terça-feira, novembro 14, 2023

Repatriados brasileiros: a luta no contínuo midiático atmosférico; Ana Hickmann arrasta esquerda ao pântano da extrema direita


Enquanto a Faixa de Gaza está sendo arrasada por tratores e bombas israelenses, aqui o contínuo midiático atmosférico virou a Gaza das bombas semióticas: da inacreditável história da pejotização da “célula brasileira” do Hezbollah à agrojornalística notícia do Comando Vermelho recebido no Ministério da Justiça. Vamos entender isso na Live Extra Cinegnose 360 #27, nessa quarta-feira (15/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de um trepidante e holístico Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: em 72 horas, a guerra semiótica pela conquista do contínuo midiático atmosférico – ataques, contra-ataques e munição de dossiês; Caso Ana Hickmann: como mídia progressista cai no pântano da extrema direita; brasileiros repatriados: como grande mídia transforma fato geopolítico em novela das oito; retórica da urgência climática esconde o “Sr. Crise” do setor elétrico privatizado... mas pode voltar-se contra si mesma; mais detalhes do “inside job” Israel/Hamas.

sábado, novembro 11, 2023

Cinegnose entrevista Edinho Silva; triangulação para um novo golpe; mais uma vez mídia aquece a retórica das mudanças climáticas


Enquanto o Hesbollah coloca anúncios para recrutar terroristas brasileiros, e a grande mídia acredita em qualquer coisa que mantenha o show da guerra no ar, acontece a Live Cinegnose 360 #133, nesse domingo (12/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Com entrevista imperdível com Edinho Silva, prefeito de Araraquara e chefe de comunicação da campanha vitoriosa de Lula. Vamos conversar sobre o livro que Edinho está lançando (“Uma Cidade na Luta pela Vida: da pandemia ao 8 de janeiro”) e questões que envolvem a comunicação institucional do governo. Na sessão dos vinis, o rock prog alemão de “Eloy”: o sci-fi no rock e a Guerra Fria. Depois, vamos discutir os filmes “Asteroid City” e os 50 anos de “O Exorcista”, a Crítica Midiática da Semana: Folha mira contaminações semióticas em Lula; Mossad, Bolsonaro e embaixada de Israel no Brasil: a triangulação para um golpe; como proteger uma privatização: a não-notícia do enterramento dos fios; mais uma vez se aquece a retórica das mudanças climáticas;Israel mata mais civis em um mês do que morreu em um ano e meio de conflito na Ucrânia... e muito mais que não cabe aqui na Descrição... venha conspirar também nesse domingo!

sexta-feira, novembro 10, 2023

'O Exorcista' faz 50 anos: CIA, desconfiança gnóstica e possessão midiática


Considerado o filme mais assustador já feito, “O Exorcista” (1973) completou 50 anos. E está envelhecendo muito bem, principalmente pela sua atemporalidade. Embora baseado em um caso real estudado pelo laboratório de parapsicologia da Universidade Duke financiado pela CIA e Fundação Rockefeller (o oculto e a parapsicologia como ferramentas de espionagem na Guerra Fria), sua atemporalidade vem do horror metafísico que ele desperta: como Deus pode permitir uma legião de demônios soltos entre os homens e possuir o corpo de uma jovem inocente? Apesar de ter inspirado todos os clichês dos filmes de terror repetidos ad nauseam ao longo das décadas, suas cenas são assustadoras porque inspiram uma desconfiança gnóstica: será que Deus não nos ama? Além do filme ter um subtexto secreto: será que a mídia estaria criando a forma contemporânea de possessão demoníaca?

