domingo, fevereiro 14, 2021

Editor do Cinegnose discutirá bombas semióticas na guerra híbrida no curso 'inFormação'


Este editor do Cinegnose participará de uma das aulas do curso on line “inFormação”, curso livre promovido pelo coletivo Transaberes do Rio de Janeiro. Este editor apresentará o tema “Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira” como “acontecimento comunicacional”: como as atuais estratégias híbridas de comunicação política convergem vetores semióticos, cognitivos, fenomenológicos, que resultam em “contínuos atmosféricos” – climas, ondas de choque, sensação de tendências e percepções de unanimidades. O curso contará com aulas de março a novembro – dois encontros por mês, sempre aos sábados abordando o espectro transdisciplinar do conhecimento e de práticas experimentais de campos diversos como Filosofia, Conhecimento Esotérico, Meditação, Psicologia, Física, Cosmologia, Arte e Estética, História e Ciências da Comunicação.

Esse humilde blogueiro participará do “inFormação”, curso livre on line e ao vivo promovido pelo coletivo Transaberes – grupo de estudos do Rio de Janeiro que vem criando um campo conceitual - que apresenta as ressonâncias entre filosofia, ciência, mística e arte - e experimental, com práticas meditativas no intuito de ampliar a apreensão no aqui e agora. Esse campo híbrido e transdisciplinar é um trampolim para uma vida cada vez mais ética, alegre e potente. 

O editor deste Cinegnose ministrará a aula 2 do módulo 14 com o tema “Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira”. O curso é dividido em 17 módulos com aulas de março a novembro – dois encontros por mês, sempre aos sábados, (veja a programação abaixo) abordando o espectro transdisciplinar do conhecimento e de práticas experimentais de campos diversos como Filosofia, Conhecimento Esotérico, Meditação, Psicologia, Física, Cosmologia, Arte e Estética, História e Ciências da Comunicação.

O curso “informação” vai problematizar a história do conhecimento, modular nosso foco de atenção de aprendizagem e contribuir cada vez mais para o processo criativo na vida.

O curso conta com 17 facilitadores em 34 encontros. Ao longo do curso, haverá orientações para produções de artigos, terapêuticas e outras criações à luz dos transaberes. Contando com um certificado de conclusão de percurso.



Este editor entrará com o campo das Ciências da Comunicação para abordar o tema das bombas semióticas e Guerra Híbrida na discussão da sua efetividade como “Acontecimento Comunicacional”: como as atuais estratégias híbridas de ação política através das mídias, opera com vetores semióticos, cognitivos, psicológicos e fenomenológicos de tal maneira que a narrativa midiática consiga coincida com a jornada pessoal dos indivíduos. Resultando em “fenômenos atmosféricos” como climas de opinião, ondas de choque, horizontes de eventos e outros fenômenos que somente podem ser compreendidos por meio de um enfoque transdisciplinar.

Nos últimos sete anos o coletivo Transaberes vem desenvolvento cursos, grupos de estudo, workshops e eventos, formando uma egrégora na qual os participantes possam assimilar vivências amplas e profundas, rumo à intimidade cósmica. 

Links 


Site de inscrição:

Evento facebook: 

 

Programação Completa


MÓDULO 1: INICIAÇÕES

13 de março | 9h30 às 18h

AULA 01

TRANSABERES: DEVIRES E O PROBLEMA DO DUALISMO (Nelson Job) 

Apresentação geral do campo conceitual e experimental transaberes, diferenciando-o da multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, problematizando o dualismo e explicando conceitos-chave.

AULA 02

"ORIENTE" E "OCIDENTE" EXISTEM? (Karen Sato)

Oriente/ocidente é um par oposicional de base geográfica que pode ser útil para criarmos referenciais relativos de apreensão da realidade. Assim como modernidade/tradição, sagrado/profano, vital/inócuo, racional/intuitivo, masculino/feminino. Vamos extrair o máximo com a possibilidade de vislumbrar algo além, trazendo o espectro saúde-espiritualidade.


