domingo, agosto 19, 2018
Em "A Harmonia Werckmeister" o eclipse da Razão que antecede tempos sombrios
domingo, agosto 19, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um circo, cuja principal atração é uma
enorme carcaça de baleia empalhada, chega a um remoto vilarejo no interior da
Hungria, gélido e envolto numa permanente neblina. E junto com o circo, medo e
presságios de crise e escassez de carvão para aquecer as casas. E o oportunismo
político espreita as incertezas e o obscurantismo local. Por que? Para um velho
musicólogo porque desde que o compositor barroco Andreas Werckmeister ofereceu
ao mundo a afinação temperada (base do sistema tonal), o mundo quebrou a harmonia
com as músicas das esferas celestes trazendo o desencanto e a desesperança.
Esse é o filme “A Harmonia Werckmeister” (Werckmeister Harmoniák, 2000) do
diretor húngaro Béla Tarr. Uma fábula política sombria filmada em longos
planos-sequência descrevendo como o mal pode se esgueirar numa comunidade
aparentemente pacífica. E a Razão ser eclipsada pelo desencantamento do mundo.
terça-feira, agosto 14, 2018
Filme "Extinção" e a Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena
terça-feira, agosto 14, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Devo reconhecer que esse humilde
blogueiro resistiu muito a assistir ao filme “Extinção” (Extinction, 2018).
Vendo o pôster promocional e assistindo ao trailer, tudo levava a crer que o
filme seria mais do mesmo nesse subgênero sci-fi sobre aliens invadindo a
Terra. Afinal, maniqueísmo e patriotismo marcaram as produções por décadas.
Porém, “Extinção” é a prova definitiva sobre as mudanças atuais nesse subgênero
– no caso do filme, uma narrativa com interessante ponto de virada que
claramente remete à chamada “Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena”. A mais
antiga teoria sobre aliens no planeta, 1.600 anos anterior a atual onda de
teorias sobre aliens e OVNIs no planeta, iniciada em 1947. Antiga teoria
baseada nos textos gnósticos raros derivados das Escolas de Mistérios da
antiguidade pré-cristã que se convencionou chamar de “Biblioteca de Nag
Hammadi”. Um protagonista com pesadelos recorrentes sobre uma violenta invasão
alienígena no planeta, até que a realidade parece materializar seus terríveis
sonhos. Mas nada será o que parece. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
domingo, agosto 12, 2018
Série "Filhos do Caos": a combinação totalitária tecnologia, meritocracia e educação
domingo, agosto 12, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Muitos consideram a série taiwanesa
“Filhos do Caos” (“On Children”, 2018-), disponível no Netflix, como o
“Black Mirror” oriental: nos cinco episódios estão modernas tecnologias (de uma
espécie de controle remoto tempo-espaçial a neuro-dispositivos) que criam mundos
distópicos. Porém, todo o controle, disciplina e opressão recaem sobre
adolescentes – de um lado vivendo relações familiares disfuncionais de classe
média (pais que jogam nos filhos a culpa pela renúncia e sacrifício), e do
outro ambientes escolares meritocráticos e ultra competitivos onde entrar na
melhores escolas e universidades significa honrar o status da família diante da
sociedade. Cada um dos cinco episódios narra a totalitária combinação entre
valores culturais milenares com as modernas tecnologias de vigilância e
controle. Restando à juventude roubada a saída através do realismo fantástico e
o suicídio.
sexta-feira, agosto 10, 2018
Cinegnose participará do Simpósio "Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas" no RJ
sexta-feira, agosto 10, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
“Por que o mundo tem que acabar? –
Neo-apocalíptica e Escatologias Líquidas”. Esse será o tema da palestra deste
humilde blogueiro no Simpósio “Do Mundo Arcaico às Cosmologias Modernas”,
evento organizado pela
revista eletrônica “Cosmos e Contexto” juntamente com o Centro de Estudos
Avançados de Cosmologia (CEAC). O Simpósio
acontecerá de 22 a 24 de agosto no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rio de Janeiro, com a
participação de filósofos, historiadores, cosmólogos, pesquisadores e
sacerdotes, procurando um saber antidogmático que questione o monopólio da
Ciência na construção da realidade.
