quinta-feira, dezembro 28, 2017

No oitavo aniversário "Cinegnose" atualiza lista com 101 filmes gnósticos


Nesse mês o “Cinegnose” faz aniversário. Oito anos analisando filmes gnósticos e também os chamados "filmes estranhos" - "weird movies". Procurando mapear, seja nos filmes hollywoodianos, pop ou no cinema de arte, a presença e evolução dos diversos elementos gnósticos e simbolismos místicos ou esotéricos associados ao sincretismo do chamado Gnosticismo Hermético. Também baixamos à terra, onde “Cinegnose” exerceu a crítica à política da grande mídia e à cultura pop – instrumentos que perpetuam a ilusão desse mundo. Afinal, esse é o plot central do drama cósmico narrado pela Cosmogonia gnóstica. Para comemorar esse oitavo aniversário, o “Cinegnose” atualizou a lista dos filmes que receberam o “Certificado de Filme Gnóstico” do blog. Agora são 101 filmes, analisados ao longo desses anos. Certamente filmes diante dos quais não podemos passar indiferentes. Pelo menos, enquanto estivermos nesse mundo.

Nesse oitavo aniversário do blog, esse humilde blogueiro atualiza a lista com o “Certificado de Filme Gnóstico” do Cinegnose. Agora a lista conta com 100 filmes, dos mais variados gêneros, entre ficção científica, fantástico, terror, drama, documentário e mockumentary.

 A lista anterior consistia em 66 filmes. Atualizamos em mais 35 filmes analisados dentro do período de 2016 e 2017, dentro de um conjunto de quase 100 filmes que foram resenhados pelo blog e que passaram pelos critérios de categorização dos elementos do Gnosticismo. Dividimos em cinco grupos:


(1) CosmoGnóstico


Filmes que parecem inspirar-se na Cosmologia basilidiana (Basilides -117-138 DC - Filósofo gnóstico de Alexandria, possivelmente originário de Antioquia. Admitiu um princípio “incriado”, o Pai, cinco hipóteses emanadas dele e trezentos e sessenta e cinco céus, um dos quais é o nosso mundo comandado pelo Demiurgo - Yahweh, Jeová ou Javé). Filmes como O Décimo Terceiro Andar (1999) sobre pluralidade de universos simulados, multiversos. Matrix e Show de Truman também entrariam nessa categoria, onde o protagonista encontra-se prisioneiro em realidades artificialmente produzidas. Ou em variações temáticas como Cosmodrama ou Órbita 9 no qual astronautas despertam numa nave, sem saberem o propósito da missão, porque estão ali e de onde vieram.

(2) TecnoGnóstico


Baseia-se naquilo que chamamos de Gnosticismo cabalístico que é a motivação da atual agenda tecnognóstica de fazer uma cartografia e topografia da mente humana: a convergência das neurociências, Cibernética, Ciências Computacionais e Teoria da Informação para tentar simular digitalmente não só o funcionamento da mente, mas tentar emular a própria consciência. Filmes como Eva ou Transcendence são exemplos nessa categoria.

(3) PsicoGnóstico


Novamente vemos o protagonista como prisioneiro, mas dessa vez é uma prisão interior, psíquica ou onírica. Filmes como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, AfterDeath e Vanilla Sky mostram personagens que sem saberem estão presos respectivamente, nas próprias memórias da mente, em um limbo entre a vida e a morte e em “sonhos lúcidos” artificialmente produzidos por uma corporação.

(4) AstroGnóstico


Os seres humanos teriam sido o resultado de um enxerto na biologia dos primatas avançados feita por uma consciência alienígena espiritualmente superior. Ou simplesmente a condição humana seria de alienação e estranhamento nesse planeta sofrendo o atrito com essa existência cria estados emocionais que levam à depressão, assassinato em massa, loucura e destruição. Vivemos uma nostalgia indefinida e olhamos para as estrelas, numa sensação imprecisa de que aqui não é o nosso lugar. Filmes como “O Homem Que caiu na Terra” (1974, onde um alien vem à Terra em busca de ajuda e é corrompido pela sociedade humana) com o gnóstico pop David Bowie ou ainda o surpreendente filme etíope Crumbs (2015) – um protagonista que anseia entrar em uma nave alienígena que paira há anos no céu, e fugir desse planeta.


(5) CronoGnóstico

Filmes que apresentam um multifacetamento da realidade ou universos alternativos por meio da concepção quântica ou caótica do tempo: paradoxos, efeitos exponenciais ou o tempo como um hipertexto criam uma pluralidade de mundos, algo semelhante aos filmes CosmoGnósticos. Porém, nessa categoria coloca-se ênfase à artificialidade do Tempo. Filmes como Sr. Ninguém ou Cronocrimenes são bons exemplos.  

O conceito de "filme gnóstico" é relativo a Gnosticismo, do grego gnosis, “conhecimento” e gnostikos, “aquele que tem o conhecimento”. Conjunto de filmes de variados gêneros cuja característica unificadora é a recorrência de “elementos gnósticos” correspondentes tanto às narrativas míticas cosmogônicas e morais dos principais pensadores do Gnosticismo histórico (Basilides, Valentim e Mani) como a diversos simbolismos místicos ou esotéricos associados ao sincretismo do chamado Gnosticismo Hermético.

Desde a descoberta da chamada Biblioteca de Nag Hammadi no Egito em 1945 (52 manuscritos gnósticos organizados em 13 códices encadernados em couro que reúnem uma visão bem diferente daquela descrita nos evangelhos bíblicos canônicos), sua narrativa transcendeu os estudos teológicos e históricos especializados para ocupar um submundo místico-mágico-religioso da subliteratura da cultura de massas (HQs, magazines, filmes B sci-fi, horror e fantasia), passando pela grande literatura de Philip K. Dick ou Isaac Asimov, até chegar nas mesas de produtores e roteiristas de Hollywood na fase do Gnosticismo Pop iniciada com Dead Man (1995) de Jim Jarmuch. E se consolidando com os clássicos Show de Truman e Matrix.

Abaixo, a lista atualizada do Cinegnose atualizada com 101 filmes:






1. K-Pax - O Caminho da Luz (2001)

(indicação e texto por Ricardo A. Afonso)

Assim como os demais filmes gnósticos, esse apresenta o conflito humano em assumir o contato com algo/alguém que não compartilha dos rituais cotidianos tidos como comuns. De maneira muito sutil o filme convida o telespectador a se questionar sobre a verdade sobre o ser vindo de outro lugar. O ar de pureza e ingenuidade atribuído ao ser vindo de outro lugar contrastam com nossa razão e nos faz por vezes crer que realmente trata-se de um ser vindo de um plano mais evoluído. A cena em que ele simula uma viagem no tempo simplesmente nos faz rir de nossa própria limitação, quando acreditamos que para tal empreitada seriam necessárias luzes, cenas e cenários dignos de ficção cientifica de Hollywood. Enfim, um filme que pode servir como porta de entrada para aqueles que gostariam de conhecer o gnosticismo filme analisado pelo blog: clique aqui. 


Categoria: AstroGnóstico

Diretor: Ian Softley


Elenco:   Kevin SpaceyJeff Bridges, Mary McCormack



2. A Vila (2004)

(indicação e texto por Luiz Carlos Marcolino)

A realidade manipulada, só que sem a ajuda de super computadores ligados na espinha. Nesse sentido, A Vila é superior a eXistenZ e Matrix.
A população de uma pequena e isolada vila acredita que a aliança com misteriosas criaturas que habitam a floresta em toro deles está chegando ao fim.

Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: M. Night Shyamalan

Elenco:  Bryce Dallas HowardJoaquin PhoenixWilliam Hurt



3. Matrix (1999)
(Indicação e texto por Marcos Rafael Tosetti)

É um filme que atualizou e reiniciou o gnosticismo. De certa forma ele absorve tudo aquilo que foi explorado de forma moderada nos filmes anteriores de ficção científica com toques de gnosticismo (especialmente da década de 90) e, ao mesmo tempo, inaugura uma nova era de filmes de ficção científica e de filmes gnósticos. Quando olhamos para os filmes anteriores à Matrix, vemos um ou outro elemento que foi explorado na trilogia, e até mesmo hoje em dia, mais de uma década depois de sua conclusão, ele permanece sendo uma referência atual e que ainda não foi superada.

