quarta-feira, fevereiro 08, 2012
Uma Mercadoria Chamada Cometa Halley
quarta-feira, fevereiro 08, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Vinte e seis anos depois do último grande fenômeno astronômico (a passagem do cometa Halley pela imediações da Terra cercado mensagens "new age" de paz, boas novas e otimismo), agora as notícias sobre a suposta visita de um misterioso corpo celeste com diversos nomes para as mais variadas crenças (Nibiru, Planeta X, Hercólobus, Marduk, planeta “Chupão” etc.) vem acompanhado de previsões apocalípticas. Por que essa mudança de sensibillidade e simbolismos em relação a fenômenos celestes? Talvez a resposta esteja na mercantilização dos fenômenos celestes pela indústria do entretenimento.
Após o último post sobre o filme “Another Earth” (veja links abaixo), lembrei-me de um artigo de minha autoria de priscas eras, do tempo em que era repórter de Economia no
Jornal “A Tribuna de Santos”, lá pelos idos de 1986.
Apesar de trabalhar na época em uma
editoria de assuntos tão áridos, meu verdadeiro interesse era mesmo pela área
cultural. Numa dessas puladas de cerca dos limites da editoria, consegui
emplacar um artigo no suplemento de cultura do jornal, um texto que refletia
sobre a histeria mercadológica que envolvia um fenômeno astronômico de
importância naquele ano: a passagem do cometa Halley que de tão próximo da
Terra seria visível a olho nu.
O que chamou a atenção naquele ano foi a onda de produtos e
mensagens das mais diversas áreas (desde Astrologia e Espiritualismo até Moda,
Turismo e HQs) que, em linhas gerais, associavam ao fenômeno astronômico prenúncios de
boas novas, otimismo, renovação e saúde para a espécie humana. O que tornou o
cometa Halley um fenômeno de “New Age” (movimento espiritual buscando
a fusão Oriente/Ocidente ao mesclar autoajuda, psicologia motivacional,
parapsicologia, esoterismo e física quântica).
Curioso, pois se em toda a História a passagem de corpos
celestes era interpretado como prenúncio de guerras, pestes e cataclismos (e na
última passagem do Halley em 1910 não foi diferente – chegou-se a falar que o
gás da calda do cometa envenenaria a atmosfera da Terra, criando um onda de
pânico), em 1986 o cometa se transfigurou em arauto de novas e promissoras
eras.
Mas por que 26 anos depois as notícias sobre a passagem de
um misterioso corpo celeste com diversas nomeações (Nibiru, Planeta X,
Hercólobus, Marduk, planeta “Chupão” etc.) é marcada por profecias apocalípticas?
Lendo aquele artigo de 1986 pode-se arriscar uma tese:
naquela época em que o movimento ecumênico da New Age crescia, o cometa Halley
foi investido de um simbolismo que ajudou a expandir a consciência da “Nova
Era” que seria um dos pilares ideológicos da Globalização pós-queda do Muro de
Berlin em 1989.
sábado, fevereiro 04, 2012
O Encontro Através de um Espelho Cósmico em "Another Earth"
sábado, fevereiro 04, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Nibiru, Planeta X, Calendário Maia, Hercólobus, Marduk, planeta “Chupão” etc. Em uma época de filmes que vão na esteira dessa onda dos mais variados cenários apocalípticos para esse ano, o premiado filme independente "Another Earth" (2011) é um contraponto e ao mesmo tempo um sopro de renovação dentro do gênero sci fi: a proximidade de um estranho corpo celeste na órbita da Terra não promete catástrofes que representem punições morais e nem universos paralelos onde encontraremos mundos alternativos. O mergulho no cosmos não significa encontrar novos mundos ou civilizações, mas um problemático encontro com nós mesmos através de um espelho.
Nibiru, Planeta X, Calendário Maia, Hercólobus, Marduk,
planeta “Chupão” etc. Toda essa série de profecias do fim do mundo tem muito
mais a dizer sobre o sintoma da sensibilidade coletiva atual do que sobre um
fato astronômico concreto. O filme independente “Another Earth” (conquistou
dois prêmios no festival de Sundance), ao lado do “Melancolia” de Lars Von
Trier, é o que mais expressa esse significado por trás dessa onda de apocalipses
previstos para esse ano.
Há uma característica comum na série de filmes-catástrofe
sobre o fim do mundo que nos vem preparando para o apocalipse final (“2012”, “Armagedon”,
“O Dia Depois de Amanhã”, “Impacto Profundo”, “Presságio” etc.): todos eles
recorrem ao recurso metonímico de deslocar o foco das catástrofes para um drama
pessoal familiar ou afetivo para arrancar identificação do espectador. Mostrar
cataclismas em escala global não tem graça se deixar de mostrar também
protagonistas que tentam juntar os cacos emocionais e afetivos enquanto se
esforçam para salvar o planeta.
Mas o filme “Another Earth” não vai por esse roteiro clichê.
A proximidade de outro planeta da Terra não produz catástrofes, ameaças ou
desespero, mas mistérios, questionamentos científicos, metafísicos e íntimos.
quarta-feira, fevereiro 01, 2012
Chaplin: "Os Ricos Compram o Barulho"
quarta-feira, fevereiro 01, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Ao contar a história da transição do cinema mudo para o falado, ironicamente por meio da estética em preto e brancob e sem som, o filme "The Artist" (indicado ao Oscar de melhor filme) faz diversas referências ao mais famoso resistente à sonorização: Charlie Chaplin. Ele acreditava que tal inovação destruiria a "abstração cômica" forma que, segundo ele, universalizaria o cinema. Mas havia uma dimensão política por trás dessa resistência: atacado pelas elites culturais na década de 1920 pelo "baixo nível" dos seus filmes voltados para trabalhadores, imigrantes e desempregados via na sonorização o enquadramento político e moral decisivo dos cinema pelos grandes estúdios: "os ricos compram o barulho", denunciava.
