Uma jornada antropológica, científica,
histórica, mística e espiritual. E conduzida pelo animal de poder da serpente,
simbolismo central na cosmologia xamânica. Ela desceu da Via Láctea, criou o
mundo e está presente em cada um de nós, adormecida, à espera de algo que a
desperte e nos faça deixar de ser instrumentos de morte. Esse é o tema central
do filme “O Abraço da Serpente” (2015) que teve por base os diários de dois
cientistas cujas expedições na região amazônica contribuíram para a compreensão
dos povos indígenas. O diretor colombiano Ciro Guerra consegue tratar o tema do
misticismo xamânico de forma a direta e crua numa selva onde o homem branco em
busca da borracha extermina povos indígenas, seja pela arma ou pela catequese
religiosa. E a última esperança para Karamateke, o último sobrevivente do seu
povo, é fazer aqueles cientistas conhecerem um flor sagrada que os faça
“abraçar a serpente” (a gnose através da destruição do Ego) e levem essa sabedoria cósmica para a civilização.
Na lista do Cinegnose
dos 13 filmes mais aguardados para 2016 (clique aqui para ver a lista), O Abraço da Serpente aborda o tema do xamanismo, tema cada vez mais recorrente no cinema atual – Dead Man (1995), The Shaman (2015), Blueberry:
Desejo de Vingança (2004), Apocalypto
(2007), The Awakening Land (2010)
entre outros. Sem falar nos filmes que abordam temas xamânicos de iluminação
espiritual como argumento implícito em narrativas ambientadas em mundos
modernos e urbanos.
Mas o diretor colombiano Ciro Guerra não pretendeu
fazer uma narrativa apenas mística repleta de simbolismos e linhas de diálogos
cheios de enigmas existenciais como costumam fazer as produções que se
aventuram nessa área.
O misticismo xamânico funciona como uma moldura para
os conflitos. Seus temas aparecem aqui e ali nos diálogos, está presente no
título do filme e na simbólica cena dos créditos iniciais – “abraço da
serpente” é uma expressão com forte simbolismo xamânico, assim como a serpente
da abertura que vê seus ovos sendo rompidos por dezenas de serpentes filhotes
numa suposta alusão à destruição do paraíso indígena pela chegada dos homens
brancos.
Ciro Guerra coloca os conhecimentos xamânicos dos
povos da selva amazônica no contexto histórico do seu extermínio pelos barões
da borracha e pelos jesuítas (sob o pretexto civilizatório de acabar com o
“canibalismo” e “selvageria”) no início do século XX nas fronteiras entre
Brasil e Colômbia.
Os diálogos entre brancos e indígenas são sempre
ríspidos, diretos, com poucas cenas de alívio cômico para o espectador. O
protagonista Karamatake (o xamã e último sobrevivente do seu povo) sabe que
tudo está perdido: as “cobras” tomaram conta do mundo trazendo doenças e
mortes. Mas ele vê em dois homens brancos, dois cientistas (um etnógrafo e um
botânico) separados 40 anos no tempo, a última esperança para que os brancos
“abracem a serpente”: alcançem a iluminação espiritual por meio de uma rara
flor sagrada perdida no meio da Amazônia (chamada de Yakruna) e deixar de
transformar todo o conhecimento em morte.
O filme é pretensioso, mas Ciro Guerra conseguiu
abordar o tema com um raro didatismo: decompôs o misticismo xamânico em
uma série de subtemas que vão se sobrepondo até o desfecho final: a construção
do contexto histórico; o tema da memória e da fotografia; o simbolismo da
serpente no xamanismo; hermetismo gnóstico e, finalmente, a gnose.
O Filme
O Abraço da Serpente acompanha a trajetória do índio chamado
Karamatake, único sobrevivente da sua tribo e de seu envolvimento, num intervalo
de quarenta anos, com um etnólogo e um etnobotânico que buscam uma planta
medicinal muito rara. Para os brancos, capaz de curar muitas doenças; para
Karamatake um planta sagrada cuja flor produziria um chá capaz de induzir à
iluminação espiritual por meio de uma viagem da alma ao início da criação do
mundo.
O roteiro ficcional foi baseado nos diários dos
cientista alemão Theodor Koch-Grungberg (1872-1924, falecido por febre amarela
na Amazônia) e do norte-americano Richard Evans Schultes (1915-2001).
Theo (Jan Bijvoet do filme Borgman) faz o cientista alemão já doente que recorre ao jovem
Karamatake (Nilbio Torres) em busca de cura. Evan
(Brionne Davis) é o botânico americano que, 40 anos depois, conhece o velho
Karamatake (Antonio Bolivar) para refazer o caminho percorrido pelo seu
antecessor e encontrar a planta lendária.
Os conhecimentos xamânicos do protagonista farão
sempre a mediação entre a guerra provocada pelos brancos (a indústria da
borracha, fundamental para as guerras mundiais que se desenrolavam naquele
momento) e a paz dos povos da floresta; entre a comunicação entre homens da
natureza e da ciência, entre a religião dos brancos e o misticismo dos
indígenas.
Memória e Fotografia
Memória (ou a sua perda) é um tema recorrente em
filmes que se enveredam por temas gnósticos ou místicos.
O assassinato do seu povo e a necessidade de manter
a memória é a preocupação central de Karamatake: continuar ouvindo a “música da
selva” e as respostas que as pedras dão às suas perguntas. Por isso, ao ver uma
fotografia sua tirada por Theo, ele acredita que a foto não é dele, mas de um
“chullachaqui” - um ser vazio e oco que se parece conosco, sem memória e
vagando pelo “tempo sem tempo”. Todos nós teríamos um, e é isso que a
fotografia apenas conseguiria capturar.
