domingo, fevereiro 02, 2014

Filme "Trabalhar Cansa" disseca as superstições da classe média

O filme brasileiro “Trabalhar Cansa” (2011) a princípio confunde o espectador: É terror? Drama social? Realismo fantástico? A sensação de estranhamento a que são submetidos tanto espectadores quanto os protagonistas Otávio e Helena ajuda formar um tragicômico quadro dos pesadelos das classes médias. Ele, um homem de meia idade desempregado enquanto ela se apega ao ideário do empreendedorismo abrindo um pequeno mercado de bairro. De um lado Otávio se submete ao irracionalismo da religião autoajuda para suportar a realidade da precarização do trabalho; e do outro, Helena tenta compreender fenômenos supostamente sobrenaturais no seu mercadinho onde ao mesmo tempo crescem tensões trabalhistas. Dois instantâneos de uma classe social ao mesmo tempo agarrada no racionalismo da meritocracia e na irracionalidade da autoajuda, magia e astrologia. Na verdade, os dois lados de uma mesma moeda.

Na sua pesquisa sobre a coluna de astrologia do jornal Los Angeles Times em 1952, o pensador Theodor Adorno (principal membro da chamada Escola de Frankfurt) chegou à conclusão de que as previsões que as estrelas faziam para cada signo do zodíaco nada tinham a ver com o Oculto. Para Adorno, a astrologia de massas se tratava de uma “superstição secundária”: o oculto deixa de ser “o estranho” para se tornar institucionalizado, objetivado e amplamente socializado – Leia ADORNO, Theodor. As Estrelas Descem à Terra, São Paulo: Editora Unesp, 2007.

Mais ainda: a busca da felicidade por meio da “supertição secundária” não seria uma irracionalidade que operaria numa esfera exterior à Razão – ilusão, viciosidade, dependência emocional etc. Pelo contrário, ela resultaria dos próprios processos racionais do cotidiano das pessoas: o trabalho, competição, ascensão social, busca pelo mérito, sobrevivência material e sucesso financeiro.


O filme brasileiro Trabalhar Cansa (2011), que marcou a estreia na direção de longas dos criadores de curtas Juliana Rojas e Marco Dutra, explora esse imaginário da busca da felicidade (o torturante drama do imaginário das classes médias) que no dia-a-dia acaba transitando entre o real e o “sobrenatural” – ou “superstição secundária”, como dizia Adorno. Trabalhar Cansa traça uma surpreendente conexão entre o fantasma da precarização do trabalho que assalta as classes médias e o apego ao “sobrenatural” como um instrumento mágico da busca da felicidade e sobrevivência material.

A princípio o espectador poderá ficar perdido quanto ao tom da narrativa (É terror? Um drama social? Realismo fantástico?), mas deverá ficar atento ao paralelo entre os estranhos fenômenos que começam a irromper no pequeno negócio da família e a precarização do trabalho de um pai de meia idade desempregado.

O Filme


O filme acompanha a trajetória de Otávio (Marat Descartes) que perde o emprego na mesma época em que sua esposa Helena (Helena Albergaria) concretiza um sonho: ter o seu próprio negócio, um pequeno mercado de bairro. Por isso, chega a casa Paula (Naloana Lima) que será um misto de babá e empregada doméstica, contratada de forma precária, sem registro, pois a família já começa a enfrentar dificuldades financeiras.

Aos poucos, os papéis de Otávio e Helena se invertem. Ela se torna a chefe do lar, traz o dinheiro e sustenta a casa, trabalhando fora o dia todo, enquanto ele procura emprego e tenta pequenos bicos em casa, como telemarketing. As relações trabalhistas também ficam tensas, tanto entre Helena e os funcionários de seu mercado, quanto entre o casal e a empregada.

De repente o sobrenatural começa a entrar na vida de Helena. Todas as noites um cachorro late ferozmente para ela na frente do seu mercado; uma enigmática mancha de umidade começa a surgir em uma parede combinado com um cheiro fétido; um estranho líquido negro começa a brotar por entre as lajotas do piso; o proprietário do imóvel é estranhamente reticente quando fala do destino do inquilino anterior; estranhas movimentações noturnas entre as gôndolas do mercado, o que faz Helena instalar câmeras etc.

Aos poucos a narrativa começa a ser tomada por uma pesada simbologia: de um lado as tensões do desemprego e precarização do trabalho tanto de Otávio como da empregada Paula, e do outro o fantasma do sobrenatural que toma conta de Helena. O que poderíamos chamar de estranhamento e alienação começa a dominar a atmosfera do filme, que avança aparentemente sem ter uma solução, um ponto de virada que elucide todo esse estranhamento.