quinta-feira, novembro 09, 2023

'Asteroid City': a mitologia americana é artifício e simulação


Wes Anderson sempre foi um admirador do fascínio do diretor alemão Win Wenders pelo imaginário norte-americano dos desertos do oeste americano, freeways, lanchonetes e motéis de beira de estradas perdidos em paisagens áridas e selvagens. Mas, diferente do olhar europeu de Wenders em busca de uma ontologia ou essência por trás desse imaginário, Wes Anderson quer encontrar apenas a superfície, o artifício, a simulação e a hiper-realidade. “Asteroid City” (2023) é um vertiginoso desfile de uma constelação de personagens da mitologia americana em torno de três eventos fundadores no deserto de Nevada: a bomba atômica, o Caso Roswell e Las Vegas. Uma narrativa em abismo metalinguístico sobre o “Dia do Asteroide”, evento comemorativo de um evento astronômico em um vilarejo em 1955 (ano da morte de James Dean) num deserto em cores hiper-reais de um estúdio de TV.

terça-feira, novembro 07, 2023

O apagão midiático da não-notícia na privatização em SP; povo na rua protestando contra apagão: cadê a esquerda? GLO de Lula: tiro no pé


No meio do Apagão da Enel, sob a luz de românticas velas e fingindo acreditar na não-notícia do enterramento da fiação dos postes, acontece a Live Extra Cinegnose 360 #26, nessa quarta-feira (08/11), às 18h no YouTube e Facebook. Começamos com as discussões em 360o dos Comentários Aleatórios. E depois a Crítica Midiática do meio da semana: para evitar a notícia da falência da privatização em SP, grande mídia cria a não-notícia do enterramento da fiação; outra não-notícia: a operação da PF para apurar o rastreamento ilegal de celulares de Bolsonaro; a polêmica das questões do Enem: é a Educação, estúpido! Por que o bolsonarismo cresceu? Olha para as manifestações pró-Palestina na Av. Paulista; Mídia vibra com a meganhagem da GLO de Lula; jornalista britânico mostra evidências de inside job na guerra Israel/Hamas; o storytelling parapolítico de Javier Milei. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, novembro 04, 2023

'Men at Work'; fura tetos e as pragas do Egito; retórica das mudanças climáticas e biopolítica; Globo tira coleira dos cães sabujos


Fujam! O Lula Fura Teto ataca outra vez, ameaçando o Brasil sofrer as pragas bíblicas do Egito se não cumprir o mandamento do “Déficit Zero”. Enquanto isso, a Globo mantém seus cães sabujos veteranos, agora justificando bombas atiradas em cima de ambulâncias em Gaza. Estes são alguns temas da Live Cinegnose 360 #132, desse domingo (05/11), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos começar com a banda Men at Work: o início do “One-Way World” da “World Music”. Depois vamos discutir dois filmes: “Tetris” (será que o vídeo game destruiu a União Soviética?) e vamos revisitar “Beleza Americana” (os paradoxos de um filme gnóstico alquímico). Na sessão dos Livros do Humilde Blogueiro, reflexões em torno da infância e tecnologia. E na Crítica Midiática da Semana: Déficit Zero: Mídia e Faria Lima impõem ciclo vicioso na economia; as mil e uma utilidades da retórica das mudanças climáticas: sabotar Sul Global; normalizar capitalismo cassino e criar Nova Ordem Biopolítica Mundial; como Globo premia seus cães sabujos pelos seus serviços prestados; Tarcisão gostou a GLO de Lula: porque devemos nos preocupar; os vídeos do Hamas e os oportunistas do Oriente Médio; Game Over: EUA e EU querem que Zelensky negocie com Putin. 

sexta-feira, novembro 03, 2023

'Tetris': o vídeo game destruiu a União Soviética


Será que o vídeo game destruiu a União Soviética? Enquanto o Capitalismo estava dando um novo salto mortal para se reinventar, a URSS era o último subproduto vintage do racionalismo cartesiano: a economia planificada socialista. Se a URSS via a cibernética como a ferramenta decisiva para a planificação, o Ocidente estava iniciando a sensibilidade neobarroca dos vídeos games: o declínio da racionalidade pela celebração do fragmentário, da instabilidade, do lúdico e do jogo – o que seria o futuro capitalismo cassino da globalização. O paradoxo é que o game mais viciante do mercado surgiu no Centro de Computação da URSS. Esse é o debate que suscita o filme “Tetris” (2023) no qual acompanhamos a história daquele joguinho dos game boys. Mas, principalmente, a guerra política pelos direitos de comercialização do jogo em plena Guerra Fria. “Tetris” também é uma peça de propaganda: como os malvados comunistas vilões russos tentaram impedir a liberdade de iniciativa e diversão no Ocidente.

