sexta-feira, agosto 14, 2015
Datena, Russomanno e Doria Jr candidatos em 2016? É a mídia, estúpido!
sexta-feira, agosto 14, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Junto com o midiático Celso Russomanno, somam-se para as próximas
eleições à prefeitura de São Paulo os televisivos José Luiz Datena e João Doria
Jr. Cientistas políticos vêm interpretando esse fenômeno como crescimento do
conservadorismo de uma cidade que em outros tempos elegeu Maluf, Celso Pitta e
Ademar de Barros. Ou como reflexo do “vácuo político” decorrente da
judicialização da Política feita pela Operação Lava Jato. Mas haveria algo
mais, um projeto que estaria sendo gestado e que tornaria São Paulo o
laboratório de uma experiência de vanguarda: a midiatização total da vida
pública. Esses personagens midiáticos representam a quintessência do imaginário
paulistano: justicialismo, meritocracia e consumo. Mas desta vez, sem
intermediários: diferente dos políticos, ainda presos na cena teatral, Datena,
Russomanno e Doria Jr. vivem na cena midiática - pelo menos sabem ler um teleprompter e se
posicionam bem diante das câmeras.
O blogue Cinegnose vem considerando em postagens
recentes que São Paulo é um enclave conservador dentro do Brasil. Exemplos
disso seriam os protestos e resistências a medidas civilizatórias globais como
a construção das redes de ciclovias e a redução da velocidade dos carros. E, o
que é pior, protestos que muitas vezes associam essas medidas a um suposto
totalitarismo bolivariano cuja solução final seria um golpe militar.
Mas, temos que dar
a mão à palmatória. Na verdade, São Paulo está na vanguarda. Um exemplo desse
vanguardismo estaria na praça ecologicamente correta chamada de Praça Victor
Civita - sincronicamente localizada ao lado da decadente Editora Abril, da sucateada
Sabesp e do fétido Rio Pinheiros). Como esse blogue observou em outra
oportunidade, a praça é mais do que um símbolo da sustentabilidade: é o símbolo
da vanguarda de um projeto que pretende se expandir para todo o País – por meio
do sucateamento deliberado do Estado, tornar escasso todos os bens tidos como
universais (água, educação, energia etc.) para, depois, serem entregues à
regulação do mercado como simples mercadorias – sobre isso clique
aqui.
segunda-feira, agosto 10, 2015
Um salto para o fundo infinito da mente no filme "Nothing"
segunda-feira, agosto 10, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Com inegável influência do grupo inglês de humor Monty Python, “Nothing” (2003) acompanha a vida de dois amigos que inexplicavelmente pulam para uma outra dimensão onde apenas restaram eles próprios e a casa, cercados pelo Nada – um aparente gigantesco fundo infinito branco. Ou será que estão prisioneiros no interior de suas próprias mentes? Dirigido por Vincenzo Natali (diretor do cult de terror “Cube”), o filme é uma experiência minimalista com argumento PsicoGnóstico: naquele nada, acharam que viraram deuses, capazes de deletar qualquer coisa de que não gostem (inclusive suas memórias). Mas há um perigo: poderão deletar a si mesmos. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
sábado, agosto 08, 2015
Por que salas de cinema atraem atiradores?
sábado, agosto 08, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Atiradores que abrem fogo em escolas e salas de cinema já tornaram-se
eventos icônicos na cultura pop atual. Acompanhamos nas últimas semanas dois
episódios nos EUA envolvendo salas multiplex: Lafayette (onde exibia o filme “Trainwreck”
– “Descompensada” no Brasil) e em Antioch (em cartaz o filme “Mad Max: Estrada
de Fúria”). O Brasil também teve tiros em sala de cinema num shopping em 1999
onde era exibido “O Clube da Luta”. Por que salas de cinema atraem atiradores?
O tom que a mídia aborda esses episódios é monocórdico: sempre retratados como atiradores solitários,
sem conexões, e que de repente decidem abrir fogo contra uma plateia. Há algo
mais por trás desses eventos? É o que pretende demonstrar as hipóteses do
Efeito Copycat, do Sincromisticismo e sobre secretas conexões entre Cinema e
Guerra.
