domingo, janeiro 06, 2013

Em Observação: "Safety Not Guaranteed" (2012) e "As Aventuras de Pi" (2012)

“Em observação” é a nova rubrica para classificar filmes que podem ser de interesse para o “Cinema Secreto: Cinegnose”. Filmes “suspeitos” de explorarem elementos gnósticos, místicos ou esotéricos. Temas ou narrativas que se enquadrem nos enfoques semióticos, sincromísticos, psicanalíticos ou cinegnósticos das análises desse blog. Serão assistidos e avaliados. Se aprovados se tornarão tema dos nossos artigos.
Para nossos leitores e seguidores será uma sessão para se atualizar sobre lançamentos e filmes clássicos ou simplesmente esquecidos na história do cinema e que merecem uma análise mais atenta.


Safety Not Guaranteed (2012)

Diretor - Colin Trevorrow

Plot: Wanted: Someone to go back in time with me. This is not a joke. You'll get paid after we get back. Must bring your own weapons. I Have only done this once before. SAFETY NOT GUARANTEED”. É este anúncio colocado num jornal que desperta a atenção de Jeff Schwensen (Jake M. Johnson) um jornalista de um jornal de Seattle que convence Bridget (Mary Lynn Rajskub), a sua chefe, a deixa-lo investigar o caso ao lado dos estagiários Darius Britt (Aubrey Plaza) e Arnau (Karan Soni), em “Safety Not Guaranteed”, a primeira longa-metragem realizada por Colin Trevorrow. O filme foi inspirado em um caso real, um anúncio falso colocado nos classificados da Backwoods Home Magazine.

Por que está “Em Observação”? – a temática da viagem no tempo é recorrente na história do cinema. Em geral o tema serve de parábola para a tentativa dos personagens em tentarem consertar os seus traumas do passado ou do presente (o imaginário da “segunda chance”) ou a maneira como o filme lida com a noção de tempo acaba refletindo o imaginário social e tecnológico da sua época – o tempo visto como imutável ou linear até os anos 1970 e o tempo como um hipertexto ou como universos alternativos a partir dos anos 1980.

O que promete? - Colin Trevorrow tem em “Safety Not Guaranteed” um início promissor como diretor de longas-metragens, ao apresentar um filme independente recheado de boas ideias, que encontra na sua segurança com a câmara e no argumento, alguns elementos que surpreendem positivamente e prendem o espectador para o interior de uma obra cinematográfica que mescla de forma harmoniosa elementos de ficção-científica, comédia, drama. Ao lidar com um trio de jornalistas que quer investigar o estranho anúncio sobre alguém que busca companhia para uma viagem no tempo, o filme promete lidar com o tema do autoconhecimento, algo muito próximo do conceito de gnose. O problema é que muitas vezes as abordagens sobre o tema descambam para o terreno da autoajuda, afastando-se do autoconhecimento místico da gnose.

As Aventuras de Pi (2012)

Diretor- Ang Lee

Plot - Adaptação do livro As Aventuras de Pi (Life Of Pi) de Yan Martel. Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

Por que está “Em Observação”? – Basta esta crítica do “Jornal do Brasil” de Alice Turnbull para que passasse à categoria “Em Observação”: “Lee é capaz de comover os espectadores. Visual, emocional e espiritual são unidos em uma excelente e grandiosa adaptação que trata das micro e macro visões da vida, constantemente fundidas, formando paradoxos infinitos, nos quais o um é o todo e o todo é um. Impossível não se sentir parte do universo de Pi”.

O que promete? – “um é o todo e o todo é um” faz lembrar o tema de “Cloud Atlas”: “Tudo está conectado”. A conferir se o filme cairá ou não no insosso clichê new age do “somos todos um”, um clichê de fundo religioso que reduz ao indivíduo ao mero fascínio fetichista pelos “mistérios”, forma conformista de resignação presente em muitos filmes que exploraram essa temática. Esmero digital e boa utilização do efeito 3D parece ser a principal promessa do filme, enquanto a crítica especializada aborda de forma genérica ou reticente o seu conteúdo. Vamos ver se fale a pena um artigo sobre “As Aventuras de Pi”.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review