Categoria: CosmoGnóstico


Diretor: Irmãos Wachowski

Elenco:   Keanu ReevesLaurence FishburneCarrie-Anne Moss 



4. A Viagem (2012)

(indicação e texto por Fernanda)

Cloud Atlas não é apenas uma história. Ele evoca um estado de consciência durante suas 3 horas de duração. Teve um convite muito sério à reflexão: uma comparação subentendida entre a escravidão dos negros e a exploração animal existente hoje, referências encontradas na cena do "abatedouro de clones" e na frase "eles nos alimentavam com nós mesmas" (quem assistiu o documentário "Terráqueos" entendeu). Ao mesmo tempo que a revolução proposta na gnose é interior, acredito que a ação é o elemento mais forte capaz de mudar o ser humano. Para agir (como os defensores da abolição da escravatura dos negros, e como defensores da libertação animal, proposta subentendida do filme), é necessária uma mudança interior super intensa, enfrentar os medos do que acontecerá, o orgulho, a ilusão, etc. Creio que somente com base na experiência de gnose que alguém possa ter a força interior de rebelar-se e agir desse modo - filme analisado pelo blog: clique aqui. 


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Tom Tykwer, Andy Wachowski

Elenco: Tom HanksHalle BerryHugh GrantHugo Weaving







5. O Homem Que Incomoda (2006)


Em uma estranha cidade onde cada pessoa parece estar estranhamente satisfeita com sua vida, um visitante chega e enfrenta sérios problemas por passar a levantar questões sobre tudo e todos - já analisado pelo blog: clique aqui.

Categoria: Cosmognóstico


Diretor: Jens Lien

Elenco: Trond Fausa, Petronella Barker, Per Schaanning, Birgitte Larsen



6. Viagem de Chihiro (2001)

No meio da mudança de sua família para o subúrbio, uma taciturna menina de 10 anos vagueia em um mundo regido por deuses, bruxas e monstros, onde os seres humanos são transformados em animais.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Hayao Miyazaki

Elenco:  Daveigh ChaseSuzanne PleshetteSusan Egan



7. O Prisioneiro (série de TV, 2009)

Remake de série cult dos anos 1960 sobre um agente do governo que é raptado e enviado para uma remota conhecida como "The Village" - já analisado pelo blog, clique aqui


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Nick Hurran

Elenco:  Ian McKellenJim CaviezelRuth Wilson



8. Moonrise Kingdom (2012)

Uma dupla de jovens amantes fogem da sua cidade na Nova Inglaterra, o que faz com que um grupo de busca local se espalhe para encontrá-los - analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Wes Anderson

Elenco: Jared GilmanKara HaywardBruce WillisBill Murray



9. Lunar (2009)

O astronauta Sam Bell tem um estranho encontro consigo mesmo ao final dos três anos de permanência solitária em uma base lunar que envia para a Terra regularmente parcelas de um minério que ajuda o planeta a resolver seus problemas de energia - já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Duncan Jones

Elenco:  Sam RockwellKevin SpaceyDominique McElligott 



10. A Passagem (2005)

A tentativa de um psiquiatra para evitar que seu paciente cometa suicídio, ao mesmo tempo em que ele próprio tenta manter-se dentro da realidade.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Marc Forster

Elenco:   Ewan McGregorRyan GoslingKate Burton , Naomi Watts



11. Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982)

Deckard, um "blade runner", tem que rastrear e exterminar quatro replicantes que roubaram uma nave no espaço e retornaram para a Terra à procura do seu fabricante.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Ridley Scott

Elenco:  Harrison FordRutger HauerSean YoungEdward James Olmos 





12. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Um casal passa por um procedimento de apagamento mútuo das suas memórias quando o seu relacionamento entra em crise, mas é somente através desse processo de perda que descobrem que têm tudo para recomeçar.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Michel Gondry

Elenco:   Jim CarreyKate WinsletGerry Robert Byrne



13. Clube da Luta (1999)

Um investigador de seguros procura uma maneira de mudar a sua vida quando cruza com um fabricante de sabonetes que forma um secreto Clube da Luta que se transformará em algo muito mair... - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: David Fincher

Elenco:  Edward NortonBrad PittHelena Bonham Carter



14. O Show de Truman (1998)

Um vendedor de seguros descobre que a sua vida inteira é na verdade um gigantesco reality show de TV - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Peter Weir

Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Noah Emmerich



15. Branded (2012)

Em um futuro mundo distópico onde as corporações criaram uma população desiludida, o esforço de um homem para desvendar a verdade por trás da guerra entre as marcas que vai levar a uma batalha épica contra as forças ocultas que controlam o mundo - filme já analisado pelo blog: clique aqui. 


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor:  Jamie BradshawAlexander Doulerain

Elenco: Ed StoppardLeelee SobieskiJeffrey TamborIngeborga Dapkunaite




16. Dead Man (1995)

Depois de fugir por ter assassinado um homem, o contador William Blake encontra um estranho indígena chamado "Nobody" que o prepara para uma jornada em um mundo espiritual - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Jim Jarmusch

Elenco:  Johnny DeppGary FarmerCrispin Glover



18. A Vida em Preto e Branco (1998)

Dois adolescentes dos anos 1990 são tragados para o interior de um sitcom da década de 1950 onde suas influências mudarão aquele mundo tão conformista - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Gary Ross

Elenco: Tobey MaguireJeff DanielsJoan AllenReese Witherspoon



19. Eles Vivem (1988)

Um andarilho descobre um par de óculos que lhe permite despertar para o fato de que alinígenas tomaram conta da Terra.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: John Carpenter

Elenco: Roddy PiperKeith DavidMeg FosterGeorge 'Buck' Flower


20. O Mágico de Oz (1939)

Através de um tornado Dorothy Gale é tragada para o interior de um mundo mágico e inicia uma busca pelo Mágico que poderá ajudá-la a retornar para casa - filme analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Victor Fleming

Elenco: Judy GarlandFrank MorganRay BolgerBert Lahr




20. A Montanha Sagrada (1973)

Uma figura semelhante a Cristo percorre situações grotescas e bizarras cheio de imagens religiosas e sacrílegas - filme analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Alexandro Jodorowsky

Elenco: Alejandro JodorowskyHoracio SalinasZamira SaundersJuan Ferrara



21. Um  Sonho Dentro de um Sonho (2007)

Um veterano roteirista de cinema vive sua vida em dois estados de existência: na realidade e no seu próprio mundo interior. Quando começa a trabalhar em um script sobre um misterioso assassinato, ele não percebe que sua mente começa a implodir e os personagens do seu roteiro começam a transitar entre a ficção e a realidade - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Anthony Hopkins

Elenco: Anthony HopkinsStella ArroyaveChristian Slater 



22. Sr. Ninguém (2009)

Uma fábula que se estende por diferentes zonas do tempo entre o séculos XX e XXI. Um protagonista preso no tempo vê a sua existência como um gigantesco hipertexto com diversos futuros alternativos resultantes das decisões - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: CronoGnóstico

Diretor: Jaco Van Dormael

Elenco: Jared LetoSarah PolleyDiane Kruger 



23. A Estrada (2009)

Uma fábula pós-apocalíptica de um homem com seu filho tentando sobreviver por todos os meios possíveis. Em um mundo arrasado por um evento apocalíptico só resta a busca em si mesmo e na lembrança daquilo que foi perdido que não está nesse mundo - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: John Hillcoat


Elenco: Viggo MortensenKodi Smit-McPheeRobert Duvall



24. El Topo (1970)

El topo decide confrontar mestress guerreiros em uma jornada pelo deserto que se inicia aos seis anos de idade - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Alexandro Jodorowsky

Elenco: Alejandro JodorowskyBrontis JodorowskyJosé LegarretaAlfonso Arau




25. Donnie Darko (2001)

Um adolescente problemático é seguido por visões de um enorme coelho que manipula-o para cometer uma série de crimes, depois de escapar por um triz de um bizarro acidente filme já analisado pelo blog, clique aqui. 


