quarta-feira, julho 02, 2014
"Agnosia" revela formas alternativas da mente no cinema
quarta-feira, julho 02, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O filme espanhol “Agnosia” de Eugenio Mira e “A Origem” de Christopher
Nolan foram lançados no mesmo ano de 2010. São dois filmes com versões
diferentes para o mesmo tema: um thriller de espionagem industrial que envolve
a invasão da mente de alguém para extraírem um segredo que envolve interesses
corporativos. Um exercício de análise comparativa entre os dois filmes revela
diferentes formas de representar a mente humana: se na Europa a Psicanálise e a psicologia da percepção possuem prestígio no meio artístico e intelectual, nos
EUA a mente não é pensada como uma máquina desejante, mas informática onde
dados são deletados ou inseridos. Enquanto “Agnosia” é um conto gótico inspirado
em psicanálise, “A Origem” é o inconsciente traduzido pelas neurociências.
A análise comparada em cinema (o exercício de analisar diferentes visões
de filmes e diretores sobre um mesmo tema) sempre dá surpreendentes resultados
ao revelar as diferenças ideológicas e culturais de países ou de polos de
produção cinematográfica.
Um exemplo evidente é o filme espanhol Agnosia (2010) do diretor Eugenio Mira e escrito por Antonio
Trashorras. Assistindo ao filme, é impossível não comprarmos com o filme de
Christopher Nolan A Origem
(Inception, 2010), produção norte-americana lançada no mesmo ano da produção
espanhola. Ambos exploram o tema da espionagem industrial: há um segredo de
grande interesse industrial que está na mente de uma pessoa e que deve ser
extraído.
sexta-feira, junho 27, 2014
Por que nossa mente quer ser enganada?
sexta-feira, junho 27, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Militantes do
PSDB posando para fotografias ao lado de um display de papelão do candidato
Aécio Neves em tamanho real na convenção do partido e um jornalista que
confundiu o sósia do Felipão com o verdadeiro. Qual a secreta conexão entre
esses dois episódios? O estranho desejo humano de querer ser enganado. E a
filosofia da percepção e a neurologia podem explicar isso. Por que pacientes
que sofriam de afasia global e agnosia tonal ridicularizaram um discurso na TV
do presidente Ronald Reagan em 1985 enquanto os receptores normais o
consideravam um “grande comunicador”? Talvez o caminho seja entender a natureza
das “imagens-afecção” e a solução do enigma do porquê demoramos meio segundo
para ter consciência das decisões que o nosso próprio cérebro teve. A
contra-tática para combater a canastrice na política pode estar nas mão dos
filósofos da percepção como Brian Massumi e em neurologistas como Oliver Sacks.
As imagens dos
bonecos de papelão do candidato Aécio Neves na convenção do PSDB para que
militantes posassem ao lado do display e a “barriga” jornalística cometida pelo
colunista Mario Sergio Conti que confundiu o sósia com o verdadeiro Felipão revelam um
secreto sincronismo: o estranho desejo humano de querer ser enganado.
Em postagem
anterior discutíamos como era possível que ainda hoje a opinião pública ainda seja
mobilizada por táticas publicitárias e de propaganda tão estereotipadas,
exageradas, com personagens tão canastrões, caricatos, com gestos, expressões
faciais e poses tão overacting.
Péssimos atores que não conseguiriam passar pelo mais simples teste de seleção
do cast do filme de mais baixo
orçamento - sobre esse tema clique aqui.
Assistindo ao filme O Grande Ditador de Chaplin,
somos dominados por uma estranha sensação ao se questionar sobre quem teria
inspirado quem: a pantomima de Chaplin também estava presente nos gestuais e
discursos de Hitler e Mussolini. Quem se inspirou em quem? O gênio de Chaplin
não foi o de fazer uma caricatura genial de um ditador, mas de revelar a todos
que na política levamos a sério maus atores – Chaplin mostrou de uma forma
profissional o que Hitler e Mussolini faziam de forma canastrona.
terça-feira, junho 24, 2014
Curta "BlinkyTM" mostra as obscuras relações humanas com a tecnologia
terça-feira, junho 24, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O curta
metragem “BlinkyTM - Bad Robot” (2011) dirigido pelo irlandês Ruairi Robinson segue a
trilha temática análoga ao filme premiado pelo Oscar “Ela” de Spike Jonze: a relação
mágica e fetichista com os gadgets tecnológicos. Se no filme de Jonze um
usuário se apaixona por um sistema operacional, no curta de Robinson uma
criança acredita na promessa de um anúncio publicitário de que um robô de
estimação será capaz de reunificar a sua família, cujos pais estão em
constantes brigas. O curta é uma ótima oportunidade para discutir os efeitos do
descompasso entre os modelos de família perfeita apresentados pelo discurso
publicitário e as relações reais entre pais e filhos. Curta sugerido pelo nosso
leitor Felipe Resende.
Em um futuro
próximo toda casa terá um robô ajudante capaz não só de entreter seu filho como
de também fazer o almoço. Mas não se preocupe. É perfeitamente seguro... mas,
cuidado com o que você pedir para ele: o robô poderá interpretar ao pé da letra
o que você desejar e as consequências podem ser imprevisíveis.
O diretor e
animador irlandês Ruairi Robinson (indicado ao Oscar em 2002 com o curta Fifty Percent Grey) com o curta BlinkyTM - Bad Robot nos sugere como pode ser
perigosa a combinação dos velhos problemas humanos com a moderna tecnologia,
não só incapaz de resolvê-los como ainda podendo ampliá-los. Máquinas e seus
programadores são incapazes de inserir julgamentos éticos ou morais entre os O
e 1 das codificações. Mas os usuários dos gadgets
tecnológicos não veem dessa maneira e passam a ter uma relação fetichista ou
mágica, acreditando que aplicativos, programas ou robôs irão misticamente
encontrar soluções para nós.
sábado, junho 21, 2014
Barrigas e não-notícias na Operação Anti-Copa
sábado, junho 21, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Da “barriga” do
cão Caramelo em 2011 até a atual que envolveu o experiente jornalista Mário
Sérgio Conti e um sósia do técnico Felipão entrevistado como fosse o verdadeiro,
revela como jornalistas da grande mídia transformam-se em metralhadoras
giratórias sob a pressão do papel assumido de oposição política: atira-se
primeiro para pensar depois. Mas nesse momento a pressão só aumenta com o
hipotético cenário negativo para um ano eleitoral: de que não só a Copa seja um
sucesso de organização como, pior, a seleção brasileira seja campeã. Pela
dificuldade em montar bombas semióticas nesse momento (o ritmo dos jogos e dos debates
televisivos tem isolado protestos e incidentes de organização), a grande mídia
passou a mobilizar seu braço armado: os colunistas, sob o apoio das
não-notícias na Operação Anti-Copa.
