Dois filmes estão
sendo muito aguardados por esse blog: “Escape from Tomorrow” e “The Designer”.
O primeiro foi apresentado em janeiro no Sundance Festival e o segundo está
ainda em fase de finalização e edição. O primeiro foi considerado um filme
perturbador para muitos críticos (filmado sem autorização na Disney World
poderá enfrentar problemas com o departamento jurídico da empresa no momento da
sua distribuição) sobre uma narrativa paranoica e psicótica em meio a Mickey
Mouses e Buzz Lightyears do parque temático; e o segundo um filme que aprofunda
o lado sombrio da evolução simbiótica entre vídeo games e seus usuários. "Escape from Tomorrow" dependerá de distribuidoras que tenham coragem para encarar os advogados da Disney e "The Designer" com certeza chegará aos cinemas. Vamos torcer!
Escape from Tomorrow (2013)
Direção: Randy Moore
Plot: Jim
White é o típico pai de família de classe média norte-americana, vivendo dentro
de uma realidade monótona. Decide levar sua esposa adorada e seus dois lindos
filhos para um passeio na Disneylândia. Em meio ao passeio recebe um telefonema
perturbador do seu chefe, que lhe diz que perdeu o emprego. Recusando-se a
interromper o passeio, decide não dar a notícia para os familiares para
desfrutar seu último dia no idílico destino turístico. Em seu estado fraturado,
em meio a longas filas no parque temático, Jim cai em amor obsessivo por duas
adolescentes. Ao longo do caminho entra numa espiral de psicose e paranoia,
tornando turvo o limite entre a fantasia e a realidade.
Por que está “Em Observação”?: Críticos que assistiram ao
filme no Festival Sundance desse ano afirmam que o filme é “uma das coisas mais
perturbadoras vistas em cinema em um bom tempo” (veja “Escape from Tomorrow is a surrealist treat
that Will Give Disney’s Lawyers Nightmares”): um pai que tenta manter a família feliz no último dia
das férias, sabendo o que lhe espera no dia seguinte enquanto enlouquece em
meio ao Pateta e o Mickey Mouse. Em si mesmo, pela estranheza do tema, o filme
já é interessante ao Blog. Em seu argumento estão contidos os temas mais caros
para nós: paranoia, perda de distinção entre ilusão e realidade, relação de
estranhamento e alienação com o real. Tudo isso dentro do aparato tecnológico
da Disney World e Epcot Center, criados para imergir os turistas no mundo da
simulação. Um argumento bem interessante: um homem perde gradualmente o contato
com a “realidade” em um ambiente propositalmente criado para que, de fato,
percamos o contato com a realidade em mundos simulados. Uma meta-simulação ou
meta-psicose?
O
filme sofre a ameaça dos advogados da Disney de não ser distribuído para o
cinema. O filme foi rodado no interior dos parques temáticos sem autorização da
Disney.
No filme, as referências ao nome do parque feitas pelos personagens são
retiradas com um “beep”, mas, mesmo assim, toda a galeria dos personagens da
Disney está lá o que promete uma batalha jurídica.
O que promete?: Filmado com câmera digital (em preto e
branco) e em situação precária a proposta do filme parece a de ser um
“mockumentary” (subgênero que mistura linguagem documental e ficcional). A
atmosfera do filme consegue transformar um espaço familiar em algo opressivo e
surreal, mostrando o outro lado da felicidade de plástico dos parques temáticos
da Disney. Para os críticos, o filme toca em todos os pesadelos inerentes à
paternidade moderna. Resta saber qual a distribuidora que vai querer arrumar
confusão com o departamento jurídico da Disney - veja abaixo trailer e entrevista com o diretor.
The Designer (2013)
Direção: Graham Reznick
Plot: Um jornalista pesquisa sobre o desaparecimento do
desenvolvedor de um novo e viciante vídeo game em uma ficção científica narrada
por uma série de entrevistas, investigações e flashbacks que vão caracterizando
os jogadores do vídeo game e seus desenvolvedores.
Por que está “Em Observação?”: Segundo o site “366 Wierd
Movies” o filme “The Designer” é um mix de “Short Cut” com “Cidadão Kane” de
Orson Wells dentro da atmosfera de “eXistenZ” de David Cronenberg. O filme
pretende explorar as possibilidades negativas da evolução simbiótica entre os
jogos de vídeo e seus jogadores. Segundo o diretor Reznick “vivemos uma nova
utopia tecnológica com o onipresente acesso à Internet e computadores em rede
que podemos carregar em nossos bolsos. Mas às vezes temos que saber a quem a
tecnologia está realmente servindo: aos usuários ou aos designers”.
Para Lerry Fessenden da produtora Glass Eye Pix que produz o filme “"Após o desenvolvimento de inúmeros projetos cinematográficos com Reznick ao longo dos últimos anos, e de um projeto de vídeo game de alto nível (que será anunciado nos próximos dias) queríamos criar uma história cinematográfica que não é apenas sobre jogos de vídeo, mas inspirado na forma como interagimos com essas tecnologias. O truque é brincar com os elementos estruturais da narrativa mantendo a linha emocional. Graham é o cineasta perfeito para este tipo de projeto, com a sua paixão pela ficção científica, jogos, montagem de filmes e design de som.”
Para Lerry Fessenden da produtora Glass Eye Pix que produz o filme “"Após o desenvolvimento de inúmeros projetos cinematográficos com Reznick ao longo dos últimos anos, e de um projeto de vídeo game de alto nível (que será anunciado nos próximos dias) queríamos criar uma história cinematográfica que não é apenas sobre jogos de vídeo, mas inspirado na forma como interagimos com essas tecnologias. O truque é brincar com os elementos estruturais da narrativa mantendo a linha emocional. Graham é o cineasta perfeito para este tipo de projeto, com a sua paixão pela ficção científica, jogos, montagem de filmes e design de som.”
Por isso o filme “The Designer” entra na mira do blog à espera de seu lançamento previsto para esse ano. Abaixo um teaser do filme.
O que promete?: A produtora independente Glass Eye Pix lida
com a convergência tecnológica que envolve games e cinema. Será interessante
ver um filme crítico sobre games e seus usuários por produtores envolvidos com
diretamente com desenvolvedores dessas mídias.