quarta-feira, novembro 01, 2023

Israel de Netanyahu é o sonho erótico totalitário da extrema direita brasileira


Orgulhosamente policiais de SP “escoltam” reservistas israelense no embarque para a guerra Israel/Hamas; numa ação conjunta entre Polícia e Exército, 45 militares invadem uma comunidade em Guarulhos/SP atrás de armas furtadas do Exército; na primeira leva de brasileiros repatriados, uma excursão religiosa ostenta orgulhosamente a bandeira de Israel enquanto canta o hino nacional; após Rio arder em chamas, grande mídia ansiosamente aguarda que Governo parta para o enfrentamento com tropas da Força Nacional; no dia seguinte à morte de aluna em atentado numa escola estadual, o governador de SP anuncia seguranças privados em escolas. Se preferir, podemos tomar esses eventos como acontecimentos isolados. É mais tranquilizador. Porém, há um projeto subterrâneo que envolve a conquista do imaginário coletivo através do fetichismo das armas, guerra e meganhagem: o sonho erótico totalitário de um Estado análogo ao Estado militarizado de Israel de Netanyahu.  

terça-feira, outubro 31, 2023

Guerra Israel/Hamas: gás natural e meta-terrorismo; mídia perdendo paciência com Haddad; SP quer ser Israel de Netanyahu


Israel é o sonho erótico da extrema direita brasileira. E esse sonho começa em São Paulo: Polícia e Exército juntos, cumprindo mandatos de busca e apreensão nas ruas... com imagens espetaculares dos helicópteros das TVs. Esse e outros temas vamos discutir na trepidante Live Extra Cinegnose 360 #25, nessa quarta-feira (01/11), às 18h no YouTube e Facebook. Depois de mais controversos Comentários Aleatórios, vem a Crítica Midiática do meio da semana: Follow the Money: Israel está é mesmo atrás do gás natural da Faixa de Gaza; Porque Israel cortou as comunicações de Gaza: a hipótese do “meta-terrorismo”; a fraude da taxação dos super-ricos: grande mídia ameaça acabar com o jogo “bad cop/good cop”; o bandeirante-frankeinstein tem um sonho: que São Paulo vire Israel de Netanyahu; Por que não houve indignação midiática identitária com a retirada de Rita Serrano da presidência da Caixa? Storytelling sincromística e marketing eleitoral: o possível caso Javier Milei. 


sábado, outubro 28, 2023

'Rage Against The Machine'; farsa midiática da taxação dos super-ricos; ar e privatização da Sabesp; OMS e Nova Ordem Mundial Biopolítica


Grande mídia diz que o governo venceu e super-ricos serão taxados? Por que a grande mídia está tão feliz com a “vitória do governo”? Se você não acredita em contos de fadas, então é hora de participar da Live Cinegnose 360 #131, nesse domingo (29/10), às 18h, no YouTube e Facebook. E entender a lógica dessa farsa! Mas antes, vamos começar com os Vinis e Cds do Humilde Blogueiro, com “Rage Against The Machine”: como uma banda rap metal punk rock multirracial neomarxista, e sem perspectiva, foi absorvida pela “Máquina”? E depois dos trepidantes Comentários Aleatórios, dois filmes: “Apocalypse Clown” (palhaços, jornalistas e niilismo gnóstico) e “Crypto Boy” (criptomoedas e a seita do dinheiro fácil no capitalismo cassino). Na sessão dos livros do Humilde blogueiro: China e os Últimos Combates. E na Crítica Midiática: a farsa da vitória do governo e a taxação dos super-ricos: é o arcabouço fiscal, estúpido! Consumidores pagam ar ao invés de água: a fabricação de uma crise para privatizar Sabesp; o ardil da notícia do “carro da embaixada brasileira com cocaína”; OMS e Crise Climática: Nova Ordem Mundial Biopolítica?