domingo, agosto 05, 2018
"As Boas Maneiras": um lobisomem brasileiro em São Paulo num país dividido
domingo, agosto 05, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O filme brasileiro “As Boas Maneiras”
(2017), da dupla de diretores e roteiristas Juliana Rojas e Marco Dutra, parece
dialogar com o clássico expressionismo alemão Gabinete do Dr. Caligari (1919) e
o brasileiro “Que Horas Ela Volta?” (2015). Como o filme alemão, combina a
crítica social com o realismo fantástico. Mas “As Boas Maneiras” torna “Que
Horas Ela Volta” em um filme datado: o drama de uma empregada doméstica que
acompanha a estranha gravidez da sua patroa rica (que em noites de Lua cheia se
torna sonâmbula), reflete o imobilismo de uma sociedade ainda fundada na antiga
ordem escravocrata. Diferente do momento otimista do filme de 2015 (o clima de
progresso econômico e mobilidade social), tal como um sismógrafo, “As Boas
Maneiras” reflete o imobilismo e desencanto de uma sociedade dividida: o Mal
que surge das entranhas da elite do bairro do Brooklin para invandir a periferia
pobre do Capão Redondo – um lobisomem brasileiro em São Paulo.
sexta-feira, agosto 03, 2018
Bolsonaro e Neymar lucram com negatividade antimídia
sexta-feira, agosto 03, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em uma diferença de apenas 24 horas,
dois sintomas dos estranhos tempos em que vivemos: no domingo, no horário mais
caro da TV brasileira, o Fantástico da Globo, um pedido de desculpas auto-indulgente
de Neymar com o patrocínio milionário da Gillete. No dia seguinte, o candidato
à presidência de extrema-direita, Jair Bolsonaro, no programa Roda Viva da TV
Cultura, apontando uma metralhadora de cacofonias numa estudada estratégia de
confusão verbal e bate boca. Dois personagens que ganham força não pelas
virtudes (nem que seja para simulá-las) mas pela negatividade. Nesses
dois eventos o “bom senso” e a “ponderação” foram mandados à favas mostrando
uma estratégia paradoxalmente antimídia – ganham força a partir de uma
autodestruição das estratégias de enunciação que sempre ajudaram a mídia a
simular possuir algum valor de uso: “informar”, “entreter” e “educar”. As,
digamos assim, “sinceridades” de Bolsonaro (a extrema-direita em seu estado
bruto, sem as estratégias de enunciação suavizantes) e de Neymar (a negação
franca da virtuosidade do esporte – "falem o que quiser porque tenho dinheiro!")
são atos paroxistas. Se transformaram em “máquinas celibatárias” que ganham
força investindo contra a própria mídia que os promoveu.
terça-feira, julho 31, 2018
Como ler as intenções de um produto Disney com "Os Incríveis 2"
terça-feira, julho 31, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em 2001 Karl Rove, Vice-Chefe da Casa
Civil do presidente Bush, reuniu os chefões de Hollywood em Beverly Hills. Num
esforço de propaganda, Rove exigiu da indústria do cinema mais filmes sobre
família, heróis e ameaças externas. Foi o ponto de partida da onda de filmes de
super-heróis com franquias da Marvel e DC Comics. E a animação da Disney “Os
Incríveis” em 2004 fez parte dessa
agenda. Depois de 14 anos, “Os Incríveis 2” é lançado. Diferente do tom
motivacional das outras produções do estúdio Pixar, a franquia “Os Incríveis”
se distingue pela explícita temática social e política. Dessa vez, Mulher
Elástica é a protagonista, patrocinada por um megaempresário de uma rede de
comunicação numa estratégia de propaganda para reabilitar a imagem dos
super-heróis. E os problemas da família do Sr. Incrível às voltas com a opinião
pública, as leis e os políticos. Que se tornam inimigos tão nefastos quanto a
nova geração de super-vilões. “Os Incríveis 2” é um exemplo didático da “Agenda
Hollywood” proposto por Karl Rove: anti-intelectualismo e repulsa à política
como novas estratégias para conquistar as mentes de crianças e adultos. Pauta sugerida pelo nosso leitor Saulo Regis.
domingo, julho 29, 2018
Curta da Semana: "Final Offer": aliens agora preparam "invasões híbridas"
domingo, julho 29, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Algo está mudando no
clássico roteiros dos filmes de invasões alienígenas. A série “Colony” do
Netflix é uma evidência. E o curta canadense “Final Offer” (2018) é uma prova.