Ao assistir ao filme "The Artist" (que concorrerá ao Oscar de Melhor Filme, Ator, Roteiro, entre outras indicações) não há como não deixar de lembrar de Charlie Chaplin pelas diversas referências que a narrativa faz, principalmente as sequências do protagonista empobrecido vagando pelas ruas com o fiel terrier Uggie o acompanhando. As referências a Chaplin são propositais já que, assim como ele, o protagonista George Valentim resiste o quanto pode à tecnologia da sonorização dos filmes. Mas se em "The Artist" a resistência de Valentim é por narcisismo e orgulho (quintessência do galã dos filmes mudos), na História real a resistência de Chaplin foi principalmente por motivos estéticos e políticos.
Isso ficou claro nas informações expostas ao público em uma mostra chamada "Chaplin e sua Imagem" no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no ano passado. Com 200 fotografias, cartazes, documentos inéditos a Mostra apresentava a trajetória dos 54 anos de carreira do cineasta inglês Charlie Chaplin, desde os primeiros filmes pela Keystone de Nova York em 1914. Caminhando pelas quatro salas cedidas pelo Instituto para a Mostra, logo de cara fomos surpreendidos com a gênese do personagem Carlitos nos estúdios da Keystone: mais rude, agressivo e amargo, bem diferente da imagem do “adorável vagabundo”, idealista, romântico e nobre dos filmes da fase da United Artists (1919 a 1939).
No meio do trajeto, encontramos todo um painel dedicado ao filme “Luzes da Cidade”, um filme ainda mudo realizado quatro anos após o primeiro filme sonorizado da história (“The Jazz Singer”, 1927). Chaplin era um grande resistente à introdução do som no cinema e “Luzes da Cidade” foi uma resposta com uma produção de interessantes aperfeiçoamentos técnicos, tornando-o um dos dez melhores filmes na história do cinema para diretores como Orson Welles e Stanley Kubrick.
domingo, janeiro 29, 2012
Filme "The Man From Earth" Desconstrói a Religião e a Ciência
domingo, janeiro 29, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um filme indispensável tanto para ateus, religiosos, gnósticos, agnósticos ou cientistas. O filme "The Man From Earth" é composto por uma narrativa de 90 minutos de puro ceticismo e desconstrução tanto da Religião quanto da Ciência. Um homem revela ter 14 mil anos de idade, mas tudo o que um grupo de cientistas e professores descobre é um ser com a mesma consciência de um homem comum que luta pela sobrevivência, sem qualquer lição metafísica ou teológica a oferecer.
quinta-feira, janeiro 26, 2012
Pink Floyd: A "Bad Trip" da Cultura Psicodélica
quinta-feira, janeiro 26, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Comparando os dois momentos da banda Pink Floyd representados pelo filme "Pink Floyd The Wall" de Alan Parker e o documentário “The Pink Floyd and Syd Barrett Story” é flagrante o contraste entre o imaginário pulsante, enérgico e desafiador das origens da banda na era psicodélica e a narrativa amarga e pessimista da trilogia final ("Animals", "The Wall" e "Final Cut"). A perda da dimensão épica do rock psicodélico, cujas armas eram o surrealismo e o “non sense”, derrotada pelo princípio de realidade: o indivíduo que, impotente, só lhe resta a vitimização, auto-indulgência e pena de si mesmo.
O filme “Pink Floyd The Wall” de Alan Parker está fazendo 30 anos. Embora o baixista e líder do Pink Floyd Roger Waters tenha ficado insatisfeito com essa adaptação cinematográfica do álbum duplo “The Wall” de 1979, o filme tornou-se um Cult, consenso de crítica entre os fãs da banda e críticos. A música “Another Brick in the Wall” virou um hino libertário e o solo de guitarra de Guilmour na lindamente triste “Confortably Numb” é até hoje arrepiante.
Mas depois de três décadas é necessário um olhar em
perspectiva tanto para o filme como para o álbum. Principalmente depois de se
assistir ao documentário inglês “The Pink Floyd and Syd Barrett Story” (2003),
onde é contada a história de Syd Barrett, membro fundador da banda e
protagonista indiscutível da cultura psicodélica. É interessante compreender as
origens do Pink Floyd dentro do experimentalismo underground da cultura
psicodélica na década de 1960 e como se tornou como banda de frente do rock
progressivo e rotulado como “dinossauro” pela emergente cultura punk/new wave
à época do lançamento tanto do álbum quanto do filme de Allan Parker.
sexta-feira, janeiro 20, 2012
Deus Está Morto no Filme "Zardoz"
sexta-feira, janeiro 20, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Esquisito”, “pretensioso”, incompreensível”, “kitsch”.
Mesmo após 38 anos muitos que assistem ao clássico de ficção científica “Zardoz” (1974) ainda têm algumas dessas
opiniões. Mais ainda, muitos não conseguem compreender o tom da narrativa: será
uma sátira, um drama, uma tragicomédia? Um filme estranho por apontar para um
novo modelo de ficção científica para a época, não mais utópico ou distópico, mas “hipo-utópico”:
chegamos ao futuro e ele não mais existe. Uma elite encontra a imortalidade e descobre
que Deus é um artifício: uma cabeça de pedra voadora que comanda o extermínio
de humanos para extirpar o mal da face da Terra.
O filme dirigido por John Boorman ("O Exorcista II-O Herege" e "Excalibur") é marcado por duas imagens
bizarras: uma gigantesca cabeça de pedra voadora que diz ser o deus Zardoz e Sean Connery (à época com 43 anos) fazendo um personagem brutal, trajando uma
espécie de tanga vermelha, um par de botas até os joelhos, com uma arma na mão
e uma longa cabeleira com trança, ou seja, o oposto da imagem sofisticada e
sexy que o imortalizou como James Bond nos anos 60.
Após ver o fracasso do projeto de uma adaptação cinematográfica
do livro de J.R.R. Tolkien “O Senhor dos Anéis”, John Boorman escreveu o
roteiro de “Zardoz” carregado de simbologia mística e esotérica e com uma ácida
crítica ao papel da religião como forma de dominação. Com um orçamento
baixíssimo e roteiro repleto de sequências e ideias surreais, o resultado foi
uma direção de arte que chega ao mal-gosto e até roupas de extras tingidas para
reaproveitar os figurinos.
