domingo, dezembro 11, 2011
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Concorrente à Palma de Ouro em Cannes, “A Bela Adormecida” (Sleeping
Beauty, 2011) da estreante diretora australiana Julia Leigh desconstrói o conto
de fadas clássico: e se a princesa não quisesse acordar? O cenário é o de uma
sociedade onde o trabalho foi precarizado e a “princesa” é uma “freelance” numa
roda-viva de subempregos marcada pela frieza emocional e onde príncipes foram
substituídos por um submundo de milionários sexualmente pervertidos em uma
mansão de “serviços à inglesa”.
Na versão original do francês Charles Perrault do conto “A Bela Adormecida” uma princesa é amaldiçoada a
dormir por cem anos até ser despertada pelo beijo de um belo e corajoso príncipe
que enfrentou uma floresta de espinhos venenosos para entrar no castelo. Cinquenta e dois anos depois da última releitura desse conto por Walt Disney em 1959, a
escritora australiana Julia Leigh ("The Hunter" e "Disquiet"), em sua estreia como diretora, revisita a
clássica estória de uma forma invertida: e se a princesa não quisesse acordar? Ela
não possui um reino, mas é solitária. E sempre visitada por homens que não são
mais príncipes, mas visitantes de uma só noite que se aproveitam sexualmente
dela enquanto está imersa no seu sono voluntário.
Indicado à Palma de Ouro
de Cannes nesse ano, o filme “A Bela Adormecida” reduz o clássico conto de
fadas ao seu núcleo mítico ou arquetípico: o sono e o esquecimento. Através de
uma narrativa estranha, espectral, etérea e fria narra a trajetória de uma “princesa”
contemporânea, Lucy (Emily Browning), uma estudante universitária em Sidney, Austrália,
de pele branca leitosa e cabelos de cor vermelho-ouro, onde, tal qual um
hamster correndo em uma roda de gaiola, vive em uma ciranda de subempregos e
identidades fragmentadas: cobaia remunerada de um laboratório, garçonete em um
café, operadora de uma fotocopiadora em um escritório e, ocasionalmente,
prostituta em pubs frequentados por yuppies.
Como pano de fundo, uma
relação complicada com a mãe alcoólatra e com um amigo chamado Birdman que também
está lentamente morrendo no alcoolismo e com quem Lucy, estranhamente, tem uma
relação de culpa. Aliás, também é estranha a roda-viva de subempregos à qual
Lucy se submete: tal como um zumbi, sem expressar sentimentos, automaticamente
exerce suas funções. Ela parece uma sonâmbula que voluntariamente quer se esquecer
de algo como forma de proteção emocional.
Mas tudo se torna ainda
mais estranho quando Lucy aceita mais um freelance: uma espécie de serviço de
acompanhante de executivos. Na verdade, tal qual o protagonista do filme de
Stanley Kubrick “De Olhos Bem Fechados”, ela desce ao submundo de velhos homens
da alta sociedade que contratam jantares confidenciais “à inglêsa”, onde
garçonetes trajando lingeries servem refinados pratos em uma mansão, em uma
atmosfera sado-masô que remete também ao filme “Saló” de Pasolini.
Logo, sua figura de beleza
fria e etérea se destaca, sendo convidada a uma “promoção” com alguns riscos a
mais: voluntariamente deverá tomar um chá com um sonífero que a faz passar a
noite em um quarto em revezamento com os velhos milionários dos jantares. Ela
jamais saberá o que eles fizeram com ela enquanto dormia, mas uma regra deve
ser respeitada: não pode haver penetração! O que vemos a partir daí são velhos
milionários impotentes que se sucedem vivendo fantasias de necrofilia em
sequências perturbadoras.
Sono e Esquecimento
Por que essa bizarra
versão invertida da Bela Adormecida? É evidente que Julia Leigh cria um pano de
fundo sociológico para a sua desconstrução do conto de fadas: a precarização do
trabalho na sociedade atual. A certa altura da narrativa Lucy justifica sua
ciranda de subempregos como “aprimoramento de habilidades”. O anúncio do “serviço
à inglesa” procura garotas “magras e audaciosas” e que vai torná-las “bonitas e
talentosas”.