Para quem
acompanha de perto as transformações da linguagem midiática, a tragédia dos
mortos nas enchentes e deslizamentos de terra nas serras fluminenses em 2011
marcou o início das coberturas jornalísticas politicamente comprometidas com o
papel de oposição ao governo federal.
Depois de uma
disputa eleitoral polarizada no ano anterior entre Dilma e Serra onde se
misturou política com religião, bolinhas de papel, intolerância e preconceito,
a grande mídia iniciou naquele ano um processo de coberturas jornalísticas cuja
pressão oposicionista que partia das reuniões de pauta explodia nos repórteres
que deveriam nas reportagens, enquetes, entrevistas ou depoimentos buscar
ansiosamente qualquer índice ou evidência da incompetência gerencial do
governo.
Um dos reflexos dessa ansiedade é a construção
de personagens nas narrativas jornalísticas, estratégia discursiva onde se
busca a legitimação de uma pauta por meio de um personagem elaborado muitas
vezes com signos retóricos e ficcionais. Na corda bamba entre a ficção e a
realidade, algumas vezes o jornalista despenca e surgem as vexatórias “barrigas”
- gíria
jornalística para designar uma grave bobeada de um jornalista que pensa estar
publicando um “furo” quando não passa de engano ou má fé do próprio repórter.
sexta-feira, junho 20, 2014
Por que Nova York precisa ser destruída?
sexta-feira, junho 20, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Quantas vezes Nova York já foi destruída no cinema,
literatura, rádio e TV? Monstros, alienígenas, catástrofes geológicas,
climáticas, destruições provocadas por lutas de super-heróis com vilões. Por que essa insistência das imagens de
destruição da “Big Apple” na cultura norte-americana? Pode parecer uma questão
supérflua de um cinéfilo diletante, mas se considerarmos que essas imagens são
irradiadas para todo o planeta pela indústria do entretenimento norte-americana,
passa a ser uma questão ideológica: o que na verdade Hollywood exporta para o
mundo: paranoia? Motivação subliminar para a obsolescência de produtos? Ou a
elaboração de um neoapocalipse necessário para a criação de uma nova religião
global? Vamos explorar algumas hipóteses sobre os porquês dessa obsessão
norte-americana.
Meridth Blake,
28, vive no Brooklyn, Nova York. Ele relata uma insólita cena quando estava em
uma estação do metrô: “Saí do trem e dei de cara com um pôster do filme Cloverfield com a Estátua da Liberdade
decepada. Subi as escadas para, em seguida, ver o pôster do filme Eu Sou a Lenda com a ponte do Brooklin
em ruínas. Pensei, ora! Outro filme que destrói Nova York!”.
Com uma
diferença de um mês de lançamentos, ambos os filmes contavam as desventuras de
protagonistas em uma Nova York destruída por monstros ou por epidemias. Isso
foi em 2008, quando os nova-iorquinos ainda sentiam os ecos da queda das torres
do WTC em 2001: “lembro-me da cena do filme Cloverfield
com pessoas correndo para se esconder em uma delicatessen com poeira e
escombros por toda parte. É tão obviamente uma alusão ao 11/09...”, destacou
Blake - leia "Filmakers View New York as a Disaster Waiting to Happen".
segunda-feira, junho 16, 2014
O ódio envenena e mata no curta "Cólera"
segunda-feira, junho 16, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Selecionado e
premiado em todos os festivais de horror e fantástico nos quais foi exibido, o
curta espanhol “Cólera” (2013) de Aritz Moreno é uma preocupante representação
contemporânea da escalada do espírito de linchamento, ódio e intolerância. O
curta comprova como o gênero, desde o filme “O “Gabinete do Dr. Caligari” de
1919 que teria antevisto o nazismo, é um termômetro da cultura e da sociedade
em cada momento: na Espanha, a crise econômica e o crescimento da xenofobia e o
ódio racial; no mundo a intolerância e o racismo como um mal viral e endêmico,
assim como a cólera. Além disso, o curta consegue em seus seis minutos de um único plano sequência fazer
uma síntese do psiquismo da personalidade autoritária: o ódio pode matar sua
vítima, mas também envenenar o próprio algoz.
O ódio envenena
e mata. O seis minutos do curta metragem Cólera
do espanhol Aritz Moreno nos impacta como um raio pela sua mensagem direta e
contundente. Rodado em um único plano-sequência que mistura os pontos de vista
de todos os personagens, o curta foi baseado em um comic book do norte-americano Richard Corben.
Selecionado e
premiado em mais de cem festivais em todo o mundo, podemos ler no poster promocional um verbete curto e direto: “Cólera: m. Pat. Enfermidade contagiosa epidêmica
aguda e muito grave” - veja o curta abaixo.
O curta relata
de forma crua a população agressiva e colérica de um vilarejo que pretende fazer
justiça com as próprias mãos. Armados com paus, pedras e espingardas pagarão as
consequências desse linchamento. Todos estão se dirigindo a um pequeno casebre
construído de forma precária com tábuas velhas e papelão, isolado no meio de um
campo. Lá se encontra o objeto de todo ódio da população, alguém que, segundo
eles, já teria causado “problemas demais”. “Finalmente uma vila limpa!”, brada
o líder do populacho enfurecido e levantando uma espingarda.
domingo, junho 15, 2014
Atratores estranhos e paradoxos da viagem no tempo em "Primer"
domingo, junho 15, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Vencedor no
Festival de Sundance e odiado por aqueles que vão ao cinema apenas para comer
pipoca e se divertir, o filme “Primer” (2004) do diretor Shane Carruth é um
quebra-cabeça sobre questões lógicas sobre a viagem no tempo: paradoxos,
lacunas, pontas soltas, causalidade. Esqueça o famoso “paradoxo dos gêmeos”
(Paradoxo de Langevin) sobre a relatividade das viagens no tempo. Esse é o
menor dos problemas nesse filme. Influenciado pelo ocultismo de Aronofsky de “Pi”
e os “warmholes” de “Donnie Darko”, o filme se defronta com as grandes
interdições estruturais do contínuo tempo-espaço que impedem o homem se libertar do
Tempo: as noções de atratores estranhos e da geometria recursiva da Teoria do
Caos. Filme sugerido pelo nosso leitor Marcos Garcia.