Agora as sinistras inteligências de outros planetas nos atacarão através de
“invasões híbridas”: em primeiro lugar, explorando as fraquezas da natureza
humana, para depois roubarem o que quiserem. Um advogado “loser” e alcoólatra
acorda de ressaca preso em uma estranha sala em estilo vitoriano, diante da
garota com a qual estava na última noite. Ela é a representante de uma raça
alien e ele foi escolhido como representante da humanidade para a “negociação”
de um sinistro contrato: os extraterrestres querem levar nossos oceanos e em
troca... seduzir o pobre advogado através da sua baixa autoestima.
sábado, julho 28, 2018
Filme "O Culto": e se nossas vidas forem gigantescas anomalias temporais?
sábado, julho 28, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma boa ideia, com um
roteiro inteligente, um elenco forte são capazes de fazer filmes convincentes,
mesmo com pouco dinheiro. O filme “O Culto” (The Endless, 2017) é
mais um filme independente que comprova a capacidade inventiva de renovar subgêneros
do horror e da ficção científica. Dessa vez a dupla de diretores Justin Benson
e Aaron Moorhead (“Resolution”, 2012) faz um inteligente meta-horror em torna
do tema das anomalias tempo-espaço. Dois irmãos (interpretados pelos próprios
diretores), depois de terem fugido de uma suposta seita suicida em uma
floresta montanhosa, decidem retornar depois de receberem um estranho vídeo. “O
Culto” não se limita a fazer uma desconstrução
do tema dos “paradoxos temporais” no cinema. Num insight gnóstico, estende
esses paradoxos para a nossa realidade cotidiana: e se nossas próprias
vidas já fossem gigantescos paradoxos tempo-espaço, que nos aprisionam nesse
cosmos, obrigando-nos a repetir uma mesma narrativa indefinidamente? Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
quinta-feira, julho 26, 2018
Assassinato da estudante brasileira na Nicarágua revela timing da guerra híbrida
quinta-feira, julho 26, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O assassinato da estudante brasileira de medicina na Nicarágua, em meio
à violência nas manifestações contra o governo Daniel Ortega, é mais uma
evidência de que a crise naquele país segue o roteiro já visto das guerras
híbridas no Brasil e no mundo. Timing perfeito: no momento em que a grande
mídia internacional já está retratando a “Revolução Popular Híbrida”
nicaraguense como “espontânea” ou “o novo” que veio substituir a velha política
carcomida pela corrupção, surge a necessidade de uma vítima feminina exemplar.
Assim como no Brasil, quando vítimas femininas anônimas foram repercutidas pela grande mídia e redes sociais durante os
protestos de 2013 a 2016. E como foi a execução de Marielle Franco. É sempre a
deixa para a grande imprensa entrar em ação com um discurso único: “protestos
pacíficos” que são violentamente reprimidos por um governo corrupto. Como
sempre, a cobertura dos eventos descontextualiza o cenário geopolítico por trás
de uma crise nicaraguense que surge (como em toda Guerra Híbrida) após uma reeleição democrática: a parceria
multipolar da Nicarágua com China e Rússia para a construção do Canal
Transoceânico para fazer frente ao Canal do Panamá, controlado pelos EUA.
segunda-feira, julho 23, 2018
Na série "Strange Angel" a ciência dos foguetes se confunde com o Ocultismo
segunda-feira, julho 23, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Seu nome foi proscrito
da história da Ciência. Embora suas descobertas tenham sido uma das bases das
viagens espaciais e de ser co-fundador do Laboratório de Propulsão a Jato da
NASA, seu nome também foi riscado da história da agência espacial. Ele é Jack Parsons
(1914-1952), jovem projetista de foguetes e químico, criador dos combustíveis
sólidos. Mas viveu em um fina linha que separa a genialidade da loucura: de dia
exercia a ciência experimental. E à noite era o líder da O.T.O (Ordo Templi
Orientis) da Califórnia, organização ocultista dominada por Aleister Crowley.