MÓDULO 2: ANCESTRALIDADES

27 de março | 9h30 às 18h

AULA 01

XAMANISMO E ALQUIMIA (Nelson Job) 

O conceito de mística em seus primórdios, através do xamanismo e a alquimia: a emergência da filosofia do fogo. Primeira prática de exercício em vórtex.

AULA 02

OS ELOS PERDIDOS (Nelson Job) 

Visão crítica da História estabelecida e sua problematização à luz dos transaberes.


MÓDULO 3: COEXISTÊNCIAS

10 de abril | 9h30 às 18h

AULA 01

INTUIÇÃO (Nelson Job) 

Vamos abordar o conceito de intuição articulando a filosofia, a mística e as artes.​

AULA 02

AUTOINQUIRIÇÃO (Veetshish Om) 

Introdução à não-dualidade e suas diversas abordagens. Disponibilidade para o Infinito: preparação e realização nas escrituras seculares da Índia. Ramana Maharshi e a ferramenta contemporânea da autoinquirição. 


MÓDULO 4: EMANAÇÕES 

24 de abril | 9h30 às 18h 

AULA 01

EXERCÍCIO EM VORTEX TEORICO E PRATICO (Nelson Job) 

A explicação do como o exercício em vórtex foi desenvolvido e a realização de seu modo de clarividência.

AULA 02

PLATONISMO E NEOPLATONISMO (José. C. Baracat Junior ) 

Através dos conceitos de eternidade e tempo, intimamente ligados na tradição platônica, veremos como se dão a elaboração, a interpretação e a criação de conceitos na filosofia antiga. Partindo da incerta "invenção" do conceito de eternidade no poema de Parmênides, exploraremos a célebre (e críptica) passagem do Timeu de Platão (37d) sobre o tempo para, enfim, perceber como Plotino se insere e ao mesmo tempo extrapola essa tradição em seu tratado "Sobre a Eternidade e o Tempo" (III.7).


MÓDULO 5: MÍSTICAS 

8 de maio | 9h30 às 18h 

AULA 01

GNOSTICISMO E HERMETISMO COM EXERCÍCIO EM VORTEX ORACULAR (Nelson Job) 

Como as sabedorias consideradas heréticas se desenvolveram no início da Era Comum e como se desdobraram até os dias de hoje. Prática de exercício em vórtex aplicado a um tema específico​.

AULA 02

RENASCIMENTO: UNO E MÚLTIPLO (Luiz Carlos Bombassaro) 

Vamos apresentar e discutir as múltiplas faces do movimento cultural singular que deu origem ao mundo moderno, o Renascimento. Com base em imagens e textos da época, mostraremos como a interconexão de saberes e práticas foi responsável por um dos mais significativos exemplos históricos de transformação cultural, que modificou completamente nossas concepções antropológicas, cosmológicas e teológicas. Nesse contexto ganha destaque a contribuição da figura multifacetada e controversa de Giordano Bruno. ​


MÓDULO 6: POTÊNCIAS

22 de maio | 9h30 às 18h 

AULA 01

IMANÊNCIA E MÔNADA (Nelson Job) 

Os principais conceitos de filosofia do século XVII que mostram a coexistência do Um e do múltiplo e das relações de micro e macro cosmos.

AULA 02

ÉTICA: ALEGRIA E PALHAÇADA (Richard Riguetti) 

Palhaça/Palhace/Palhaço é a menor distância entre duas pessoas. No mundo de hoje, manter o bom humor é em si um ato revolucionário. ​O ser humano ri porque crê, porque vislumbra possibilidades, porque acredita no futuro​.