Mas a grande virtude do filme é estabelecer uma secreta conexão entre o precário destino profissional de Otávio e os fantasmas que dominam Helena no exato momento em que ela começa a se entusiasmar com a ideia de transformar-se em uma mulher de negócios e empreendedora. Qual é a secreta conexão entre esses dois plots narrativos de Trabalhar Cansa? Resposta: a “superstição secundária” de Adorno.

Trabalho precarizado e autoajuda


Depois de muito tempo trabalhando em uma grande empresa, Otávio é surpreendido com a demissão. Ele foi substituído por alguém mais jovem. Na meia idade, ele passa a ser atormentado pelo medo da inutilidade, de já ser considerado velho demais para o mercado, e de ver as cobranças da escola da sua filha e dos atrasos na conta de luz chegarem.

São marcantes duas cenas simbólicas da submissão de Otávio à precarização do trabalho: na primeira a gameficação do processo seletivo de uma empresa onde uma funcionária do RH submete os candidatos a uma dinâmica absolutamente idiota, enquanto enche uma bexiga vermelha para a próxima dinâmica ainda mais surreal. Na segunda, um jovem especialista em técnicas motivacionais corporativas dá uma palestra sobre a competição no mercado de trabalho, e submete o auditório a uma dinâmica de grupo idiotizante: sugere para cada um liberar o animal que viveria adormecido dentro de si, fazendo todos gritarem cada vez mais alto para acordar “a fera interior”.

Muitos pesquisadores como Lasch e Sennett veem o surgimento dessa subcultura das organizações baseadas em técnicas de autoconhecimento, autoajuda e técnicas de desenvolvimento pessoal como resultantes diretos de uma crise de propósito do trabalho e a descartabilidade generalizada do indivíduo. Para Sennett, por exemplo, quanto mais as organizações tornam-se flexíveis e as funções e cargos são reduzidos a equipes envolvidas em projetos temporários e terceirizadas, cresce a atmosfera de paranoia e medo em relação ao futuro - leia SENNETT, Richard. A Cultura do Novo Capitalismo. R. de Janeiro: Record, 2006.

O medo do fracasso e a introjeção da culpa criariam as condições do surgimento de uma verdadeira religião secularizada: a crença do pensamento positivismo (forma deteriorada da noção de fé nos antigas doutrinas religiosas) como forma de contato com o divino que estaria em cada um de nós. Isso se aproxima do conceito de “superstição secundária” de Adorno, da seguinte maneira: o misticismo e fé se transformam em instrumentos irracionais de busca da felicidade, assim como o horóscopo dos jornais, resquícios de antigos sistemas mitológicos.

De forma tragicômica acompanhamos como Otávio, outrora um profissional seguro de seu ofício, vai se submetendo ao irracionalismo da superstição da religião da autoajuda motivacional. Somente para conseguir empregos precários, comissionados e terceirizados. E assim como nas religiões onde introjetamos a culpa pelo pecado do mundo, da mesma forma a própria precarização do trabalho é introjetado como castigo por supostamente não termos pensado positivo o suficiente.

O pensamento mágico das classes médias


Ao longo do filme Trabalhar Cansa veremos que na verdade os fenômenos sobrenaturais que supostamente estariam ocorrendo no mercadinho de Helena e uma metáfora de outro aspecto do irracionalismo das classes médias: a crença de que feitiçarias, despachos, mal olhados ou inveja seriam os responsáveis pelo fracasso individual.

Não deixa de ser irônico que nessa classe social onde os valores meritocráticos (o valor moral atribuído ao esforço individual de uma ascensão social através dos próprios méritos como o estudo, a inteligência e o empreendedorismo) são a base de uma visão de mundo supostamente realista e racional, surjam rompantes de irracionalidade, superstições e fragmentos de religiões secularizadas.

A forma como o filme Trabalhar Cansa mostra como o irracionalismo e o pensamento mágico se tornam a alternativa para os pesadelos das classes médias parece confirmar a tese do velho pensador Theodor Adorno: a Razão, a Ciência e a Tecnologia (tão ao gosto da ideologia meritocrática) produzem perversamente o seu inverso – o retorno do mito e da religião, só que agora como ideologia que legitima um sistema que precariza a própria vida e joga a culpa na suposta incapacidade do indivíduo.

Do grito desesperado de Otávio para libertar “a fera inferior” e se dar bem no mercado de trabalho altamente competitivo ao saco inteiro de sal grosso de Helena para a limpeza mágica do problemático mercadinho, são dois instantâneos de uma classe social ao mesmo tempo agarrada no racionalismo da meritocracia e na irracionalidade da autoajuda, magia e astrologia. Na verdade, os dois lados de uma mesma moeda.

Ficha Técnica

Título: Trabalhar Cansa
Diretor: Marco Dutra, Juliana Rojas
Roteiro: Marco Dutra, Juliana Rojas
Elenco:Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima
Produção: Dezenove Som e Imagem
Distribuição: Bodega Films
Ano: 2011
País: Brasil


Postagens Relacionadas


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review