Ao mostrar pessoas que constroem uma estreita relação entre acidentes automobilísticos,
prazer sexual e morte o filme “Crash –
Estranhos Prazeres” (Crash, 1996) do cineasta David Cronenberg torna-se
perturbador não somente por explorar os limites entre a pornografia e a
violência. O que há de inquietante nesse filme é a possibilidade de estarmos não
apenas diante de perversões e obsessões de personagens perdidos em um submundo,
mas diante do fato de que a tecnologia atual torna-se um atraente fetiche e
objeto de fantasias de fusão entre metal e carne, despertando forças do
inconsciente que estavam adormecidas.
Desde a Revolução Industrial e a invenção de máquinas cada
vez mais poderosas e fascinantes, críticos, teóricos, artistas plásticos e
cineastas têm explorado os efeitos das tecnologias. Fundador do movimento
futurista, Marinetti defendia os efeitos da tecnologia: velocidade, mudança,
limpeza e purificação. Os surrealistas foram rápidos em explorar as conexões
entre tecnologia e desejo. Buñuel em seu escandaloso filme “Um Cão Andaluz” (Un
Chien Andalou, 1929) retrata um homem sexualmente excitado pela visão de uma
jovem mulher atropelada por um automóvel em alta velocidade.
Três décadas antes, Emile Zola fazia uma conexão similar no livro “A
Besta Humana” onde escrevia: “Ela adorava acidentes: qualquer menção de um
animal atropelado, um homem cortado em pedaços por um trem, obrigava-a a correr
para o local”.
Épicos envolvendo desastres produzidos por máquinas fascinaram
o cinema desde o início: “Titanic” (versões 1953 e 1997), “Inferno na Torre”
(1994), Aeroporto (1970), sem falar os filmes sci fi que exploram as relações
entre homem e robô (“Metrópolis”- 1927), homem e ciborgue (“Exterminador do
Futuro”, 1984), carne e metal (“Tetsuo, The Iron Man”, 1989) e o amor entre
homem e uma replicante (“Blade Runner”, 1982)
Baseado no livro homônimo de J.G. Ballard, o filme “Crash –
Estranhos prazeres” do diretor canadense David Cronenberg vai associar-se a
esse rico patrimônio, porém de uma forma radicalmente diferente ao erotizar os
dois principais fundamentos da modernidade: a tecnologia e o acidente. Se o
pesquisador francês Paul Virilio estiver correto, esses dois fundamentos
estruturam a experiência da modernidade: “toda tecnologia que é inventada, toda
nova energia que é aproveitada, todo novo produto que é fabricado, também
inventa uma nova negatividade, um novo tipo de acidente” (Veja VIRILIO, Paul. “Velocidade
e Informação - Cyberspace Alarm!”)