sexta-feira, outubro 27, 2023

'Crypto Boy': criptomoedas e a seita do dinheiro fácil no capitalismo cassino


O mundo das criptomoedas é, ao mesmo tempo, sedutor e misterioso: promete que “o dinheiro trabalhará por você” e lhe dará ganhos rápidos através de ferramentas esotéricas como “blockchain”, “criptografia”, “faucets”, “tokens” etc. Ao lado de aplicativos e plataformas, tudo exala positividade, appeal jovem e progressista. Emulando seitas e religiões. E ocultando o clássico esquema ponzi das pirâmides financeiras. Além de destruir da noite para o dia relações familiares e de amizade que levaram anos para se consolidarem. Esse é o tema da produção Netflix “Crypto Boy” (2023) do premiado cineasta holandês-egípcio Shady El-Hamus: um jovem entregador de burritos de um velho restaurante mexicano do seu pai sonha com um futuro melhor. Até que acaba seduzido pelos sonhos ambiciosos de uma startup de criptomoedas que está em rápida ascensão no capitalismo cassino. 

quinta-feira, outubro 26, 2023

Palhaços, jornalistas e niilismo gnóstico em 'Apocalypse Clown'


Uma explosão solar desencadeia um apocalipse geomagnético na Terra, inutilizando dispositivos móveis e a Internet. Quem se beneficiaria com o caos? Palhaços e jornalistas: sem a concorrência do Tik Tok, a “comedia dell’arte” voltaria à ribalta e num mundo analógico os jornalistas retomariam o faro investigativo perdido. Esse é a comédia irlandesa “Apocalypse Clown” (2023) que traz mais uma vez o niilismo gnóstico ao estilo Terry Gilliam da trupe de humor Monty Python: o riso é a única resposta sensata a uma existência sem sentido. Lembrando a célebre “punch line” do Coringa de Heath Ledger: “Porque está tão sério?”. Um trio de palhaços fracassados se torna anti-heróis em um mundo desconcertante onde nada é o que parece.

terça-feira, outubro 24, 2023

Rio arde...Gaza é aqui; mídia "surpresa" com derrota de Milei: qual o ardil? Mais tiros em SP: o projeto para "meganhar" escolas


Rio de Janeiro arde... Gaza é aqui! Por que queimar ônibus? Por que mídia e governador ansiosamente querem federalizar os ataques? Será outro não-acontecimento? Venha discutir essas e outras questões na Live Extra Cinegnose #24, nessa quarta-feira (25/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Abrindo o programa, mais Comentários Aleatórios. E depois, a Crítica Midiática do meio da semana: jornalismo corporativo se diz “surpreso” com derrota de Javier Milei no primeiro turno argentino: qual é o ardil? Das armas roubadas do Exército aos ônibus queimados no Rio: PMiG (Partido Militar Golpista) prepara-se para uma guerra santa; Por que Lula NÃO deve intervir no Rio; mais flagrantes da propaganda das sirenes em Israel; mais tiros em escola de SP: a ambígua declaração do governador Tarcísio; Fato ou Fake: Globo cria a “meta fake news”... e outras bombinhas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, outubro 21, 2023

Entrevista com Nelson Job: controle do imaginário e Guerra Híbrida; Guns N' Roses e pastiche na Era Reagan; ardil midiático do terrorismo


