terça-feira, agosto 14, 2018

Filme "Extinção" e a Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena



Devo reconhecer que esse humilde blogueiro resistiu muito a assistir ao filme “Extinção” (Extinction, 2018). Vendo o pôster promocional e assistindo ao trailer, tudo levava a crer que o filme seria mais do mesmo nesse subgênero sci-fi sobre aliens invadindo a Terra. Afinal, maniqueísmo e patriotismo marcaram as produções por décadas. Porém, “Extinção” é a prova definitiva sobre as mudanças atuais nesse subgênero – no caso do filme, uma narrativa com interessante ponto de virada que claramente remete à chamada “Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena”. A mais antiga teoria sobre aliens no planeta, 1.600 anos anterior a atual onda de teorias sobre aliens e OVNIs no planeta, iniciada em 1947. Antiga teoria baseada nos textos gnósticos raros derivados das Escolas de Mistérios da antiguidade pré-cristã que se convencionou chamar de “Biblioteca de Nag Hammadi”. Um protagonista com pesadelos recorrentes sobre uma violenta invasão alienígena no planeta, até que a realidade parece materializar seus terríveis sonhos. Mas nada será o que parece. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.

Em duas postagens anteriores (uma sobre o curta Final Offer e outra sobre a série Colony) alertávamos que algo estava mudando na clássica narrativa fílmica sci-fi sobre invasões alienígenas – agora temos o que poderíamos chamar de “invasões híbridas”. Ao invés de massivas, agora temos invasões furtivas que exploram a ignorância e falhas de caráter humanas: traição, ambição etc.

São produções que abandonam o maniqueísmo e patriotismo para ingressarem na ambiguidade da mitologia gnóstica: alianças corruptas de uma elite humana com elites aliens, iludindo a humanidade que se transforma em matéria-prima a ser explorada por fábricas ou sistemas extraterrestres.

O filme Extinção (Extinction, 2018) é uma produção que traz mais novidades para as narrativas de invasões alienígenas. Aqui, a novidade da dupla de roteiristas Spenser Cohen e Brad Kane é claramente terem se inspirado na “Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena”.

Com o início da onda OVNI a partir de 1947 especula-se cada vez mais sobre a existência de uma suposta invasão alien no planeta Terra. Desde então, diversas teorias dominam o debate. Mas uma delas não surgiu em 1947, mas a cerca de 1.600 anos antes.

Evidência dessa antiga teoria foi descoberta no Egito em 1945, pelo estudioso francês Jean Dorosse na cidade de Nag Hammadi: um conjunto de “evangelhos apócrifos”, textos gnósticos raros derivados das Escolas de Mistérios da antiguidade pré-cristã que se convencionou chamar de “Biblioteca de Nag Hammadi”.


Arcontes e alienígenas


Essa biblioteca gnóstica contém relatos de experiências dos iniciados sobre encontros com os seres inorgânicos chamados Arcontes.

Os ensinamentos gnósticos explicam que essas entidades surgiram no estágio inicial de formação do sistema solar, antes que a Terra fosse formada. “Archons” habitam o sistema solar, o reino extraterrestre como tal, mas eles podem interferir na Terra. 

Os Arcontes criariam um “sistema de controle espiritual”, um fenômeno que “se comporta como um processo de condicionamento. Eles poderiam afetar nossas mentes por técnicas de condicionamento subliminar. Suas principais táticas são erros mentais (falsas ideologias ou doutrinas especialmente religiosas) e simulação. 

Os gnósticos ensinaram que essas entidades nos invejam e se alimentam de nosso medo. Acima de tudo, eles tentam nos impedir de conhecer e evoluir a nossa “luz interior”, o dom da inteligência divina dentro de cada um de nós. 

Arcontes nos manteriam no “sono do esquecimento”: o fato de que também a humanidade é “alienígena”, prisioneira nesse cosmos. Seríamos como exilados de uma outra dimensão, à qual poderíamos reconectar redescobrindo essa “luz interior”.


As descrições físicas dos Arcontes estão em vários códices gnósticos de Nag Hammadi. Dois tipos são claramente identificados: um recém-nascido, do tipo embrionário, e um tipo draconiano ou réptil. Obviamente, essas descrições se encaixam nos “Greys” e “Reptilianos” das descrições conspiratórias ufológicas atuais.

Extinção explora muitos aspectos dessa mitologia gnóstica, inovando uma estória transformada em clichê pelos tons maniqueístas e patrióticos por décadas de indústria do entretenimento.

