terça-feira, dezembro 13, 2022

Amor, família e luta de classes no filme 'Um Outro Mundo'

“Bem-vinda ao clube... Isso acontece quando você faz as coisas certas. Talvez esteja chegando a hora da promoção”, dizia Nigel para a esgotada Andy vendo sua vida amorosa ficar arruinada de tanto trabalhar em “O Diabo Veste Prada”. O filme francês “Um Outro Mundo” (Un Autre Monde, 2021) repete essa intuição de Nigel ao mostrar a vida familiar e amorosa de um gerente executivo de uma transnacional irremediavelmente danificada pelas pressões do trabalho. Mas não é apenas “trabalho”, mas a ingerência das cadeias produtivas globais e seus acionistas – a necessidade de o gerente montar um plano de demissões e trair a confiança de seus subordinados do chão de fábrica. Ele tentará lutar contra os CEOs da matriz, revelando como a ética flexível do...

sábado, dezembro 10, 2022

Banda Devo; marxista anteviu crise na Física; comercial da Copa explica derrota da Seleção + crítica midiática. É nesse domingo

O Brasil perdeu, mas o mundo não acabou! Por isso, nesse domingo (11/12), às 18h, no YouTube, vamos para a edição #85 da invencível Live Cinegnose 360. Nessa edição, os CDs piratas do humilde blogueiro com a banda DEVO: a mitologia pop da involução humana. Na sessão do cinema e audiovisual, vamos explicar o terror gnóstico “Skinamarink” e a desconstrução AstroGnóstica do filme “Nr. 10”. Christopher Caudwell: um marxista que na década de 1930 anteviu a crise na Matrix da Física. E na Crítica Midiática da semana: defesa midiática das dancinhas atualiza a retórica da ditadura militar sobre a Seleção; comercial de patrocinador da Copa e nome sincromístico do estádio explicam por que a Seleção perdeu; América do Sul em transe: tentativa de golpe...

Do demasiado humano ao AstroGnosticismo no filme 'Nr. 10'

O diretor holandês Alex van Warmerdam é conhecido por esse humilde blogueiro principalmente pelo filme “Borgman” (2013) sobre como uma família burguesa é capaz de se autodestruir pelo demasiado humano que nos habita. Mas, dessa vez, seu espírito desconstrutivista foi mais além: do demasiado humano para uma narrativa AstroGnóstica no filme “Nr. 10” (2021). Uma verdadeira montanha-russa, com guinadas secas no tom, como se quisesse brincar com o espectador: de uma simples comédia de erros, passando para um drama sobre pecados até dar uma guinada AstroGnóstica. “Nr. 10” começa no mundo profano do cotidiano (a rotina de trabalho, traições e mentiras numa companhia teatral) para convergir para o Sagrado: a busca de si mesmo pelas mãos de um estranho...

quinta-feira, dezembro 08, 2022

Defesa midiática das "dancinhas" reatualiza a velha retórica da ditadura militar sobre a Seleção

Toda a polêmica em torno das “dancinhas” dos jogadores da Seleção fez esse humilde blogueiro lembrar de uma outra polêmica: a desse blogueiro com o artigo “Justiça Social e Felicidade” do editorialista do “Estadão” Gilberto de Mello Kujawski, há 40 anos. Para ele, felicidade e justiça social nada teriam a ver, já que o brasileiro supostamente sempre foi feliz com o bolso vazio. A cada Copa, esse discurso da ditadura militar é reatualizado: a Seleção como um espelho da alma do brasileiro. Portanto, a criatividade coreográfica dos brasileiros refletiria essa alegria indômita, representada em vídeos publicitários mostrando jogadores amadores em favelas também dançando e fazendo acrobacias com a bola. Porém, esse discurso está entrando em choque...

quarta-feira, dezembro 07, 2022

Para entender o terror gnóstico de 'Skinamarink'

Os mais assustadores filmes de terror são aqueles cujas imagens e narrativas deixam lacunas para que nossa imaginação tente preenchê-las. E a nossa imaginação pode ser mais assustadora do que o próprio filme. “Skinamarink” (2022) nos mostra duas crianças que acordam no meio da noite e descobrem que os pais desapareceram, assim como todas as portas e janelas. Filmada em filme analógico, o resultado são imagens escuras e muito granuladas: o que faz o espectador imaginar as coisas mais diabólicas que possam emergir dos grãos da imagem. Há um plot gnóstico por trás do drama daquelas crianças: realidade, fantasia, o onírico e o lúdico se misturam numa casa que repentinamente perdeu portas e janelas. Abuso infantil, morte e monstros da nossa infância...

sábado, dezembro 03, 2022

'Renaissance', futebol e sociedade, mundos em colisão, crítica midiática e passaralhos na grande mídia. É nesse domingo!

