A
franquia “Jogos Mortais” acabou e o pequeno fantoche Jigsaw teve que se virar e
arrumou um emprego em um escritório como qualquer mortal. Mas velhos hábitos
são difíceis de esquecer. E Jigsaw inferniza os seus colegas de trabalho com
mais jogos “mortais”, dessa vez com ameaçadores post-its, fitas adesivas, pop
ups pornográficos saltando em telas de computadores e mouses com alfinetes...
Esse é o impagável argumento do curta “Working With Jigsaw”(2016) no qual o
sádico fantoche vinga-se dos seus chefes que acusam seus jogos de diminuir a
“produtividade” e “sinergia” da empresa. Um curta que suscita uma interessante
analogia: como os jogos das relações humanas corporativas muitas vezes podem
ser tão sádicos e arbitrários quanto os do filme “Jogos Mortais”.
O leitor
deve lembrar do fantoche mais astuto do mundo da franquia de terror Jogos
Mortais: o pequeno Jigsaw que pedala um triciclo e dá voz ao serial killer cujo
aspecto mais marcante é sempre proporcionar a suas vítimas a escolha entre a
vida e a morte para fazer os participantes de seus jogos macabros valorizarem a
vida que têm.
No curta
Working With Jigsaw (2016), o diretor
Chris Capel imaginou o que aconteceria com o fantoche assassino depois que a
franquia terminasse e fosse compulsoriamente aposentado. Certamente, como a
maioria de nós, teria que se conformar com um trabalho qualquer para sobreviver.
E Jigsaw
arruma um emprego em um escritório corporativo mas... velhos hábitos são
difíceis de esquecer. E seus colegas de trabalho vão descobrir que não é assim
tão bacana trabalhar com uma celebridade hollywoodiana. Principalmente de uma
das franquias de terror mais bem sucedida.
O curta
abre com Jigsaw numa atividade bem aborrecida: apontar uma série de lápis –
parece que a turma do escritório não aguenta mais os jogos do fantoche e tentam
isolá-lo em um canto da empresa.
Mas Jisaw
não se contém e propõe um jogo “mortal” impagável com a colega
“Janiiiiiieeeeee!” – Ela terá que fechar mais de 500 pop ups pornográficos que
pulam na sua tela infectada por um vírus com coisas bizarras como: “você
dormiria com um simpatizante do nazismo?” ou “minha esposa está morta: e isso
me superexcita...”. O mouse para tentar fechar cada janela que continua pulando
é “mortal”, repleto de alfinetes. E o cara do TI, pelo qual Janie está
apaixonada, está se aproximando da sua mesa. Ela terá poucos segundo para
decidir o que fazer!
A graça
do curta está nesses pequenos detalhes, como o do homem do elevador coberto com
post–its, todo enrolado com fita adesiva e com luvas de boxes para dificultar o
trabalho de se libertar. O homem parece ser mais uma vítimas dos “jogos
mortais” de escritório do Jigsaw.
A chefia
está preocupada: toda vez que Jigsaw propõe os seus jogos sádicos, a
produtividade e a sinergia do escritório caem. Chamam Jogsaw para uma conversa a
portas fechadas, mas... ele vai propor mais um jogo. Dessa vez cínico e
irônico.
Jogos mortais e jogos corporativos
Working With Jigsaw propõe
um interessante paralelo: os jogos mortais da franquia de terror com os jogos
corporativos, que muitos vezes são tão sádicos e arbitrários quanto os da série
do cinema.
Muitos
pesquisadores como Richard Sennet (O
Declínio do Homem Público) e Christopher Lasch (Cultura do Narcisismo e O
Mínimo Eu) já dissecaram as mudanças das estruturas do mundo do trabalho
sob o Capitalismo. Cada vez menos o sucesso do indivíduo nas estruturas
corporativas depende do “saber fazer” (a capacitação profissional, a
proficiência, o currículo, a titulação acadêmica etc.) e muito mais de um
eufemismo chamado “inteligência emocional” – conjunto de características
emocionais, psíquicas ou de personalidade que favorecem a capacidade de
adaptação às condições cada vez mais flexíveis e mutantes do trabalho.
O resultado
é um ambiente de “regras invisíveis” que nada têm a ver com capacitação
profissional dos funcionários (ou eufemisticamente chamado de “colaboradores”):
sem relação com a práxis os sistemas tornam-se fechados em si mesmos,
autopoiéticos - tipos de sistemas que são cegos em relação ao que lhe é
exterior, ou seja, o mundo exterior não seria nada mais do que um produto
secundário da auto-referência produzida. Em outras palavras, o mundo externo
somente é representado a partir de uma descrição que o sistema faz de si mesmo
(veja LUHMANN, Niklas. A Realidade dos Meios de Comunicação, São
Paulo: Paulus, 2005).
Da práxis
passamos para o jogo, tomado não no sentido lúdico, mas perverso: regras que
existem não para tornar mais eficiente a realização de uma finalidade original
(satisfação de clientes ou produção de bens e serviços), mas para
auto-reprodução do sistema como fim em si mesmo.
Jogos muitas
vezes tão perversos como os de Jigsaw. Não mais mortais no sentido físico, mas
psíquico através da introjeção da culpa pela derrota: a culpa será sempre a
suposta falta de determinação e foco do indívíduo, e jamais a arbitrariedade
das situações criadas pelos jogos de RH para aferir a “inteligência emocional”
dos “jogadores”.
O fenômeno
da “gameficação” da realidade parece ser um sintoma dessa tendência das
organizações: programas de simulações de negócios para treinamento ou
recrutamento significariam que a própria organização já se tornou um “game” tal
qual um reality show monitorado por psicólogos de Recursos
Humanos que avaliam não a qualidade na produção de bens ou serviços reais, mas
a performance individual em função de regras invisíveis de um jogo cada vez
mais abstrato ou “autopoiético”.
Mas Jigsaw
vinga-se ao final do curta: seus chefes reclamam que seus jogos não colaboram
com a “sinergia” (seja lá o quê isso significa). Então, o fantoche propõe mais
um “jogo mortal” para prendê-los na empresa. Sem conseguirem voltar para casa,
serão obrigados a aumentar a produtividade corporativa...
Legendas disponíveis em português: "CC" - "settings" - "subtitltes" e "portuguese (Brazil)".
Ficha Técnica
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Título: Working
With Jigsaw
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Diretor: Chris Capel
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Roteiro: Chris Capel, Richard Price
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Elenco: Hannah Barefoot, Scoot Beehner, Chris Capel
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Produção: Handle Bar Mustache Land
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Distribuição: Handle Bar Mustache Land
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Ano: 2016
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País: EUA
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