As conexões perigosas entre imaginário e terrorismo, no Brasil e no mundo, será o tema da Live Cinegnose 360 #130, nesse domingo (22/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com o “Guns N’ Roses”: paródia e pastiche do rock na Era Reagan. Depois teremos a alegria de receber o criador do campo conceitual e experimental Transaberes, psicólogo e doutor em História das Ciências na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nelson Job: vamos conversar sobre Controle do Imaginário e Guerra Híbrida e Cognitiva. Depois, vamos discutir o filme brasileiro “Cronos: A Relíquia do Tempo” (a mitologia do Tempo: Cronos vs. Kairós) e A.I. – Inteligência Artificial (Teste de Turing e o fim da IA antropocêntrica). E na Crítica Midiática: Israel X Hamas - o ardil midiático do terrorismo; um flagrante de PsyOp das sirenes em Israel; “Fato ou Fake”: quadro da Globo cria uma meta-fake news; Números X indivíduos: manipulações midiáticas nas estatísticas de guerra; como Brasil e EUA; as armas roubadas do arsenal do Exército em SP: como grande mídia cria um final feliz. E outras bombas semióticas que explodam até as 18h.

sexta-feira, outubro 20, 2023

Os cadáveres do hospital em Gaza: terrorismo, 'Napalm Girl' e contínuo midiático atmosférico



Para além do horror do vídeo da coletiva de imprensa sob os escombros de um hospital da Faixa de Gaza, em torno de cadáveres ensanguentados cobertos por lençóis, as imagens revelam a radical transformação da natureza das guerras no século XXI: da guerra clássica que visava a ocupação de território e a destruição do Estado inimigo, agora temos o terrorismo – provocações que visam unicamente impactar o “contínuo midiático atmosférico” que substituiu a velha esfera pública de opiniões. Assistimos na guerra Israel/Hamas, ataques, réplicas e tréplicas dentro dos próprios termos da transpolítica do terrorismo: a escalada de ações que disputam as atenções desse contínuo midiático. Se no passado as fotos-choque de guerras (como a “Napalm Girl” de 1972) eram descobertas pelos fotojornalistas, hoje são as fotos-choque que procuram atrair as lentes e microfones.  Com ações que muitas vezes replicam o repertório imagético desse contínuo, o novo inconsciente coletivo junguiano.

quinta-feira, outubro 19, 2023

'Cronos - A Relíquia do Tempo': escravos de Cronos, não percebemos o tempo oportuno



O mito da segunda chance domina o tema da viagem do tempo no cinema. Principalmente por ser um sintoma daquilo que o filósofo Giacomo Marramao chama de “hipertrofia de expectativas”: vivemos angustiados pelas chances perdidas no passado e pela aparente falta de tempo para chegar no futuro. Para os estoicos da Grécia antiga, nos tornamos escravos de Cronos e incapazes de perceber o “tempo oportuno” (kairós), aquilo que no presente nos conecta com o eterno. “Cronos – A Relíquia do Tempo” (2020) é um filme brasileiro que foge do clichê da “segunda chance”. Sobre um protagonista que, da pior maneira, descobre a ilusão de Cronos para encontrar Kairós: um cuidador de idosos recebe um relógio capaz de retroceder o tempo em até 24 horas, mas essa dádiva logo se torna uma maldição quando ele é obrigado a enfrentar as consequências pelo mau uso do dispositivo.

terça-feira, outubro 17, 2023

Ligações perigosas: Israel bombardeia hospitais e Rota atropela civis; e no Brasil, passa a boiada neoliberal; Zelensky: 'esqueceram de mim!'


