A atual safra
de filmes independentes de ficção científica é estranha e incômoda.
Principalmente porque mostra mundo futuros que mais parecem hiper-reais
espelhos do presente. Em “Advantageous” (2015) não vemos futurologia, explosões
ou thrillers turbinados por efeitos especiais, marcas do gênero. Mas um futuro
próximo no qual finalmente as mulheres galgaram os postos de comando e
prestígio, porém dentro de uma implacável ordem meritocrática onde não se trata
mais de “a cada um de acordo com seu mérito” – só há duas alternativas: vencer
ou perder. Se perder, viver escondido nas ruas ou na prostituição. Se vencer, fazer
parte de uma elite cuja juventude e beleza é a marca do marketing pessoal do
sucesso. Ameaçada pela demissão por ser considerada “velha” demais, uma
executiva de uma clínica avançada de saúde e estética vê-se desesperada com o
futuro da sua filha numa sociedade sem escolas públicas e com desemprego em
45%. Sem saída, oferece-se como cobaia a
um novo produto da clínica: a total digitalização da mente para ser transferida
a um novo corpo jovem e belo. Um filme sobre identidade e escolhas. Filme sugerido pela nosso leitor Gerônimo Numinoso.
“Não sei porque estou viva... preciso exercitar-me mais, estudar mais, ser mais inteligente, gentil, bonita, elegante, mas para quê?... vocês não sabem o que estão fazendo, fingem ter um plano para nós... mas são todos gananciosos ou desesperados. Por que me teve?”.
Essa é uma das linhas de diálogo da menina
Jules, de 12 anos, com sua mãe, Gwen, até então uma bem sucedida executiva de
uma grande clínica avançada de saúde e estética.
Jules está submetida a uma maratona de
estudos para poder passar no processo seletivo das melhores escolas da elite de
um futuro próximo em uma sociedade no qual existem apenas duas alternativas:
vencer ou, então, terminar como um sem-teto escondido pelos cantos de uma
grande metrópole de torres de vidro, metal e outdoors digitais.
Advantageous, dirigido por Jennifer
Phang e o roteiro escrito pela atriz protagonista Jacqueline Kim, ganhou em
2015 o Prêmio Especial do Júri no Sundance Film Festival por “uma bela parábola
sobre o amor, o sacrifício de uma mãe e de uma sociedade que cultua a
juventude”.
Porém,
a justificativa pelo prêmio concedido ao filme não faz jus à corrosiva projeção
que o filme faz para o futuro a partir de valores considerados moralmente bons
na atualidade: o esforço pessoal, a meritocracia, a luta feminina em galgar os
mesmos cargos de elite masculinos e o culto da beleza e juventude como
expressão máxima do sucesso individual em um mundo altamente competitivo.
Ao
ponto em que crianças como Jules, que ainda vive o mundo lúdico infantil e vê à
distância o mundo de ganância e desespero para o qual está sendo compelida,
começam a questionar o porquê de terem sido concebidas e postas naquele
sociedade.
Advantageous é uma estranha ficção
científica: há a tradicional iconografia do gênero com metrópoles ao estilo Blade Runner com naves espaciais
circundando torres futuristas, comunicadores com interfaces holográficas e uma
clínica que lida com alta tecnologia envolvida com pesquisas que vão além da
estética: a busca da própria imortalidade.
O mal estar do presente no futuro
Mas
há um mal estar bem atual – os valores que estruturam aquela sociedade são
projeções hiperbólicas dos valores atuais tidos como justos e moralmente
positivos, o ideário da meritocracia e do sucesso. Mas em Advantageous, esses valores são levados ao extremo, sem mediação,
regulamentação ou qualquer contrapeso humanista.
O
que torna o filme mais um exemplo atual da tendência hipo-utópica no gênero sci-fi
– são filmes mais perturbadores do que os tradicionais mundos distópicos e
pós-apocalípticos, porque se parecem muito com o presente – porém, figurado com
tintas mais fortes – sobre o conceito de hipo-utopia clique aqui.
Num
mundo darwinista social como apresentado em Advantageous,
estética e beleza vão além da saúde: são ferramentas de marketing pessoal para
representar vitória e sucesso num mundo em que todos obsessivamente querem se
distinguir dos “perdedores” que dormem escondidos em esquinas e jardins na
metrópole. Combinado, então, com a alta tecnologia bio-computacional, promete
muito mais – a juventude e sucesso eternos através da imortalidade.
A
realização do sonho tecnognóstico de traduzir em bites nossa alma, consciência
e identidade e, através de um upload final, despachar o nosso eu para o céu
digital. Mas no mundo de Advantageous,
pessoas bem sucedidas não podem
envelhecer e “morrer”. Que tal transferir um clone digital do seu eu para um
corpo jovem “doador”?