Neste domingo uma Live realmente em 360 graus, pra fazer jus ao nome... Música, vinis, teorias conspiratórias, paranoia, Física e Gnosticismo, além da crítica midiática. É a edição #84 da Live Cinegnose 360 desse domingo (04/12), às 18h, no YouTube. Dessa vez o humilde blogueiro encontrou um vinil de uma banda de rock progressivo esquecida: “Renaissance” – a única que conseguiu combinar rock com orquestração sinfônica. Depois, vamos discutir os filmes “Something in the Dirt” (a paranoia pop do século XXI) e a produção brasileira “Eike, Tudo ou Nada” (Netflix recicla mais uma vez um refugo midiático). E, num momento de Copa do Mundo, é oportuno revisitar a produção franco-luso-brasileira “Diamantino” (estrelas do futebol são espelhos de uma...

sexta-feira, dezembro 02, 2022

Uma sátira da paranoia pop customizada do século XXI no filme 'Something in the Dirt'

O século XX foi um século paranoico: Guerra Fria, conspirações nucleares, agências de espionagem etc. E quem eram os sujeitos das conspirações? Ou era o Capitalismo ou o Comunismo. “A verdade está lá fora”, pôster icônico da série Arquivo X, foi a preparação para um novo tipo de paranoia que invadiria o século XXI: a paranoia pop, sem um sujeito determinado: podem ser sociedades secretas, grays, globalistas, satanistas ou qualquer coisa oculta – Sequência Fibonacci, Código da Vinci, números pitagóricos etc. Conspirações customizadas, inclusive para fins de extremismo político de direita. O filme indie “Something in the Dirt” (2022) é uma parodia dessa paranoia pop: uma dupla pretende explicar “racionalmente” os estranhos acontecimentos telecinéticos...

quinta-feira, dezembro 01, 2022

'Eike, Tudo ou Nada' recicla pela segunda vez refugo midiático

O brasileiro que chegou ao oitavo lugar na lista Forbes dos mais ricos do planeta. Saudado pela grande mídia brasileira como o “empreendedor genuíno” que “compete honestamente” e que “não tem vergonha da riqueza”. Em pouco tempo, estava exposto ao vivo na TV, cabeça raspada, sendo conduzido ao presídio após mais uma operação da Lava Jato. A produção brasileira Netflix “Eike, Tudo ou Nada” (2022) pretende descrever a vida do mito decaído Eike Batista. Mas tudo o que entrega é uma confortável fábula empresarial: Eike como uma espécie de “Prometeu acorrentado” que ousou desafiar o destino de um país condenado ao fracasso. Seu erro: como nos informa o pôster promocional, repetir o mesmo gesto icônico de Getúlio Vargas e Lula. “Eike, Tudo ou Nada”...

domingo, novembro 27, 2022

The Smiths; cinco vidência de que Universo é uma simulação; Copa do Mundo recupera símbolos nacionais? É na Live de domingo

O fim está próximo!... Da espera pela dição #83 da Live Cinegnose 360, nesse domingo (27/11), às 18h no YouTube. No meio dos vinis do sótão desse humilde blogueiro, dessa vez escolhemos The Smiths e Morrissey: de vegano e anti-Thatcherista a nacionalista de direita – Por que roqueiros dos anos 80 se tornaram reacionários? Depois vamos discutir os filmes “Cadáver” (como a Inteligência Artificial do Netflix está produzindo roteiros de cinema) e a produção japonesa “Sexual Drive” (Nattô, Mapo Tofu, macarrão Lamen e autoconhecimento erótico). Em seguida, continuamos com as conexões entre Física e Gnosticismo: cinco indícios de que o Universo é uma simulação computacional. E na crítica midiática: grande mídia não quer recuperar símbolos nacionais...

sábado, novembro 26, 2022

Mídia preguiçosa não quer recuperar símbolos nacionais roubados pela extrema-direita

Nesse momento de Copa do Mundo no Catar, grande mídia e mercado publicitário estão fazendo a cobertura esportiva e veiculando comerciais na TV dentro do espírito “o verde-amarelo é de todos”. Supostamente tentando recuperar as cores e símbolos nacionais apropriados pela estratégia de comunicação “alt-right”. Que veste grupos que agora bloqueiam e fazem atentados em estradas. Mas será que tentam recuperar mesmo? Para eles, a torcida brasileira unida na Copa por si só resolveria tudo: uma simples transposição dos símbolos nacionais do extremismo político para o esporte, apenas com os sinais trocados. Porém, essa preguiçosa contraofensiva semiótica é insuficiente frente à sofisticada estratégia de dessimbolização da extrema-direita internacional....