Até o momento em que Ciência e Ocultismo se misturaram a tal ponto em que para
ele a tecnologia dos foguetes era não apenas uma forma do homem chegar ao
espaço. Mas também a oportunidade para abrir portais para seres
extradimensionais. A série “Strange Angel” (2018-) produzido pela rede CBS dos
EUA pretende mergulhar na vida desse controverso cientista que, ironicamente,
possui uma cratera no lado oculto da Lua batizada com o seu nome.
sábado, julho 21, 2018
Pós-verdade e Fake News são notícias falsas para colocar jornalistas hipsters "na linha"
sábado, julho 21, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Diretores, presidentes
e executivos da grande imprensa e associações jornalísticas, historicamente
sempre avessos às “teorizações” da área acadêmica, de repente passaram a
participar ativamente de congressos e simpósios sobre jornalismo investigativo,
ciberjornalismo e jornalismo online. Para repercutirem não só junto a
pesquisadores, mas também clientes, profissionais e líderes de opinião a já
extensa lista de livros e artigos sobre o fenômeno da “pós-verdade” e das “fake
news”. Para provar como a supremacia da verdade deixou de existir no debate
público atual. E os vilões: Internet, blogs, redes sociais. Por que esse
repentino esforço profissional-acadêmico para dar um ar de novidade a um
fenômeno tão velho quanto a própria história do Jornalismo? A necessidade em
dar verniz científico para noções retóricas de “pós-verdade” e “fake news”
através de um velho macete de engenharia de opinião pública: publicação de
artigos científicos e livros. Conferir verossimilhança a uma agenda que traz
lucros para a grande mídia: transformar jornalismo investigativo em “checagem”,
colocar os jornalistas hipsters “na linha”, sentados, sem ir a campo. E com
desdobramentos mercadológicos: monopólio e censura da concorrência no mercado
de notícias.
quinta-feira, julho 19, 2018
Na série "Colony" uma invasão alienígena demasiado humana
quinta-feira, julho 19, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Disponível no Netflix,
a série “Colony” (2016-) subverte de diversas maneiras a típica história de
invasão alienígena: os humanos podem ser tão amorais e cruéis quanto os aliens
e também não há uma metrópole distópica, sombria e em ruínas, mas uma Los
Angeles ensolarada sob um persistente céu azul. Mas principalmente, os
invasores não criam guerras de extermínio com suas naves ou máquinas
monstruosas, como em clássicos do gênero. Apenas exploram as principais
fraquezas humanas por meio de ferramentas que a própria humanidade criou para
subjugar as fraquezas de outros seres humanos: meios de comunicação, religião,
ensino e propaganda que arrancam o pior de nós – ambição, traição, ganância,
egoísmo e desejo por poder. Eles não são mais “aliens”: agora são “RAPs” ou
“hospedeiros”. Invasores “low profile” que apenas jogam os homens uns contra os
outros, tirando seu lucro disso. Uma invasão “demasiado humana”, assim como nas
atuais Guerra Híbridas nas quais o poder global invade países conquistando
corações e mentes.
domingo, julho 15, 2018
Por que agora a Globo apoia movimentos identitários? Brizola explica.
