“Jornalistas são perigosamente ingênuos... não se interessam pela verdade, mas apenas por uma boa história”, afirma Joey Skaggs no documentário “Art Of The Prank” (2015). Joey Skaggs é um artista plástico que iniciou nos movimentos contraculturais de protestos nos EUA. Quando percebeu que o maior inimigo não era o Governo, mas a grande mídia que o sustenta. A partir dos anos 1970 tornou-se o principal criador de “Media Prank” e “Culture Jamming” – estratégias de guerrilhas semióticas antimídia. Skaggs passou então a criar uma série de personagens e histórias fictícias (pegadinhas) para enganar os jornalistas, revelando como a opinião pública é formada sobre mentiras: o “Bordel para Cachorros”, o “Banco de Esperma de Celebridades”, a “Pílula que cura tudo” produzida a partir de enzimas das baratas etc. CNN, ABC, CBS, todos caíram nas pegadinhas de Skaggs. Até o jornalista Pedro Bial mostrando na Globo a “revolucionária Terapia do Leão” do “célebre” Baba Wa Simba... “Art Of The Prank” mostra didaticamente como se faz uma guerra semiótica: fazer a mídia sentir o gosto do próprio veneno da mentira que ela produz... mas não conte para a esquerda! Dificilmente entenderá...
Os EUA sempre tiveram um viés bem mais pragmático em relação à questão da comunicação do que os europeus.
Enquanto, sob o impacto do sucesso da propaganda nazi na Segunda Guerra e o efeito catastrófico imprevisível da transmissão radiofônica de “Guerra dos Mundos” em Nova York em 1938, os EUA viam a mídia como um instrumento imediato de contrapropaganda, os europeus tentavam entender o fenômeno nazifascista a partir da sua sólida herança cultural e filosófica de séculos: Psicanálise, Linguística, Semiologia, Sociologia etc.
E certamente a academia brasileira (principalmente no espectro progressista ou de esquerda), devido as influências intelectuais europeias (notadamente francesas e alemãs), privilegiou um viés dos estudos em/sobre a Comunicação também muito mais crítico do que pragmático. Privilegiando uma abordagem, digamos assim, “conteudista” da comunicação – análises dos conteúdos (textuais) das mensagens através da linguística, retórica etc.
Talvez isso tenha impactado a ação política das esquerdas no campo da comunicação – um misto de ou desprezo (a questão da comunicação como uma preocupação “teórica”, longe da ação política real) ou de ingenuidade – o apego à panfletagem, às denúncias por megafones e a visão dos receptores das mensagens como uma “massa” indiferenciada por ser “conquistada”.
Desde o pós-guerra nos EUA, seja que posição estiver no espectro político, partidos ou grupos sempre pensaram a comunicação de forma mais estratégica, buscando atalhos e eficiência – em uma situação complexa, sempre a solução será aquela mais simples: os instrumentos que tivermos em mãos no momento.
Essa viés particular norte-americano sobre a comunicação perpassa todo o documentário Art Of The Prank(2016, disponível pela Amazon Prime, Hulu e Itunes), dirigido por Andrea Marini sobre o célebre artista plástico e principal criador das táticas de “Media Prank” e “Culture Jamming” instrumentalizadas pelos movimentos de contracultura nos anos 1960-70.
A guerra antimídia
“Media Prank” (pegadinhas) e “Culture Jamming” (trolagens) foram as principais táticas contraculturais antimídia. Skaags foi o “avô” dos chamados “media hoax”. Muito tempo antes das discussões sobre “fake news” ou “memes”, ele usou a mentira e a manipulação contra a própria mídia corporativa, produzindo efeitos engraçados, cínicos e irônicos. Fez por inúmeras vezes a grande mídia experimentar seu próprio veneno.
Mas, principalmente, arrancou o escalpo de muitos jornalistas e apresentadores famosos como Geraldo, David Hartman e Nancy Dussault (“Good Morning America” da ABC), Oprah Winfrey e até mesmo o então correspondente da Globo em Nova York em 1995, Pedro Bial.
ABC, CBS, CNN, USA Today, National Enquirer... uma longa lista de veículos cujos repórteres, maravilhados pelas narrativas falsas criadas por Skaggs, “esqueciam-se” de checar as informações movidos pelo sensacionalismo e a pressão da concorrência por um furo jornalístico.
A mais recente foi em 2015, quando a agência de notícias chinesa Sinovision caiu na pegadinha do “April Fool’s Day”, o “Dia da Mentira” que suspostamente seria comemorado há 30 anos em Nova York com um desfile de carros alegóricos e bandas na Quinta Avenida. A edição final de quatro minutos do telejornal chinês, em inglês, quis mostrar factualmente tudo isso. Mas tudo não passou de “não-acontecimento”. A notícia com destaque de um fato que jamais existiu mostra como a mídia é “perigosamente ingênua”, como destaca o documentário – veja vídeo ao final da postagem.
Uma entrevista com o criador do "Banco de Esperma de Celebridades"... |
Como artista plástico no campo da pintura e escultura, Joey Skaggs participou ativamente em movimentos contra a guerra do Vietnã e luta pelos direitos civis nos anos 1960, concebendo instalações de protesto como um sutiã gigantesco em frente ao Tesouro dos EUA em Wall Street e uma grotesca Estátua da Liberdade nas comemorações do feriado de 4 de Julho em Nova York.
Sentindo o gosto do próprio veneno
Logo Skaggs caiu na real: não se trata mais de denunciar as mentiras da mídia contra a incauta opinião pública. Cabe fazer a mídia experimentar seu próprio veneno para ser desmoralizada diante do público. Para Skaggs, a origem de todas as crenças está nos meios de comunicação. Portanto, nada melhor do que expor a mídia à própria vergonha da sua pressa, ansiedade e impulsividade. E, porque não, da sua própria arrogância.