Para compreendermos o porquê da estranheza que "Zardoz" provoca até hoje, temos que inserir o filme dentro de um especial tipo de
subgênero sci fi pós-moderno: o que
poderíamos chamar de “hipo-utopia”, para distinguir de termos como distopia e da
própria utopia.
segunda-feira, janeiro 16, 2012
Uma Semiótica do Poder das Imagens
segunda-feira, janeiro 16, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa frase atribuída
a Confúcio resume a natureza do mais potente aparato de transmissão: a imagem.
Se Confúcio referia-se ao poder dos ideogramas , forma de comunicação simbólica onde duas ou mais imagens são fundidas
em um conceito, no Ocidente a imagem viveu uma verdadeira saga a partir das
origens rituais até ser convertida em feitiço ou fetiche - da religião à moderna Publicidade e Propaganda.
A genesis das imagens está nos rituais de morte e
fertilidade, vida e renascimento. A imagem como manifestação do invisível, a
representação de quem morreu para imortalizá-lo. Uma constelação de palavras
gravita em torno do conceito de imagem, todas elas derivadas dessas origens:
simulacrum (o espectro, fantasma), Imago (a máscara de cera, reprodução do
rosto do defunto), eidolon (ídolo, a alma do defunto que sai do cadáver, de
natureza tênue e, por isso, ainda corpórea, espectro). Todas essas ideias vão
se aglutinar depois no conceito de retrato, imagem.
Sendo ela simultaneamente uma vitória sobre a morte e
perpetuação pública de um ser ativo e radiante, a imagem abre as portas para a
divinização: para o homem do Ocidente é a sua melhor parte, seu eu imunizado e
posto em lugar seguro. A glória do herói grego, a apoteose do imperador romano
e a santidade do papa cristão representados por imagens (estátuas, moedas e
vitrais) ao longo da História atestam esse poder de transmissão não só da
divindade ou imortalidade, mas, também, da crença e do Poder.
Se pretendemos fazer uma semiótica não da imagem em si (já
farta na bibliografia da área), mas do seu poder na transmissão de crenças,
temos que analisá-la em um duplo aspecto: o religioso e o semiótico, isto é,
entender como a exploração religiosa vai fazer o ícone regredir para as formas
mais míticas e mágicas da imagem ao explorá-la como propaganda. Indo além,
entender como as modernas formas de Propaganda como a Publicidade são novas
versões do princípio religioso da exploração das imagens.
sexta-feira, janeiro 13, 2012
Em "Dead Set" o Reality Show Ri de Si Mesmo
sexta-feira, janeiro 13, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O gênero “reality show” já consegue rir de si mesmo? É o que parece quando descobrimos que a produtora holandesa Endemol, cujo maior produto é o “reality show”, produziu a série da TV inglesa chamada “Dead Set” (2008) onde uma epidemia transforma o mundo em zumbis... menos os participantes e a produção de um Big Brother que nada sabem o que está acontecendo fora dos muros da emissora. Combinando extrema violência, ironia e humor negro, a série faz referências às principais críticas e indignações contra o gênero. Se a Endemol consegue rir de si mesma é porque por trás há duas estratégias bem definidas: “Agenda Setting” e “tolerância repressiva”.
quarta-feira, janeiro 11, 2012
O Mito do Vampiro Chega à Maturidade no filme "Deixe Ela Entrar"
quarta-feira, janeiro 11, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Esqueça filmes como “Crepúsculo” onde vampiros com “sex appeal” seduzem adolescentes. Aclamadíssimo em Festivais de cinema Fantástico, o filme sueco “Deixe Ela Entrar” (Let The Right One In, 2008) igualmente narra uma estória de amor impossível entre adolescentes, mas rompe com os principais cânones do gênero ao apresentar o vampiro não mais como encarnação, mas como representação do Mal: o vampiro abandona a adolescência dos “shopping centers” para ingressar na rotina da adolescência repleta de ambiguidades, indecisões e desejos de vingança.
segunda-feira, janeiro 09, 2012
Gnosticismo é o "Jazz" das Religiões
segunda-feira, janeiro 09, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Certa vez Louis Armstrong disse a um jornalista: "Cara, se você for perguntar o que é o Jazz, então nunca saberá". Algo semelhante ocorre com termos como "Gnosticismo" ou "Gnose" na história das religiões: devem ser mais experimentados do que compreendidos. Pelas suas próprias origens sincréticas (uma fusão de platonismo, neo-platonismo, estoicismo, budismo, antigas religiões semíticas e cristianismo), o Gnosticismo poderia ser facilmente comparado ao Jazz que, pelas suas origens, também foi resultante de intensas misturas e adaptações.
O que é Gnosticismo?
Seja pelo ponto de vista histórico (conjunto de seitas sincréticas de religiões
iniciatórias e escolas de conhecimento nos primeiros séculos da era cristã) ou
pelo ponto de vista dos renascimentos na era moderna (grupos e, por analogia, a
todos os movimentos que se baseiam no conhecimento secreto da “gnose”) são definições
que podem levar à generalização e confusão.
Mesmo com a
descoberta, em 1945, de textos gnósticos do século IV em Nag Hammadi (Egito),
muitos concordam que o tema ainda continua com muitos pontos dúbios.
Hoeller e Conner
preferem abordar o Gnosticismo como uma “atitude da mente” ou uma “predisposição
ideológica” que surge em ambientes de grande agitação artística e cultural. “Se
você é um artista sério, já é meio gnóstico”, afirma Conner. Nessas condições,
o Gnosticismo está fadado a um novo renascimento.
