sábado, janeiro 12, 2013

Em Observação: "Mulher na Lua" (Frau im Mond, 1929)

Como já discutimos em várias oportunidades aqui no blog, há muitas convergências entre as agendas tecnológicas (militares e de controle social) de governos e corporações e a indústria cinematográfica. O filme mudo "Mulher na Lua" de 1929 do diretor Fritz Lang ("Metrópolis" e "Doutor Mabuse") no início da ascensão do nazismo é um desses exemplos. O filme surge na onda de uma verdadeira mania por foguetes e naves espaciais na Alemanha que, mais tarde, resultaria nos foguetes V1 e V2 com bombas que explodiriam na Inglaterra. Outro exemplo foi "2001", Uma Odisséia no Espaço de Kubrick em 1968 com consultoria da NASA. Um ano depois a agência espacial americana chegaria na Lua. O filme promete uma fascinante viagem ao nascimento de dois gêneros que marcariam a história do cinema: o filme noir e a ficção-científica.


Mulher na Lua (Frau im Mond, 1928)


Diretor – Fritz Lang

Plot – Alemanha, década de 20. Wolf Helius, um poderoso industrial da aviação, desenvolve uma missão secreta para viajar à Lua com base nos estudos do professor Georg Manfeldt e suas teorias sobre a existência de ouro no satélite terrestre. Mas o magnata Walter Turner descobre o projeto de Helius e o chantageia para que possa se juntar à expedição. Como se isso não bastasse o parceiro de Helius – Hans Windegger – só descobre a existência da missão ao tomar conhecimento das pressões de Turner. Todos acabam se juntando ao projeto, juntamente com a astrônoma Fried Velten – noiva de Windegger e por quem Helius está secretamente apaixonado -, mas quando o foguete pousa na Lua, nada vai acontecer como esperado.

Por que está “Em Observação”? – É o último filme mudo do alemão Fritz Lang (diretor de clássicos “M, o Vampiro de Dusseldorf”, “Metrópolis” e “Doutor Mabuse”). É considerado o filme prototípico do gênero ficção científica por incluir numerosas ideias que mais tarde outros filmes do gênero – inclusive viagens espaciais reais – terminaram a adotar como a contagem regressiva, o uso de combustível líquido para foguetes, a gravidade zero no espaço e o conceito de foguetes se separando em fases de lançamentos. É um dos grandes exemplos de convergência entre a ficção e realidade, Cinema e agenda tecnológica.


No fim da década de 20 o sonho de viajar para mundos distantes era uma verdadeira mania, em especial na Alemanha. A Sociedade para Viagens Espaciais da Alemanha (formada por cientistas como Hermann Oberth e por um talentoso rapaz chamado Wernher Von Braun – que mais tarde seria o diretor do projeto espacial da NASA que levaria o homem à Lua) oferecerá apoio ao filme de Lang, inclusive com um foguete projetado por Oberth que saiu do hangar diretamente para o set de filmagem. Essa euforia espacial rapidamente se transformará na agenda tecnológica militar dos nazistas com as bombas V1 e V2.

Exemplo parecido foi 2001, “Uma Odisséia no Espaço” de Kubrick em 1968 com efeitos especiais impressionantes para a época e modelos criados por consultoria científica da NASA contratada pela produção do filme. Um ano depois o homem chegaria à Lua.

Essa convergência entre as agendas tecnológicas de governos, corporações e a indústria cinematográfica várias vezes foi abordada por esse blog onde discutíamos duas hipóteses: ou o Cinema, os arquétipos e o imaginário são na verdade a grande motivação mística por trás da tecnologia ou o Cinema é usado como “agenda setting”, isto é, estratégia de engenharia de opinião pública para que determinadas agendas de poder sejam mais facilmente aceitas pela população – veja, por exemplo, os posts Da NASA à Hollywood: o cinema reflete a agenda tecnognóstica e “Hollywood e a engenharia dos ratos do MIT”.

O Que promete?Uma fascinante viagem no início de dois gêneros cinematográficos que, depois, tornaram-se distintos: ficção-científica e o filme policial e de mistério “noir” – se bem que mais tarde o filme sci fi “Blade Runner – O Caçador de Andróides” (Ridley Scott) em 1982 juntaria tudo novamente. Todo o complô do magnata Turner lembra os ardis do filme “Doutor Mabuse” tais como falsas identidades, iscas para desviar a atenção e roubar elementos para chantagem, uso de drogas para sedar vítimas. Típicos elementos do filme noir norte-americano das décadas de 30-40.

Também promete efeitos especiais espetaculares para a época como na sequência da separação dos estágios do foguete com tomadas aéreas da base e o movimento coreografado do pessoal  para deslocar a enorme nave para a plataforma de lançamento em um tanque cheio de água.


Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review