Se, na Faixa de Gaza, Israel joga bombas em hospitais, aqui viaturas da ROTA saindo do quartel em celebração atropelam civis. Quais as ligações perigosas entre esses dois eventos? Venha ajudar a puxar o fio de Ariadne que une esses eventos na Live Extra Cinegnose 360 #23, nessa quarta-feira (18/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de mais uma polêmica sessão dos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: depois das crítica aos jornais do dia, repercussões da entrevista de Luis Nassif à Live Cinegnose do último domingo; puxando o fio de Ariadne: ligações perigosas entre a guerra de Israel e a preparação da guerra santa no Brasil; jornalismo corporativo blinda o caso do roubo no arsenal do Exército em SP; Jihad Islâmica + Hamas = Israel/EUA; grande mídia torce contra negociações da diplomacia brasileira; Guerra no Oriente Médio e a boiada passa no Brasil: Haddad quer reduzir piso da Saúde, Educação na esteira neoliberal do novo ensino médio; Esqueceram de Mim: cadê o Zelensky? E outras bombinhas semióticas!

sábado, outubro 14, 2023

Entrevista com Luis Nassif: mídia, guerra e economia; a invenção do terrorismo islâmico; os apitos de cachorro da FAB


Enquanto a grande mídia fica em discussões semânticas sobre o conceito de terrorismo, alimentando a polarização política brasileira, ela continua alheia a um maremoto econômico global que está por vir. Principalmente no Ocidente, onde ocorrem duas guerras simultâneas: Ucrânia e Israel. Esse é o tema da entrevista que a Live Cinegnose 360 #129 fará com o jornalista Luis Nassif, nesse domingo (15/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com a sessão dos vinis do humilde blogueiro: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens e o álbum “Seu Espião” – Woody Allen e o comparativo entre o Top10 das músicas em 1983 e 2023. Em seguida, vamos entrevistar o jornalista Luis Nassif sobre mídia, economia e a guerra Israel/Hamas. Depois, vamos discutir dois filmes: “Clonaram Tyrone” (sexo, drogas, junk food e controle social); e a série “Morning Show” (a caixa preta da infotenimento). Em seguida, a Crítica Midiática da semana: Netflix, Hamas e a invenção do terrorismo islâmico; o modelo simbiótico do inimigo externo, no Brasil e Israel; os apitos de cachorro da FAB na repatriação dos brasileiros; Reino Unido cobra para repatriar britânicos: classe média e o patrimonialismo brasileiro; mídia brasileira e a agenda ocidental: guerra e polarização. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sexta-feira, outubro 13, 2023

Guerra Israel X Hamas: Netflix, guerra híbrida e a invenção do terrorismo islâmico



Como um típico evento terrorista do século XXI (cujo ato inaugural foi o 11 de setembro), os ataques do Hamas contra Israel mais uma vez suscitam as recorrentes questões: timming e “cui bono” (quem ganha?). Criando dúvidas justificadas: a construção do Hamas como o inimigo íntimo de Israel e a invenção do terrorismo religioso pelo atlanticismo e a doutrina dos falcões da guerra neocons dos EUA. False Flag? Inside job? Quando os acontecimentos perdem o fatalismo histórico para entrarem no campo das simulações (não-acontecimentos, pseudo-eventos etc.), precisam do efeito do real da ficção. E a Netflix torna-se a ferramenta híbrida para apagar os limites entre ficção e realidade. Tanto na guerra híbrida brasileira com as séries “House of Cards” e “O Mecanismo”; na Ucrânia, com a série “O Servo do Povo”; e agora com a série “Fauda”, o “Tropa de Elite” de Israel. 

quinta-feira, outubro 12, 2023

'Clonaram Tyrone!': sexo, drogas, junk food e controle social



O que estava apenas nas entrelinhas em “Corra”, de Jordan Peele, e “Sorry to Bother You, de Boots Riley, é  explícito e direto em “Clonaram Tyrone!” (They Cloned Tyrone, 2023), de Juel Taylor, . “Assimilação é melhor que aniquilação”, nos informa a certa altura uma linha de diálogo: como considerar os EUA um país “pós-racial”, como querem os novos democratas do governo Biden, se ainda o país é guiado por uma supremacia branca? Nessa comédia de ficção científica, três improváveis protagonistas negros (um cafetão, um traficante e uma prostituta) desconfiam de algum tipo de sombrio experimento de controle social em uma comunidade através das drogas, sexo e junk food. Se em “Corra” os vilões eram educados brancos liberais e democratas, em “Clonaram Tyrone!” estão novamente brancos. Mas, desta vez, os “falcões da guerra” neocons.