Art Of The Prank apresenta as “media pranks” mais famosas de Skaags. Como, por exemplo, quando personificou o Dr. Josef Gregor, em 1981, que anunciou em uma coletiva que havia desenvolvido uma pílula milagrosa que curava de resfriados a cólicas menstruais. E as pessoas ficariam até imunes a radiações nucleares com uma pílula feita por um hormônio extraído das baratas... O doutor falava que fazia parte do grupo “Metamorfose”, numa óbvia referência cifrada à Kafka. “Acho que hoje ninguém lê mais Kafka”, lamentou cinicamente Skaggs após revelar a farsa.
Logo após o julgamento de O.J. Simpson, Skaggs convenceu a CNN de que fazia parte do “The Salomon Project” e que era um cientista da computação da Universidade de Nova York. O objetivo do projeto seria substituir os jurados por um software que determinaria a culpa ou inocência do réu. E o que disse o software sobre O. J. Simpson? Que era culpado...
O documentário enumera diversas pegadinhas como o “bordel para cachorros” no “Good Morning America” nos anos 1970. Ou, em 1976, o “Banco de Espermas de Celebridades” cujo banco teria sido roubado e o esperma de uma celebridade (não revelada) teria sido tomado como refém, apresentando aos jornalistas a suposta carta dos sequestradores.
Jornalistas não se interessam pela verdade
A tática antimídia de Skaggs partiu sempre de duas premissas que é corroborada por jornalistas no documentário: (a) jornalistas procuram desesperadamente histórias que se adequem à retórica (sensacionalismo) ou à pauta (agenda) do momento, imposta aos repórteres pelas chefias de redação; (b) nem jornalistas e nem o público estão interessados na “verdade”, mas apenas numa “boa história”.
Porém a prática jornalística não assume essa natureza fabular ou ficcional como tal. Sempre está legitimada pelo álibi da informação e da objetividade. Simplesmente, a tática Media Prank quer desmoralizar esse álibi – revelar que toda a opinião pública está fundamentada num álibi frágil.
Para os brasileiros, são interessantes as imagens de Pedro Bial caindo (literalmente de quatro) na pegadinha de Skaggs quando ele performou o “famoso” psicoterapeuta Baba Wa Simba.
Em 22 de Fevereiro de 1995 o telejornal Bom Dia Brasilda TV Globo apresentou uma notícia sobre um terapeuta internacionalmente reconhecido pela sua “Terapia do Leão” que estaria vivendo em Nova York. Apresentado pelo jornalista Pedro Bial, a matéria documentou uma demonstração da terapia para que homens e mulheres desenvolvessem “seu lado animal” e liberassem “instintos reprimidos”.
Viu-se diversos pacientes de quatro no chão urrando, grunhindo e disputando um pedaço de carne crua que Bamba Simba jogava. Pedro Bial participou dessa demonstração, de quatro no chão e urrando com os demais “pacientes” – veja o vídeo ao final da postagem.
Pragmática da Comunicação
A grande lição de Art Of The Prank para nós é a abordagem pragmática da comunicação pela política norte-americana, seja qual for a posição no espectro político: quando Joey Skaggs percebeu a inutilidade das performances de protestos da contracultura diante da ação da grande mídia, simplesmente voltou-se contra ela para fazê-la sentir os efeitos das próprias mentiras.
Quando o então candidato à presidência Barack Obama viu que a grande mídia estava francamente contra ele, voltou-se para a Internet para aumentar as doações e melhorar a segmentação das mensagens.
Por seu turno, quando o republicano Donald Trump percebeu o viés pró agenda Democrata da mídia, partiu para a mineração de Big Data procurando segmentar algoritmicamente suas mensagens por meio de memes e fake news.
Enquanto isso aqui no Brasil, ou a militância de esquerda panfletava para as massas suas denúncias contra as manipulações da grande mídia ou os próceres dos governos petistas sonhavam em publicar uma análise na sessão “Tendências e Debates” no jornal Folha de São Paulo, inimigo implacável. Como sempre, o viés “conteudista” herdado pela cultura europeia.
Skaggs conseguiu aliar arte, política e contrapropaganda. Mais do que transmissão de um conteúdo, Skaggs descobriu que a comunicação é principalmente acontecimento – ao invés de denunciar as mentiras da mídia, preferiu mostrar, na prática, como a mídia produz as mentiras, escancarada diante do público.
Para a esquerda brasileira seria um campo tático novo. Episódios brasileiros recente de “media prank” espontâneas como o caso “Tem Alemão no Campus” (clique aqui) ou o “Falso Estudante do Enem” (clique aqui) mostraram um campo de guerra antimídia potencial e inexplorado e a fragilidade do jornalismo de guerra no Brasil, análogo à fragilidade exposta por Joey Skaggs nos EUA..
Mas atuar nesse campo simbólico exigiria que a esquerda mudasse o seu paradigma sobre a Comunicação: do conteudismo para o acontecimento comunicacional.
Trailer
Entrevista
Pedro Bial cai na pegadinha de Joey Skaggs
Sinovision cai em pegadinha do "Dia da Mentira"
Ficha Técnica
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Título: Art Of The Prank
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Diretor: Andrea Marini
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Roteiro: Andrea Marini
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Elenco: Joey Skaggs, Mark Barkowski, Michael Carter, Ed Coll, Larry Croft
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Produção: Andrea Marini
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Distribuição: Amazon Prime, Hulu, Itunes
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Ano: 2015
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País: EUA
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