Categoria: CronoGnóstico

Diretor: Richard Kelly

Elenco:  Jake GyllenhaalHolmes OsborneMary McDonnell



26. Vanilla Sky (2001)

Um editor bem sucedido vê sua vida tomando um rumo surreal depois de um acidente de carro junto com a sua ciumenta namorada.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Cameron Crowe

Elenco: Tom CruisePenélope CruzCameron DiazKurt Russell




27. Matadouro Cinco (1972)

Um homem conta a sua história de como ficou perdido no tempo e foi abduzido por seres alienígenas - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: CronoGnóstico

Diretor: George Roy Hill


Elenco:  Michael SacksRon LeibmanEugene Roche





28. Os Agentes do Destino (2011)

Um caso entre um político e uma bailarina é afetado por misteriosas forças que querem separá-los - filme analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: George Nolfi

Elenco: Matt DamonEmily BluntMichael KellyAnthony Mackie




29. eXistenZ (1999)

Uma designer de games fugindo de assassinos precisa executar sua última criação em realidade virtual junto com um trainee de marketing para determinar se o game está ou não danificado filme analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: David Cronenberg

Elenco: Jude LawJennifer Jason LeighIan HolmWillem Dafoe




30. Cidade das Sombras (1998)

Um homem luta com sua memórias do passado, incluindo uma esposa de quem não consegue se lembrar em um mundo de pesadelo, sem sol e controlado por seres com poderes telecinéticos que procuram a alma dos seres humanos.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Alex Proyas

Elenco: Rufus SewellKiefer SutherlandJennifer ConnellyWilliam Hurt



31. Zardoz (1974)

Em um futuro distante, selvagens são treinados unicamente para matar por uma elite entedidada de imortais que existe unicamente para preservar os arquivos da história da humanidade - filme já analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: John Boorman

Elenco: Sean ConneryCharlotte RamplingSara KestelmanJohn Alderton




32. Kontroll (2003)

Uma fábula sobre um estranho jovem, Bulcsú, que trabalha e vive no metrô de Budapeste e jamais sobe para a superfície. Um serial killer começa a empurrar passageiros nos trilhos e Bulcsú é o primeiro suspeito. Até uma estranha jovem tentar resgatá-lo - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: Cosmognóstico

Diretor: Ninród Antal

Elenco:  Sándor CsányiZoltán MucsiCsaba Pindroch




33. Décimo Terceiro Andar (1999)

O cientista de computadores Hannon Fuller descobre alguma coisa extremamente importante relacionada a um projeto de criação de um mundo virtual. Quando está a ponto de revelar para seu colega é misteriosamente assassinado - já analisado pelo blog: clique aqui.


Categoria: Cosmognóstico

Diretor: Josef Rusnak

Elenco: Craig BierkoGretchen MolArmin Mueller-StahlVincent D'Onofrio



34. Amnésia (2000)

Um homem que sofre de perda de memória de curto prazo usa um elaborado sistema de tatuagens e pequenas notas para tentar superar sua limitação neurológica e encontrar os supostos homens que teriam matado sua esposa.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Christopher Nolan

Elenco: Guy PearceCarrie-Anne MossJoe Pantoliano



35. Immortel (ad vitam) (2004)

Em um distante futuro, a Terra está ocupada por antigos deuses e humanos geneticamente alterados. Quando um deus é sentenciado à morte ele procurará um novo ser humano hospedeiro e uma mulher para dar à luz seu filho.


Categoria: AstroGnóstico

Diretor: Enki Bilal

Elenco: Linda HardyThomas KretschmannCharlotte RamplingYann Collette



36. Quero Ser John Malkovich (1999)

Um manipulador de marionetes descobre um portal que literalmente conduz para o interior da cabeça de uma estrela do cinema, John Malkovich - filme já analisado pelo blog, clique aqui.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Spike Jonze

Elenco: John CusackCameron DiazCatherine Keener, John Malkovich



37. Identidade (2003)

Presos em um desolado motel em um ponto perdido em Nevada no meio de uma forte tempestade, dez estranhos começam a levantar suspeitas entre si quando, um por um, começa a ser assassinado.


Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: James Mangold

Elenco: John CusackRay LiottaAmanda Peet



39. The Lathe of Heaven (1980 filme para TV)

George Orr, um homem cujos sonhos podem alterar a realidade, tenta suprimir a imprevisibilidade do presente com drogas.


Categoria: PsicoGnóstico

Diretor: Fred Barzyk, David Loxton

Elenco: Bruce DavisonPeyton E. ParkNiki FlacksKevin Conway



39. O Homem Duplo (2006)

Em um futuro próximo, um policial infiltrado se envolve com uma perigosa nova droga e, como resultado, começa a perder sua própria identidade - filme já analisado pelo blog: clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Richard Linklater

Elenco: Keanu ReevesWinona RyderRobert Downey Jr.Rory Cochrane




40. Sinédoque, Nova York (2008)

Um diretor de teatro entra em conflito com o seu trabalho e com a mulher da sua vida. Então, ele cria uma réplica em tamanho real de Nova York dentro de um armazém, como parte de uma nova peça - filme já analisado pelo blog, clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Diretor: Charlie Kaufman

Elenco: Philip Seymour HoffmanCatherine KeenerMichelle Williams



41. O Homem Que Caiu na Terra (1976)

Thomas Jerome Newton é um alien humanóide que vem para a Terra em busca de água para seu planeta que está morrendo. Sua inteligência e revolucionárias invenções atrai corporações que tentam corrompê-lo - filme já analisado por esse blog: clique aqui.

Categoria: AstroGnóstico

Diretor: Nicolas Roeg

Elenco: David BowieRip TornCandy ClarkBuck Henry






42. Alucinações do Passado (Jacob’s Ladder, EUA, 1990)


Jacob é um ex-soldado no qual a Guerra do Vietnã deixou marcas profundas e irreversíveis. Constantemente, Jacob vê seres estranhos ameaçando-o de morte, com suas lembranças familiares do passado se misturando a alucinações desconexas de algo que aconteceu na guerra e alterou radicalmente sua percepção da realidade.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: amnesia, memória, confusão entre ilusão e realidade, estados alterados de consciência.

Diretor: Adrian Lyne

Elenco: Tim Robbins, Elizabeth Peña, Dany Aiello




43. Sense8 (série Netflix, EUA, 2015)

Oito pessoas díspares (etnicamente diversos e em diferentes pontos do planeta) progressivamente começam a unificar suas mentes, permitindo partilhar experiências e conhecimentos. Esses “sensates” são caçados por um personagem sombrio ligada a uma empresa de manipulações genéticas – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Percepção, estados alterados de consciência, Sophia, Demiurgo e Gnose.
Diretor: Imãos Wachowski e J. Michael Straczynski
Elenco: Aml Ameen, Daryl Hannah, Doona Bae, Jamie Clayton, Tina Desai, Tuppence Middleton, Max Riemelt, Miguel Angel Silvestre, Brian Smith, Terrence Mann, Naveen Andrews



44. Lost River (EUA, 2014)

A história acontece no entorno surrealista de Lost River, uma cidade economicamente decadente e ameçada de desaparecimento. Quando um adolescente descobre um caminho secreto que leva a uma cidade subaquática, sua mãe vê-se arrastada a um macabro submundo de fantasia – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Arcontes, Demiurgos, O Detetive, O Estrangeiro.

Diretor: Ryan Gosling
Elenco: Christina Hendricks, Iain De Caestecker, Matt Smith, Ben Medelsohn




45. Frequência do Medo (The Signal, EUA, 2014)

Três amigos estão em uma viagem pelo sudoeste americano à procura de um gênio da computação que conseguiu invadir os computadores do MIT e expôr uma série de falhas de segurança. Eles acabam indo parar em uma área isolada, onde, de repente, tudo fica escuro. Quando Nic enfim desperta, logo percebe que está em meio a um pesadelo com toques de Matrix.– já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, Homem prisioneiro em uma realidade artificial, Demiurgo, Caverna digital de Platão.

Diretor: William Eubank
Elenco: Brenton Thwaites, Laurence Fishburne, Beau Knapp, Olivia Cooke




46. O Destino de Júpiter (Jupiter Ascending, EUA, 2014)

Júpiter é uma jovem que vive com a mãe e a tia em Chicago. Elas passam dificuldades e a garota parece sempre sonhar com o "mundo exterior". Determinado dia, ela sofre um ataque de pequenas criaturas alienígenas e se descobre em meio a uma disputa familiar de poderosos donos de planetas. – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: AstroGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Gnosticismo Pop, busca da identidade, mito da Criação, Queda e Ascensão; Mito de Sophia, Abraxás.

Diretor: Irmãos Wachowski
Elenco: Mila Kunis, Channing Tatum, Eddie Redmayne, Sean Bean, Douglas Booth




47. Borgman (Holanda, 2013)

Borgman, um suposto sem teto, bate na porta de uma arrogante família de classe media alta pedindo um banho e comida. Depois de ser agredido pelo marido, Borgman cria uma série de subterfúgios que o fazem cada vez mais entrar na vida daquela família, transformando suas vidas num crescente pesadelo psicológico com tons religiosos e demoníacos  – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, Incubus, Mal, Queda.