domingo, julho 15, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em toda sua história, a Rede Globo foi acusada de sexismo e racismo: uma teledramaturgia com um cast de atores que mais parecia ter saído de algum país nórdico, enquanto os poucos negros ocupavam papéis subalternos; as mulheres eram objetificadas em programas de entretenimento e o machismo sempre figurado como uma prova do verdadeiro amor. Ao mesmo tempo, o seu diretor de Jornalismo dizia que o Brasil nunca foi racista e que isso não passava de uma invenção da esquerda para dividir o País. Mas de repente, a emissora começou a apoiar e dar visibilidade a movimentos identitários e culturais (movimentos de gênero, étnico-raciais, geracionais que postulam a diversidade, alteridade e reivindicação de direitos sociais) como nunca antes. Política de “controle de danos” para tentar descolar a sua imagem do Golpe de 2016 e dar alguma credibilidade ao telejornalismo? Ou há algo além? De natureza estratégica em um ano eleitoral decisivo. “Se a Globo é a favor, somos contra!”, alertava o velho Brizola. E se nesse momento a emissora estiver pondo em prática outra velha máxima: “dividir para conquistar”? A Globo estaria desempenhando o seu derradeiro papel? Ser o para-raio do ódio tanto da esquerda quanto da direita?
quinta-feira, julho 12, 2018
Frankenstein, Inteligência Artificial e pós-feminismo em "Desejos Virtuais"
quinta-feira, julho 12, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Esse é outro filme para cinéfilos que adoram se aventurar por filmes
estranhos. Dessa vez, para aqueles que acreditam que por trás do senso de humor
trash de filmes que aparentemente não se levam à sério há importantes temas para
serem discutidos. “Desejos Virtuais” (“Teknolust”, 2002) é um filme que reflete
todo o ciber-imaginário pós-humanista (com motivações místicas) e do velho
conceito de Inteligência Artificial (que ainda tentava emular a inteligência
humana) por trás da antiga Web 1.0. Uma bio-geneticista clona seu próprio DNA
em três mulheres “Autômatos Auto Replicantes” (SARs) que habitam um site da
Internet. Porém, necessitam de constantes quantidades de cromossomo Y presente
no sêmen humano. Uma delas deve se aventurar no mundo real para, através de
sexo casual em bares locais, obter preservativos usados que servirão de sachês
que serão consumidos pelas SARs. Frankenstein de Mary Sheeley se encontra com o
psicodelismo de Timothy Leary e o pós-feminismo de Camile Paglia.
terça-feira, julho 10, 2018
Moro e Neymar: a vaidade é o pecado favorito do Diabo
terça-feira, julho 10, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em 72 horas os maiores investimentos semiótico-ideológicos da grande
mídia foram desconstruídos: Sérgio Moro e Neymar Jr. O primeiro caiu na
armadilha do habeas corpus que supostamente iria soltar Lula. E o segundo, na
arapuca tautista midiática que fez o jogador acreditar que era intocável, até a
viralização do mote “cai-cai” em vídeos pelo mundo eliminá-lo junto com a Seleção. Duas
bombas semióticas: uma intencional (o objetivo não era soltar Lula, mas criar
um fato político para o mundo) e outra involuntária (efeito da blindagem
tautista da mídia e mercado publicitário). Al Pacino fazendo o papel do próprio demônio em “O Advogado
do Diabo” tinha razão: “a vaidade é meu pecado favorito...”. A vaidade dos juízes e do
jogador deixou-os cegos. A mídia sentiu o golpe: enquanto o Fantástico teve
que se desfazer de Neymar (“hoje não se tolera mais ludibriar o juiz”, fuzilou Tadeu Schmidt), Globo News começou a falar em “instabilidade jurídica” e
“politização do Judiciário”. Bombas semióticas perfeitas que produzem efeitos
fatais: detonação, letalidade, impasse midiático e dissonância cognitiva.
domingo, julho 08, 2018
Curta da Semana: "Craig's Pathetic Freakout" - quando "Show de Truman" se aproxima da maconha
domingo, julho 08, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
E se ao invés de cerveja, o amigo Marlon desse a Truman um cigarro de
maconha para tentar acalmar suas crises paranoicas sobre as
suspeitas de que sua vida era um programa de TV? Será que Truman ficaria
“anestesiado” ou chegaria mais rapidamente à verdade no filme “Show de Truman?”. O curta “Craig’s Pathetic Freakout” (2018), de Graham Parkes, levanta essa
curiosa questão de cinéfilo – Craig é um cara orgulhoso demais para aceitar que
não pode lidar bem com drogas. Fuma uma erva e começa a ficar paranoico,
acreditando estar dentro de um filme. Ficção e realidade se misturam num
curioso exercício metalinguístico e de narrativa em abismo – um filme dentro de
um filme. E, como toda metalinguagem no cinema e audiovisual, trás um sabor
gnóstico: e se a realidade for também um filme dirigido por alguém muito louco?
