quarta-feira, novembro 01, 2023

Israel de Netanyahu é o sonho erótico totalitário da extrema direita brasileira


Orgulhosamente policiais de SP “escoltam” reservistas israelense no embarque para a guerra Israel/Hamas; numa ação conjunta entre Polícia e Exército, 45 militares invadem uma comunidade em Guarulhos/SP atrás de armas furtadas do Exército; na primeira leva de brasileiros repatriados, uma excursão religiosa ostenta orgulhosamente a bandeira de Israel enquanto canta o hino nacional; após Rio arder em chamas, grande mídia ansiosamente aguarda que Governo parta para o enfrentamento com tropas da Força Nacional; no dia seguinte à morte de aluna em atentado numa escola estadual, o governador de SP anuncia seguranças privados em escolas. Se preferir, podemos tomar esses eventos como acontecimentos isolados. É mais tranquilizador. Porém, há um projeto subterrâneo que envolve a conquista do imaginário coletivo através do fetichismo das armas, guerra e meganhagem: o sonho erótico totalitário de um Estado análogo ao Estado militarizado de Israel de Netanyahu.  

No dia 13 desse mês as polícias Civil e Militar de SP montaram uma operação espacial para “garantir” o embarque de 175 reservistas das Forças Armadas de Israel no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foram policiais do Grupo Especial de Reação (GER), pertencentes ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) que “escoltaram” os reservistas israelenses. Forte esquema policial no aeroporto, observados por civis curiosos com o espetáculo ostensivo de uniformes de camuflagem e metralhadoras – na verdade, uma grande tietagem de policiais “babando” enquanto acompanhavam os heróis armados embarcando para uma guerra de verdade. Posando para fotos com uma bandeira de Israel orgulhosamente estendida.

Esse parece ser o sonho erótico da extrema direita brasileira (principalmente nas hostes dos órgãos policiais e do PMiG (o Partido Militar Golpista): Israel de Netanyahu é a consumação de um sonho extremista – o Estado finalmente ocupado pela beligerância militar numa guerra santa legitimada por versículos bíblicos.

E o Estado governado pelo militar Tarcísio de Freitas parece estar decidido a transformar São Paulo no laboratório de um grande experimento de engenharia social que persegue esse sonho. Sabemos como tudo começa: controlando o imaginário. Para começar, na Educação – já podemos acompanhar os primeiros movimentos do secretário da Educação Renato Feder: apostilas com slides de PowerPoint impressos e meganhacização do universo escolar, por exemplo, através de seguranças privados fazendo as vezes de bedéis – voltaremos a esse ponto adiante.

E, depois da chacina da Operação Escudo no Guarujá, mais um degrau na escalada de beligerância: no dia 31, Exército e Polícia Militar fizeram uma operação conjunta em uma busca fracassada das últimas quatro das 21 metralhadoras furtadas em setembro do Arsenal de Guerra de Barueri – fracassada em seu objetivo de busca e apreensão. Mas um sucesso em termos de repercussão imaginária.



Com imagens aéreas ao vivo pela TV, Polícia do Exército (PE) e Comando de Operações Especiais (COE) invadiram de forma ostensiva (45 militares e oito viaturas) uma comunidade em Guarulhos. As armas não foram encontradas, nenhum suspeito preso... mas rendeu um show com meganhas armados até os dentes, invadindo casas, ruas e ruelas nas primeiras horas da manhã, pegando moradores de surpresa que se preparavam para sair ao trabalho.

 Aliás, o furto das 21 metralhadoras do Arsenal de Barueri levanta algumas dúvidas justificadas: timingperfeito porque entrou como mais uma peça na engrenagem nesse experimento social em pleno andamento no Estado de São Paulo.

A grande mídia se esforçou em qualificar o furto como uma exceção, um ponto fora da curva em uma instituição tão “legalista” – sobrando para os soldados rasos que acabaram aquartelados. Certamente, não para os comandantes descobrirem quem facilitou o furto, mas para encontrar quem VAZOU a informação para a imprensa.

Sabemos que é comum encontrar armas de uso exclusivo das Forças Armadas nas mãos dos narcotraficantes em qualquer parte do País. A promiscuidade entre militares e forças policiais com o crime organizado é notória e noticiada até mesmo pelo próprio jornalismo corporativo. Na verdade, o escândalo nesse caso foi: QUEM vazou para a imprensa o furto, ameaçando expor um modus operandi subterrâneo? 

Qual modus operandi? A estratégia do PMiG de militarizar a máquina do Estado para além da simples ocupação de militares em ministérios e autarquias, como nos anos do governo Bolsonaro:  criar uma Estado policial e militar orientado para uma guerra santa, com o apoio da opinião pública fascinada pelo imaginário da beligerância e letalidade. Um imaginário que pode ser descrito da seguinte maneira: a certeza de que a vida é dura, somente aliviada pelo espetáculo de sacrifício de bodes expiatórios.

Somado aos episódios dos 35 ônibus queimados pelas milícias no Rio de Janeiro, a pressão midiática para que o ministro da Justiça Flavio Dino repita uma intervenção no Estado nos moldes da intervenção militar de 2018 (Força Nacional em situações de enfrentamento nas comunidades – para poder colar em Lula também a pecha de “genocida”) e os tiros em uma Escola Estadual em São Paulo, fecha-se, até o momento, essa etapa de controle do imaginário.