Diretor: Alex Van Wamerdam
Elenco: Jan Bijvoet, Hadewych Minis, Jeroen Perceval, Alex Van Warmerdam, Tom Dewispeleare




48. The Cars That Ate Paris (Austrália, 1973)

Filme cuja temática influenciaria mais tarde Veludo Azul de David Lynch e Show de Truman, do próprio diretor desse filme, Peter Weir. Dois irmãos viajam em uma estrada no deserto australiano em busca de emprego, até chegarem a uma cidadezinha chamada Paris. Aos poucos percebem que há um mistério sobre a cidade: o hospital vive cheio de vítimas de acidentes auomobilísticos e as pessoas parecem sair de lá como zumbis.  – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, Conspiração, Demiurgo, Estranha realidade por trás das ilusões.
Diretor: Peter Weir
Elenco: Terry Camilleri, John Meilon, Kevin Miles




49. I Origins (EUA, 2014)

O Dr. Ian Gray é um cientista que pesquisa sobre a íris ocular. Obcecado por descobrir a origem da visão, ele tenta provar que o desenvolvimento do olho humano faz parte da evolução natural, e não precisaria de um "designer inteligente" - ou seja, uma figura divina para criá-lo. Ele trabalha com a ajuda de sua estagiária Karen e de Kenny. Um dia, ele conhece Sofi, e os dois se apaixonam, apesar da diferença de convicções. A aproximação dos dois fará Ian buscar explicações além da ciência para os mistérios que o olho humano pode   guardar.  – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Mito de Sophia, O Viajante, Reencarnação, Ciência e Espiritualidade.

Diretor: Mike Cahill
Elenco: Michael Pitt, Steven Yeun, Astrid Bergès-Frisbey, Brit Marling




50. O Doador de Memórias (EUA, 2014)

Na atual onda de filmes distópicos para adolescents, destaca-se por ter menos ação e romance e mais reflexões filosóficas. Jonas vive em uma   sociedade distópica onde os indivíduos não têm emoções, respondendo aos comandos de um poderoso governo. As pessoas atuam na profissão escolhida pelos anciões, não fazem sexo (os bebês são criados artificialmente) e moram num mundo literalmente em preto e branco. Acima de tudo, os habitantes não têm memórias, de modo que apenas uma pessoa na comunidade é encarregada de guardar todas as lembranças do passado. Jonas é escolhido para a tarefa, embora possua um espírito rebelde e contrário ao sistema. – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Esquecimento, memória, gnose.

Diretor: Philip Noyce
Elenco: Jeff Bridges, Meryl Streep, Brenton Thwaites, Katie Holmes, Alexander Skargard




51. La Jetée (França, 1962)

A história é contada inteiramente através de sequências de fotografias fixas como fosse um mix de foto-romance e cinema, numa interessante intertextualidade. O filme inicia com as imagens de uma mulher misteriosamente bela no terraço do aeroporto de Orly em Paris, horas antes da eclosão da III Guerra Mundial que destruiria a cidade numa grande explosão nuclear. São imagens da infância, que o protagonista nem ao certo sabe se são reais ou algum mecanismo de defesa psíquico para se proteger da tragédia que se sucederia. Num planeta quase arrasado, a espécie humana ficou condenada a viver em túneis. Sem poder encontrar fontes de alimentos ou energia no espaço, restava apenas o tempo: buscar ajuda no passado ou no futuro. – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CronoGnóstico

Temas gnósticos: Memória, Tempo, Mito de Sophia, Déjà Vu.

Diretor: Chris Marker
Elenco: Etienne Becker, Jean Négroni, Hélène Chatelain.




52. O Segundo Rosto (Seconds, EUA, 1966)

Um bem sucedido banqueiro de meia-idade e insatisfeito com sua vida   recebe uma ligação de um antigo amigo que acreditava estar morto. Ele lhe oferece uma nova oportunidade para “renascer” com um novo rosto, idade e profissão, para ser recolocado na sociedade. A oferta de um novo eu é sedutora, mas com perturbadoras consequências – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Memória, Identidade, Ego, Paranoia.

Diretor: John Frankenheimer
Elenco: Rock Hudson, John Randolph, Salome Jens, Will Gear, Jeff Corey.




53. Revolver (Reino Unido/França, 2005)

Jack Green sai da prisão e em dois anos acumula muito dinheiro em jogos de azar. Ele está pronto para vingar-se de Mr. D, um dono de casino que o enviou para a prisão. Com um enredo complexo, Jack descobre que existe um outro inimigo ainda mais poderoso. Os diálogos interiors de Jack tornanm-se cada vez maiores, tornando os limites entre delírio e realidade cada vez mais instáveis – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Memória, Identidade, Ego, Paranoia, Jung, Deus, Demiurgo.

Diretor: Guy Ritchie, Luc Besson
Elenco: Jason Statham, Ray Liotta, Vincent Pastore, André Benjamin, Terence Maynard.




54. Noé (Noah, EUA, 2014)

Aronofsky subverte o famoso personagem bíblico através de uma releitura gnóstica e cabalística. O diretor não só abandonou a Bíblia como transformou a Serpente do Jardim do Éden no personagem principal, trazendo para as telas a antiga versão gnóstica do mito do Paraíso, sob uma embalagem atual política e ecologicamente correta. – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Éden, Demiurgo, Mal, Evangelhos Apócrifos Gnósticos.

Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins, Emma Watson, Logan Lerman




55. Resolution (EUA, 2012)

Mike recebe um video por e-mail mostrando seu amigo de infância em flagrantes de sua vida em uma cabana remota, viciando-se em crack e totalmente for a de si. Mike interpreta aquilo como um pedido de socorro e vai até àquela cabana para tentar salvá-lo. Lá encontra estranhos objetos e personagens e começa a suspeitar que há algo de sinistro e sobrenatural envolvendo a própria realidade – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, Metalinguagem, Homem prisioneiro de uma realidade artificial.

Diretor: Justin Benson, Aaron Moorhead
Elenco: Peter Cillela, Vinny Curran, Zahn McClarnon, Bill Oberst Jr.




56. Le Tableau (The Painting, França, 2011)

Animação onde três personagens de três classes sociais diferentes tentam escapar de um quadro não terminado onde vivem. Eles então partem à procura do Pintor na esperança de que ele possa completá-los – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Deus, Homem prisioneiro de uma realidade artificial, Narrativa em abismo.

Diretor: Jean-François Laguione
Elenco: Jean Barney, Chloé Berthier, Julien Bouanich (vozes).



57. Beleza Americana (American Beauty, EUA, 1999)

A trajetória da crise de meia idade e o despertar de Lester Burnham. A esposa Carolyn é uma workaholic frígida e envolvida totalmente com a ideia de sucesso, consumidora ávida de livros de autoajuda. Vive repetindo como mantras frases do seu guru, um corretor de imóveis bem sucedido. Ao conhecer a amiga da sua filha, a cheerleaderÂngela, Lester tem uma espécie de epifania: a vê em uma chuva de pétalas de rosas, flutuando em torno do seu rosto paralisado. Os sentimentos que a adolescente desperta nele desencadeará uma revisão da sua carreira, seu estilo de vida e a relação com todos ao seu redor – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Gnosticismo Alquímico.

Diretor: Sam Mendes
Elenco: Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley, Mena Suvari.




58. Earthling (EUA, 2010)

“Você não é quem você pensa que é”, é a mensagem do filme cuja protagonista é Judith, uma jovem professora de uma high school que sofre um acidente automobilístico que resulta em aborto. O acidente coincide com um misterioso evento cósmico que atinge uma estação espacial onde dois astronautas morrem e o único sobrevivente chega em coma na Terra  – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: AstroGnóstico

Temas gnósticos: O Estrangeiro, Paranoia, Alienação.

Diretor: Clay Liford
Elenco: Rebecca Spence, Peter Greene, William Katt, Amelia Turner.




59. Upside Down (Canadá/França, 2012)

Ao mesclar ficção científica com romance,o filme dá nova roupagem aos mitos da Queda: relatos míticos que tentam relacionar a dor e sofrimento à queda da humanidade de um estado de pureza e inocência. O filme mostra um universo alternative onde a Lei da Gravidade ao mesmo tempo une e separa dois planetas que não possuem céu ou horizontes, mas apenas a versão invertida da sua própria sociedade: o opulento mundo “de cima” que sempre faz lembrar a pobreza do mundo “de baixo”. Mas um amor proibido desafiará a gigantesca corporação que mantém essa ordem através da exploração da energia e dos meios de comunicação – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Queda, Mito de Sophia, Demiurgo.

Diretor: Juan Diego Solanas
Elenco: Kirsten Dunst, Jim Sturguess, James Kidnie




60. Os Famosos e os Duendes da Morte (Brasil, 2009)

Em uma cidadezinha gaúcha vive um jovem absolutamente deslocado,   melancólico, a maior parte do tempo em silêncio. Fugindo do cotidiano entediante do lugarejo, o garoto se enclausura no seu quarto onde se conecta com o mundo exterior por meio da internet. Ele é influenciado pela melancolia das canções de Bob Dylan. Tenta expressar seu descontentamento com a vida por meio de contatos virtuais. Incapaz de expressar suas angústias para a sua mãe viúva e para os amigos, tem as ferramentas da internet como uma opção existencial. Mas um mistério assombra a narrativa. Entre seus sonhos, devaneios e alucinações ronda a imagem de uma garota, tal qual um fantasma – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Mito de Sophia, O Estrangeiro, Alienação, Gnose, O Viajante.