Primer se insere em um subgênero dos
filmes de ficção científica que poderíamos chamar de low sci-fi como Another Earth, Sound of My Voice, Safety Not Guaranteed etc. Filmes de baixíssimo
orçamento (Primer foi realizado com
sete mil dólares) onde os temas científicos são pretextos e muitas vezes apenas
um cenário para questões éticas e morais sobre relacionamentos humanos.
Carruth
obviamente foi influenciado pela intensidade ocultista de Darren Aronofsky do
filme Pi e os “warmholes” de Donnie Darko. Primer mostra como jovens engenheiros, com poucos recursos em uma
pequena garagem, constroem alguma coisa que envolve campo magnético e
manipulação da gravidade em pequenos objetos, mas que produz um inesperado
efeito colateral de possibilidade de viagem no tempo.
quinta-feira, junho 12, 2014
Praça Victor Civita é a Disneylândia do hiperliberalismo
quinta-feira, junho 12, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Estátuas e
instalações artísticas de lixo reciclado, teatro infantil falando sobre a
escassez da água, uma modelo sorridente num estande da Sabesp abrindo uma
torneirinha em um bebedouro para servir os visitantes com um copo d' água. Tudo isso com
os ventos trazendo o mau cheiro do Rio Pinheiros. Essa é uma tarde na Praça
Victor Civita, em São Paulo. Todos esses elementos têm uma secreta conexão.
Essa não é uma praça comum, mas um autêntico parque temático, a Disneylândia de
uma nova ordem futura onde a nossa sensibilidade está sendo moldada para
aceitar a suposta realidade que a Natureza é finita e escassa. Tudo em um mix de
entretenimento, cultura e estilo de vida que poderíamos chamar de “estética da
escassez”, embalagem estética da nascente ideologia do hiperliberalismo:
convergência do ambientalismo com a elite financeira e rentista como álibi para a mercantilização da água. E o Estado de
São Paulo é a vanguarda desse movimento no Brasil.
Sábado à tarde
com as crianças e esposa na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Clima leve, descontraído
e colorido com ciclistas descansando preguiçosamente, crianças gritando e
correndo por todos os lados e uma simpática modelo ao lado do que parecia um
grande bebedouro com o logo da Sabesp em um pequeno estande.
A certa altura,
todos começam a se dirigir ao pequeno anfiteatro do parque. Ótimo! Um
espetáculo infantil para a criançada e a chance dos pais recuperarem o fôlego
depois de tanta correria. E a primeira atração era interessante: a trupe do Mad Science onde através de pequenas experiências com muita
confusão e risadas, ensinam para a criançada princípios
básicos de física, química e ecologia. Nada mais politicamente correto em um
parque cercado de instalações e esculturas feitas com lixo reciclado e diversas
hortas autossustentáveis em um lugar que, no passado, era um grande incinerador
de lixo.
O show inicia e
o vento começa a bater, trazendo o incômodo mau cheiro do rio Pinheiros, bem
próximo dali. Nesse momento, os atores do Mad
Science, em seus jalecos de cientistas e jeito amalucado, faziam uma breve
exposição sobre o ciclo da água e, numa alegoria envolvendo um galão cheio de
pequenas bolinhas de isopor, iam mostrando a proporção entre água salgada e
potável no planeta... Como a água potável é um bem escasso... Principalmente
com as alterações climáticas do planeta... por isso, a pouca chuva em São Paulo
e as represas secando... logo, devemos economizar para enfrentarmos o futuro...
segunda-feira, junho 09, 2014
Conceito "Cinegnose" é agora verbete em nova edição do Dicionário da Comunicação
segunda-feira, junho 09, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O conceito
criado por esse humilde blogueiro e a razão da existência desse blog – a noção
de “cinegnose” – foi transformado em verbete no “Dicionário da Comunicação –
segunda edição revista e ampliada”, lançado na semana passada pela Editora
Paulus. Juntamente com os verbetes “filme gnóstico” e “adgnose”, também criados nas pesquisas do blog, o "Dicionário
da Comunicação" organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho abre a
oportunidade para que as pesquisas sobre as confluências entre Gnosticismo,
Cinema e Comunicação que foram iniciadas pelo “Cinema Secreto: Cinegnose” se
fortaleçam e ganhem espaço dentro dos estudos científicos da área. As pesquisas
iniciadas por esse blog se juntam, portanto, às pesquisas da chamada Nova
Teoria da Comunicação: o estudo do fenômeno comunicacional como acontecimento e
transformação pessoal e coletiva. E para o blog, a abertura para fenômenos
espirituais como a gnose.
Na semana
passada foi lançado em São Paulo o Dicionário
da Comunicação - segunda edição
revista e ampliada, pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro
Marcondes Filho da ECA/USP. Esse humilde blogueiro fez parte dos 80 colaboradores
nacionais e internacionais que trouxeram novas correntes de pesquisas e olhares
para a comunicação, incluindo diferentes linhas de pensamentos.
Nesta nova
edição do dicionário esse blogueiro que escreve essas mal traçadas linhas foi
convidado a transformar em verbetes alguns conceitos desenvolvidos por esse
blog dentro do nosso projeto de convergência dos conceitos da Teoria da
Comunicação e Cinema com o Gnosticismo: “adgnose”, “filme gnóstico”,
“cinegnose”, “arquétipos contemporâneos”, “agenda tecnocientífica”, “cinema
esquizo”, além de conceitos tradicionais da ciência da comunicação como “agenda
setting” e “mitologia” – no sentido dado pelo semiólogo francês Roland Barthes.
sábado, junho 07, 2014
A Copa das não-notícias
sábado, junho 07, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
A grande mídia
esperou até o último instante, aguardando talvez alguma “bala de prata” que
prejudicasse, suspendesse ou, no mínimo, colocasse em xeque a realização da
Copa do Mundo no Brasil. Um evento que se tornou uma verdadeira dor de cabeça
para uma mídia que assumiu explicitamente a oposição política. Mas a Copa vai
começar e agora nada pode passar impune: uma nova etapa da guerrilha
semiológica iniciada no ano passado se inicia. A pauta negativa, “recomendação” interna da TV Globo
para todos os jornalistas na cobertura da Copa, revela uma novidade no paiol das
bombas semióticas: a não-notícia. Produto das revistas de celebridades e das
coberturas esportivas extensivas como Olimpíadas e Copa do Mundo, elas agora
estão sendo turbinadas politicamente por meio de duas estratégias semióticas: fazer
o espectador confundir causa e efeito dos acontecimentos e a armadilha da
generalização nas indefectíveis enquetes.