Duas semanas
depois de um atirador ter aberto fogo contra a plateia em um cinema em Lafayette,
Louisiana nos EUA, outro atirador armado com espingarda e um machado, no dia 05
de agosto, foi abatido por policiais em um cinema que exibia Mad Max: Estrada da Fúria em Antioch, no
Tenessee.
O atentado
anterior, no dia 23 de julho, foi há exatamente três anos do atentado em
Aurora, Colorado, onde James Holmes atirou na plateia que assistia ao filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
quarta-feira, agosto 05, 2015
Filtro-bolha da Internet aprisiona usuários em "mônadas" virtuais
quarta-feira, agosto 05, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Com o cálculo infinitesimal e o primeiro sistema numérico binário, o filósofo e matemático Leibniz criou as bases metafísicas do ciberespaço e Internet no século XVII. E também a Monadologia: a busca da unidade última e indivisível do Ser. Quando Mark Zuckerberg diz que na Internet “saber que um esquilo está morrendo no seu quintal pode ser mais relevante para seus interesses nesse momento do que saber que pessoas morrem na África”, inadvertidamente está realizando através da tecnologia o projeto metafísico das “mônadas” de Leibniz. Uma pista disso é a fala do ciberativista Eli Pariser no “TED Talks” alertando sobre como as moderações algorítmicas nos sites de busca e redes sociais estaria criando o “filtro-bolha” – para cada usuário, resultados de busca e timelines diferentes de acordo com a sua vida online. A Internet estaria gerando bolhas viciosas e virtuais, impedindo que usuários tenham acesso a outras notícias, filmes ou informações que supostamente não façam parte do seu interesse. Como escrevia Leibniz, mônadas não possuem janelas.
domingo, agosto 02, 2015
Amor e paradoxos quânticos no filme "Em Algum Lugar do Passado"
domingo, agosto 02, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Por que um filme tão odiado pela crítica especializada na sua época como “Em Algum Lugar do Passado” (Somewhere in Time, 1980) em pouco tempo tornou-se um novo clássico e um fenômeno cult? Diferente de outros filmes sobre viagem no tempo com forte ênfase social, “Em Algum Lugar do Passado” é uma tragédia amorosa, melodramática sob a trilha onipresente de Rachmaninoff. Porém, há algo mais pulsando por trás de camadas e camadas de romantismo hollywoodiano: o primeiro filme a aproximar o tema do amor aos paradoxos quânticos do tempo, assim como hoje fazem filmes como “Interestelar” de Nolan ou “Amantes Eternos” de Jarmusch.
sexta-feira, julho 31, 2015
Virada gramatical tenta curar tiro no pé da grande mídia
sexta-feira, julho 31, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de décadas de jornalismo adversativo onde dominavam conjunções
como “mas”, “porém”, “contudo” etc. para minimizar impactos negativos e, com os
governos petistas como oponentes, inverter o sinal e as adversativas
minimizarem impactos positivos, a grande mídia dá uma virada gramatical:
adjuntos adverbiais de concessão como “apesar da crise, indústria cresce...” ou
“mesmo com a crise, setor de informática vende mais...” passam a se repetir ao ponto
de tornarem-se bordões ridicularizados em redes sociais. Por que essa virada gramatical? Depois de 12 anos em uma cavalgada suicida querendo provar que o
País está no abismo econômico detonando bombas semióticas da crise
autorrealizável, a grande mídia chegou ao limite: a presunção da catástrofe
volta-se contra ela própria, com queda de audiência e anunciantes. Depois do tiro no pé a grande mídia parece tentar sinalizar ao mercado:
“apesar da crise, anuncie aqui!”.
Lá pelo final do
século passado, em plena crise do Plano Real com as maxidesvalorizações logo
depois da reeleição presidencial de Fernando Henrique Cardoso, um helicóptero
da TV Globo sobrevoava os pátios lotados de veículos das montadoras da região
do ABC paulista. A voz ao vivo do repórter aéreo falava em pátios lotados,
crise e férias coletivas. Corta para o estúdio. E o apresentador Chico Pinheiro
contemporizou: “Mas quem ganhará é o consumidor com os descontos que as
concessionárias oferecerão...”.