É o que ele mais teme: terminar a vida como um
“chullachaqui”. Para Karamatake aquele artifício tecnológico dos brancos nada
mais vê do que “chullachaquis” de cada um de nós. Nossas memórias se reduziriam
a essas entidades fantasmagóricas.
Essa visão esotérica da fotografia é abordada em
filmes como Skew (2011 – analisado
pelo Cinegnose, clique aqui) ou mesmo no clássico Blade Runner (1982) onde as memórias
falsas dos replicantes são criadas a partir de fotos de uma infância que nunca
tiveram.
Se a cultura fotográfica ocidental é cada vez menos
espontânea e mais posada e artificial, qual será o destino das nossas memórias?
Dependentes de que nos tornamos dessas memórias
visuais, estaríamos condenados a lembrar apenas de “chullachaquis”: memórias
ocas e fantasmagóricas. Esse é o início da desconstrução que Karamatake fará
nas convicções dos cientistas.
O simbolismo da serpente
Fica evidente no filme o papel central da serpente
na cosmologia xamânica de Karamatake. Ela desceu da Via Láctea e criou o mundo,
e os rios amazônicos são a própria reminiscência da criação. O etnobotânico
Evan só consegue apenas ver duas margens no rio, enquanto Karamatake assegura
haver milhares – um simbolismo da pluralidade de mundos, presentes tanto nas
visões crísticas como nas gósticas.
Para o xamanismo, a serpente é um animal de poder
relacionado à regeneração, sabedoria, sensualidade, cura e psiquismo. Ela
fertilizou esse mundo e estaria presente em todos nós como a “serpente ígnea”
(a “serpente kundalini”) na base da nossa espinha, no chacra básico que deve
ser despertada por meio da sexualidade sagrada, percorrer a medula até chegar à
cabeça. Se houver pureza o indivíduo sentirá a samadhi (consciência cósmica).
A flor da Yakruna é a última esperança de
Karamatake para que um homem branco a experimente e cure-se espiritualmente,
levando essa sabedoria para sua civilização.
Mas não há pureza em tudo o que o homem toca. A
certa altura do filme, Karamatake chega com Theo a uma aldeia de catequese
jesuíta onde crianças indígenas são castigadas com açoites para manter a
retidão cristã. Karamatake mostra para algumas daquelas crianças como a visão xamânica
supera uma religião onde “temos que comer o corpo de Deus”.
Mas tudo dá errado. Quarenta anos depois, de volta
com Evans, Karamatake vê a aldeia jesuíta transformada em uma seita de
fanáticos comandada por uma réplica enlouquecida de Jesus, ainda mais cruel do
que os antigos jesuítas. Todos enlouquecidos em orgias e rituais sem sentido.
Mais tarde Karamatake descobre horrorizado que a Yakruna está sendo cultivada
por colombianos como fosse mais uma droga de prazer hedonista.
Gnose e a morte do Ego
No filme os dois cientistas enfrentam um mesmo
problema: a sua bagagem composta de caixas e malas repletas de memórias da sua
civilização (o toca-discos de Evan para ouvir a música que lembra sua infância
em Boston, por exemplo) ou objetos recolhidos pela expedição. Um excesso de
bagagem que constantemente ameaça afundar as suas canoas.
Esse é um simbolismo que aparece constantemente na
narrativa: é como se arrastassem na selva seus próprios egos – o peso da sua
cultura, compromissos, responsabilidades. Karamatake sempre adverte que para
ouvir “a música da selva” e seguir o curso do rio é necessário jogar tudo fora.
Em outras palavras, para “abraçar a serpente” é
necessário se desfazer do ego, uma ilusão criada pelo homem branco. Para o
Gnosticismo o ego nada mais é do que uma ilusão – um conjunto de agregados
psíquicos. O Eu não possui individualidade alguma; é uma soma de diversos
defeitos psicológicos como paixões, ódios, orgulho, vaidade, ressentimentos,
apegos, cobiça etc. Na verdade, um conjunto de eus que aprisionam a alma e nos
afundam no rio da existência, impedindo a jornada espiritual, como propõe o filme.
O leitor perceberá como aos poucos ambos os
cientistas vão
aos poucos perdendo todos os seus objetos durante o percurso na se selva amazônica: óculos, malas, caixas, bússola,
etc., até chegar ao desfecho final na montanha sagrada conhecida como “oficina
dos deuses”. Todos completamente despidos do apego aos seus objetos e prontos
para, finalmente, “abraçar a serpente”.
Tanto Theo como Evan querem levar a flor Yakruna
para sua civilização como mais uma conquista da Razão que apenas coleta e
organiza exemplares ocos e mortos (“chullachaquis”) em museus e livros. Mas o
propósito de Karamatake e fazê-los compreender que a flor sagrada é um presente
para eles (abrir suas consciências) para deixarem de ser instrumentos da morte.
Karamatake é sábio em atirar as malas dos
cientistas no rio para evitar que a canoa afunde: quando perdemos tudo é quando
nos sentimos mais livres.
Ficha Técnica |
Título: O
Abraço da Serpente
|
Diretor: Ciro Guerra
|
Roteiro: Ciro Guerra
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Elenco: Nilbio Torres, Jan Bijvoet,
Antonio Bolivar, Brionne Davis
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Produção: Buffalo Films, Caracil Televisión, MC Producciones, Nortesur
Producciones
|
Distribuição:
Pecadillo Pictures
|
Ano: 2015
|
País: Colômbia, Argentina, Venezuela
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