Apito de cachorro

Se estamos falando em modus operandi, o ataque a tiros que matou uma aluna na Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, é mais um exemplo: repetindo a mesma característica, o atirador foi incentivado a cometer o atentado por integrantes de um grupo da plataforma de conversas em texto , voz e vídeo Discord, popular entre os jovens – horas antes do ataque, o jovem discutia preparos para a “missão” e perguntava qual a melhor maneira de posicionar o celular para transmitir o atentado ao vivo – clique aqui.

Em postagem anterior este Cinegnose discutia como jovens estão se transformando em um sinistro ativo (no caso de um ataque em São Paulo e uma creche em Blumenau/SC), uma espécie de Exército Psíquico de Reserva, sempre a postos para entrar em ação a cada “apito de cachorro” nas redes sociais – clique aqui.

Esse “apito de cachorro” que desencadeou o atentado na Escola Estadual Sapopemba teve um timingpreciso: no dia seguinte, o governador militar Tarcísio de Freitas, ombreado por carrancudos policiais militares com caras de buldogues, anunciava para a imprensa a contratação de mais de 700 seguranças privados – a meta é chegar a mil até o final do ano.

Dentro desse projeto da construção de um Estado policial-militar, “meganhar” a instituição escolar é um passo importante: tornar o fetiche de poder das armas, soldados e seguranças fascinante para corações e mentes. 



Mais do que isso: num nível mais abstrato, transformar esse fetiche numa constelação de categorias de pensamento, chaves de compreensão e aceitação da realidade ideal – o opoio a um próximo presidente de extrema direita. Quem sabe, a criatura bandeirante-frankenstein “Tarcisão”, recompensando Roberto Campos Neto como Ministro da Fazenda – depois dos ótimos serviço no BC em criar obstáculos ao revival das medidas desenvolvimentistas de Lula.

Nesse projeto, o controle do imaginário é de vital importância, porque cria o cimento social de apoio e ativismo. 

Mas para quê esse fetichismo em torno do poder das armas e shows de meganhagem? Ora, para justificar a guerra santa, a razão da existência de um Estado belicista e beligerante contra o inimigo externo (Israel) ou um inimigo interno (Brasil): combater o crime organizado em comunidades pobres em uma guerra tão ineficaz quanto enxugar gelo – mas o objetivo é esse mesmo: a guerra longa, tão longa como a prometida por Netanyahu.

Israel é o perfeito sonho erótico

Não é por menos esse fascínio da extrema direita brasileira por Israel: é o sonho erótico totalitário perfeito – através de citações de versículos bíblicos, transformar uma PsyOp em uma guerra santa conflagrada.

Também não é por menos que o primeiro grupo de brasileiros repatriados de Israel pertencia a um grupo de uma excursão evangélica: a “Caravana Poderoso Deus”, do pastor bolsonarista Antônio Cirilo. Desembarcaram no Brasil ostentando bandeiras de Israel ao lado de bandeiras brasileiras e vestindo camisetas com as bandeiras dos dois países estampadas. 



Orgulhosamente, o site da Aeronáutica publicou um vídeo com o alegre convescote misturando religião com elogios ao patriotismo da FAB...

Esse fascínio está presente em cada culto neopentecostal que parece preferir muito mais a Lei Mosaica do “olho por olho dente por dente” do que os evangelhos de Jesus que pregam a compaixão e o perdão.

Lei Mosaica que a Igreja Universal leva para doutrinar policiais militares no chamado “Programa UFP” (Universal nas Forças Policiais, presente em diversos estados como São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Goiás etc.): sob o pretexto de “levar a Bíblia” para criar “momentos de reflexão espiritual” para as forças policiais. Na verdade, doutriná-los para uma guerra santa – a guerra contra a “bandidagem” (show fetichista para render excelentes imagens aéreas pela TV) retroalimentada pela promiscuidade das forças militares e policiais com o narcocrime organizado e miliciano – clique aqui.

Essa é, até aqui, a grande vantagem que a extrema direita leva em relação aos governos do PT: orientados pelo economicismo, o PT tenta desesperadamente acelerar o crescimento com políticas anticíclicas – que, no final e ao cabo, “apenas” criam as condições ótimas para a reprodução do próprio capitalismo. E o pior é que nem os sabujos cegos do jornalismo corporativo reconhecem.

Enquanto a extrema direita, orientada pelo seu tino conspiratório e paranoico, ocupa de imediato os dois principais aparelhos ideológicos de Estados (Althusser): Igreja e Educação, dentro da sua visão de “guerra cultural”. 

A extrema direita sabe que, para além da ideologia, o imaginário é o principal cimento social. 

Além do mais, a imagem de Netanyahu, um senhor idoso imbuído pela inspiração messiânica de justificar a guerra citando versículos bíblicos é o viagra imaginário para uma extrema direita brasileira também idosa e bolsonarista.

Assim como nos filmes hollywoodianos, entregue armas para veteranos como Sylvester Stallone, Bruce Willis ou Arnold Schwarzenegger que eles se tornam potentes mais uma vez...


Postagens Relacionadas


 

Construção semiótica da meganhagem nacional prepara próximo golpe

 

 

Operação Escudo, PMs de Cristo e fim dos livros nas escolas: a conquista política do imaginário

 

 

Mídia não liga lé com cré no ataque de SC e protege seu ativo: o Exército Psíquico de Reserva

 

 

 

Niall Ferguson: baixa educação e ressentimento alimentam extremismo e guerra híbrida

 

 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review