Diretor: Esmir Filho
Elenco: Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Henrique Larré




61. Insolação (Brasil, 2009)

Paulo José faz uma espécie de mestre de cerimônias que se encontra com os personagens em uma lanchonete abandonada onde tenta fazê-los refletir sobre suas vidas. O público acompanha a rotinas dessas pessoas, onde todos parecem estar presos em um dia sem fim, desconectado de qualquer noção de tempo e espaço. E todos parecem sofrer de um mesmo mal: a insolação, sensação que se confunde com a paixão amorosa que eventualmente um terá pelo outro, mas que constantemente é frustrada. O que torna o filme de Felipe Hirsch e Daniela Thomas diferenciado é a atmosfera gnóstica que parece sufocar e aprisionar os personagens que, esta sim, parece interditar todas as tentativas de realização ou de fuga. A infelicidade humana não é uma questão ética ou moral, mas acima de tudo ontológica: o Mal não está no ser humano, mas na própria realidade que o prende – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: O Estrangeiro, Alienação, Mal, O homem como prisioneiro emu ma realidade artificial, O Viajante.

Diretor: Filipe Hirsch e Daniela Thomas
Elenco: Paulo José, Simone Spoladore, Leandra Leal, André Frateschi, Maria Luisa Mendonça, Leonardo Medeiros, Jorge Emil




62. Teorema Zero (Reino Unido/EUA, 2013)

Qoen Leth é um programador operário de uma gigantesca corporação chamada Mancom angustiado à espera de um telefonema que supostamente lhe dirá o sentido da vida. Pela necessidade de ter que aguardar em casa esse chamado, Qoen propõe ao seu superior trabalhar em casa, fazendo upload do seu trabalho diretamente para o gigantesco mainframe da empresa – ou o “sexto sentido”, como diz o Administrador . Como condição para aceitar o pedido de Qoen, a empresa o coloca no projeto secreto Teorema Zero. A partir de então, Qoen ficará em casa diante do seu console retro-futurista lidando com equações tridimesionais, mas sempre a espera da ligação que supostamente lhe daria todas as respostas. – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Niilismo, Demiurgo, Teologia Negativa, Paranoia.

Diretor: Terry Gilliam
Elenco: Christoph Waltz, Mélaine Thierry, Matt Damon, Tilda Swinton, David Thewlis




63. Eva (Espanha, 2011)

Em um futuro bem próximo, Alex Garel é um famoso programador de robôs que retorna à sua cidade natal dez anos depois para reencontrar sua antiga Universidade de Robótica e seu amor Lana, pesquisadora e professora da Universidade, mãe de uma menina chamada Eva. Agora casada com o irmão de Alex, cria-se um triângulo amoroso que irá se tornar no tenso pano de fundo do projeto que envolverá todos: a criação de uma nova linha de robôs livres e autônomos. Em busca de uma personalidade infantil ideal para servir de modelo para desenhar um inédito programa de personalidade para esse novo robô, Alex encontra na menina Eva a criança perfeita: inteligente, perspicaz e criativa – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: TecnoGnóstico

Temas gnósticos: Gnosticismo cabalístico, Inteligência Artificial, Teurgia, Cartografias e topografias da mente.

Diretor: Kike Maílo
Elenco: Daniel Brühl, Marta Etura, Alberto Ammann, Claudia Veja




64. Transcendence (EUA, 2014)

Will Caster é um neurocientista especializado em inteligência artificial que no início do filme confronta uma plateia numa palestra sobre as possibilidades de mudar o mundo através da “singularidade tecnológica” – a criação de um computador autoconsciente que atravessaria a fronteira entre o homem e a máquina. Acusado de tentar criar um novo Deus, Caster sofre um atentado de e escapa ferido. Mas logo descobre que ele foi contaminado por um elemento radioativo e morrerá em pouco tempo. Diante da morte iminente, sua esposa e pesquisadora Evelyn e Will Caster decidem fazer um upload da sua consciência para o banco de dados do gigantesco computador chamado P!NN – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: TecnoGnóstico

Temas gnósticos: Gnosticismo cabalístico, Cartografias e topografias da mente, Tecnoreligião.

Diretor: Wally Pfister
Elenco: Johnny Deep, Rebeca Hall, Morgan Freeman, Paul Bettany




65. Contra o Tempo (Source Code, EUA, 2014)

Um trem explodiu em Chicago e matou centenas de pessoas. Nada pode ser feito para evitar o desastre, mas outro anunciado para daqui a algumas horas pode ser evitado. Como? Enviando alguém à mente de uma das vítimas através de um aparelho revolucionário chamado Código Fonte – ou source code, que é também o título original. Ele tem apenas oito minutos para, na pele da vítima, descobrir quem armou a bomba em um trem lotado. Tarefa difícil por si só, ainda mais quando o responsável pela missão é alguém que não tem a menor ideia do que está acontecendo – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CronoGnóstico

Temas gnósticos: Tempo, Física e Gnosticismo, realidades paralelas.

Diretor: Duncan Jones
Elenco: Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan, Vera Farmiga, Jeffrey Wright




66. Crimes Temporais (Cronocrimenes, Espanha, 2007)

Guiado pepla curiosidade e atração sexual, Hector vai até o bosque para encontrar uma desconhecida mulher. Hector acaba encontrado-a deitada, nua e desfalecida até ser atingido por um golpe no braço com uma tesoura desferida por uma estranha figura com a cabeça envolvida por ataduras vestindo um pesado casaco negro. A partir daí inicia-se uma perseguição que vai terminar numa instalação de pesquisa científica onde encontrará um jovem cientista que tentará escondê-lo em uma estranha máquina que o fará regredir no tempo acarretando terríveis consequências: uma sucessão de paradoxos onde Hector terá que enfrentar efeitos exponenciais incontroláveis – já analisado pelo blog clique aqui.

Categoria: CronoGnóstico

Temas gnósticos: Tempo, Física e Gnosticismo, realidades paralelas.

Diretor: Nacho Vigalongo
Elenco: Karra Elejalde, Candela Férnandez, Bárbara Goenaga







67. Christmas on Mars (EUA, 2008)

Um filme estranho, trash e psicodélico que confirma que o rock é um gênero musical que sempre retirou suas energias da mitologia gnóstica contemporânea: Detetives, Viajantes e Estrangeiros sempre vagando em nowhere – o Espaço, o Deserto, o Lugar Nenhum como símbolos da condição humana, assim como o Major Tom de músicas de David Bowie. Dessa vez no filme “Christmas On Mars” (2008, escrito e performado pela banda de rock indie “Flaming Lips”) vemos Major Syrtis tentando superar uma crise de niilismo, psicose e paranoia que se abateu sobre a tripulação de uma base marciana através da organização de uma festa natalina. Mas terá que superar a confrontação com a “realidade cósmica” – que o Universo foi criado por alguém que não nos ama – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, Queda, Sophia, Estrangeiro.

Diretor: Wayne Coyne

Elenco: Steven Drozd, Wayne Coyne, Steve Burns, Kenny Coyne





68. O Predestinado (Austrália, 2014)

O filme acompanha um “agente temporal” de uma espécie de agência governamental secreta no futuro (nos anos 1990) formada por um grupo de elite de pessoas que viajam através do Tempo a fim de prevenir crimes horríveis antes que eles ocorram – clique aqui.