Essa era ainda a
época do jornalismo adversativo. Embora o jornalismo sempre tenha vivido da
presunção da catástrofe (o acidente, o bizarro e o endêmico prendem a atenção
do espectador), a utilização das conjunções coordenadas adversativas (mas,
porém, contudo, todavia etc.) sempre tiveram duas funções primordiais.
terça-feira, julho 28, 2015
Em Observação: "Cosmodrama" - A metafísica no espaço
terça-feira, julho 28, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Sete astronautas despertam do sono criogênico em uma estranha espaçonave
que parece ter saído de alguma série sci fi dos anos 1960. Eles não sabem qual
o propósito de estarem ali, de onde vieram e para onde vão, e a nave parece
funcionar automaticamente Essa é a premissa do filme francês “Cosmodrama” (2015), uma
tragicomédia com uma evidente alusão sobre a condição humana nesse planeta.
Estreou esse ano no Festival Internacional de Rotterdam e a crítica
especializada vem definindo o filme como “a metafísica no espaço”. A cada cena,
a tripulação tenta formular teorias físicas, religiosas, filosóficas ou
semióticas sobre a natureza da espaçonave onde estão prisioneiros. Por isso,
“Cosmodrama” tem um evidente sabor gnóstico.
domingo, julho 26, 2015
Em Observação: "Crumbs", um filme AstroGnóstico da Etiópia
domingo, julho 26, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma nave alienígena paira no céu por décadas após o apocalipse que
varreu o planeta Terra. E no interior da Etiópia, um homem acredita receber um
sinal daquela nave de que deve retornar para ela, deixar a Terra e voltar para
a sua verdadeira casa. Mas terá que enfrentar o medo e vilões como guerreiros
mascarados, nazistas e... Papai Noel. Esse é “Crumbs” (2015), o primeiro filme de
ficção científica de uma nascente indústria cinematográfica da Etiópia e já premiado em festivais do cinema Fantástico nesse ano. Uma
jornada épica pós-apocalíptica com um evidente sabor AstroGnóstico. Assista ao trailer.
sábado, julho 25, 2015
Medida de redução da velocidade em SP atinge "zeitgeist" do carro e das marginais
sábado, julho 25, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Há algo além do ódio político-partidário no verdadeiro “freak out” dos
motoristas paulistanos e grande mídia contra a medida de redução a velocidades
das marginais Tietê e Pinheiros em São Paulo. Parece que a Prefeitura atingiu o coração ideológico e imaginário das verdadeiras “pièce de résistance” do enclave conservador em que se tornou a cidade: o automóvel e as marginais. No
automóvel, a representação da velocidade como o último símbolo de distinção e
poder; e nas marginais, os tristes portais de entrada na cidade que representam
uma modernidade fracassada na qual ainda os paulistanos nostalgicamente se
agarram.
FREAK OUT!!!
Talvez essa expressão em inglês (alguma
coisa entre “surtar”, “baratinar” ou “perder o bom senso”) seja a que melhor
sintetize a reação de motoristas paulistanos com a determinação da prefeitura
da cidade de São Paulo em reduzir a velocidade máxima nas vias expressas,
centrais e locais das marginas dos rios Tietê e Pinheiros – de 90 km/h para
70km/h ou até 50 km/h dependendo do local.
Reações indignadas
nas redes sociais postam vídeos com ciclistas ultrapassando automóveis nas
marginais: “quando bicicletas terão placas e restrição de velocidade?”,
protestam. Nas viciadas enquetes dos telejornais da grande mídia, selecionam
comentários como “vai travar o trânsito”, “vai piorar o trânsito”, “vou perder
tempo” e assim por diante – como se diariamente as principais vias da cidade já
não estivessem costumeiramente travadas, obrigando motoristas a andarem a menos
de 20 km/h.
terça-feira, julho 21, 2015
Cinegnose sem atualizações por tempo indeterminado
terça-feira, julho 21, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Esse humilde blogueiro encontra-se no litoral de Sao Paulo. A fonte de alimentacao do computador queimou, tornando-se impossível atualizar o blog. Retornando a Capital esse blogueiro levara a maquina para a assistência técnica... Por isso esperemos o diagnostico do tecnico. Ate la esse humilde blogueiro entrara em estado de meditação zen... e desculpe a falta de alguns acentos... o computador e emprestado.