MÓDULO 7: MODULAÇÕES

12 de junho | 9h30 às 18h 

AULA 01

EMPIRISMO E INTENSIVO (Nelson Job) 

O empirismo, sua crítica e a confluência de saberes que ocorreu no “momento 1900”, gerando mudanças radicais na experiência do ser humano.​

AULA 02

LIBERDADE ORACULAR (Ticiano Lima de Souza) 

Nesta transdisciplina, conversaremos sobre as ideias de oráculo e divinação, dos povos ancestrais ao redor do planeta, e das novas linguagens de conhecimento oculto.

 

MÓDULO 8: CIÊNCIAS

26 de junho | 9h30 às 18h 

AULA 01

MECÂNICA QUÂNTICA E TEORIA DO CAOS (Nelson Job) 

O A física do século XX, seus desdobramentos em outros saberes. A ênfase será na interpretação de ondas de Milo Wolff, nos atratores estranhos e fractais.

AULA 02

COSMOLOGIA PARA NÃO ESPECIALISTAS (Mario Novello) 

Vamos tratar basicamente de três temas: O Universo Dinâmico - do Big Ben ao universo eterno; o Cosmos solidário e o Universo Inacabado. ​


MÓDULO 9: DEVIRES

3 de julho | 9h30 às 18h 

AULA 01

poÉticas (Nelson Job) 

Como a poesia é uma expressão natural da experiência mística, emergindo disso uma ética. Vamos desdobrar textos poéticos de várias eras e países. Vamos fazer também uma prática de exercício em vórtex de percepção de campo. 

 

AULA 02

A ÉTICA E A ONTOLOGIA DA DIFERENÇA (Auterives Maciel) 

Vamos trabalhar os pressupostos ontológicos de uma filosofia da diferença para desenvolver uma ética e uma lógica que permita pensar a produção da diferença como uma prática de liberdade. ​


MÓDULO 10: ECOSOFIAS 

14 de agosto | 9h30 às 18h 

AULA 01

ASSIMILAÇÃO ONIRICA COM TEORIA E PRÁTICA (Nelson Job) 

Como o sonho é entendido como vibração sutil, sua relação com a ficção e a mística, bem como a prática de ir além da interpretação e apreendê-lo como uma experiência em si.​

 

AULA 02

EPISTEMOLOGIAS ECOLÓGICAS (Gustavo Chiesa) 

Procurando reposicionar o ser humano em um emaranhado criativo de relações com os outros seres que habitam o ambiente, as epistemologias ecológicas dão voz ao mundo, considerando a autonomia das coisas e da natureza. Trata-se de um caminho para compreender nosso lugar no mundo e o lugar do mundo em nós desde uma perspectiva ecológica.

MÓDULO 11: EXPANSÕES

28 de agosto | 9h30 às 18h 

AULA 01

CONSCIÊNCIA QUÂNTICA (Luiz Pinguelli Rosa) 

Explicação e crítica do modelo de consciência quântica do físico Roger Penrose com o médico Stuart Hameroff.

AULA 02

MUNDO SEM OBJETOS (Nelson Job) 

Articulando o (des)coagulação alquímica, a vibração e as linhas emaranhadas da antropologia, substituindo o conceito ineficaz de “objeto”. Prática de exercício em vórtex sobre egrégora.​

 

MÓDULO 12: AQUI E AGORA

11 de setembro | 9h30 às 18h

AULA 01

UNIDADE DINÂMICA (Nelson Job) 

A articulação de tudo que existe em seus infinitos níveis vibracionais: o todo em aberto.

AULA 02

ESPAÇOLOGIA E GOLPE COGNITIVO (Wallace Lopez) 

Vamos fazer uma abordagem teórico-metodológica sobre o conceito de espaço e sua relação com fenômeno do poder, da ação e da política nas gramáticas espaciais do pensar. O objetivo é fazer um itinerário de estudos marcado pelo diálogo da geografia com os campos da filosofia política, da ciência política e da sociologia política no sentido de aprofundarmos conceitos que são essências para uma abordagem teórico metodológica mais consistente do conceito de território como, por exemplo: poder, política, tática, estratégia, disciplina, dominação, hegemonia, violência, conflito, biopoder, colonialidade do poder, resistência, emancipação, autonomia entre outros.​ 


MÓDULO 13: VARIAÇÕES

25 de setembro | 9h30 às 18h 

AULA 01

OS PRECURSORES DO VORTEX (Nelson Job) 

O pensamento científico do século XIX, o Energitismo, e a filosofia do transindividual.