sábado, julho 07, 2018
Por que o Brasil não podia ser campeão?
sábado, julho 07, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A máquina semiótica da Guerra Híbrida faz nesse momento um pesado
investimento ideológico para justificar os efeitos do atual modelo neoliberal
imposto ao Brasil: crise, desemprego e precarização do trabalho, no qual
milhões de desempregados foram promovidos repentinamente a “empreendedores”. E no rescaldo da
eliminação do Brasil diante da Bélgica na Copa da Rússia está
sendo mobilizado uma operação de emergência para salvar o alto investimento
semiótico-ideológico feito no futebol pela grande mídia e mercado publicitário:
salvar Tite e Neymar e colocar em ação o tradicional sacrifício do bode
expiatório – o volante Fernandinho. Por que? Ao contrário do “pão e circo” que
cercava o futebol nos anos da ditadura militar, hoje a função é mais
sofisticada: a de “cimento ideológico” através de um discurso
mérito-empreendedor no qual Tite é o maior garoto-propaganda. Enquanto isso,
Neymar é o reflexo da “commoditização” do futebol brasileiro: jogadores
exportados com baixo grau de transformação para, nos clubes europeus, se
transformarem em “craques-commodities” de alto valor agregado. Mas cronicamente
disfuncionais em suas seleções de origem.
sexta-feira, julho 06, 2018
O pesadelo tecnognóstico na série "Altered Carbon"
sexta-feira, julho 06, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O sonho tecnognóstico por séculos, desde a Teurgia e Alquimia, foi
transcender a matéria – abandonar os nossos corpos como condição para a
verdadeira evolução espiritual. Mas como Santo Irineu de Lyon alertou no século
II, “O que não é assumido não pode ser redimido”. E o sonho milenar pode se
transformar em pesadelo com uma tecnologia que promete a imortalidade: a
consciência digitalizada em “pilhas cervicais” que podem, a qualquer momento,
serem transferidas para qualquer corpo (ou “capa”). Mas isso acabou provocando
uma sociedade tremendamente desigual e violenta. Essa é a série Netflix
“Altered Carbon” (2018-), um cyberpunk-noir que suscita profundas reflexões
teológicas: se pudermos ser ressuscitados após a morte em uma nova “capa”, a
alma persistirá entre os códigos que transcreveram nossa consciência e
memórias? Ou nos transformaremos em “capas” ocas manipuladas por uma elite
amoral? Uma elite que alcançou a verdadeira imortalidade – fazer backups da
própria consciência via satélite.
quarta-feira, julho 04, 2018
Globo cria "crocodilo napolitano" na Copa da Rússia
quarta-feira, julho 04, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Em 2009 o jornal inglês “The Telegraph” contou a pitoresca história de
um mafioso napolitano que ameaçava comerciante locais com um imenso crocodilo.
Qualquer um deles poderia ser a próxima refeição do bicho se não lhe pagasse
proteção. É melhor ser temido do que amado, como afirmava Maquiavel? Depois de
pouca mais de uma década de pauta diária com Mensalão e Lava jato, intimidação
virou um “modus operandi” tautista da Globo. Traquejo tão natural que até invadiu outras editorias. Assim como a hábito do cachimbo entorta a boca. Até
na cobertura da Copa da Rússia. Às vésperas do jogo das oitavas do Brasil contra
o México, a Globo colocou sob suspeita o árbitro italiano em possíveis
conspirações no VAR (árbitro de vídeo) e, de quebra, requentou notícia antiga
sobre suposto envolvimento de jogador mexicano com cartéis de drogas. A Globo
apresentou o juiz e o jogador para o seu “crocodilo napolitano” intimidando-os
caso se intrometessem em seus interesses? Na verdade a mensagem da Globo não
foi para nenhum dos dois. Foi para os seus potenciais inimigos internos.