Categoria: CronoGnóstico

Temas gnósticos: Personagens gnósticos do Detetive e Estrangeiro, Tempo como prisão e falha cósmica

Diretor: Michael e Peter Spierig

Elenco: Ethan Hawke, Sarah Snook, Noah Taylor





69. O Novíssimo Testamento (Belgica/França, 2015)

Deus existe, e ele está em algum lugar em Bruxelas. Arrogante e grosseiro, passa os dias digitando em um computador ultrapassado regras para tornar a vida de todos um inferno. Mas o que ninguém sabe é que Ele tem uma filha que está decidida a ser mais bem sucedida do que seu irmão, Jesus – libertar a humanidade do jugo de um Demiurgo através do Novíssimo Testamento – clique aqui

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Criação, Queda, Alquimia

Diretor: Jaco Van Dormael

Elenco: Pili Groyne, Benoit Poelvoorde, Catherine Deneuve, Yolande Moreau





70. O Abraço da Serpente (Colômbia, Argentina, Venezuela, 2015)

O diretor colombiano Ciro Guerra consegue tratar o tema   do misticismo xamânico de forma a direta e crua numa selva onde o homem branco em busca da borracha extermina povos indígenas, seja pela arma ou pela catequese religiosa. E a última esperança para Karamateke, o último sobrevivente do seu povo, é fazer aqueles cientistas conhecerem um flor sagrada que os faça “abraçar a serpente” (a gnose através da destruição do Ego) e levem essa sabedoria cósmica para a civilização – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Gnose, Xamanismo, Jornada Interior, Destruição do Ego

Diretor: Ciro Guerra

Elenco: Nilbio Torres, Jan Bijvoet, Antonio Bolivar, Brionne Davis





71. Luciferous (Canadá, 2015)

Uma família é manipulada por alguma força sobrenatural que parece atuar no apartamento, levando a família a uma lenta desintegração. O filme explora temas gnósticos clássicos como a paranoia, memória e a confusão entre ilusão e realidade. O que torna tanto os protagonistas como os espectadores em detetives que tentam compreender as pistas falsas e estranhas metalinguagens ao longo do filme. Assim como no arquétipo contemporâneo do Detetive, a resolução do enigma pode se voltar contra o próprio detetive que tenta achar a verdade – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, memória, confusão entre ilusão e realidade, metalinguagem.

Diretor: Masha Ghorbankarimi, Alexander Gorelick

Elenco: Masha Ghorbankarimi, Alexander Gorelick, Mina Gorelick, James Schryer





72. Mr. Robot (Série, EUA, 2015-)

Entra nos temas principais do gnosticismo sci-fi do escritor Philip K. Dick: paranoia, amnésia, esquizofrenia e identidade em um sistema onde a mentira é a base de toda a confiança: um sistema econômico onde débitos e dívidas se sustentam na crença de que, apesar de toda a virtualidade das transações financeiras, o dinheiro existe em algum lugar como base moral de todo o valor. E tudo pode ser destruído da noite para o dia por hackers que pretendem salvar o mundo através de linhas de programação. Como explicar essa mensagem de rebelião gnóstica em série de TV em uma grande rede dos EUA? Primeira TemporadaSegunda Temporada

Categoria: PsicoGnóstico, CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Paranoia, Jornada Interior, Gnose, Esquizofrenia.

Criador: San Esmail

Elenco: Rami Malek, Carly Chaikin, Portia Doubleday, Martin Wallström, Christian Slater





73. Triângulo do Medo (Austrália, 2009)

Além de se inspirar em “O Iluminado” de Kubrick e num antigo filme francês chamado "La Jetee" (que inspirou Terry Gilliam a fazer “Os Doze Macacos”), “Triângulo do Medo” renova as teorias sobre as estranhas anomalias que aconteceriam naquela região: não mais fenômenos paranormais ou extraterrestres – agora, o Triângulo das Bermudas seria uma gigantesca “caixa de Schrödinger”: fenômeno quântico onde diferentes versões de nós mesmos se sobrepõem de forma catastrófica. “Triangle” se inspira nas hipóteses discutidas pela Física atual como a “Interpretação dos Muitos Mundos” e a do “Mundos em Choque” – clique aqui

Categoria: CronoGnóstico

Temas gnósticos: Tempo, Física Quântica e Gnosticismo, niilismo

Diretor: Christopher Smith

Elenco: Melissa George, Joshua McIvor, Jack Taylor, Micheal Dorman






74. High Rise (Reino Unido, 2015)

Um misterioso arquiteto planeja um arranha-céu que deveria ser uma incubadora de mudanças na sociedade. Um edifício idílico com todas as comodidades modernas destinado a ser uma “máquina de morar” autogerida. Mas algo deu errado, transformando o projeto em um pesadelo apocalíptico que mistura horror, sexo, drogas e a principal ironia: a Razão e a Racionalidade de um projeto futurista se converte em niilismo, hedonismo e violência. 

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Niilismo.

Diretor: Ben Whetley

Elenco: Jeremy Irons, Tom Hiddleston, Sienna Miller, Luke Evans, Elisabeth Moss






75. Ereaserhead (EUA, 1977)

Embora se baseie em um simples plot (a namorada engravida e leva seu namorado para que seus pais o conheçam), os cenários alucinatórios, o design de som hipnótico e uma das melhores fotografia em PB da história do cinema fazem desse filme o fundador do tema que acompanhará David Lynch por toda a carreira: por mais banal que pareça a realidade, nosso psiquismo a interpreta por meio de sonhos, pesadelos e alucinações que criam uma relação de estranhamento com o mundo. Mas alguém controla essa realidade, e não somos nós. Para chegarmos a esse Demiurgo, somente através do conhecimento dos mecanismos do psiquismo. Por isso, “Eraserhead” tem um evidente sabor gnóstico – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Estranhamento, Estrangeiro, Demiurgo.

Diretor: David Lynch
Elenco: Jack Nance, Charlotte Stewart, Allen Joseph, Jeanne Bates, Judiths Roberts, Laurel Near






76. Enter The Void (França, 2009)

As visões flutuantes sobre Tóquio a partir da alma do protagonista que foi mortalmente baleado sob efeito da droga DMT, acompanhando os três níveis de consciência pós-morte tais como descritas no Livro Tibetano dos Mortos. Neon e profusão de luzes de uma Tóquio que mais parece uma máquina de pinball vão acompanhar uma jornada espiritual de autoconhecimento em meio a sexo e violência – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Gnose, estados alterados de consciência, jornada spiritual, carma, vida após morte, Reencarnação como prisão.

Diretor: Gaspar Noé

Elenco: Nathaniel Brown, Paz de la Huerta, Cyril Roy, Masato Tanno.





77. On The Silver Globe (Polônia, 1988)

Astronautas chegam a um planeta parecido com a Terra com a missão de povoá-lo e recriar a humanidade a partir do zero. Mas ao invés de se tornarem livres, repetem, numa versão caricata e sombria, as mesmas mazelas que deixaram na Terra: a religião, guerras santas, hierarquias, violência e o hedonismo das drogas alucinógenas. Muitos críticos consideram o filme polonês “On The Silver Globe” (“Na srebrnym globie”, 1988) um “Star Wars com LSD” – clique aqui.

Categoria: AstroGnóstico

Temas gnósticos: Deus como um Demiurgo, Dissidência gnóstica, niilismo e hedonismo.

Diretor: Andrzej Zulawski

Elenco: Andrzej Seweryn, Jerzy Trela, Grazyna Dylag, Waldemar Kowanacki, Iwona Bielska.





78. Sid e Nancy (Reino Unido, 1986)

Lixo e fúria se encontraram em um drama muito maior do   que a história de um menino que não estava preparado para a fama. Mais do que um Romeu e Julieta entre cuspes e palavrões, expõe um drama arquetípico para todas as sociedades: o drama gnóstico do último grito de revolta do jovem antes de ser sacrificado nos rituais de passagem para a vida adulta sem esperança. E como a Luz espiritual do jovem (alegria, confiança, boa fé, fúria e revolta) é roubada como combustível que dá vida a uma indústria de entretenimento vazia, assim como mostrado em filmes gnósticos como “Show de Truman” e “Matrix” – protagonistas prisioneiros para servirem de estoque de energia para manter funcionando seja um reality show ou um mundo virtual – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Rebelião, Estranhamento, Alienação.

Diretor: Alex Cox

Elenco: Gary Oldman, Chloe Webb, David Hayman, Andrew Schofield.






79. Westworld (Série, EUA, 2016)

A série HBO foi além do filme classic Westworld (1093), ao associar o drama dos “hospedes” humanos e “anfitriões” androides em um parque temático “high tech” com a mitologia gnóstica, cientificamente baseada na arqueologia da consciência do filósofo Julian Jaynes – a Teoria da Mente Bicameral. Diferente de 1973, a série concentra-se na jornada espiritual interior dos androides, na busca da consciência através de simbolismos xamânicos como o labirinto, a espiral e a serpente: romper com a narrativa das linhas algorítmicas de programação como uma voz externa divina e descobrir a narrativa interior em cada um de nós, androides e humanos – clique aqui.

Categoria: TecnoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Xamanismo, morte, esquecimento.