Desde as
grandes manifestações de junho do ano passado, a grande mídia (que de início
execrou como vandalismo e infantilismo político para, logo depois, procurar
inseri-las no plot narrativo da oposição na proximidade de ano eleitoral –
mensalão, PEC 37 etc.) mobilizando uma pesada artilharia semiótica de construção
de textos e imagens que sintetizem em um frame, fotograma, parágrafo, legenda
de foto etc. um conjunto de percepções e fragmentos ideológicos. Chamamos esse
arsenal de recursos retóricos e semiológicos de “bombas semióticas”.
Desde junho do ano passado uma variedade de bombas semióticas assolaram a opinião pública |
Ao longo desse
período detectamos diversos tipos de bombas: dessimbolizações,
infotenimento,
a
black bloc good bad girl, fotos-choques,
cavalos
de Tróia, guerrilha
de memes, exploração
fetichista de animais e mulheres, tomates
e inadimplência.
Isso sem falar de acidentes com jornalistas no momento em que montavam bombas
como, por exemplo, o caso da bomba semiótica do Enem ou a “barrigada” darepórter da rádio CBN que via no campus da USP mensagens cifradas análogas às
do tráfico de drogas nos morros do Rio de Janeiro. Essa variedade de bombas
semióticas teve um objetivo em comum: manter a opinião pública em estado de
constante tensão em um País supostamente à beira do abismo econômico e em
situação pré-insurrecional.
Mas agora
quando a agenda nacional passa a ser dominada pela Copa do Mundo, entra em cena
uma nova bomba semiótica: a da não-notícia. A grande mídia caiu em si que não
só vai ter Copa, mas como também manifestações de protestos podem ficar
isoladas ou, no mínimo, deslocadas na opinião pública em relação ao evento
esportivo internacional.
quinta-feira, junho 05, 2014
Max Headroom antevia o fim do jornalista e as bombas semióticas
quinta-feira, junho 05, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Voz sampleada,
gaguejante e distorcida de um personagem dotado de senso de humor cínico e
irônico. Era Max Headroom, personagem digital resultante de uma secreta
experiência da gigantesca Rede 23 de TV para substituir o jornalista estrela da
emissora numa conspiração para encobrir uma bomba subliminar que matava
espectadores. “Max Headroom” (Max Headroom, 1985), criado por Peter Wagg e exibido pela emissora inglesa
Channel 4, além de ser um ícone do imaginário ciberpunk da então nascente
tecnologia digital, foi um filme profético: já estava lá a futura precarização
do trabalho do jornalista até o seu desaparecimento através da tecnologia
telemática (repórteres guiados por telemetria e dependentes de controladores) e
as bombas semióticas criadas na atual guerrilha semiológica das mídias,
simbolicamente representados no filme pelos mortais “blipverts”.
As
representações dos jornalistas no cinema sempre ficaram em um movimento
pendular entre de um lado heróis investigativos e idealistas vivendo no
underground da sociedade e, do outro, ambiciosos e potencialmente corruptos.
Filmes como A Montanha dos Sete Abutres
(Ace in the Hole, 1951) e O Quarto Poder
(Mad City, 1997) mostram jornalistas inescrupulosos, ambiciosos e
manipuladores, enquanto Todos Os Homens
do Presidente (All the President’s Men, 1976) mostram Bernstein e Woodward
como a quintessência do jornalismo investigativo capaz de derrubar o presidente
da maior potência do mundo.
Já o filme
piloto de uma série chamado Max Headroom,
criado por Peter Wagg para o Channel 4 inglês em 1985, rompe com essa dualidade
das representações cinematográficas do jornalismo ao vislumbrar um futuro (na
verdade, a atualidade) onde as tecnologias telemáticas modificam radicalmente o
papel do jornalista: do profissional que buscava a notícia, que pesquisava os
dados brutos e buscava conexões, ao mero veículo de uma suposta transparência
da imagem tecnológica onde o repórter vira o protagonista da própria notícia. Tudo
isso para encobrir a própria precarização da profissão.
terça-feira, junho 03, 2014
Por que as aves atacam em "Os Pássaros"?
terça-feira, junho 03, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Hitchcock não levava a sério as ideias freudianas e irritava-se com as interpretações psicanalíticas de seus filmes, principalmente do filme “Os Pássaros” (The Birds, 1963): “Idiotas estúpidos! Sempre estive consciente do que fiz em todas as minhas obras”, esbravejava. Mas as imagens dos pássaros atacando seres humanos em um pequeno vilarejo litorâneo tornaram-se atemporais, como se Hitchcock, mais do que roteirizar, dirigir, montar e editar, inconscientemente tivesse buscado seus insights tanto em fatos científicos ocorridos com aves em 1961 na Califórnia, quanto nos arquétipos do inconsciente coletivo da humanidade. Por isso, de todos os filmes do diretor (Hitchcock considerava o filme como o “menos Hitchcock” da sua carreira), “Os Pássaros” foi o filme que mais rendeu interpretações, sejam científicas, psicanalíticas, filosóficas e gnósticas: por que os pássaros de Hitchcock atacaram? É o que vamos tentar responder.
A crítica especializada
em geral considera o filme Os Pássaros
o último grande filme de Hitchcock, rodado em 1963 quando a reputação do
diretor estava no auge. O filme anterior Psicose
(1960) tinha sido um sucesso e a Universal Pictures deu para o diretor três
milhões de dólares para o seu próximo projeto. Hitchcock já havia se tornado a
marca exclusiva do cinema de suspense com narrativas sobre espionagem,
psicopatia, frieza, romance e muito humor negro.