domingo, julho 19, 2015
Alucinações pós-digitais no filme "O Congresso Futurista"
domingo, julho 19, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Se hoje discutimos o destino do cinema com a era da digitalização, o
filme “O Congresso Futurista” (The Congress, 2013) já está bem à frente: em uma
era pós-digitalização o cinema tal qual conhecemos deixaria de existir. A
indústria do entretenimento apenas forneceria estímulos químicos e eletrônicos
e o “espectador” criaria sua própria alucinação, transformando-se na
celebridade que quisesse. Em uma espécie de versão feminina do filme “Quero Ser
John Malkovich”, a atriz Robin Wright (“House of Cards”) interpreta corajosamente
sua própria carreira num híbrido de “live-action” e animação mostrando o
destino do ator num futuro onde as pessoas irão querer se exilarem numa espécie
de Caverna de Platão produzida por alucinações químicas e solipsistas.
Hollywood produz
sonhos e ilusões. Mas nem por isso deixa de viver as mazelas de uma indústria
qualquer, com os costumeiros conflitos entre capital e trabalho – no caso do
cinema, toda a estrutura que se arma em torno dos atores, a mão-de-obra do
negócio: agentes, rompimentos de contratos, drogas, depressão, fracassos,
amantes etc.
E se na indústria
convencional o capital precisa controlar o trabalho por meio da automação e
demissões, na indústria dos sonhos não é diferente: o desenvolvimento
tecnológico digital não objetiva outra coisa senão controlar o trabalho dos
atores até chegar ao ponto, num futuro bem próximo, em que o próprio ator será
um personagem digital (propriedade do estúdio), dispensando o ator real que
será despachado para o ostracismo.
quarta-feira, julho 15, 2015
Euro crise e a Metafísica vingam-se da Grécia
quarta-feira, julho 15, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Há um fantasma que assombra a História, o fantasma da Metafísica. Há uma
ironia sincromística na crise econômica de um país que contribuiu com a
Metafísica de Sócrates, Aristóteles e Platão e que agora cai de joelhos diante
da Troika (FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia), representantes de
um sistema financeiro do capital volátil e especulativo, sem lastros com a
“economia real”, mas com forte poder de destruição. Foram necessários 25
séculos de Filosofia para a Metafísica realizar-se – do “Logos” de Heráclito,
passando pela metafísica platônica e a Trindade de Santo Agostinho até chegar à
abstração das transações simultâneas, do cálculo probabilístico das transações
financeiras e equalização das tendências das bolsas de valores: tornou-se o no “Logos” (ou no álibi) em nome
do qual falam economistas ou técnicos para empurrar goela a baixo a suposta racionalidade
das austeridades. O ator Jeremy Irons parece ter percebido isso em um talkshow na TV portuguesa.
O “Não” do povo
grego em plebiscito contra as medidas de austeridade da Troika foi saudado como
a primeira intervenção da “vontade popular” contra a chantagem da receita
neoliberal da financeirização. No país que contribuiu com a Democracia para a
história da filosofia política, nada mais natural que a voz do povo vencesse o
medo e a chantagem.
Mas a renúncia do
Ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis (figura “mal vista” pela Zona do
Euro) um dia depois do “Não” foi o prenúncio do que viria: a humilhante
capitulação final do governo grego de
Alex Tsipras diante da plutocracia financeira representada pela chanceler alemã
Angela Merkel.
domingo, julho 12, 2015
Efeito Heisenberg da mídia destrói futebol brasileiro
domingo, julho 12, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de um ano do histórico vexame de 7 X 1 contra a Alemanha na Copa
do Mundo o cenário do futebol brasileiro é de decadência técnica e financeira
com um ex-presidente da CBF preso pelo FBI, estádios vazios em um campeonato
longo e desinteressante sob o rígido controle do monopólio midiático das
Organizações Globo. A imposição de datas, horários dos jogos, fórmulas de
campeonatos de acordo com os interesses comerciais da emissora é apenas a
superfície da questão. Mais do que isso, a própria transformação do futebol
brasileiro à imagem e semelhança da linguagem do telejornalismo da TV
Globo está destruindo a qualidade do próprio produto que ela pretende vender. É
o chamado “Efeito Heisenberg”, efeito midiático das coberturas extensivas onde
as mídias não retratam mais realidades, mas a si mesmas e o impacto delas sobre
os fatos.