O Filme


Michael Peña é Peter, um pai e marido em algum lugar no futuro (o espectador aos poucos vai descobrindo evidências disso) atormentado por pesadelos sobre algum tipo de invasão alienígena que põe em risco sua esposa Alice (Lizzy Caplan) e as duas filhas – Lucy (Lilly Aspel) e Hanna (Amelia Crouch). São imagens violentas que os faz despertar para deixa-lo sem conseguir dormir cada noite. Nos pesadelos Peter vê pessoas inocentes sendo atingidas por objetos voadores que repentinamente descem do céu destruindo prédios e perseguindo tudo que é vivo.

Tenha certeza que essas visões não estarão muito longe do que realmente acontecerá meia hora depois: literalmente o fogo começará a baixar sobre a Terra, com objetos voadores e aliens que pretendem matar qualquer ser vivo que tente se esconder. Por todos os lados surgirão soldados alienígenas fortemente armados emitindo sons semelhantes a insetos e uniformes com bolhas verdes sobre o corpo – eles invadem o edifício no qual vive a família de Peter que terá de correr para salvar suas vidas.

Tudo parece seguir a clássica e maniqueísta invasão alienígena de tantos e tantos filmes hollywoodianos, não fosse a violenta reviravolta dos pressupostos da narrativa (exatamente em uma hora, seguindo a fórmula clássica dos pontos de virada em roteiro), mostrando que o espectador não está diante de uma estória de invasão alien qualquer.


  Tudo parece apontar para os clichês clássicos: o início começando pela rotina do dia-a-dia (trabalho, família, esposa etc.), pesadelos que invadem essa paz, a invasão (ou terremoto, catástrofe geológica, climática, cósmica) inesperada e a luta de uma família para sobreviver em meio ao caos – nove em cada dez filmes-catástrofe tem essa story line.

Mas o ponto de virada é a surpreendente atualização de muitos elementos míticos da Teoria Gnóstica da Intrusão Alienígena da Biblioteca de Nag Hammadi.

E se rompermos com toda forma de maniqueísmo narrativo, figurando tanto invadidos quanto invasores como aliens? E se os “humanos” tiverem perdido suas memórias sobre tudo que realmente aconteceu no passado, levando suas vidas rotineiras de trabalho e família até o momento em que a “invasão” revela a verdadeira natureza ilusória da vida terrestre?

O Gnosticismo de “Extinção”


Extinção nos prega uma peça desde o pôster e o título – tudo leva a crer que estamos diante de mais um produto do subgênero. Na verdade, a narrativa do filme não está relacionada com o habitual imaginário sci-fi que explodiu desde a suposta queda de um OVNI em 1947 em Roswell, Novo México, EUA.

O filme está diretamente relacionado com os mistérios cosmológicos e psíquicos dos textos gnósticos de Nag Hammadi e sua descrição do mito da Criação.


De início, Extinção trabalha com os elementos clássicos gnósticos: a realidade como uma ilusão, a perda da memória como o principal fator que confere realismo a ilusão na qual vivemos. Mas a principal: assim como no filme Prometheus de Ridley Scott, nossos criadores são como deuses enlouquecidos – querem destruir a própria criação após terem erguido todo um sistema cosmológico que perpetua a ilusão e o esquecimento.

É interessante perceber como aos poucos a mitologia gnóstica também está contaminando e renovando esse verdadeiro subgênero dos filmes de invasões aliens. Como o cinema vem se relacionando com os antigos Mistérios de quase 2.000 atrás e que as modernas teorias conspiratórias sobre “greys” e “reptilianos” tentam emular desde 1947: descobrir quem são os “ETs”, de onde vieram, o que querem de nós e, principalmente, como devemos nos relacionar com eles.

Os ensinamentos gnósticos sobre os Arcontes (os invasores aliens da Antiguidade) pode se revelar um campo fértil para a renovação das narrativas sobre alienígenas em nosso planeta. Não pelos seus poderes de fogo e destruição massiva através de discos voadores ou exércitos com armas laser.

Mas principalmente pela sua capacidade de simulação, sedução e esquecimento, desviando a espécie humana do seu curso verdadeiro e da própria evolução.

Ficha Técnica 

Título:  Extinção
Diretor: Ben Young
Roteiro: Spenser Cohen, Brad Kane
Elenco:  Michael Peña, Lizzy Caplan, Amelia Crouch, Erica Tremblay, Mike Colter, Israel Broussard
Produção: Good Universe Mandelville Productions
Distribuição: Netflix, Universal Pictures International
Ano: 2018
País: EUA

Postagens Relacionadas










Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review