Diretor: Jonathan Nolan

Elenco: Evan Rachel Wood, Jeffrey Wright, Ed Harris, Antony Hopkins, James Marsden, Thandie Newton





80. Under The Dome (EUA, 2013-15)

De repente, de um profundo céu azul, cai sobre Chester’s Mill uma gigantesca redoma invisível que isola a cidade do resto do planeta. A redoma testará seus habitantes, retirando deles o melhor e o pior que a natureza humana pode oferecer – clique aqui

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, homem prisioneiro em um cosmos, Salto de fé

Criador: Brian K. Vaughan

Elenco: Mike Vogel, Rachelle Lefevre, Alexander Koch, Colin Ford, Dean Norris





81. Festa da Salsicha (EUA, 2016)

Alimentos antropomorfizados em gôndolas de um supermercado estão imersos em uma religião na qual acreditam que serão escolhidos por “deuses” (os clientes do supermercado) e levados para o “Grande Além”. Lá viverão na paz e amor, em comunhão com os “deuses”. Mas a religião esconde um destino cruel: os deuses são monstros insaciáveis que comem alimentos para ficarem fortes. Será que vivemos também em um gigantesco supermercado? Como elas, também partilhamos de ilusões religiosas apenas porque nos tornam felizes e otimistas? – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Deus, Religião, Gnosticismo basilidiano

Diretor: Greg Tiernan, Conrad Vernon

Elenco: Seth Rogen, Salma Hayek, Edward Norton, Michael Cera (vozes).






82. O Livro do Apocalipse (Coréia do Sul, 2012)

O filme sul-coreano  nos oferece uma surpreendente abordagem alternativa de zumbis, ameaça de robôs e meteoros que caem na Terra, temas tradicionais dos filmes apocalípticos ocidentais. Humor negro, “non sense”, Budismo e Gnosticismo se combinam em três contos onde o objeto fóbico é invertido: zumbis, robôs e alienígenas transformam-se em oportunidades para as pessoas repensarem a si mesmas e a sociedade – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico, TecnoGnóstico

Temas gnósticos: Gnose, Tecnognose, Iluminação espiritual, Budismo. 

Diretor: Yim Pil-sung e Kim Ji-woon

Elenco: Ryoo Seung-bum, Koh Joon-hee, Kim Kang-woo, Kim Gyu-ri, Park Hae-il.






83. The Man In The High Castle (EUA, 2015-)

Livremente inspirado no livro do escritor sci-fi gnóstico Philip K. Dick de 1962. Um mundo invertido no qual os países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália)  ganharam a Segunda Guerra Mundial e os EUA, destruídos pela Grande Depressão, foram conquistados pelo Reich e o Império do rei Hirohito. Porém, a posse de estranhos rolos de filmes de procedência misteriosa passa a ser politicamente importante tanto para Resistência como para Hitler: neles, outros mundos são revelados. Tal como no I Ching, devemos encontrar o imutável em mundos fugazes e em constante mutação. Mas pode tornar-se uma arma política: o controle do Tempo, passado e futuro de toda a humanidade – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Física Quântica e Gnosticismo, Tempo, Paranoia. 

Diretor: Frank Spotnitz

Elenco: Alexa Davalos, Rupert Evans, Luke Kleitank, Joel de la Fuente, Rufus Sewell.






84. Os Esquecidos (EUA, 2004)

Uma mãe que lembra do filho morto em um acidente, mas todos ao redor insistem em dizer que a criança jamais existiu). “Os Esquecidos” é um filme didático: mostra como os temas do esquecimento, paranoia e conspirações são articulados dentro de uma narrativa gnóstica. Ecoando filmes clássicos como “Dark City” e “Amnésia” de Christopher Nolan, mostra que a chamada “realidade” pode ser o produto de um esquecimento consensual – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico, CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, memória, esquecimento, paranoia, realidade fabricada. 

Diretor: Joseph Ruben

Elenco: Julianne Moore, Dominic West, Christopher Kovaleski, Anthony Edwards, Gary Sinise





85. Passageiros (EUA, 2016)

“Passageiros” é mais uma amostra da recente guinada metafísica de Hollywood sob camadas de entretenimento e efeitos digitais. Assim como a animação “WALL-E” (2008), também faz uma releitura gnóstica do Gênesis bíblico: como o homem, prisioneiro numa gigantesca espaçonave-resort que ruma para a destruição, pode conquistar a liberdade e autoconhecimento – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Gnose, Autoconhecimento, Angústia, Estranhamento

Diretor: Morten Tyldum

Elenco: Jennifer Lawrence, Chris Pratt, Michael Sheen, Laurence Fishburne







86. Radio Free Albemuth (EUA, 2010)

Um grupo subversivo planeja incitar a revolução por meio   de hits musicais com mensagens subliminares.  E o líder, produtor da gravadora, é inspirado por epifanias místicas   enviadas pela VALIS (“Vasto Sistema Vivo de Inteligência Alienígena”) por meio de um satélite que secretamente orbita o planeta – clique aqui.

Categoria: AstroGnóstico

Temas gnósticos: Politização do Gnosticismo, Estrangeiro, Estranhamento, Esquecimento . 

Diretor: John Alan Simon

Elenco: Shea Whigham, Jonathan Scarfe, Katheryn Winnick, Alanis Morissette






87. Virei um Gato (Nine Lives, Canadá, 2016)

Por trás de camadas de clichês de uma comédia popular,   “Virei um Gato” nos conta a narrativa gnóstica de transformação íntima através da jornada espiritual no corpo de um gato e, principalmente, por um “salto de fé” ao mesmo tempo literal e simbólico, a exemplo de filmes gnósticos mais sérios como “Vidas em Jogo” (1997) e Vanilla Sky (2001) – clique aqui.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Gnose, Salto de Fé, Autoconhecimento, Viajante. 

Diretor: Barry Sonnenfeld

Elenco: Kevin Spacey, Christopher Walken, Jennifer Garnen, Robbie Amel







88. The Discovery (EUA, 2017)

Em um futuro próximo, finalmente a Ciência conseguiu a prova definitiva da existência após a morte. Porém, o resultado foi catastrófico: uma onda de suicídios varre o planeta com pessoas angustiadas em busca da terra prometida no outro lado. É um filme que aborda o recorrente tema cinematográfico da “segunda chance”. O filme inova a abordagem do tema ao mostrar protagonistas que buscam a segunda chance dessa vez na possibilidade da vida pós-morte. A chance de um recomeço ou, pelo menos, a oportunidade de corrigir decisões erradas. Mas a mesma máquina que deu a prova científica da imortalidade da alma, pode revelar algo maior e inesperado – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Vida após a morte, Física Quântica e Gnosticismo, Tempo. 

Diretor: Charlie McDowell

Elenco: Robert Redford, Jason Segel, Rooney Mara, Jesse Plemons






89. Los Parecidos (Mexico, 2015)

Em uma noite de forte tempestade, em 1968 no México, um grupo fica preso em uma pequena e remota estação rodoviária, à espera de um ônibus que nunca chega. Estranhas notícias pelo rádio dão conta que aquele temporal não é comum: o que cai do céu junto com a chuva provoca estranhas mudanças comportamentais, e suspeita-se de um fenômeno global. O filme utiliza elementos do fantástico para discutir um tema muito sério: se a nossa identidade é o resultado do jogo da percepção (o olhar de um para o outro), como isso pode ser moldado por influências externas? Mídia? Uma inteligência alienígena? Ou apenas o resultado da paranoia mútua? – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Identidade, Demiurgo, Estranhamento, Alienação.

Diretor: Isaac Ezban

Elenco: Fernando Becerril, Humberto Busto, Cassandra Ciangherotti, Gustavo Sanches Parra, Santiago Torres






90. AfterDeath (EUA, 2015)

Inspirado na peça teatral “Entre Quatro Paredes” (1944) do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, “AfterDeath” consegue derivar do existencialismo (“o Inferno são os outros”, frase que encerra a peça sartriana) para o Gnosticismo (o Inferno é a própria Criação). Cinco jovens   despertam em uma praia desolada trazidos pela maré. Só existe um farol e uma cabana, além de uma entidade ameaçadora, uma fumaça negra. Lá descobrirão que estão mortos e num lugar que é mais do que uma antessala para o Céu ou Inferno. Um filme sobre como a culpa e pecado podem fazer parte de um jogo perverso criado por alguém que não nos ama – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico, PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Vida após a morte, Criação, Mal, Demiurgo. 

Diretor: Gez Medinger, Robin Schmidt

Elenco: Miranda Raison, Sam Keeley, Daniela Kertesz, Elarica Johnson, Lorna Brown





91. 3% (Série, Brasil, 2017)

Uma alegoria política na qual a meritocracia transforma-se em religião, única esperança em um País transformado em um deserto rochoso com centros urbanos dominados pela desigualdade, miséria e violência. E um processo seletivo criado pela elite é a miragem de ascensão social na direção de uma terra supostamente utópica e longe do deserto brasileiro, na qual apenas 3% chegarão – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Paranoia, Mal, Criação, Hipo-utopia. 