Nesses últimos
dias a grande mídia nos lembrou por matérias especiais que há um ano o futebol
brasileiro sofreu uma das suas maiores humilhações: a derrota de 7 X 1 contra a
Alemanha em uma edição da Copa do Mundo realizada no próprio País. Um ano
depois, temos um ex-presidente da CBF preso pelo FBI na Suíça à espera de
extradição, um campeonato brasileiro acontecendo em estádios vazios com jogos
de qualidade técnica em rápido declínio e a progressiva queda de audiência dos
jogos televisionados pela TV Globo.
quarta-feira, julho 08, 2015
"Uma Aventura Lego" faz evangelho gnóstico pop
quarta-feira, julho 08, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Por trás da inocência de uma animação infantil podem estar antigas mitologias que ainda repercutem em nossos corações e mentes. “Uma Aventura Lego” (“The Lego Movie”, 2014) já foi interpretado como uma grande comercial de 100 minutos do brinquedo Lego ou uma sátira metalinguística da cultura pop atual que faz uma mistura maluca de “Matrix”, “Toy Story” e “Os Simpsons”. Mas na verdade é um evento religioso: um evangelho gnóstico pop onde é apresentada uma crítica mordaz às noções de Verdade, Deus e Salvação. Um tirano controla todos os mundos Lego passando-se como o único construtor daquele universo. Mas a resistência secreta formada pelos “mestres construtores” sabe que “o cara lá de cima” enviará um Salvador: Emmet, um operário comum com a cabeça tão vazia que, somente ele com seu "silêncio" interior, poderá ouvir a voz da Verdade.
Com as férias
escolares esse humilde blogueiro tem a oportunidade de acompanhar os filhos ao
cinema e exposições assistindo a uma série de curtas e animações, como os leitores devem já ter
percebido nas últimas postagens do Cinegnose. E assistindo a esse conjunto de
audiovisuais não dá para passar despercebido como cada vez mais produções
atuais voltadas, a princípio, para o público infanto-juvenil são baseadas em argumentos filosóficos e/ou místicos.
Uma Aventura Lego (The Lego Movie, 2014) é mais um
exemplo desse mix de entretenimento com viés gnóstico que, de início, parece
ao espectador como alguma coisa entre o non-sense e o surreal. A melhor
primeira impressão que a animação pode passar foi dada por Susan Wlosczyna no
site de crítica de cinema Roger Ebert. com:
“imagine Toy Story feito por
Mel Brooks depois de comer cogumelos mágicos enquanto lia 1984 de George Orwell”.
segunda-feira, julho 06, 2015
"Divertida Mente" transforma pesquisas de controle da mente em entretenimento
segunda-feira, julho 06, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A crítica especializada vem considerando a nova animação da Pixar, “Divertida Mente” (Inside Out, 2015), como a mais criativa e emocionante do estúdio. Certamente comprova como a Pixar é capaz de transformar em entretenimento um conteúdo politicamente sério: as pesquisas do psicólogo Paul Ekman, pioneiro dos estudos das conexões entre as emoções e expressões fisionômicas – estudos iniciados pela CIA e Departamento de Defesa dos EUA para criar modernos detectores de mentira em suspeitos de terrorismo. Dessa maneira, “Divertida Mente” é mais um produto midiático que reflete a atual agenda tecnocientífica: o projeto das cartografias e topografias da mente – criar modelos de simulação baseados nas neurociências, Cibernética e ciências da computação que desvendem o funcionamento da mente e da consciência. Por trás do entretenimento há um propósito muito mais sério: controle e manipulação da mente, seja pela via fármaco ou pelo controle de massas através de dispositivos como o Neuromarketing.
sexta-feira, julho 03, 2015
Curta "Rabbit and Deer" atualiza a Alegoria da Caverna de Platão
sexta-feira, julho 03, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O que aconteceria se indivíduos que vivem em um mundo plano e
bidimensional acidentalmente descobrissem que existe um universo alternativo
tridimensional, até então invisível para eles? Qual a reação deles ao descobrir
que seu mundo plano não passa de um fino papel que esconde uma vasta realidade
tridimensional? Essa é a proposta de um surpreendente curta de animação húngaro
“Rabbit and Deer” (2013) com mais de 100 prêmios em festivais por todo o mundo.
O curta faz uma releitura da Alegoria da Caverna de Platão por um ponto de
vista dimensional – mais uma evidência de como cresce a sensibilidade gnóstica
na indústria do entretenimento atual, desde que a Relatividade e a Mecânica
Quântica atualizaram na ciência antigas mitologias gnósticas.