AULA 02

MEDICINA DE SUPORTE À VIDA (Eduardo Almeida) 

Nessa aula, vamos mostrar como a medicina do germe tomou o pensamento médico e impulsionou uma indústria farmacêutica, sua crítica e uma outra proposta de saúde.

 

MÓDULO 14: ESPIRAIS

09 de outubro | 9h30 às 18h 

AULA 01

VORTEX (Nelson Job) 

A auto-organização de vibrações, que é o conceito mais importante dos transaberes.​

AULA 02

BOMBAS SEMIÓTICAS NA GUERRA HÍBRIDA BRASILEIRA (Wilson Ferreira) 

Propaganda hipodérmica e viral, Web 1.0 e 2.0; Big Data; Bases teóricas da Guerra Híbrida: Ação Direta, Two-Step Flow, Agenda Setting; “Canastrice” na Política – hiper-realidade como ferramenta política; Guerra Híbrida e “gamecracia”; Bombas semióticas e acontecimentos comunicacionais: a Nova Teoria da Comunicação​. 

 

MÓDULO 15: AUTO-ORGANIZAÇÕES

23 de outubro | 9h30 às 18h30 

AULA 01

ANARQUIA SAGRADA (Nelson Job) 

A expressão política dos transaberes, confluindo alguns conceitos da anarquia, da filosofia, da antropologia e da mística.​

AULA 2 

MOVIMENTO AUTÊNTICO (Soraya Jorge) 

Nessa pequena prática iremos experienciar o mover/pausar, e o testemunho de si/outro em uma pesquisa do movimento do corpo/soma e da palavra/gesto. Testemunhar é a investigação da Consciência no MA.


MÓDULO 16: INTENSIDADES

06 de novembro | 9h30 às 18h 

AULA 01

VORTEXA COM EXERCÍCIO EM VÓRTEX EXPANDIDO (Nelson Job) 

O projeto de sociabilidade e educação dos transaberes, sua viabilidade e intensividade. Faremos a prática de exercício em vórtex expandido. 

AULA 02

ARTE E TELEPATIA (Cila MacDowell) 

Vamos apresentar o eixo de pesquisa transdisciplinar entre arte, ciência e espiritualidade, com análises de experimentações na arte entre o material e o sutil, abordagem de alguns exemplos histórico e algumas metodologias práticas aplicadas para percepções transensoriais; como por exemplo: protocolos de arte e telepatia. ​

MÓDULO 17: TRAMPOLINS

27 de novembro | 9h30 às 18h 

AULA 01

AMOR INCONDICIONAL (Eduarda Souto Maior) 

A instância de vibração máxima nos transaberes e sua confluência com a Consciência na sabedoria indiana e chinesa. 

AULA 02

ENLANCE: MODULAÇÕES NO IMPENSÁVEL (Eduarda Souto Maior e Nelson Job) 

Conversações com a egrégora enquanto trampolim para uma vida criativa e ética.

 

Postagens Relacionadas


Cinegnose discute pandemia, Grande Reset Global e Guerra Híbrida em Seminário



Cinegnose lança versão impressa do livro “Bombas Semióticas na Guerra Híbrida Brasileira (2013 a 2016) – Por que aquilo deu nisso?



A fé é uma bomba semiótica na Guerra Híbrida na série “Messiah”



Astrologia transdisciplinar: com Grande Reset Big Money tenta reverter Grande Conjunção Astral


 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review