Mas há um consenso: o Gnosticismo e seus derivados
esotéricos nunca fizeram parte da cultura sancionada pelas instituições. Desde
o triunfo do cristianismo ortodoxo após Constantino, a tradição gnóstica entrou
para o subterrâneo dos movimentos sociais. Bem sucedido em seus canais subterrâneos,
eventualmente ofereceu a pensadores revolucionários e artistas subsídios
importantes para críticas aos sistemas opressivos políticos, sociais ou
culturais.
É por esse caminho que Miguel Conner (escritor
norte-americano de sci fi e editor/apresentador do programa radiofônico "Aeon
Bytes Gnostic Radio" - programa de debates e
entrevistas semanais sobre temas do Gnosticismo, literatura e cultura pop)
vai focar o Gnosticismo ao compará-lo ao Jazz no campo musical. Impossível de
ser definido, o Jazz escapa a qualquer descrição ou análise mecanicista. Para
Conner, o Gnosticismo se enquadraria nessa mesma natureza. Pelas suas próprias origens sincréticas (uma fusão de platonismo, neo-platonismo, estoicismo, budismo, antigas religiões semíticas e cristianismo), o Gnosticismo poderia ser facilmente comparado ao Jazz que, pelas suas origens, também foi resultante de intensas misturas e adaptações.
sábado, janeiro 07, 2012
Filme "Margin Call" despolitiza Crise Financeira
sábado, janeiro 07, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Margin Call – O Dia
Antes do Fim” (Margin Call, 2011) é um filme de reação ideológica às graves
denúncias sobre as origens da crise financeira global de 2008 (cujos
desdobramentos ainda continuam) feitas por documentários como “Trabalho Interno” de
Charles Ferguson ou “Capitalismo: Uma História de Amor” de Michael Moore. “Margin
Call” despolitiza os fundamentos da crise ao se levar a sério como um “thriller”
matemático-financeiro. Embarca no hermetismo dos números para subliminarmente
provar ao espectador leigo que, no final, toda a turbulência econômica surgiu por
“erros de estimativa de volatilidade”
colocando entre parêntesis os fatores demasiadamente humanos: relações
promíscuas das elites financeiras com o Estado e a Política.
É bastante conhecido o papel ideológico que Hollywood sempre
desempenhou, desde os esforços patrióticos durante a Segunda Guerra Mundial até
a chamada “Política de Boa Vizinhança” durante o governo do presidente
Roosevelt quando foi incentivada a promoção de artistas latino-americanos ao
estrelato cinematográfico como tática de cooptação política.
O que impressiona atualmente é o “timing” da
contra-propaganda ideológica dos filmes hollywoodianos.
Depois da explosão da bolha imobiliária e dos empréstimos
hipotecários que arrastaram os mercados globais para a crise em 2008, assistimos
às denúncias expostas por documentários como Trabalho Interno (Inside Job,
2010). Premiado com o Oscar de melhor documentário, o diretor Charles Ferguson deu
os nomes de diretores, executivos e empresas (de seguros, bancos de
investimentos etc.) e descreveu a engenharia financeira irresponsável que
torrou dinheiro público e fez poucos ficarem milionários com a explosão da
“bolha” financeira. E, o que é mais grave, demonstrou que os artífices dessa
engenharia estiveram conscientes o tempo todo, ao jogar em dois lados: ao mesmo
tempo em que apostavam deliberadamente na inadimplência das hipotecas,
asseguravam aos seus clientes a “saúde” financeira dos papéis podres que
comercializavam.
Em seguida
Hollywood contra-ataca com duas produções ficcionais: uma que glamouriza a
produção de fortunas nos mercados finananceiros; e a outra que traduz as
origens da crise financeira global em um “erro de cálculo”.
A primeira reação
foi o filme “Sem Limites” (Limitless, 2011) onde toda a suspeita da engenharia financeira de Wall Street é
“naturalizada” ou “matematicizada” através da estória da descoberta do
algoritmo de sucesso que garante a fortuna e o sucesso. Se o documentário
“Trabalho Interno” denunciava que todas as fortunas do mercado financeiro
provinham de “bolhas” criadas por falcatruas possibilitadas pela
desregulamentação e relações promíscuas entre Estado e especuladores, em “Sem
Limites”, ao contrário, o sucesso provém de fórmulas matemáticas e a utilização
total do cérebro através de “smart drugs”.
A segunda reação é o recente filme “Margin Call – O Dia
Antes do Fim”. Se no filme “Sem Limites” temos a história do algoritmo de
sucesso inventado por uma mente esperta, em “Margin Call” temos a estória de
algoritmos que produzem “números que não se somam” reduzindo a explicação da
crise financeira global a um “erro de estimativa dos índices de volatilidade”.
quarta-feira, janeiro 04, 2012
Há Semelhanças entre Jesus Cristo e Harry Potter?
quarta-feira, janeiro 04, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O que há em comum entre a figura bíblica de Jesus Cristo e o blockbuster literário e cinematográfico Harry Potter? Segundo Derek Murphy no livro “Jesus Potter, Harry Christ”, mais coisas do que imaginamos. Para ele são “modelos literários” ou “composições de mitológicos e filosóficos símbolos de salvação". Se Henry Potter é a recorrência da narrativa mítica da agonia-morte-ressurreição do herói, Jesus Cristo estaria conectado com toda uma tradição antiquíssima de deuses encarnados destinados à morte e ressurreição.
segunda-feira, janeiro 02, 2012
O Diabo tem um plano em "Querida, Voy a Comprar Cigarrillos y Vuelvo"
segunda-feira, janeiro 02, 2012
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Ter uma segunda chance para voltar no tempo e redimir-se das decisões
erradas na vida. Uma velha estória sempre contada pelos filmes hollywoodianos
sob um viés moralista. Mas no filme argentino “Querida, Voy a Comprar Cigarrillos y Vuelvo”
(2011) o tema vai mais além ao acrescentar o elemento do Fantástico: um homem
medíocre e fracassado faz um pacto faustiano com o demônio na tentativa de,
através do conhecimento do futuro, manipular o Tempo, o Destino e enganar o
próprio demônio. Através de uma narrativa irônica e de humor cáustico, cria-se
um clima ambíguo onde é impossível julgar o anti-herói. Indicado pelo nosso leitor Fabio Hofnik, o blog conferiu o filme.