O leitor deve conhecer
a Alegoria da Caverna de Platão, onde
o filósofo descreve a situação em que a humanidade se encontra e a proposta de
um caminho de salvação: a crença de que o mundo revelado pelos nossos sentidos
não é o mundo real, mas apenas uma pálida cópia – a condição humana seria como
a de prisioneiros acorrentados em uma caverna vendo sombras projetadas na parede de objetos que passam
diante de um fogo atrás deles. As sombras são tão próximas que passam a
designar nomes para elas e toma-las como fossem a própria realidade.
Agora imagine essa
alegoria por um ponto de vista dimensional: os homens acorrentados e as sombras
pertenceriam a um mundo bidimensional, enquanto o fogo e os objetos que passam
diante dele estão no plano tridimensional – mesmo que se virassem, seres da
segunda dimensão seriam incapazes de verem o fogo ardente tridimensional.
Platão dizia que o brilho do fogo os cegaria. Do ponto de vista dimensional, a
tridimensionalidade simplesmente se tornaria invisível para esses seres planos
prisioneiros das suas correntes em duas dimensões.
quarta-feira, julho 01, 2015
Pegue a pipoca vermelha: Cinegnose atualiza a lista dos melhores filmes gnósticos
quarta-feira, julho 01, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
segunda-feira, junho 29, 2015
Por que jornalistas estão migrando para programas de entretenimento?
segunda-feira, junho 29, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em 1983 Sérgio Chapelin deixou a Globo para apresentar o “Show Sem
Limites” no SBT. Mas depois voltou ao telejornalismo global. Agora a migração
para o entretenimento não tem mais volta: tudo começou com Fausto Silva nos
anos 80 e atualmente a tendência cresce com Fátima Bernardes, Pedro Bial,
Patrícia Poeta, Britto Jr., Ana Paula Padrão, Zeca Camargo e o recente anúncio
da saída definitiva de Tiago Leifert do jornalismo esportivo para um programa
de entretenimento na TV Globo. Como explicar essa onda migratória? Maneira mais
fácil de ganhar dinheiro com merchandising? Mas também pode representar o sintoma de
um duplo fenômeno que assola um jornalismo terminal diante do crescimento das
tecnologias de convergência: o infotenimento (informação + entretenimento) e o
tautismo (tautologia + autismo).
Quando o
colombiano Juan Carlos Osorio chegou ao Brasil para ser o novo técnico do São
Paulo Futebol Clube, ao vivo o jornalista Tiago Leifert não se conteve : “vamos
fazer uma matéria especial com Osorio, ele é um personagem!”, disse o
apresentador do Globo Esporte, sobre um
técnico com o seu curioso método de entregar bilhetes aos jogadores, escritos
ora com caneta vermelha, ora com caneta azul... canetas que depois são enfiadas
em cada meia.
Essa é uma pequena
amostra do atual modus operandi do
jornalismo baseado não mais em relatos de acontecimentos, mas que agora está em
busca de casos e personagens como se editores e repórteres se assemelhassem a
roteiristas ou produtores de cinema.
sábado, junho 27, 2015
Série "Sense8" renova o Gnosticismo Pop de "Matrix"
sábado, junho 27, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Diante da série "Sense8" os críticos parecem estar incertos: ou a produção
dos irmãos Wachowski é uma obra-prima ou um completo desastre. Para aqueles que
já assistiram aos filmes “Matrix”, “Cloud Atlas” ou mesmo “O Destino de
Júpiter”, perceberão que os Wachowski ingressam em um território familiar –
protagonistas que levam uma vida banal e que de repente descobrem um propósito
maior que os levará a enfrentarem um cruel sistema de dominação. Como em “Matrix”,
“Sense8” revisita a mitologia gnóstica, porém com uma novidade que faz a série
entrar em sintonia com o seu tempo: enquanto em Matrix a ilusão que aprisionava
o protagonista era uma sinistra simulação tecnológica, em “Sense8” culturas
regionais e nacionais criam rígidos modelos de gênero e identidade que mantém
os protagonistas presos a uma conspiração. E a iluminação espiritual não é mais
um processo ascético individual, mas agora uma rede mental coletiva e global.