Porém, Os Pássaros foi o filme que o redefiniu
ou, como o próprio diretor considerou, era o filme “menos Hitchcock” da sua
cinematografia até aquele momento: ele pela primeira vez se valeu da tecnologia
como os efeitos sonoros construídos por um instrumento eletrônico chamado
Mixtur-trautonium (o filme não possui trilha musical a não ser diegéticas –
crianças cantando na escola, som do rádio do carro ou quando a protagonista
toca ao piano); efeitos especiais indicados ao Oscar para criar os temíveis pássaros
assassinos; e a utilização de muitas tomadas externas, técnica que ele nunca
preferiu – costumava rodar os filmes completamente em estúdios.
sábado, maio 31, 2014
A bomba semiótica Forte Apache
sábado, maio 31, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de 14
anos das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil onde os índios
foram recebidos com armas e bombas pela polícia e a grande mídia relatou tudo
de forma burocrática e irônica, repentinamente eles foram redescobertos e
levados a sério. “Índios cercam o Palácio do Planalto” é o tom geral das
manchetes com muitas fotos com flechas e índios em poses ameaçadores em
contraste ao futurismo de Brasília. É a bomba semiótica Forte Apache. Esse
conceito não tem nada de ironia ou deboche: o núcleo dessa bomba linguística são fotos onde poses e situações forçam a associação com o imaginário hollywoodiano do
western. Seja apanhando, sejam fotografados, os indígenas brasileiros continuam
estranhos em sua própria terra: às vésperas do campo de batalhas simbólico
decisivo da Copa do Mundo, tornam-se, agora, suportes passivos dos signos construídos
por espertos fotógrafos. São as “fotos-choques”, estado semiótico intermediário
entre o fato real e o fato alterado.
O presidente
eleito pelo colégio eleitoral em 1985, Tancredo Neves estava entre a vida e a
morte no Hospital das Clínicas em São Paulo. E eu iniciava minha carreira no
jornalismo como um "foca" na reportagem do jornal A Tribuna de Santos. Ficava impressionado como, apesar do caos que
era uma redação, o jornal conseguia ser finalizado e chegava diariamente nas
bancas. Aos poucos ia pegando os macetes: as notícias e os textos jornalísticos
eram praticamente padronizados, bastando apenas preencher as variáveis: o que,
quem, quando, como, onde e por que.
Enquanto Tancredo
agonizava em São Paulo e o País torcia pela sua recuperação, descobri que a
lógica de linha de produção das redações era fria e pragmática: nas gavetas da
mesa do diretor da redação já estavam prontos obituários, biografia,
editoriais, retrancas (palavra ou pequena frase sobre manchetes para apresentar
o tema da matéria), fotos e páginas inteiras já diagramadas sobre vida e morte
de Tancredo Neves.
Logo entendi
todo o processo semiótico de produção noticiosa que permitia que aquela loucura
de vai e vem na redação desse certo: editores e diretores produziam uma forma,
uma estrutura de texto onde a reportagem apenas preenchia as lacunas com as
variáveis da chamada “pirâmide invertida” da matéria jornalística. Tempo era
racionalizado e as matérias prontas em minutos. Um processo tão técnico e
pragmático que os repórteres não percebiam o viés, o enfoque ideológico que
sempre estava nessa estrutura pré-fabricada que descia do "aquário" das reuniões
de pauta para nós, os "focas".
sexta-feira, maio 30, 2014
Em Observação: "Irreversível" (2002) - o tempo nos devora
sexta-feira, maio 30, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Quem não
conhece a célebre pintura de Goya de Saturno (Cronos na mitologia grega)
devorando seu próprio filho? Como filhos de Cronos, também somos devorados pelo
tempo, tornando cada tomada de decisão nossa em causas de efeitos que serão
irreversíveis. Esse é o tema do filme francês “Irreversível” de Gaspar Noé. “O
tempo destrói tudo” diz a frase de abertura, em um filme que lembra “Amnésia”
de Nolan: a história é contada no sentido inverso onde acompanhamos a
desconstrução de personagens que de selvagens e brutais vão se tornando sensíveis
e apaixonados. Noé propõe uma reflexão incômoda e brutal sobre o tempo, através
de duas cenas que já são consideradas antológicas na história do cinema: um
estupro e a briga em uma boate gay onde um rosto é desfigurado por um extintor
de incêndio. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
Título:
Irreversível (2002)
Diretor: Gaspar Noé
Plot: Contado de
trás para frente, o filme narra a busca por vingança de Marcus e Pierre, depois
que Alex (Mônica Belucci) namorada de Marcus e ex de Pierre, é estuprada
violentamente.
Por que está
“Em Observação”? – O blog se interessa por filmes que exploram a questão do tempo
na narrativa. Irreversível, ao lado de Amnésia de Christopher Nolan, é um
desses filmes: a história é contada ao contrário e cada cena é rodada
totalmente sem cortes, até a câmera dar uma pirueta e jogar o espectador para
outra cena, a parte anterior da história. E por que? O sentido já é dado logo
no início do filme com a frase “o tempo destrói tudo”. Muitos críticos definem o filme como uma
fábula sobre o destino. A cada cena que passa o filme parece indagar porque as
coisas não tomaram outro rumo, porque somos vítimas do destino.
O plot é
extremamente simples, mas a grande atração é a edição e cenas violentas como a
do estupro e o estrago que o extintor de incêndio faz no rosto de um personagem
na sequência da briga em uma boate gay. Tudo no filme parece feito para criar
no espectador estranhamento, repulsa e incômodo. Na primeira exibição no
Festival de Cannes 2002 Irreversível foi definido como “repulsivo”, “doentio” e
“gratuito”. O enquadramento da câmera não centraliza ninguém na tela, gira de
forma desfocada e surreal para marcar o recuo no tempo da narrativa e a
narrativa parece desconstruir os personagens: à medida que o tempo passa (ou
volta) os protagonistas Pierre e Marcus vão se tornando totalmente diferente
daqueles seres brutais e selvagens do início do filme. De homens sedentos por
vingança, vão se transformando em seres apaixonados e bem menos agressivos,
incapazes de fazer mal a uma mosca.
Por isso, a
grande questão que o Gaspar Noé quer discutir: a irreversibilidade do tempo, o
porquê das nossas tomadas de decisões e como elas, a cada instante, influenciam
de forma irreversível, o futuro. De certa forma, o diretor francês parece
querer desconstruir um dos grandes mitos do cinema, principalmente
norte-americano: o mito da segunda chance, a possibilidade da vida nos oferecer
sempre uma segunda oportunidade para nos redimir de erros cometidos no passado.
Noé parece ter em mente o mito grego de Cronos devorando seus próprios filhos.
Como filhos do tempo que somos, também somos devorados por ele, vencidos pela
sua irreversibilidade. Tudo finda e é consumido, tornando nossas decisões
fatalidades.
