Aos poucos as discussões sobre Gnosticismo e Cinema vão ocupando seu
espaço e relevância no campo acadêmico, revistas científicas e de divulgação cultural. Uma evidência disso é a
notícia de que esse humilde blogueiro foi apontado como a primeira referência nacional
no tema Cinema e Gnosticismo na lista por competências elaborada pelo Portal Inovação do Ministério
de Ciência e Tecnologia do Brasil. Está de parabéns o blog e a contribuição dos
leitores com sugestões e críticas.
Às vésperas da comemoração do
quarto ano de existência do Cinema Secreto: Cinegnose, esse blog acabou de
receber uma ótima notícia: o Portal
Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia aponta o editor desse blog
como a primeira referência nacional na competência Gnosticismo e Cinema. A
lista é estabelecida por ordem de relevância por palavras-chave e registros
referentes a trabalhos relativos a área de competência.
Somado à publicação no mês
passado do artigo intitulado “Dos Simulacros às Simulações: o ceticismo
gnóstico no pensamento de Jean Baudrillard” (artigo resultante de postagens
desse blog) na revista Dispositiva do
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG,
percebemos que o tema Gnosticismo e Cinema vai aos poucos ocupando o seu espaço
na área acadêmica e nos periódicos de publicações científicas.
Portal Inovação - acessado em 27/11/2013 |
Inédita no Brasil, essa discussão
entre Cinema e Gnosticismo refere-se à recorrência na recente produção
cinematográfica, principalmente norte-americana, de filmes gnósticos: filmes
onde é marcante a exploração temática de mitologias e narrativas inspiradas no
Gnosticismo - Conjunto de filmes de variados gêneros cuja
característica unificadora é a recorrência de “elementos gnósticos”
correspondentes tanto às narrativas míticas cosmogônicas e morais dos
principais pensadores do Gnosticismo histórico (Basilides, Valentim e Mani)
como a diversos simbolismos místicos ou esotéricos associados ao sincretismo do
chamado Gnosticismo Hermético.
Esses filmes
cuja produção se intensifica a partir e 1995, culminando com “Matrix” (o auge
do gnosticismo pop), faz parte de um revival
histórico do gnosticismo no século XX. O Gnosticismo foi um conjunto de seitas
sincréticas de religiões iniciatórias e escolas de conhecimento do início da Era
Cristã (séculos III e IV) que apresentavam uma visão mística de Cristo. Por
isso, nunca fizeram parte da cultura sancionada pelas instituições, sempre se
mantendo em canais subterrâneos ao longo da História.
A partir da
descoberta de textos gnósticos apócrifos em Nagi Hammadi no Egito em 1945, o
Gnosticismo experimentou um novo renascimento na filosofia (Jean Baudrillard,
Emil Cioran), na literatura (Cormac McCarthy, Philip K. Dick), cinema (“Matrix”,
“Show de Truman”), séries de Manga (“Eden: It's an Endless World”), histórias em
quadrinhos (“X-Men”), animações japonesas (“Ghost in the Shell”, “Last Exile”)
e até filmes brasileiros como “Os Famosos e os Duendes da Morte” de 2009.
O estudo dos filmes gnósticos é uma oportunidade
interessante para compreender como a indústria do entretenimento explora
arquétipos, mitologias e outros elementos do inconsciente coletivo como
formas-pensamento. Principalmente sabendo da ambivalência da exploração do gnosticismo:
os mitos gnósticos são essencialmente críticos, contestadores e anti-status quo. Como tais mitos podem ser
incorporados pela grande mídia como elementos de entretenimento que visam exatamente
o contrário, a manutenção da ordem?
O blog Cinema Secreto: Cinegnose, com a
participação dos leitores com sugestões de filmes e opiniões, tem sido a
principal usina geradora de insights
em nosso projeto de mapear a influência do gnosticismo na cultura pop e seu desdobramento
espiritual, místico, ideológico e político.
A lista dos 41 filmes gnósticos feita com a
ajuda dos nossos leitores, por exemplo, foi uma importante iniciativa dentro
desse projeto. Por isso, continuem participando e enviando suas críticas e
sugestões!