Os irmãos
Wachowski serão de agora em diante chamados de “The Wachowskis” nos créditos das
suas produções. Essa não é a única novidade na série do Netflix Sense8. Para aqueles que se dedicam ao
estudo das recorrências do Gnosticismo na indústria do entretenimento, como faz
esse blog Cinegnose, a série
apresenta a principal novidade: uma nova interpretação da mitologia gnóstica
dentro daquilo que definimos como “Gnosticismo Pop” – o súbito interesse de
diretores, roteiristas e produtores de Hollywood pelos simbolismos e narrativas
míticas do Gnosticismo.
Uma tendência que
se iniciou no final do século passado, cujo ápice desse revival pop gnóstico
foi certamente o filme Matrix dos
Wachowskis que sintetizou o que muitos filmes anteriores já exploravam – Dark City (1998), A
Vida em Preto e Branco (1998), Show
de Truman (1998), O
Décimo Terceiro Andar (1999), Clube
da Luta (1999) entre outros.
segunda-feira, junho 22, 2015
Grande mídia aproxima-se de uma vitória de Pirro?
segunda-feira, junho 22, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Ao declarar seu “susto” com o posicionamento da revista “Veja” contra o
desarmamento em 2005 no referendo sobre armas, Bárbara Gancia foi uma dos
primeiros jornalistas a perceberem uma contradição na grande mídia que vem
crescendo desde então: como ser politicamente conservador e ao mesmo tempo
liberal nos costumes? O vale-tudo atual da grande mídia de buscar em águas
turvas o apoio de setores política e culturalmente retrógrados para desgastar o
Governo Federal pode ser uma vitória de Pirro. Serginho Groisman e Jô
Soares estão percebendo isso. E o
recente editorial do jornal “Folha de São Paulo” contra o “obscurantismo” do
outrora incensado líder da Câmara Eduardo Cunha foi mais um sinal. Para a
grande mídia a questão não é apenas política mas trata-se de sua própria
sobrevivência diante da tecnologia de convergência que lhe arranca nacos de
audiência. Após a vitória final com a terra arrasada, a mídia tradicional
encontraria uma nova geração de jovens conectados aos seus dispositivos móveis
e Internet e nem um pouco receptivos a uma agenda política baseada no
conservadorismo de costumes.
Em 2005, a
jornalista Bárbara Gancia percebeu os primeiros sinais de uma tendência de cobertura
política da grande mídia que nos anos posteriores só cresceu: a defesa de uma
agenda conservadora política e de costumes com uma visão de mundo
segregacionista dentro de uma estratégia de vale-tudo para disseminar o ódio
contra o Governo Federal e as próprias esquerdas.
“Deu a louca na
revista Veja?”, perguntava perplexa a jornalista, ao ver o semanário sair em
defesa “histericamente” pela opção do não desarmamento no referendo sobre armas
que era realizado naquele momento. “Assino Veja há 20 anos, leio a revista de
cabo a rabo e faço parte do grupo que acredita que o governo do PT é um
embuste”, afirmava Gancia, sentindo-se traída pelo conservadorismo da Veja que
acreditava que andar armado é um direito fundamental do indivíduo.
sábado, junho 20, 2015
Entrelaçamento quântico, moral e livre-arbítrio em "Frequencies"
sábado, junho 20, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Co-produção britânica e australiana, “Frequencies” (aka “OXV: The
Manual, 2013) foi uma surpresa em festivais de Cinema Fantástico como o Fant 2014 de
Bilbao. Embora parta da premissa da atual onda de filmes sci fi distópicos com
adolescentes (amores impossíveis em mundos totalitários como em “Divergente”),
o filme pretende ser um ambicioso ensaio metafísico sobre o problema da Moral e
do Livre-arbítrio: quão livre nós somos em nosso querer agir? Em um mundo onde
o conhecimento determina o destino, jovens tropeçam em uma descoberta: o Manual
OXV baseado em uma “antiga tecnologia” onde palavras podem interferir nos
padrões de frequências que criam entrelaçamentos quânticos entre as pessoas.
Isso pode ser usado para o amor... mas também para o mal.