Certa vez ouvi de alguém:
“Passamos metade da vida tentando corrigir os erros que cometemos na outra
metade.” É possível termos uma segunda chance depois de tomarmos consciência
das decisões erradas do passado? E se tivermos essa chance, teremos a sabedoria
e o livre-arbítrio para não cair nos mesmos erros?
Uma estória contada
seguidas vezes pelo mainstream
hollywoodiano, sempre pelo otimista viés moralista e religioso que nunca coloca
em questão um aspecto: o homem realmente quer mudar? Ou será que a mediocridade
e o obscurantismo a qual a vida nos reserva pode impedir essa mudança?
A dupla de diretores argentinos
Mariano Cohn e Gastón Duprat vai mais além ao tratar um tema tão recorrente acrescentando
o elemento do Fantástico: a presença do Mal através da figura de uma espécie de
demônio e a vitimização humana diante de uma realidade que o condena à
mediocridade. De um lado um antigo mercador (Eusebio Poncela) que, no século
III no Marrocos, é atingido duas vezes seguida por um raio tornando-se um ser
imortal que vaga pelo mundo propondo tratos e fazendo trapaças temporais. Do
outro, Ernesto (Emilio Disi), um sessentão que passa os dias queixando-se das
oportunidades que teve e fracassou, casado com uma mulher que a todo momento
joga na cara o seu fracasso.
sábado, dezembro 31, 2011
Você Sabe que é Gnóstico quando...
sábado, dezembro 31, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Miguel Conner, escritor norte-americano de sci fi e editor/apresentador do programa radiofônico "Aeon Bytes Gnostic Radio" (programa de debates e entrevistas semanais sobre temas do Gnosticismo, literatura e cultura pop), elaborou uma lista de itens que caracterizam se você é gnóstico. Apesar do tom irônico e, às vezes, engraçado, dá para perceber a seriedade das teses do gnosticismo em cada item. Mais do que isso, demonstram que o Gnosticismo não é uma religião, doutrina ou filosofia plenamente sistematizada como afirma Stephen Holler: "O Gnosticismo é uma certa atitude da mente, uma ambiência psicológica (...) um certo tipo de alma é, por sua própria natureza, gnóstica". Se pelo menos o leitor se enquadrar em um desses itens abaixo, pode se considerar com uma séria inclinação à visão de mundo gnóstica.
sexta-feira, dezembro 30, 2011
Os Fantasmas do Tempo no Filme "Christmas Carol"
sexta-feira, dezembro 30, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O livro “Christmas
Carol” (Um Cântico de Natal, 1843) de Charles Dickens é atemporal por
apresentar dois grandes arquétipos que marcarão a vida moderna: Fantasmas e o Tempo.
Ao fazerem uma adaptação usando animação digital (através da tecnologia de “captura
de performance”), a Walt Disney Pictures e o diretor Robert Zemeckis ("De Volta para o Futuro" e "Forrest Gump") produzem
um efeito paradoxal: esvaziam o olhar crítico de Dickens sobre o início da
modernidade ao reduzir a narrativa à estética videogame por meio de uma
tecnologia moderna. O Ocultismo e a problematização do Tempo, marcas da
literatura do século XIX como formas de questionar a modernidade, são temas
oportunos para uma reflexão nesses momentos que antecedem a celebração de Ano
Novo onde todos querem reter um momento do tempo, que então será passado.
O livro clássico de Charles Dickens “Christmas Carol” já recebeu centenas de adaptações. É um dos livros mais lidos,
lembrados e citados de todos os tempos. A narrativa conta a estória de Ebenezer
Scrooge, velho ranzinza e sovina que passou a vida inteira juntando uma
fortuna, desprezando qualquer contato com as pessoas. Ele odeia o Natal por
achar que é uma época onde as pessoas gastam mais do que têm e ironiza como
gente tão pobre pode ser feliz. Na noite de Natal recebe a visita de três
fantasmas (que mostram para ele as visões do passado, do presente e do futuro)
levando-o a uma transformação íntima e reavaliando o significado da vida.
Só para ficar no cinema (as adaptações do livro de Dickens
abrangem teatro, televisão, ópera, história em quadrinhos etc.) existem
adaptações desde 1901. Desde então praticamente toda década há alguma
adaptação, referência ou revisitação da obra, passando pelos mais diversos
gêneros.
De Walt Disney temos o personagem do Tio Patinhas (Uncle
Scrooge) inspirado no protagonista avarento do livro de Dickens, um curta de
1983 “Mickey’s Christmas Carol” e o recente “Os Fantasmas de Scrooge” (Christmas
Carol, 2009) dirigido por Robert Zemeckis (“De Volta para o Futuro”, “Forrest
Gump” e “Contato”).
Essa produção repete a velha fórmula dos estúdios Disney: a
capacidade de lidar com temas trágicos, pesados e adultos de uma forma
divertida para crianças e jovens ao diluir simbolismos arquetípicos. No caso da
adaptação de Zemeckis, a utilização da tecnologia chamada “captura de
performance” onde a animação digital é feita a partir do escaneamento das
expressões dos atores. O diretor já havia utilizado essa tecnologia em “A lenda
de Bewulf” e “Expresso Polar”, mas em “Os Fantasmas de Scrooge” há um estranho
efeito: se a maior qualidade do conto de Dickens é a sua atemporalidade, na
produção Disney a tecnologia converte a narrativa, em muitos momentos, em um
videogame com cenas de ação desnecessárias. Os grandes temas arquetípicos da
obra de Dickens (que induzem à reflexão existencial e moral das ações humanas) são
esvaziados pelo ritmo frenético e uma estética cujas opções que o protagonista
sovina tem que tomar parecem alternativas de um game em computador.
