016 com o impeachment. E responder à questão que deve ser encarada para podermos pensar no futuro: por que aquilo deu nisso?
sexta-feira, junho 30, 2017
Quando sorrir soa parecido com gritar em "Helter Skelter"
quarta-feira, junho 28, 2017
Tricô, lã e Alquimia no filme "Wool 100%"
terça-feira, junho 27, 2017
O hit "Despacito", Woody Allen e a espiral do silêncio
domingo, junho 25, 2017
Curta da Semana: "Robot & Scarecrow" - somos robôs e espantalhos em um amor impossível
sexta-feira, junho 23, 2017
Revisitando Os Wachowskis: a Semiótica da Matrix
quarta-feira, junho 21, 2017
Réquiem ao Jornalismo na redação-cenário do "novo" Jornal Nacional
segunda-feira, junho 19, 2017
Globo prende o Brasil de 2017 na realidade alternativa do "Brazil" de 1984, por Manoel de Souza Neto
sábado, junho 17, 2017
"Einstein's God Model": Relatividade Quântica contra Deus e a morte
quinta-feira, junho 15, 2017
Miriam Leitão, capas de revistas e a teratopolítica
terça-feira, junho 13, 2017
Curta da Semana: "Cream" - a estrada da história das invenções está coberta de cadáveres
domingo, junho 11, 2017
Os deuses estão mortos e as mulheres empoderadas em "Alien: Covenant"
sexta-feira, junho 09, 2017
CNN flagrada fabricando notícia falsa nas ruas de Londres
quarta-feira, junho 07, 2017
Em "AfterDeath" o Inferno é a própria Criação
terça-feira, junho 06, 2017
Ataques em Londres consolidam a tática do "meta-terrorismo"
domingo, junho 04, 2017
Doria Jr. é vanguarda de um experimento e São Paulo o laboratório
quinta-feira, junho 01, 2017
O horror e a patologia humana no filme "A Cura"
terça-feira, maio 30, 2017
Curta da Semana: "High Chaparral" - refugiados sírios perdidos na hiper-realidade
domingo, maio 28, 2017
A Cracolândia e o documentário "Arquitetura da Destruição"
sábado, maio 27, 2017
Alguém manipula nossas identidades no filme "Los Parecidos"
quinta-feira, maio 25, 2017
Ataque em Manchester cria dissidências e armadilha do "meta-terrorismo"
segunda-feira, maio 22, 2017
Luciano Huck e o jornalismo que perdeu o faro na classe média midiatizada
domingo, maio 21, 2017
O terror racial do filme "Corra!"
sexta-feira, maio 19, 2017
Jogo Baleia Azul e suicídio: a morte é mais um produto à venda?, por Marcelo Gusmão
quinta-feira, maio 18, 2017
Delações da JBS deixam nu o jornalismo da Globo
quarta-feira, maio 17, 2017
A obsessão pela felicidade: em defesa da melancolia
terça-feira, maio 16, 2017
Curta da Semana: "Day 40" - os animais se amotinam contra Deus na Arca de Noé
segunda-feira, maio 15, 2017
Tentar lembrar pode ser uma armadilha em "Remainder"