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| "Mera coincidência" (Wag The Dog, 1997) |
domingo, março 24, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
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| "Mera coincidência" (Wag The Dog, 1997) |
sexta-feira, março 22, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, março 18, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
sexta-feira, março 15, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, março 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
sexta-feira, março 08, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, março 04, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
domingo, março 03, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
sexta-feira, março 01, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, fevereiro 25, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Premiado com o Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e edição, o filme “Argo” (2012), dirigido e
estrelado por Ben Affleck, se integra a uma tendência atual de filmes voltados
aos anos 1970 (“Super 8”, “Um Olhar do Paraíso” etc.), dessa vez recriando a
trama real do resgate pela CIA de seis diplomatas americanos durante a revolução
iraniana de 1979 liderada por Ruhollah Khomeini. O filme parece confirmar uma
estratégia de resposta imaginária da indústria do entretenimento a cada crise:
se nos anos 80 reagiram com a nostalgia das décadas de 1950, agora diante da
crise financeira global temos a nostalgia pelos temas da década de 1970. Tudo
isso como espécie de reafirmação patriótica: “Sim! Ainda somos poderosos, mesmo
com toda crise financeira real ainda dominamos o mundo imaginário, a nossa
maior arma”.
sábado, fevereiro 23, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
sexta-feira, fevereiro 22, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
quinta-feira, fevereiro 21, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, fevereiro 18, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
quinta-feira, fevereiro 14, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
terça-feira, fevereiro 12, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Limpando o sótão de
casa e tentando dar uma ordem nas pilhas de livros e papéis, para minha
surpresa acabei encontrando os originais de um texto datilografado que foi a
base de uma palestra dada por mim na Associação Santista de Dança lá pelos
meados da década de 1980. Lembro-me que o tema proposto era “O Belo e a Arte” e
fazia parte de uma semana cultural promovida pela Associação. É um texto de
juventude, bem radical, raivoso e adorniano – fiquei pensando: “pobres daqueles
que ouviram essa palestra...”. Ironias à parte, o texto procurava tratar sobre o destino da
noção de Belo em uma sociedade de consumo que a explora como “álibi” para dar
um rótulo “nobre” ao objeto artístico mercantilizado. O argumento é que com a
sua mercantilização, esvazia-se a dimensão utópica e crítica da noção de Belo
desde suas origens míticas e mágicas. As referências do texto são basicamente
Theodor Adorno e Max Horkheimer do livro “A Dialética do Esclarecimento” e do
italiano Massimo Canevacci e sua visão de uma antropologia marxista do livro
“Antropologia do Cinema”. Confira abaixo e vejam o que vocês acham...
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, fevereiro 11, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
sábado, fevereiro 09, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
quinta-feira, fevereiro 07, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
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| Tati do Cine PorTATIL |
quarta-feira, fevereiro 06, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
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| (À esquerda - "The Old Man's Boat and the Old Man's Dog", Eric Fischl, 1982). |
domingo, fevereiro 03, 2013
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O nosso leitor
Giordano Cimadon da Sociedade Gnóstica Internacional de Curitiba indicou o artigo de S. Brent
Plate (professor de Estudos Religiosos da Hamilton College – EUA) “Religion at
Academy Awards” sobre a intensa presença de temas, símbolos e alegorias religiosas
nos filmes que estão disputando o Oscar desse ano. Para Plate, a indústria do
entretenimento parece ultrapassar as instituições religiosas como a principal
criadora de mitos e rituais em uma sociedade que, paradoxalmente, cresce o
espírito de ceticismo e aversão às religiões organizadas. Filmes como “As
Aventuras de Pi”, "Django Livre”, “Indomável Sonhadora” e “The Master” exploram
antigas simbologias míticas como as da água, enchentes e caos, e bíblicas onde
compaixão, vingança e justiça divina se entrelaçam de forma inextrincável.Este humilde blogueiro participou da edição de número seis do programa “Poros da Comunicação” no canal do YouTube TV FAPCOM, cujo tema foi “Tecnologia e o Sagrado: um novo obscurantismo? |
Esse humilde blogueiro participou da 9a. Fatecnologia na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul (SP) em 11/05 onde discutiu os seguintes temas: cinema gnóstico; Gnosticismo nas ciências e nos jogos digitais; As mito-narrativas gnósticas e as transformações da Jornada do Herói nas HQs e no Cinema; As semióticas das narrativas como ferramentas de produção de roteiros. |
Após cinco temporadas, a premiada série televisiva de dramas, crimes e thriller “Breaking Bad” (2008-2013) ingressou na lista de filmes d...
No Oitavo Aniversário o Cinegnose atualiza lista com 101 filmes: CosmoGnósticos, PsicoGnósticos, TecnoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos. |
Esse humilde blogueiro participou do Hangout Gnóstico da Sociedade Gnóstica Internacional de Curitiba (PR) em 03/03 desse ano onde pude descrever a trajetória do blog "Cinema Secreto: Cinegnose" e a sua contribuição no campo da pesquisa das conexões entre Cinema e Gnosticismo. |
"Cinegnose" Neste trabalho analiso a produção cinematográfica norte-americana (1995 a 2005) onde é marcante a recorrência de elementos temáticos inspirados nas narrativas míticas do Gnosticismo. >>> Leia mais>>>
![]() "O Caos Semiótico" Composto por seis capítulos, o livro é estruturado em duas partes distintas: a primeira parte a “Psicanálise da Comunicação” e, a segunda, “Da Semiótica ao Pós-Moderno >>>>> Leia mais>>> |