Diretor: Pedro Aguillera

Elenco: João Miguel, Bianca Comparato, Michel Gomes,   Viviane Porto, Zezé Mota, Sérgio Mamberti, Rodolfo Valente






92. Advantageous (EUA, 2015)

Um futuro próximo no qual finalmente as mulheres galgaram os postos de comando e prestígio, porém dentro de uma implacável ordem meritocrática onde só há duas alternativas: vencer ou perder. Se perder, viver escondido nas ruas ou na prostituição. Se vencer, fazer parte de uma elite cuja juventude e beleza é a marca do marketing pessoal do sucesso. Ameaçada pela demissão por ser considerada “velha” demais, uma executiva de uma clínica avançada de saúde e estética vê-se desesperada com o futuro da sua filha numa sociedade sem escolas públicas e com desemprego em 45%.  Sem saída, oferece-se como cobaia a um novo produto da clínica: a total digitalização da mente para ser transferida a um novo corpo jovem e belo – clique aqui.

Categoria: TecnoGnóstico

Temas gnósticos: Identidade, Tecnognosticismo, imortalidade. 

Diretor: Jennifer Phang

Elenco: Jacqueline Kim, James Urbaniak, Freya Adams, Jennifer Ehle, Samantha Kim






93. Cosmodrama (França, 2015)

Sete astronautas, acompanhados por um cachorro e um chipanzé, acordam em uma espaçonave depois de saírem do estado de criogênico. Nenhum deles sabe o que está fazendo ali ou qual o destino final da viagem. Aparentemente a nave (um mix vintage da “Discovery” de “2001” e a “Enterprise” da série de TV “Star Trek”) está programada para funcionar automaticamente. Eles apenas terão que confiar na própria capacidade de observação para especular o propósito de tudo aquilo. Logo descobrirão que cada um é especialista em um área do conhecimento: Psicologia, Astronomia, Semiótica, Jornalismo, Filosofia, Biologia e Genética – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Memória, confusão entre ilusão e realidade, estados alterados de consciência, Demiurgo, Reencarnação, Esquecimento.

Diretor: Philipe Fernandez

Elenco: Jackie Berroyer, Bernard Blancan, Emilia Derou-Bernal, Ortès Holz, Serge Larivière, Sascha Ley, Emmanuel Moynot, Stefanie Schüler





94. Patch Town  (Canadá, 2014)

Um mundo no qual bebês são recolhidos em campos de repolhos para serem vendidos como bonecas para crianças de todo o mundo. Para depois serem recolhidas pelo “Coletor de Crianças”, a memória delas apagada e em seguida exploradas em uma fábrica que produzirá mais bonecas com bebês presos em seu interior – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Esquecimento, Memória, Paranoia, livre-arbítrio

Diretor: Craig Goodwill

Elenco: Julian Richings, Rob Ramsay, Zoie Palmer, Ken Hall, Suresh John





95. Crumbs (Etiópia, 2015)

Em um mundo pós-apocalíptico, um homem fará uma jornada espiritual em busca do... Papai Noel, para que realize seu sonho de leva-lo para uma espaçonave que está parada no céu. Enquanto isso, sua esposa reza num altar com a foto de Michael Jordan para que divindades como “Justin Bieber IV” e “Paul MacCartney XI” os proteja nessa difícil missão. Esse é o primeiro filme de ficção científica da Etiópia – clique aqui.

Categoria: AstroGnóstico

Temas gnósticos: O Estrangeiro, Estranhamento, Alienação, Religião.

Diretor: Miguel Llansó

Elenco: Daniel Tadesse, Selam Tesfaye, Mengistu Berhanu, Tsegaye Abegaz







96. Stalker (URSS, 1979)

Um stalker (guia ilegal) conduz um cientista e um escritor para “A Zona” – região misteriosa desértica e em ruínas (lá teria caído um asteroide ou nave alienígena) cercada por forte aparato policial. Nessa zona proibida existiriam estranhos poderes capazes de realizar os desejos mais recônditos de quem sobrevivesse a suas armadilhas mortais. Para Tarkovsky, “A Zona” seria o microcosmo da   própria vida: Ciência, Arte e Religião se confrontam em uma batalha niilista para ver quem herdará o que restou da sociedade moderna – mesmo depois do fim, a ilusão, a fé vulgarizada e oportunismo lutam entre si – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Criação, Mal, Niilismo, Ciência, Religião e ilusão.

Diretor: Andrei Tarkovsky

Elenco: Aleksander Kaydanovskiy, Anatoliy Solonitsyn, Nikolay Grinko, Alisa Freyndlikh





97. Solaris (URSS, 1972)

Há uma planeta, uma estação espacial e astronautas. Mas tudo não passa de um álibi para discutir como o tema das viagens espaciais é um mito que esconde a verdadeira viagem: lá em cima, ao descobrirmos que estamos só em um Universo vazio e sem propósito, faremos uma viagem no interior do nosso próprio psiquismo. Um planeta com um misterioso oceano que prova aos cientistas de uma estação espacial de que não precisamos de outros mundos. Precisamos de espelhos – clique aqui.
Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Autoconhecimento, Gnose, niilismo, Inconsciente .

Diretor: Andrei Tarkovsky

Elenco: Donatas Banionis, Natalya Bondarchuk, Jüri Järvet, Nikolay Grinko, Anatoliy Solontitsyn






98. Órbita 9 (Espanha, 2017)

Num futuro onde a única esperança para os humanos é colonizar um planeta distante para fugir da Terra esgotada em seus recursos naturais e climáticos, uma astronauta solitária espera a chegada de um técnico que consertará o sistema de ventilação da nave ameaçada de esgotar o estoque de oxigênio. Será o primeiro ser humano que verá em toda a sua vida, reclusa naquela nave desde que nasceu. Logo no início o filme revela para o espectador o segredo que envolve o Projeto de colonização, sugerindo uma espécie de “Show de Truman” sci-fi com alusões à Alegoria da Caverna de Platão – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Neoplatonismo, narrative em abismo, microcosmo.

Diretor: Hatem Khraiche

Elenco: Clara Lago, Álex González, Andrés Parra, Belén Rueda





99. Wolfpack (EUA, 2015)

Sete irmãos cresceram presos pelos seus pais em um apartamento em Nova York. Sem sair às ruas tinham o cinema hollywoodiano (e principalmente filmes do Tarantino, seus favoritos) como o único contato com o mundo exterior e passavam os dias reencenando sequências dos filmes – montavam cenografias e fantasias com papelão de caixas de cereais. O apartamento tornou-se uma caverna midiática e quando finalmente se libertaram, conseguiram ver a realidade apenas a partir das referencias cinematográficas – clique aqui.
Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Neoplatonismo, microcosmo, confuseo entre ilusão e realidade, alienação, estranhamento

Diretor: Crystal Moselle

Elenco: Família Angulo





100. Sleepwalker (EUA, 2017)

Uma mulher traumatizada pela morte do seu marido convive com sérios distúrbios do sono: sonambulismo, insônia e pesadelos. Sob tratamento em uma clínica especializada, finalmente consegue um sono reparador. Porém, algo de assustador começa a acontecer: a cada despertar, é como se acordasse em uma realidade alternativa com um novo sobrenome e pessoas conhecidas que não se lembram dela. Um curioso filme que transita entre a estética “noir” (ninguém é o que aparenta ser), uma estranha atmosfera retro atemporal e a narrativa gnóstica sobre uma protagonista que parece navegar por diversas realidades em busca de memórias perdidas e crescente paranoia.

Categoria: PsicoGnóstico

Temas gnósticos: Aparências, ilusão, realidade e sonho, esquecimento, paranoia

Diretor: Elliot Lester

Elenco: Richard Armitage, Jake Broder, Ahna O’Reilly, Matthew Del Negro, Rachel Melvin





101. Philip K. Dick’s Eletric Dreams (Série, Reino Unido, 2017-)

Philip K. Dick escreveu seus contos sob a sombra do macarthismo da Guerra Fria onde a lealdade e confiança eram as principais armas contra a traição e delação de um sistema totalitário. Mas para ele, esse sistema não era apenas político, mas cósmico – obra de um Deus demente, um Demiurgo Criador que nos aprisiona por meio da ilusão moral (culpa) e ontológica (o princípio de realidade). A série adapta esses contos de ficção científica que conduziram o escritor até a violenta epifania mística em 1974, na qual teve visões, sonhos e revelações místico-religiosas que o levaram ao gnosticismo cristão – clique aqui.

Categoria: CosmoGnóstico

Temas gnósticos: Demiurgo, Criação, Mal, Gnose, Esquecimento, Estrangeiro, Esquecimento.

Diretor: David Farr, Fancesca Gregorini, Tom Harper, Julian Jarrold entre outros

Elenco: Geraldine Chaplin, Steve Buscemi, Essie Davis, Bryan Craston, Jack Reynor, Terrence Howard

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review