Por isso essa
discussão do tempo é essencialmente gnóstica, já que para os gregos Cronos
refere-se a apenas uma faceta da existência: o tempo cronológico e linear das
coisas terrenas. É imperfeito e produz a entropia e caos. Ainda existiria Kairos (o momento indeterminado no tempo
onde algo de novo acontece) e Aeon (o
tempo divino onde as horas não passam cronologicamente, o tempo de Deus). Daí o
descompasso que sempre vivemos entre Cronos e o nosso psiquismo,o efêmero versus
o eterno.
Daí a linguagem
fílmica intensiva do diretor nas cenas: sem cortes, elas são pensadas para
serem impactantes e duradouras em nosso psiquismo, apesar da transitoriedade
que a linguagem fílmica impõe – a história tem que ser contada, o tempo deve
passar.
O
que esperar do filme? – A crítica afirma que a violência e o desconforto (produzido
pelo enquadramento e ausência da decupagem nas cenas) fazem muitos espectadores
abandonarem o filme na metade. Assim o crítico de cinema Tony Pugliesi
sintetiza o que o leitor do Cinegnose
pode esperar do filme Irreversível: “Incômodo.
Se tivéssemos que escolher apenas uma palavra para descrever Irreversível, com certeza, a palavra escolhida seria
"incômodo". Ou então poderíamos utilizar palavras similares como
intrigante e chocante. Entretanto, incômodo, como você irá perceber ao longo
desta análise, nada tem a ver com a possibilidade que o filme de Gaspar Noe
seja uma película ruim, muito pelo contrário. Chocante porque a produção possui
duas tomadas (seqüências) fantásticas que já entram para a história do cinema
devido a forma de como foram gravadas e, também, claro, pela coragem de Noé em
gravar essas seqüências. Acredite, elas são muito difíceis de serem até mesmo
assistidas. Intrigante, óbvio, pelo modo como a película fora filmada; edição
fantástica, brilhante. E ela que faz o filme.”
quarta-feira, maio 28, 2014
A bomba semiótica fashion da Ellus
quarta-feira, maio 28, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Modelos
vestindo uma camiseta onde se lia “Abaixo Este Brasil Atrasado”. Dessa forma
terminava o desfile da Ellus no último SPFW após um desfile repleto de signos
militares estilizados. Mais tarde, a irônica foto da mesma camiseta na vitrine
de uma loja da grife tendo ao lado um manequim carregando uma blusa com o
icônico Mickey Mouse estampado. Essa é a mais nova bomba semiótica, dessa vez
fashion. E por que? Porque o niilismo político é fashion, assim como os
radicais chics com o seu visual “heroin hero”. Desde que o dandismo morreu com
Oscar Wilde, a moda sente a necessidade de expiar o fantasma da sua suposta
futilidade e superficialidade. O niilismo político da camiseta que protesta contra
o “Brasil Atrasado” é a reedição da estratégia de tornar a moda supostamente sintonizada
com a realidade do seu tempo, assim como Viviene Westwood fez com o Punk. E
para isso, a Ellus foi buscar na atmosfera turva e tensa da atualidade o mote
para tentar mostrar que Moda possui alguma relevância política.
Em uma vitrine
de uma loja da grife Ellus em um shopping na Zona Sul do Rio de Janeiro vemos
vários manequins com modelos da marca. Chama a atenção uma camiseta preta com
os dizeres “Abaixo Este Brasil Atrasado”. Ironicamente, ao lado vemos outro
manequim com uma blusa em que vemos o icônico personagem do Mickey Mouse
estampado.
A engajada
camiseta teve sua estreia no desfile da coleção Primavera-Verão 2014-15 no São
Paulo Fashion Week (SPFW) em abril desse ano, com toda pompa e circunstância,
com direito até a “carta-manifesto”. Ciceroneado pelo galã global Cauã Reymond,
ele entra na passarela ao final com os fashionistas Adriana Bozon, Lea T., Laís
Ribeiro e Rodolfo Murilo, todos vestindo a engajada camiseta da Ellus, para
finalizar com uma selfie diante dos
fotógrafos.
A “carta-manifesto”
(na verdade uma colcha de retalhos com os principais mantras repercutidos por
redes sociais e nas colunas econômicas da grande mídia) fala em “Brasil=ineficiência,
improdutividade”, “custo Brasil”, “políticos e governos antiquados”,
“protecionismo” e a ameaça de ficarmos “isolados nas geleiras do Polo Sul”.
segunda-feira, maio 26, 2014
Semiótica do amor revela o desencontro marcado
segunda-feira, maio 26, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Dia dos
Namorados se aproxima como mais uma data dentro da agenda comercial que envolve
Páscoa, Dia das Mães, Black Friday etc. Os críticos mais ingênuos acusam de
materialismo a imposição comercial da necessidade em demonstrar amor, afeto ou
carinho com presentes caros. Mas a crítica perde de vista algo de mais profundo
e perverso: se para a sociedade de consumo o amor é uma mercadoria, ela deve ser
inserida na lógica básica mercantil: a escassez do produto conduz a sua
valorização no mercado. Por isso, na atualidade estamos presenciando uma
intensa estratégia semiótica de produção de, por assim dizer, desencontros
marcados: frustrações afetivas, insatisfações sexuais e carências amorosas.
Tudo para criar a percepção de que o amor é um bem precioso porque está em falta,
agregando cada vez mais valor a jantares românticos, caixas de bom bons e joias.
Dessa forma, o amor é mais um bem que se insere na lógica mais geral de criação
de escassez para a criação de commodities como a água, meio ambiente, segurança
e felicidade.
Dia dos
namorados se aproxima, dessa vez ofuscada pela abertura da Copa do Mundo de
futebol no Brasil. Celebrado como o dia dos casais apaixonados, surgiu até
movimento publicitário de uma marca de cerveja para que o evento seja antecipado
um dia antes e os namorados possam acompanhar a abertura da Copa.