terça-feira, outubro 10, 2023

Sincronismos Netflix e Guerras na Ucrânia e Israel/Hamas; guerra, 'inside job", Korybko e Cinegnose; Modus operandi mídia e FAB


O que há em comum entre a guerra na Ucrânia e a guerra Israel e Hamas? A Netflix! Você sabia que duas séries da plataforma de streaming ironicamente viram a ficção se tornar realidade? Coincidências?... Ou sincronismos? Venha descobrir na Live Extra Cinegnose 360 #22, nessa quarta-feira, às 18h, no YouTube e Facebook. Depois de mais um trepidante Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: Modus Operandi 1: jornalismo corporativo tenta encontrar algum desgaste para Lula no conflito de Israel e Hamas; Modus Operandi 2: FAB resgata brasileiros de Israel – prejuízos sempre são socializados; Andrew Korybko está errado: ataque do Hamas foi, sim, um “inside job” – Cinegnose apresenta dúvidas justificadas; Guerra brasileira: operação especial da Maré comemora retomada da... piscina do tráfico; e outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

sábado, outubro 07, 2023

Mortos não falam... e isso é bom para a mídia; o Cavalo de Troia 'batcu'; Cybersyn: a Internet socialista que a CIA destruiu


Cada vez mais o país copia a trama de um policial noir clássico: prendam os suspeitos de sempre e arrume uns cadáveres... afinal, eles não falam! Além de contar com um jornalismo corporativo complacente. Quer acreditar em qualquer coisa. E contra tudo isso, nesse domingo (08/10) acontece a Live Cinegnose 360 #128, às 18h, no YouTube e Facebook. Mas antes, vamos começar com Deep Purple: da distopia Highway Star à banda mais sortuda do rock. Depois dos Comentários Aleatórios, vamos discutir a série “Na Mira do Júri” (a canastrice da percepção e o fim do reality show) e um dos mais obscuros filmes brasileiros: “O Efeito Ilha” (será que” Show de Truman” plagiou esse filme?). Nos livros do humilde blogueiro: marginalidade ontem e hoje; a fotografia nos engana. E na Crítica Midiática da Semana: o “batcu”: como o Cinegnose previu, o golpe virá de um Cavalo de Troia; Canastrice política: assassinato dos médicos imita trama dos filmes noir; como CIA destruiu o Projeto Cybersyn: a Internet socialista do Chile; Ataque terrorista do Hamas: a hipótese da False Flag – timing e quem ganha... venha conspirar nesse domingo!

'Na Mira do Júri': da canastrice da percepção ao fim do reality show



Reality shows e dramas sobre tribunais do júri são duas fixações da TV dos EUA. E elas se encontram na minissérie Prime Vídeo “Na Mira do Júri” (Jury Duty, 2023). Aqui acompanhamos um mix entre o mockumentary e o “media Prank” (“pegadinhas”): um voluntário se inscreve num suposto reality show sobre os bastidores de um tribunal do júri em um condado de Los Angeles. Mas o que ele não sabe é que ele é o alvo do experimento – todos ao redor, dos membros do júri ao juiz, réu e advogados, são atores profissionais. A minissérie lembra a condição de Jim Carey em “Show de Truman”. Porém, com duas diferenças fundamentais: aqui, o protagonista não nasceu no reality show. Por que então ele não percebeu a artificialidade do evento? A condição pós-moderna da “canastrice da percepção” está por trás. E se “Show de Truman” tinha muito a dizer sobre a ascensão do reality show, talvez “Na Mira do Júri” possa ser considerado o fim do próprio gênero reality show.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review