quarta-feira, dezembro 28, 2011
O Filme "El Método" e a "Gameficação" da Realidade
quarta-feira, dezembro 28, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Games de simulações de atividades militares, administrativas etc. poderiam representar que a própria realidade pretensamente simulada já é, igualmente, um game? A “gameficação”,isto é, a exploração do elemento “lúdico” como ferramenta de administração treinamento, gestão etc, seria o sintoma da "gameficação" da própria realidade? O filme "O Que Você Faria? (El Método, 2005) remete a essas questões ao denunciar que as organizações atuais estão se convertendo em games perversos e autistas.
quarta-feira, dezembro 21, 2011
Papai-Noel Vinga-se do Cristianismo no Filme "Uma Noite de Fúria"
quarta-feira, dezembro 21, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um filme “trash” como “Uma
Noite de Fúria” (Santa’s Slay, 2005) trás muito mais verdades do que toda a
filmografia que pretende trazer fé e esperança por meio de uma figura tão
controvertida como Papai-Noel. A recorrência de filmes que apresentam uma visão
“pagã” ou “satânica” do mito natalino, confirma as origens histórico-políticas de Papai-Noel: Santa Claus e Satã são os dois lados de uma mesma
moeda criada pela Igreja para que o Cristianismo ganhasse hegemonia sobre
culturas dominadas por rituais de fertilidade que relembravam os ciclos da
natureza, morte e renascimento.
Em postagem anterior, ao analisarmos o filme finlandês “Rare
Exports: A Christmas Tale”, cujo diretor foi buscar no folclore finlandês as
origens pagãs do Papai-Noel (selvagem, sem nenhuma boa vontade e perseguidor de
crianças), discutíamos a existência de um imaginário subterrâneo no mito
natalino, muito recorrente no cinema. Um imaginário bem diferente e menos
altruísta do que a tradição cristã que credita as origens de Papai-Noel a São
Nicolau (século IV DC).
A lista de filmes que apresenta essa visão “alternativa” do
Papai-Noel (ou “Santa Claus”) é imensa. Só para listar alguns: Bad Santa (2003), Black Christmas (1974),
Christmas Evil (1980), Silent Night, Deadly Night (1984), Jack Frost (1996),
Don´t Open Till Christmas (1984) etc. Definitivamente, não são filmes recomendáveis para serem assistidos na noite de Natal, mas dão o que pensar:
porque essa recorrência dessa figura maligna do Papai-Noel no cinema? Apenas exemplos da estética
trash? Filmes que simplesmente querem romper com a monotonia da figura do bom
velhinho? Ou simplesmente diversão sadomasoquista?
Se acreditarmos que os filmes são muito mais do que mero
entretenimento, mas documentos primários para estudarmos a sensibilidade, o
imaginário ou os sintomas culturais de uma época, então temos que levar a sério
a recorrência de certos temas, simbologias ou iconografias nas narrativas
fílmicas. Evitar o julgamento simplista que pretende descartar filmes sob rótulos como "comercial", “trash” ou "de entretenimento". Em outras palavras, recorrências no cinema sempre são sintomas de sérios conteúdos
antropológicos ou culturais da espécie (mitos, arquétipos, imaginários,
mitologias etc.).
O filme “Uma Noite de Fúria” (Santa’s Slay, 2005) é mais um
exemplo de filme que explora esse imaginário subterrâneo do Papai-Noel. Mesmo para
quem não gosta do gênero, o filme vale pela sequência inicial: uma família vai
iniciar a ceia de Natal (com participações especiais de James Caan, Fran Drescher, Chris Kattan etc.) entre
diálogos ríspidos e cínicos com acusações veladas e ironias sobre infidelidade,
preconceitos e um peru que virou “sola de sapato” de tão duro. De repente, eis
que desce pela chaminé, destruindo todos os tijolos da lareira, um Papai-Noel
com a aparência de um viking enlouquecido que inicia uma bizarra série de
assassinatos, massacrando toda a problemática família.
segunda-feira, dezembro 19, 2011
Papai-Noel Pode Matar em "Rare Exports: a Christmas Tale"
segunda-feira, dezembro 19, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Se Papai Noel é um personagem tão altruísta, por que ele trabalha na clandestinidade? Por que muitas crianças temem a figura de Papai Noel em shoppings e parques? Por que a constante presença de papais-noéis assassinos e aterrorizantes na cinematografia? Essas questões em relação ao mito do Papai Noel são as motivações para o jovem diretor finlandês Jalmari Helander a desconstruir o imaginário desse personagem. Jalmari vai buscar as origens do mito natalino no folclore pagão, anterior à conversão cristã e norte-americana através da publicidade da Coca-Cola: há um imaginário subterrâneo e esquecido em torno do mito do Papai-Noel que insistentemente ressurge na cultura.
Jalmari tem dedicado sua carreira a expor a verdade de que o Papai Noel não é tão bom quanto parece. Após dois curtas premiados sobre o tema (a origem Finlandesa do personagem, antes da sua reconversão pela Coca-Cola no século XX), o diretor nos premia com essa pequena pérola do fantástico: “Rare Exports: a Christmas Tale”, vencedor de festivais do gênero terror e fantástico como Locamo na Suiça e Sitges na Catalunha.
Por que muitas crianças choram de medo na presença dessas figuras que habitam shopping centers e lojas no natal? Por que insistentemente o cinema de terror explora esse lado assustador do personagem (por exemplo: "Elves" - 1989 ou "Santa's Slay" - 2005)? Há até um nome para esse tipo de fobia infantil: coulrofobia, o medo que se estende, também, para a presença de palhaços ou "clowns".