Mas
o mecanismo social que fazem pessoas jovens se oferecerem como doadoras de
corpos para os “vitoriosos” é o mesmo que reproduz outras mazelas da
desigualdade naquele mundo, como a prostituição infantil.
O Filme
Advantageous acompanha Gwen (Jacqueline
Kim), uma mãe solteira e executiva porta-voz de um Centro Avançado em Saúde e
Estética. Seu emprego está em risco pela mudança dos planos de marketing da
empresa: seu rosto é “velho” e “asiático” demais para os planos estratégicos
globais.
Principalmente
por causa do novo salto tecnológico: não mais tratamentos estéticos invasivos,
mas agora a promessa da eterna juventude migrando o eu para outros corpos
jovens.
Gwen
está cada vez mais desesperada em manter o emprego e garantir o futuro da sua
filha Jules (Samantha Kim) – o desemprego está em 45% e não há mais escolas
públicas. A única opção para a brilhante Jules é passar num processo seletivo
de uma única escola que oferece bolsas. Ou, então, pagar as caríssimas escolas
particulares.
Contrastando
com os prodígios científicos e arquitetônicos, há um desespero latente naquele
mundo: Gwen sai de sua casa e dá de cara com uma criança sem teto escondida num
jardim. Há notícias sobre o aumento da prostituição infantil. E ao longo do
filme, acompanhamos como pano de fundo explosões na torres detonadas por um
grupo terrorista chamado “Terra Mamoria”.
Mas
há ainda uma ironia maior: a esmagadora maioria dos desempregados são homens.
As mulheres conseguiram ocupar os cargos mais elevados daquela sociedade – mas,
nem por isso, o mundo ficou mais humanizado.
Pelo
contrário: competição, mérito e sucesso são princípios que se tornaram
maquínicos, tecnológicos. Gwen ficou “velha” demais para o seu cargo. Mas com
uma pós-graduação e experiência em ensino superior, Gwen sugere a sua chefe Isa
(Jennifer Ehle) que poderia ensinar os novos empregados da empresa.
Mas
a profissão de professor não existe mais: segundo Isa, virou “tecnologia pura”.
Tecnognosticismo e imortalidade
Desesperada,
Gwen não tem opções a não ser oferecendo-se como cobaia para o novo produto da
clínica: a beleza eterna sem procedimentos invasivos. O procedimento envolve
colocar as memórias de uma mente mais velha para um corpo mais jovem. Porém, o
Centro ainda não tem controle total de como o velho eu digitalizado se
comportará após o download no novo hospedeiro.
Como
será depois disso o relacionamento da Gwen 2.0 (Freya Adams) com sua filha
Jules? O drama da mãe que sacrifica sua própria identidade para salvar sua
filha das tragédias sociais como a prostituição e mendicância, mostra para
Jules a falta de propósito e desesperança do mundo adulto.
Essa
contraposição que Advantageous faz
fica evidente desde as primeiras cenas: a edição faz um contraponto entre as
imagens de Gwen treinando para uma palestra (cheia do jargão e eufemismo corporativos)
e planos que mostram Jules e suas amigas girando e pulando em alegres
brincadeiras diante de fachadas de vidro e aço.
A
diretora Jennnifer Phang o tempo inteiro faz essas contraposições: de um lado o
tocante relacionamento mãe-filha – juntas cantando em francês e tocando ao
piano, o ritmo lento das conversas confessionais entre Jules e Gwen.
E
do outro, o mundo frio e competitivo de um centro tecnológico que oferecerá
claramente um produto voltado para uma elite perpetuar a si mesma e um sistema
para o qual só existem dois tipos de pessoas: vencedores e perdedores.
O
tema da identidade e escolhas é central no filme. Como Gwen perde o controle da
sua própria identidade (idade, raça, sexo) e a sua própria condição –
paradoxalmente num mundo finalmente dominado pelas mulheres.
E
como a hiper-realização do sistema meritocrático deixou para trás o princípio
de “a cada um conforme o seu mérito”: virou uma questão sobre quem tem o
privilégio de possuir uma identidade (elite) e quem não mais possui – os excluídos,
cuja única perspectiva está em oferecer o próprio corpo, seja pela
prostituição, seja como cobaia em produtos tecnognósticos.
Ficha Técnica
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Título: Advantageous
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Diretor: Jennifer Phang
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Roteiro: Jacqueline
Kim, Jennifer Phang
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Elenco: Jacqueline Kim, James Urbaniak, Freya Adams, Jennifer Ehle,
Samantha Kim
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Produção: Good Neighborhors Media, DK Entertainment
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Distribuição: Netflix
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Ano: 2015
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País: EUA
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