Realmente, toda
a publicidade e a sociedade de consumo sempre necessitaram do fluxo incessante
de amor, paixão, afeto e desejos como matéria prima para a promoção de
campanhas de produtos e serviços. Mas ao longo dos tempos o Dia dos Namorados
na mídia não se contentou apenas em usar o amor como isca subliminar para
vender carros, perfumes, chocolates, roupas e cosméticos. Mais do que isso, hoje
o amor é oferecido como mercadoria: como algo que você busca, encontra,
experimenta e conquista.
quarta-feira, maio 21, 2014
O que matou Theodor W. Adorno?
quarta-feira, maio 21, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O sociólogo, musicólogo e pensador Theodor W. Adorno sempre foi um estrangeiro no seu próprio país e nos EUA para onde fugiu com a ascensão do nazifascismo na Alemanha. Expoente máximo da chamada Escola de Frankfurt, sua crítica da sociedade e da indústria cultural inspirou estudantes que em 1969 se levantavam em manifestações radicais de esquerda e que se inconformaram com a recusa de Adorno em ser uma espécie de guru do movimento. Quarenta e cinco anos depois, pesquisadores como Bill Niven da Notthingan Forest University afirmam que os conflitos pessoais de Adorno com líderes estudantis e a pecha em torno dele de “apocalíptico e pessimista” podem tê-lo matado. Ao contrário desse estereótipo, sua morte prematura interrompeu o seu projeto mais otimista e libertário onde através de uma via “negativa” (e gnóstica) tentava encontrar a “metafísica em queda” que o levaria a fazer uma arqueologia das oportunidades perdidas: a busca das experiências singulares impossíveis de serem dominadas pelos conceitos da Filosofia, ideologias e poderes.
domingo, maio 18, 2014
Por que roqueiros dos anos 80 se tornam neoconservadores?
domingo, maio 18, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Fazendo caras feias
e rostos vincados, roqueiros dos anos 80 se zangam e protestam dizendo que 30
anos depois, nada mudou no País. Artistas e bandas de rock que na década de
1980, inspirados no punk e pós-punk, se opunham ao regime militar e
reivindicavam pelas Diretas Já e democracia. Hoje, queixam-se para uma mídia
ávida por declarações conservadoras não só contra o Governo e o PT, mas contra a própria instituição da Política e dos
políticos. Por que só depois de 30 anos descobriram que o País “só patina ou
piora”? Oportunismo em meio de carreiras em declínio? Forma de ganhar
visibilidade midiática adotando o neoconservadorismo? Talvez a explicação não
seja tão simples: por trás do niilismo e pessimismo fashion desses roqueiros
talvez exista a repetição do trauma de uma geração que cresceu sob o impacto
da cultura hiperinflacionária dos anos 80. Presos a essa cena de décadas atrás,
de contemporâneos tornaram-se extemporâneos.
Em foto
promocional do 18° discos dos Titãs, o grupo posa com caras de maus e vestidos
de preto sobre lambretas. “São as caras feias de um Brasil que, vira e mexe não
muda”, dá legenda o jornal O Globo. E
na matéria o guitarrista (e colunista do próprio jornal) Tony Bellotto, 53,
fuzila: “é uma merda pensar como o Brasil há 30 anos ou patina, ou piora”.
É recorrente a
leva de roqueiros dos anos 80 como Lobão, Roger, Dinho Ouro Preto, Léo Jaime
entre outros que não só desfilam opiniões catastrofistas e de descrédito não só
ao Governo Federal e ao PT, mas em relação à própria instituição da Política em
redes sociais e grande mídia.
A ânsia em se portarem como críticos politicamente
incorretos algumas vezes beira ao protofascismo como no episódio da “pegadinha”
do colunista da Folha Antônio Prata que, simulando ter aderido ao
neoconservadorismo, escreveu sobre uma suposta conspiração de “gays, vândalos,
negros, índios e maconheiros” no Brasil do PT. O roqueiro Roger do “Ultraje a
Rigor” caiu na “pegadinha” e no twitter congratulou o articulista por “ter
culhões”. Roger não entendeu a ironia, na ansiedade de fazer parte da onda
neoconservadora na grande mídia.
sábado, maio 17, 2014
Um marco gnóstico no filme "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças"
sábado, maio 17, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um marco entre
os filmes gnósticos. Se Matrix se tornou um clássico no Gnosticismo pop onde o
homem é prisioneiro em um cosmos simulado por máquinas, no filme “Brilho Eterno
de Uma Mente Sem Lembranças” (2004) temos uma mudança nas representações do
Gnosticismo no cinema: agora o homem é prisioneiro em um mundo interno, a própria
mente, através do sono do esquecimento induzido por uma tecnociência demiúrgica.
“Brilho Eterno” é profético em relação ao novo século que então se iniciava ao
fazer uma crítica às chamadas tecnologias do espírito (autoajuda, neurociências
etc.) e a sua popularização através da cultura Prozac que promete deletar nossas
inquietações (sonhos e memórias) por meios de recursos fármacos e neurocientíficos
para, em troca, nos proporcionar a paz dos cemitérios.
Ao lado do
filme Vanilla Sky (2001), o filme de
Michel Gondry Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004) é um marco na história
dos filmes gnósticos. Esses dois filmes representaram o fim do que chamamos
modelo Matrix de Gnosticismo pop: o mundo ilusório no qual o protagonista se
encontra aprisionado é mais uma simulação tecnológica perfeita produto de um
Demiurgo computacional como em Matrix
(1999), aliens como Cidade das Sombras
(Dark City, 1998) ou um diretor de TV
como em Show de Truman (1999); a
partir de Vanilla Sky e Brilho Eterno vemos o protagonista preso
em um mundo interior devido a alguma desordem neurológica ou psíquica,
conflitos interiores, alucinações ou sonhos.
Se no modelo
Matrix de Gnosticismo pop já era colocado a necessidade da gnose através de uma
busca interior ou reforma íntima para conseguir superar a ilusão aprisionadora,
agora a partir de filmes como Brilho Eterno, esse mergulho interior passa a ser
mais profundo, demonstrando que a prisão começa a partir dos próprias bloqueios
psíquicos como traumas, ressentimentos e angústias.
sexta-feira, maio 16, 2014
Linchamento no Guarujá revela sintoma do retrofascismo
sexta-feira, maio 16, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Para além do
horror diante da barbárie do linchamento de uma dona de casa por vizinhos e até
crianças em Guarujá/SP, o mais perturbador nesse episódio é a ambígua
declaração do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, sugerindo que
o ato bárbaro era injustificável porque, afinal, “tudo não passou de boato”- então, se os boatos fossem verdadeiros o linchamento seria justificado? Essa surpreendente declaração para um governador confirmaria as sinistras
previsões de Arthur Kroker e Michael Weinstein nos anos 1990: uma integração
entre Estado, pan-capitalismo e violência sacrificial. O impulso primitivo
amplificado pelas redes digitais seria a fase “interativa” dos rituais de
sacrifício cotidianamente praticados pelos linchamentos midiáticos de
reputações ou dos refugos sociais (desempregados, velhos e pobres) oferecidos
como objeto sacrificial e bodes expiatórios em programas diários de TV. É o
retrofascismo à espera de uma tradução política para, mais uma vez na História,
ocupar o Estado.