Uma história de amor
impossível entre dois adolescentes que vivem em uma ordem social totalitária
que impede a concretização dos seus sentimentos. Sintetizando dessa forma o
filme Frequencies (aka OXV: The Manual), parece que estamos
diante de mais um filme da atual onda de “distopias teens” como Divergente, Jogos Vorazes, Eu Sou o Número 4
etc.
Uma onda de filmes classificados pelo rótulo “ficção científica” pelos
seus aspectos mais superficiais do gênero: futuros distópicos, efeitos
especiais e alta tecnologia.
segunda-feira, junho 15, 2015
"Veja", Simples Descolados e Coxinhas 2.0 gourmetizam festas juninas
segunda-feira, junho 15, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O chamado “raio gourmetizador” atinge também as festas juninas, como mostra matéria da revista "Veja SP" em seu
diligente trabalho semanal de elevar a moral da classe média. A complexa
retórica dos “ingredientes” e das “harmonizações” agora constrói a mitologia do “rústico”,
do “artesanal” e do “nativo” em quermesses e arraiais. Simples descolados e
“coxinhas 2.0” (a versão autossustentável do coxinha tradicional) seriam os
arautos de uma suposta simplicidade perdida pelo consumismo desenfreado de uma classe C sem
educação. Parece que a “Teoria da Classe Ociosa” elaborada há cerca de 100 anos pelo economista Thorstein Veblen torna-se cada vez mais atual: a afetação
sócio-linguística da gourmetização como um “trabalho ocioso” que busca
reconstituir uma distinção de classes ameaçada pela política econômica neodesenvolvimentista. Com a midiatização
da tendência, hoje a gourmetização assumiria um duplo papel: gourmetizar não apenas
a elite, mas também as massas como função disciplinar e ideológica.
Chegamos às festas juninas onde nos quatro cantos do País se comemora os
santos populares Santo Antônio, São Pedro e São João. Em seu diligente trabalho
de elevação da moral de uma classe média que ainda vê nela alguma relevância, a edição da Veja São Paulo de 10/06/2015 quis nos mostrar que as festas juninas já não são mais as
mesmas. Daqui em diante, expressões como “arraial” e “quermesse” se confundirão
com balada para jovens aspirantes a uma suposta elite descolada.
Esqueça o quentão, o “buraco quente” (pão francês recheado de carne ao
molho) com carne louca, o pinhão e a barraquinha de pesca. Pense agora em
uísque, “buraco quente” recheado com carne de costela de boi da raça angus (porque
“harmoniza” melhor com cervejas artesanais), pista de dança com DJs e sanduíches
feitos diretamente de food trucks com
letreiros em handshop.
sábado, junho 13, 2015
No curta "Alma" o fascínio gótico pelos bonecos e brinquedos
sábado, junho 13, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Trabalhando
desde 2002 na Pixar, o animador espanhol Rodrigo Blaas resolveu em 2009 colocar
em prática algumas ideias pessoais que não podiam se encaixar nas produções
comerciais do estúdio. O resultado é o curta “Alma” que trás para uma animação
aquilo que a assepsia comercial da Pixar retira dos seus produtos: o Estranho e
o Gótico, a essência do fascínio humano pelos bonecos, marionetes e,
modernamente, androides, robôs e animações. Blaas devolve ao universo infantil
dos bonecos e brinquedos o seu arquétipo central: a rememoração das relações homem/Deus – através da brincadeira e do jogo a rememoração da
própria condição humana prisioneira em um universo onde alguém nos manipula.Curta sugerido pela nossa leitora Luiza Hernandez.
Rodrigo Blaas é um artista
gráfico espanhol que trabalha nos estúdios da Pixar desde 2002, animando
personagens como a Dory em Procurando
Nemo, a dupla Luigi e Guido em Carros,
as cenas de ação em Os Incríveis e a
sequência final da luta do capitão da nave Axion contra o piloto automático em Wall-E. Depois de muito trabalho em equipe
e aborrecido em ter muitas ideias que não podiam ser encaixadas nas produções
de um estúdio mainstream, resolveu
reunir alguns colegas para fazer um curta.
O resultado é Alma (2009), com uma protagonista
infantil com olhar doce e um visual que lembra o estilo da Pixar. Mas as
semelhanças param por aí: há algo de estranho, tão sinistro quanto a atmosfera
dos episódios da clássica série de terror e mistério Além da Imaginação - veja o curta abaixo.
Tecnologia do Blogger.