Depois da
vitória de Doria Jr. nas eleições à prefeitura em São Paulo, o reality show “O
Aprendiz” faz mais um vitorioso: Donald Trump, eleito presidente dos EUA para
surpresa da grande mídia. Mera coincidência? Principalmente em política, não há
causalidades, mas sincronismos. Há um gênio por trás desse evento sincrônico: o
britânico Mark Burnett, atualmente a figura mais poderosa no mercado global dos
reality shows televisivos, idealizador e produtor de franquias como “No Limite”
(“Survivor”), “O Aprendiz” (“The Apprentice”) e “The Voice”. Mas é na
trajetória de Burnett que podemos encontrar sincronismos entre a vida pessoal,
a narrativa desses reality shows e os seus subprodutos famosos: Dória Jr. e
Donald Trump. O gênio de Burnett foi expressar sua experiência de vida nos
shows televisivos que ele idealizou e produziu.
Há alguns anos,
através da minha esposa, conheci uma pessoa que era amigo comum dela e de seus
amigos desde os tempos de escola. Era fã de heavy metal e classic rock, o que
tornava amigo de toda aquela turma de roqueiros. Mas também tinha conceitos
políticos que, de tão radicais, costumava fazer todos rirem nos encontros em
festas e churrascadas, principalmente depois de alguns copos de cerveja.
Era capaz de defender
seriamente Hitler, alegando um complô judaico internacional, amaldiçoar o
feminismo e levantar teses sobre pureza racial e a necessidade da expulsão dos
nordestinos de São Paulo. Ninguém o levava a sério pois de tão supostamente
datadas ou ultrapassadas, suas ideias tinham um quê de humor “trash”. Era o
“malvado favorito” da turma capaz de misturar essas teses bizarras em animadas
conversas sobre bandas como Rush ou Black Sabbath.
Pessoas como
essas sempre estiveram por aí, falando sozinhas ou para poucos, à espera de uma
tradução política que desse a elas voz e passassem a ser levadas a sério.
Pois esse
momento chegou! Através de tipos outrora obscuros, que viviam no baixo clero
parlamentar ou nas sombras do dia-a-dia. Hoje, ganharam as luzes da mídia, tais
como os bolsonaros, felicianos, membros da chamada “bancada da bala, da Bíblia
e do boi” no Congresso, aliados de primeira hora no golpe político brasileiro;
até chegarmos a uma nova extirpe de políticos que não são políticos, mas
personagens midiáticos: Dória Jr., em São Paulo e, agora, Donald Trump eleito
presidente dos EUA.
Doria Jr. com o
tipo do bom moço cujo discurso pragmático de gestão esconde uma política urbana
elitista; e Trump com o discurso de segregação e intolerância de muros e barreiras
sanitárias.
Personagens de “O Aprendiz”
Mas há entre
eles um capital midiático comum, muito mais do que mera coincidência: o reality show televisivo O Aprendiz – através desse programa
tanto Dória Jr. quanto Trump criaram para si mesmos personagens palatáveis para
a opinião pública: de um lado, o “coxinha” da cashmere; e do outro, o bilionário
desbocado que demite incompetentes.
Muito mais do
que mera coincidência, o denominador comum que os une é um verdadeiro evento
sincromístico: o reality O Aprendiz criou a narrativa necessária que
daria verossimilhança àquelas ideias que, em tempos mais “pacíficos”, nunca
foram consideradas dignas de preocupação. No máximo, inspiravam vergonha
alheia.
Se shows como Big Brother exploram o voyeurismo de
espionar as mazelas de pseudo-celebridades, reality
shows como No Limite (Survivor) e O Aprendiz (The Apprentice)
lidam com algo mais duro do psiquismo que se aproximam da famosa fórmula
psicológica que definiria o fascismo para o filósofo Theodor Adorno: “Aquele
que é duro contra si mesmo adquire o direito de sê-lo contra os demais e se
vinga da dor que não teve liberdade de demonstrar, que precisou reprimir” (“Educação após Auschwitz” In: Theodor
W. Adorno – coleção grandes cientistas sociais, São Paulo: Ática, p.39).
Da competição ao sobrevivencialismo
Franquias como Survivor e O Aprendiz lidam com a extrema “competitividade” em situações
limites onde a dor auto-impingida está numa proporção direta da força que deve
ser desferida contra o competidor.
Nem mais podemos
falar em “competitividade” – falar em “competição” ainda implicava em algum
princípio ético ou moral que regulava as ações. Na verdade, são reality shows nos quais luta-se pela sobrevivência, e não mais pela vitória. Numa cultura onde provas como
“Iron Man” fascinam executivos e CEOs de empresas, o paradigma da competição é
substituído pelo da luta pela sobrevivência – engolir a própria dor para, na
primeira oportunidade, descontá-la no outro devido ao endurecimento tanto
muscular quanto de caráter.