“O homem preferirá ainda querer o nada ao nada querer” (Nietzsche)
O trágico episódio
do linchamento da dona de casa Fabiane de Jesus por vizinhos, amigos e até crianças
na cidade do Guarujá/SP provocado por um boato amplificado pela rede social
Facebook poderia ter passado despercebido como mais um caso num cotidiano de
chacinas e violências em bairros pobres e periféricos se não fosse por duas
características e um sintoma importante:
(a) Uma explosão
primitiva de violência motivada por um boato através de uma rede social produto
da alta tecnologia de comunicação digital desse início de século. Tecnologia
digital e primitivismo coexistindo como fossem dois lados de uma mesma moeda;
(b) O boato a
partir de um suposto retrato falado publicado em página do Facebook dava conta
de que Fabiane seria sequestradora de crianças para rituais de magia negra. Se
na sua origem primitiva o linchamento é um impulso sacrificial para esconjurar
o mal em uma comunidade, o episódio tem um quê de estranha ironia: um
linchamento (ritual de sacrifício) para punir uma pessoa que supostamente sequestrava
crianças para rituais que também visam esconjurar o mal ou/e compactuar como
ele;
segunda-feira, maio 12, 2014
O pós-humano no filme "The Machine"
segunda-feira, maio 12, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Do mito do Golem
do misticismo judaico, passando pelo robô Maria do clássico “Metrópolis” de
1927 até chegar ao computador HAL 9000 de “2001” de Kubrick, a Inteligência
Artificial (IA) é vista como ameaça ou realização máxima do homem, mas nunca
sua superação por supostamente faltar nela a essência da humanidade: a consciência
ou alma. Mas o filme inglês “The Machine” (2013) insere a discussão da IA em
outro patamar, desenvolvido no cinema desde os personagens dos replicantes
de “Blade Runner” (1982) de Ridley Scott: o do “pós-humano”. “The Machine” acrescenta
a essa novo enfoque da IA um componente místico que estaria motivando a agenda
tecnocientífica atual: o tecnognosticismo - a
ambição de nos livrarmos da carne e do orgânico através da transcendência espiritual
possibilitada pela tecnologia. Encontrar a imortalidade da alma através de upload
final para um banco de dados, “nuvem” de bits ou rede eletrônico-neuronal.
A Inteligência
Artificial (IA) é um dos grandes arquétipos do imaginário contemporâneo, capaz
de alimentar tanto as utopias mais luminosas quanto os maiores pesadelos
distópicos da literatura e do cinema.
Herdeiro direto
das mitologias do Golem (ser artificial associado ao misticismo judaico da
Cabala, trazido à vida através de processos mágicos), dos homunculus da Alquimia e de Frankenstein (a criação da escritora
Mary Shelley que materializou a advertência do pintor Goya de que o sono da
Razão produz monstros), a evolução da ambição tecnocientífica pela Inteligência
Artificial pode ser dividida em três etapas:
Primeira,
representada pelo filme Metrópolis de
Fritz Lang: através de uma estética cartesiana emblemática da vanguarda
artística da primeira metade do século XX apresenta a personagem robótica
Maria, comandada pelos malignos propósitos de uma elite que escraviza
trabalhadores – mas também o símbolo da necessidade do homem comandar a máquina
com o coração para mediar os conflitos entre a classe dominante e dominada. Em
si a máquina é benéfica, bastando ao homem buscar não a Razão, mas a sua
humanidade para controlá-la de forma sábia.
quarta-feira, maio 07, 2014
O logo da novela e a bomba semiótica da pararrealidade
quarta-feira, maio 07, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O logo da telenovela
“Geração Brasil” da TV Globo traria no seu design uma subliminar sugestão dos
números dos candidatos de oposição ao Governo? Delirante teoria conspiratória?
Prepotência dos jornalistas? Designers e profissionais criativos veem exagero
em tal acusação, já que toda marca produziria espontaneamente associações
visuais, já que para a Semiótica todo signo produziria uma imagem mental.
Posições ideológicas à esquerda, calejadas pela desconfiança em relação à
grande mídia, falam em manipulação subliminar. Mas parece que todas as posições
acabam se tornando vítimas da espiral das interpretações, a doença infantil da
Semiótica. A cura? Desconstruir o logo da telenovela através de técnicas as
mais objetivas possíveis como a de recorrência sincrônicas e diacrônicas,
comutação e Gestalt. E no final descobrirmos que, na verdade, o suposto poder
subliminar do logo não provém dele mesmo. Sua força é alimentada por uma
pararrealidade criada pela TV ao fundir diariamente ficção com não-ficção.
Surge a polêmica entre jornalistas, simpatizantes da esquerda e profissionais de design e criação de que logomarca da novela das 19h Geração Brasil (ou “G3R4Ç4O BR4S1L”) conteria “coincidentemente”
em sua linguagem “internetês” (ou Leet,
para ser mais preciso) os números dos candidatos de oposição: o “40” (PSB de
Eduardo Campos – PE) e “45” (PSDB de Aécio Neves – MG).
O problema de toda
análise semiótica ou gestalt é que, se tomarmos o objeto de forma isolada,
todas as análises podem se cancelarem como meras interpretações subjetivas: se todo
signo cria uma imagem mental no interpretante, logo o que estamos vendo poderia
ser apenas o signo de outro signo da realidade – e o que é “realidade” para a
Semiótica é uma questão metafísica, já que seu interesse é puramente
pragmático: entender as significações obtidas de acordo com a posição relativa
do interpretante.
terça-feira, maio 06, 2014
Palestra de executivo revela a secreta religião americana
terça-feira, maio 06, 2014
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O que há por trás da performance de uma palestra de um executivo norte-americano? Broadway, Hollywood, teatro vaudeville e todo um mix cultural único de um país que conseguiu fundir “business”, “show” e “entertainment”. Assistir ao discurso desses protagonistas corporativos é testemunhar o ineditismo de um país que conseguiu fundir a fé tecnológica, o espírito pioneiro dos puritanos e o triunfo do liberalismo comercial. O pesquisador canadense Arthur Kroker chamava isso de “capitalismo pentecostal”: a calculada canastrice da palestra de um executivo inspirada no pantheon dos simulacros da cultura pop , a crença no pragmatismo tecnológico como moralmente bom e a fé em um destino manifesto de levar a religião americana para todo o mundo.
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