Embora as origens oficiais ou cristã do Papai-Noel (ou "Santa Claus") estejam associadas à figura de São Nicolau, um jovem bispo de Myra (Turquia) do século IV DC (conhecido pela generosidade e por dar presentes, tornado-se o santo padroeiro das crianças), há uma origem pagã anterior a sua conversão pela Igreja. Uma origem de moralidade ambígua e cruel, própria das origens dos contos de fadas que acabou sedimentando-se em um imaginário subterrâneo que resiste aos tempos.
sexta-feira, dezembro 16, 2011
Segundo Aniversário do Blog "Cinema Secreto: Cinegnose" - um resumo
sexta-feira, dezembro 16, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
No dia 8 de dezembro de 2009 era publicado o primeiro post do blog “Cinema Secreto: Cinegnose”: “O Filme Gnóstico: uma Introdução”. O Blog é uma continuidade do projeto de mestrado desenvolvido na Universidade Anhembi Morumbi entre 2007 e 2009 “Cinegnose: a recorrência de elementos gnósticos na recente produção cinematográfica norte-americana (1995 a 2005)” sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Antônio Vadico e do Grupo de Pesquisa CNPQ “Religião e Sagrado no Cinema e Audiovisual”.
A principal preocupação editorial do Blog nesse segundo ano
foi a de trazer para a prática as reflexões da filosofia gnóstica. Depois do
primeiro ano onde a preocupação inicial era amadurecer os principais pontos
filosóficos, teológicos e cosmológicos do Gnosticismo, além de dar aos leitores
a sua dimensão histórica (origem, evolução e, principalmente, o atual “revival”
na indústria do entretenimento), nesse segundo ano procuramos dar uma linha
menos “doutrinária”.
Percebíamos na oportunidade que o termo “gnosticismo” estava
carregado de uma percepção religiosa, sectária ou doutrinária. A filosofia
gnóstica pode ser tudo, menos isso: pelo contrário, ao sustentar posições
heréticas e anti-religiosas por oferecer uma compreensão “invertida” e teologicamente
“negativa”, o Gnosticismo se situa historicamente numa posição underground de
rebelião.
Nesse segundo ano, portanto, o blog procurou seguir duas
linhas editoriais: primeiro, uma massiva análise fílmica indo para além dos
clássicos filmes gnósticos na área sci fi, fantástico etc. Procuramos
demonstrar que as narrativas míticas e arquétipos gnósticos estão presentes em
diversos gêneros, desde dramas ou animações hollywoodianos (“O Paraíso é logo Ali” ou “Kung Fu Panda”, filmes “trashs” e indepentes (“Ultrachrist” e
“Rubber, o Pneu Assassino”) e produções audiovisuais (Mister Maker: o sabor gnóstico para crianças).
terça-feira, dezembro 13, 2011
O Olhar Gnóstico de Kubrick
terça-feira, dezembro 13, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Recluso e avesso a jornalistas, o cineasta Stanley Kubrick revela em uma das suas poucas entrevistas um olhar bem particular para a vida: para ele, vivemos em um Universo indiferente e sem sentido que corrói a nossa vontade de viver. Nossa única saída seria desafiar essa indiferença ao suprir de Luz a "vasta escuridão" da existência. Esse olhar gnóstico pode ser a chave de compreensão da obra de Kubrick, principalmente da chamada "Trilogia Star Child": "Dr. Fantástico", "2001" e "Laranja Mecânica".
Semana passada li o livro "Stanley Kubrick Interviews". O diretor de clássicos como "Laranja Mecânica", "O Iluminado" e "Barry Lyndon" era avesso a entrevistas: preferia que os filmes falassem por ele. Esse livro reúne as poucas entrevistas do recluso cineasta falecido em 1999, abrangendo o período que vai de 1959 a 1987, revelando diversos interesses de Kubrick tais como a exploração espacial, psicanálise, efeitos da violência e religião.
O destaque é uma entrevista concedida a Eric Nordern para a revista "Playboy" em 1968. Na oportunidade Kubrick revelou uma surpreendente visão gnóstica da existência
cuja convicção pode ser a chave de entendimento na análise dos filmes do
diretor, principalmente das produções da trilogia dessa época iniciada com “Dr.
Fantástico” em 1964 e encerrada com “Laranja Mecânica” em 1971, a chamada trilogia
“Star Child”, como veremos abaixo.
Primeiro, vejamos esse trecho da entrevista de Kubrick a Eric Norden
onde discute uma especial forma de niilismo diante da existência: a maneira de
lidar com um Universo indiferente e sem sentido a partir do resgate do
“imaculado sentido de admiração das coisas simples” da infância, esquecido por
nós na medida em que desenvolvemos a consciência da morte na vida adulta:
domingo, dezembro 11, 2011
A Princesa não quer acordar em "A Bela Adormecida"
domingo, dezembro 11, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Concorrente à Palma de Ouro em Cannes, “A Bela Adormecida” (Sleeping
Beauty, 2011) da estreante diretora australiana Julia Leigh desconstrói o conto
de fadas clássico: e se a princesa não quisesse acordar? O cenário é o de uma
sociedade onde o trabalho foi precarizado e a “princesa” é uma “freelance” numa
roda-viva de subempregos marcada pela frieza emocional e onde príncipes foram
substituídos por um submundo de milionários sexualmente pervertidos em uma
mansão de “serviços à inglesa”.
Na versão original do francês Charles Perrault do conto “A Bela Adormecida” uma princesa é amaldiçoada a
dormir por cem anos até ser despertada pelo beijo de um belo e corajoso príncipe
que enfrentou uma floresta de espinhos venenosos para entrar no castelo. Cinquenta e dois anos depois da última releitura desse conto por Walt Disney em 1959, a
escritora australiana Julia Leigh ("The Hunter" e "Disquiet"), em sua estreia como diretora, revisita a
clássica estória de uma forma invertida: e se a princesa não quisesse acordar? Ela
não possui um reino, mas é solitária. E sempre visitada por homens que não são
mais príncipes, mas visitantes de uma só noite que se aproveitam sexualmente
dela enquanto está imersa no seu sono voluntário.