Principalmente porque, ao contrário da Copa de 2014, agora o sucesso da Seleção
é estratégico para Globo e mercado publicitário.
segunda-feira, julho 02, 2018
Perdido no labirinto da Inteligência Artificial em "Lunar"
segunda-feira, julho 02, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
No filme “2001” de Kubrick o computador HAL 9000 queria matar toda a
tripulação da nave Discovery a caminho de Júpiter. Já no filme de estreia do
diretor Duncan Jones, “Lunar” (“Moon”, 2009), o computador Gerty de uma estação
lunar automatizada é mais amigável, sempre com um “smile” no monitor. Mas não
menos perigoso: ele representa o atual estágio algorítmico da inteligência
artificial – sempre com uma voz amigável, é como se jogasse migalhas de pão em
um labirinto para que o sigamos. Até nos perder de nós mesmos e esquecermos do
que foi um dia a noção de “inteligência humana”, envolvidos que somos em bolhas virtuais
que acreditamos ser a realidade. É o que acontece com Sam Bell em “Lunar” - um
solitário astronauta em uma estação lunar de mineração que, após três anos na
Lua, espera o final do contrato de trabalho com uma empresa, para retornar à
Terra. Mas seu único companheiro, o computador Gerty, criou o seu próprio
labirinto para Sam se perder.
quinta-feira, junho 28, 2018
O Mal está na crueldade cotidiana no filme "Experimentos"
quinta-feira, junho 28, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A velha questão permanece: como são possíveis holocaustos e genocídios,
sistemática e profissionalmente organizados seja na guerra ou em sistemas
metódicos cotidianos? Quem são essas pessoas que executam as ordens? Burocratas
que apenas obedecem superiores ou monstros frios e maus? No filme
“Experimentos” (“Experimenter”, 2016), sobre os célebres experimentos sobre
autoridade e obediência realizados pelo psicólogo social Stanley Milgram em
1961, a resposta é paradoxal: nem uma coisa e nem outra, intuiu Milgram. Para
entender o jogo da autoridade que cria ilusões, somente criando uma outra
ilusão: uma experiência de simulação no qual o voluntário era colocado em um
dilema moral – é possível obedecer ordens mesmo que confrontem convicções
íntimas? “Experimentos” mostra como o insight gnóstico muitas vezes está
presente na Ciência: a ilusão pode definir um cenário no qual a verdade pode
ser revelada – a “banalidade do mal”, que é mais cotidiana do que podemos
imaginar.
domingo, junho 24, 2018
Neymar + efeito Heisenberg = outro ovo da serpente chocado
domingo, junho 24, 2018
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Observe leitor a fotografia que abre essa postagem. Ela poderá explicar
bastante o futuro que talvez esteja reservado para a Seleção brasileira nessa
Copa. A imagem mostra Neymar Jr. correspondendo às câmeras em um flagrante do
chamado “efeito Heisenberg” midiático – o jogador tenta criar algum tipo de empatia
após desfilar, nos minutos anteriores ao achar que estava tudo perdido,
arrogância e xingamentos que sobraram até mesmo para o próprio capitão do time,
Thiago Silva. O mesmo efeito Heisenberg (no qual a mídia transmite nada mais do
que os próprios efeitos que ela cria ao cobrir eventos) que levou o Brasil às
cordas frente à Alemanha em 2014 (choros, hinos a capela, etc.), agora leva
sincronicamente o dublê de técnico e pastor motivacional Tite e o astro Neymar
Jr. ao chão: um tropeço e logo depois o choro como marcas publicitárias. Assim
como muitos outros ovos de serpente chocados nos anos de neodesenvolvimentismo
dos governos petistas, Neymar Jr. é mais um. Com a leniência da grande mídia e
do mercado publicitário.
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