Não é à toa que
em situações de crise econômica, decepção e aversão à política nas quais a dor
procura o bode expiatório mais próximo (afinal, essa é a psicologia social do
fascismo, o grande legado do século XX), discursos sem escaramuças como o de
Trump caem como uma luva.
Quem é Mark Burnett?
Mas é na
trajetória do criador e produtor desses programas, Mark Burnett, que podemos
encontrar sincronismos entre a vida pessoal, a narrativa desses reality shows e
os seus subprodutos mais famosos: Dória Jr. e Donald Trump.
O gênio de
Burnett foi criar um caldo cultural que conectou sua experiência de vida com os
shows televisivos que ele idealizou e produziu.
Nascido em
Londres, filho de pais ingleses operários católicos e presbiterianos, Mark
Burnett, 56, é um militar reformado da divisão de paraquedistas das Forças
Armadas britânicas. Serviu o país na Guerra das Ilhas Malvinas, contra a
Argentina em 1982.
Burnett é atualmente
a figura mais poderosa no mercado de reality
shows televisivos. Ele mudou-se para os Estados Unidos com apenas 200
dólares no bolso. Um amigo ajudou Burnett a arrumar seu primeiro emprego como
babá e empregado doméstico na casa de uma rica família em Beverly Hills.
Com seus conhecimentos
militares tentou trabalho numa empresa de segurança mas descobriu que era mais
rentável vender t-shirts com motivos
militares em Venice Beach: “Eu não tinha educação e nem capital e a solução
mais simples foi vender camisetas na praia com baixo custo”, disse à revista
Forbes em 2014 – clique aqui.
Morando e
trabalhando em uma praia tão badalada na Califórnia, Burnett acabou fazendo
amizades com produtores de mídia, que o levou, em 1991, a um reality de
aventura na TV francesa, o Raid Gauloises
que lhe deu a ideia de um novo conceito de show televisivo. Em 1995 lançou na
TV a cabo o show Eco Challenge –
quatro dias de corrida e aventura que
seria o embrião do futuro Survivor.
O seminal “O Aprendiz”
Em 2002, a
gravação da final do Survivor, no
Central Park em Nova York, trouxe a ideia de um reality mais urbano. Cansado das gravações em lugares remotos do
mundo e com dois filhos em casa, Burnett percebeu que era hora de passar mais
tempo em casa.
Para Burnett,
Trump seria a figura perfeita para esse novo show por que era “maior do que sua
própria vida”. Juntos, na Trump Tower, Burnett discutiu longamente com o
empresário o projeto de um novo show chamado The Apprentice.
“Trump é alguém
que você jamais gostaria que fosse seu inimigo”, disse Burnett certa vez. E
parece acreditar nisso. Apesar das diversas especulações durante a corrida
eleitoral de que ele tinha a possibilidade de destruir Donald Trump (Burnett
teria diversas sequências retiradas das edições de The Apprentice com flagrantes de misoginia, intolerância, racismo e
homofobia de Donald Trump), o produtor do reality
jamais confirmou a existência de tais vídeos.
O fato é que os
sucessos eleitorais de Doria Jr., e agora de Donald Trump, demonstram o quanto
esses atuais reality shows com
supostas lições morais edificantes sobre a importância da dor e sobrevivência,
estão sintonizados com o atual sensibilidade cultural embrutecida pela crise
política e econômica.
A psico-esfera do fascismo
E tido e sabido
que historicamente a psicologia de massas do fascismo sempre foi o ponto de
fuga para as crises sistêmicas provocadas pelo próprio Capitalismo. O
derretimento dos mercados financeiros em 2008, a subsequente crise da zona do
Euro e as ondas de choque batendo forte desde o ano passado no Brasil, criaram
as condições sócio-econômicas para o desfecho atual que acompanhamos.
Nessa pesada
psico-esfera passam a ser valorizadas as narrativas de superação,
sobrevivencialismo e busca dos bodes expiatórios em quem possam ser vingadas a
dor mitigada e engolida a seco por todos.
O gênio de Mark
Burnett conectou as lição da vida pessoal aos personagens que criou para seus
shows. Donald Trump no país de origem (e indiretamente Doria Jr. numa franquia
de The Apprentice comercializada para
um país qualquer na América do Sul) é o produto político mais acabado dessa
contrarreação à crise sistêmica.
Supostamente a
vitória de Trump teria sido uma reação dos norte-americanos injustiçados pela
globalização, que perderam seus empregos para alguma linha de montagem qualquer
na Ásia repleta de mulheres e crianças exploradas.
Porém, assim
como Doria Jr., ironicamente Trump é tributário de um típico produto midiático
da globalização: um subproduto do gênero reality show especializado em lições
de vida sobre dor, superação e sobrevivência.
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