Uma série de eufemismos é
utilizada para encobrir trabalhos precarizados, de curto prazo, sem vínculos ou
sentido. A sua “promoção” final onde assume o papel de uma bela adormecida
pós-moderna visitada por milionários pervertidos é o ápice e a metáfora da sua
ausência emocional que usa como mecanismo de defesa diante da fragmentação da
sua vida.
Durante toda a narrativa,
em cada sequência (construída em longos enquadramentos que reforça a frieza da
protagonista), Lucy está simultaneamente presente e ausente, como se já
estivesse dormindo há muito tempo antes do chá sonífero do emprego final. Ela
não quer acordar. É a única estratégia minimalista de sobrevivência psíquica
diante de uma rotina esquizofrênica de múltiplos papéis que não se somam,
apenas subtraem dela sua vitalidade e viço.
Toda a narrativa é
permeada pela atmosfera de sono, esquecimento e impotência. Lucy tenta
despertar da letargia, mas o resultado é a perversão e autodestruição, assim
como os velhos milionários veem na fantasia necrófila com Lucy uma resposta
pervertida à impotência sexual.
A certa altura, na
entrevista inicial onde a empregadora Clara (Rachael Blake) apresenta o “serviço
à inglesa” ela destaca a regra de não haver penetração: “Sua vagina será seu
templo”, a que Lucy responde impaciente: “minha vagina não é um templo!”.
Quanto mais indiferente e distante emocionalmente se torna Lucy, mais seu corpo
é exposto de forma destrutiva.
Cada momento como se fosse o próximo
Numa leitura rápida e
moralista podemos afirmar que a protagonista Lucy é niilista ou imediatista por
querer viver cada momento como fosse o último em baladas, carreiras de cocaína,
bebidas e prostituição entre os intervalos na roda-vida de subempregos.
Se pegarmos como
referência a análise das patologias temporais do italiano Giacomo Marramao (veja
MARRAMAO, Giacomo. Kairós – Apologia del
tiempo oportuno. Ed. Gedisa, 2002), veremos que a questão é mais profunda:
não se trata mais de viver intensamente os momentos de forma irresponsável, mas
de atrofiar a experiência do presente para viver uma hipertrofia de
expectativas futuras. Esse descarrilamento emocional de se projetar
continuamente no futuro conduz a patologia da melancolia: a sensação de estar
sempre chegando demasiadamente tarde ao encontro com a vida.
Lucy sempre está pensando
no próximo freelance para “aprimorar habilidades”. A experiência presenciais se
tornam genéricas, vazias e destituídas de investimento emocional. Sua mente
está apenas no “futuro”. Mas um futuro não mais como projeção onírica de
sonhos, fantasias ou metas, mas como um sono sem sonhos: espera apenas acordar,
sem ter consciência do que ocorreu com seu corpo naquele quarto da mansão do “serviço
à inglesa”.
O pano de fundo construído
pela diretora Julia Leigh de uma sociedade de trabalho precarizado para jovens
abre uma leitura muito mais ampla para além da desconstrução do conto de fadas “A
Bela Adormecida”. A incapacidade de Lucy em investir emocionalmente em
experiências presenciais e a hipertrofia de expectativas como mecanismo de
defesa psíquico faz refletir sobre a condição de incomunicabilidade em um mundo
cercado de mídias sociais em banda larga: jovens se reúnem com amigos e namoradas em
bares e pubs para ficarem distantes da experiência presencial com a cabeça no
futuro através das interfaces de palm tops, celulares, Ipods etc. A bizarra
experiência de estar simultaneamente presente e ausente, aqui e lá, no espaço e
ciberespaço e assim por diante.
Sem vivermos o presente,
todos nos tornarmos “belas adormecidas” em um sono sem sonhos, sem termos
consciência do aviltamento a que nossos corpos são submetidos em situações
presenciais, como, por exemplo, os subempregos freelance que acumulamos tal
como hamsters girando em gaiolas.
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Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
Neste trabalho analiso a produção cinematográfica norte-americana (1995 a 2005) onde é marcante a recorrência de elementos temáticos inspirados nas narrativas míticas do Gnosticismo.>>> Leia mais>>>
"O Caos Semiótico"
Composto por seis capítulos, o livro é estruturado em duas partes distintas: a primeira parte a “Psicanálise da Comunicação” e, a segunda, “Da Semiótica ao Pós-Moderno >>>>> Leia mais>>>