Indicado à Palma de Ouro
de Cannes nesse ano, o filme “A Bela Adormecida” reduz o clássico conto de
fadas ao seu núcleo mítico ou arquetípico: o sono e o esquecimento. Através de
uma narrativa estranha, espectral, etérea e fria narra a trajetória de uma “princesa”
contemporânea, Lucy (Emily Browning), uma estudante universitária em Sidney, Austrália,
de pele branca leitosa e cabelos de cor vermelho-ouro, onde, tal qual um
hamster correndo em uma roda de gaiola, vive em uma ciranda de subempregos e
identidades fragmentadas: cobaia remunerada de um laboratório, garçonete em um
café, operadora de uma fotocopiadora em um escritório e, ocasionalmente,
prostituta em pubs frequentados por yuppies.
Como pano de fundo, uma
relação complicada com a mãe alcoólatra e com um amigo chamado Birdman que também
está lentamente morrendo no alcoolismo e com quem Lucy, estranhamente, tem uma
relação de culpa. Aliás, também é estranha a roda-viva de subempregos à qual
Lucy se submete: tal como um zumbi, sem expressar sentimentos, automaticamente
exerce suas funções. Ela parece uma sonâmbula que voluntariamente quer se esquecer
de algo como forma de proteção emocional.
quarta-feira, dezembro 07, 2011
A "Religião das Máquinas" no Filme "13° Andar"
quarta-feira, dezembro 07, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O sucesso de crítica e
de público de “Matrix” (1999) acabou, à época, eclipsando o filme “13° Andar”
(The Thirteenth Floor, 1999) , considerado muito superior. Embora guardassem aspirações
bastante similares (discutir a condição humana diante das tecnologias de
simulação e virtualização), “13° Andar” substituiu a profusão de referências e
diálogos filosóficos de “Matrix” (uma estratégia desesperada para justificar
lutas marciais, ação e bullet-times) por uma narrativa que por si mesma instigava
essas questões filosóficas. Porém, ambos os filmes se tornaram documentos do
imaginário tecnocientífico dominante no final de século XX onde associava a
tecnologia computacional com uma motivação mística por transcendência
espiritual, uma verdadeira “religião das máquinas”.
Se o historiador francês Marc Ferro estiver correto, todo
filme é uma representação da sensibilidade ou do imaginário de determinada
época, tornando, especialmente o cinema de ficção, um excelente caminho para a
história psicossocial, nunca atingida pela análise de outros tipos de
documentos (Veja FERRO, Marc. Cinema e História, São Paulo: Paz e Terra, 1992.
No final da década de 1990, dois filmes marcaram o ápice de
um ciber-imaginário marcado pelo crescimento especulativo da Internet,
tecnologias computacionais e realidade virtual: “Matrix” e o “13° Andar”, ambos
lançados em 1999.
A partir do lançamento bombástico do Windows 95 toda a
imprensa especializada e produções acadêmicas foram tomadas por duas tendências
distintas: primeiro, pelo espírito messiânico que via nas tecnologias virtuais o
potencial para revolucionar a economia real e, ao mesmo tempo, o crescimento
das técnicas motivacionais ou de auto-ajuda explicitamente baseados em modelos
computacionais (o cérebro e o próprio Self como um software reprogramável). E,
segundo, o espírito distópico que via na virtualização do real uma armadilha na
qual a humanidade cairia ao esquecer as demandas da realidade.
Porém, essas duas visões distintas guardavam algo em comum:
o ciber-misticismo. Os filmes “Matrix” e o “13° Andar” representaram essa
síntese de final de século ao unir através do cibermisticismo esses dois
enfoques opostos dos mundos tecno-empresarial e acadêmico. Ambos os filmes aproximam
tecnociência e misticismo ao apresentarem a tecnologia computacional como
mediação possível para a transcendência espiritual.
segunda-feira, dezembro 05, 2011
"O Clube da Luta": a Busca da Gnose entre o Consumismo e a Violência
segunda-feira, dezembro 05, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A atmosfera
distópica e niilista do filme “O Clube da Luta” (Fight Club, 1999) do diretor
David Fincher (“A Rede Social”) cria um cenário trágico, mas, principalmente,
ambíguo. O filme parece ter sido composto dentro de uma “zona cinza”, entre a
vida obscura e anônima onde alimentamos sonhos de consumo e a busca de alguma
saída messiânica, negativa e totalitária. A narrativa procura o meio termo: a
busca da iluminação espiritual por meio da busca de si mesmo através do
silenciamento do corpo e do pensamento, nem que seja através da violência.
Buscar a iluminação através do desprezo pelo “mísero composto universal” do
qual fazemos parte.
Incomunicabilidade, alienação e impossibilidade de
transformação são temas recorrentes na filmografia do diretor David Fincher:
entre o recente “A Rede Social” (onde um gênio em algoritmos de Havard com
grande dificuldade em se relacionar desconta sua ansiedade difamando pessoas em
um blog) e o mais antigo “Vidas em Jogo” de 1997 (um milionário frio e
solitário é submetido a um tratamento de choque por meio de um "roller play game" contratado pelo irmão na esperança de conscientizá-lo), temos o cultuado e
enigmático “Clube da Luta” com os mesmos temas, porém carregado de uma
ambiguidade explosiva como veremos abaixo.
Baseado no livro homônimo de Chuck Palahniuk de 1996, para
Fincher o grande tema de “Clube da Luta” era a emancipação assim como os filmes
“A Primeira Noite de um Homem” (The Graduate, 1969) ou “Juventude Transviada”
(Rebel Whithout a Cause, 1955), mas, dessa vez, para jovens adultos na faixa
dos 30 que vivem na sociedade atual que impede o amadurecimento: “fomos
projetados para sermos caçadores, mas vivemos em uma sociedade de shoppings.
Não há mais pelo que caçar, pelo que lutar, superar ou explorar. No interior
dessa sociedade da castração é que foi criado o protagonista do filme”, afirma
Fincher para completar: “para o protagonista encontrar a felicidade o único
caminho possível será viajar através de uma iluminação no qual mate seus
familiares, seu deus e seu professor” (VEJA Smith, Gavin (Sep/Oct 1999). "Inside Out: Gavin Smith Goes
One-on-One with David Fincher". Film Comment 35 (5): pp. 58–62, 65,
67–68.)
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