quinta-feira, novembro 24, 2022

Natto, mapo tofu, macarrão lamen e autoconhecimento erótico no filme 'Sexual Drive'

O que iguarias da culinária japonesa como natto, mapo tofu e um macarrão lamen com gordura extra têm a ver com sexo? Tudo, principalmente numa sociedade de consumo que promove os alimentos como forma fetichista e regressiva de realização compulsiva e ilusória de desejos: comemos demais e fazemos sexo de menos. Porém, a comédia de humor negro “Sexual Drive” (2021), exibido na MUBI, vai no sentido contrário: transforma esses três produtos da cozinha japonesa em formas de autoconhecimento psíquico e erótico. São três contos centrados em cada uma dessas iguarias que se tornam objetos de excitação. Estórias sobre sexo, mas sem nunca o mostr...

terça-feira, novembro 22, 2022

Filme 'Cadáver': luzes, câmera... e Inteligência Artificial!

Todos conhecem o papel da Inteligência Artificial (“machine learning”) de plataformas como Netflix que “aprende” com as escolhas e comportamento do usuário, customizando sua “experiência”. Mas hoje a IA faz mais do que isso: analisa e prevê as avaliações dos filmes, interferindo nos estágios iniciais da fase da produção criativa, ajudando decisivamente na produção de roteiros. Economizando tempo e dinheiro. Reversibilidade irônica: uma plataforma de comunicação que não mais comunica. Apenas sinaliza e informa, retroalimentando o repertório do usuário. Um exemplo é o filme de terror norueguês “Cadáver” (Kadaver, 2020): num mundo pós-apocalíptico, uma peça de teatro num hotel com jantar incluído atrai uma multidão faminta. Que descobrirá...

sábado, novembro 19, 2022

Live #82: Siouxsie and The Banshees; Universo é uma simulação?; Baudrillard e Marx explicam freak out do 'mercado'

O Mercado mostra suas garras. Mas a Live Cinegnose 360 segue em frente com a edição #82, nesse domingo (20/11), às 18h, no YouTube. Nos vinis do humilde blogueiro foi encontrada a banda Siouxsie and The Banshees: a releitura dark do psicodelismo. Também vamos discutir a série “The Peripheral” (a colonização ciberpunk do Tempo pelo Capitalismo) e o filme “Dois Minutos Além do Infinito” (a onda japonesa dos filmes “nagamawashi”). Cada vez mais Física e Cosmologia estão levando a sério a hipótese do Universo como uma gigantesca simulação computacional. E na crítica midiática: Grau Zero da Política e Grande Reset do Capitalismo explicam o nervosismo do mercado com Lula; jornalismo metonímico na COP-27; Andrew Korybko: EUA vão usar cavalo de troia...

sexta-feira, novembro 18, 2022

Grau Zero da Política e Reset do Capitalismo mostram as garras para Lula

Bolsa derrete! Dólar sobe! De onde vai sair o dinheiro da PEC da Transição?”. Grande mídia mostra as garras e repete um velho script, vinte anos depois da primeira posse de Lula. Afinal, por que todo “freak out” depois de Lula ter sido arrastado para o segundo turno para que sua vitória tivesse um alto custo semiótico (como acompanhamos nesse momento)? Não deu tudo certo? Depois de dois mandatos, ele não seria o presidente mais previsível dos últimos anos? A verdade está em outra cena, muito além da espuma midiática. “Teto de Gastos”, “Responsabilidade Fiscal” ou as pragas do Egito das bolsas derretendo, dólar e inflação subindo são apenas racionalizações de algum imperativo mais estrutural. Imperativo que envolve a sinergia de dois fatores:...

quinta-feira, novembro 17, 2022

Somos escravos do futuro em 'Dois Minutos Além do Infinito'

Filmado apenas com um Iphone em um único plano sequência, ambientado em um café real da cidade de Kyoto, o filme japonês “Dois Minutos Além do Infinito” (Dorosute no Hate de Bokura, 2020 – disponível na HBO Max) é uma das experiências cinematográficas mais inovadoras dos últimos anos. Kato, o proprietário do café, descobre que na tela do computador em seu apartamento no andar de cima está sendo transmitido, via Zoom, diretamente do café abaixo, sua versão dois minutos à frente no futuro. O filme explora um dos aspectos mais interessantes da viagem no tempo: os loops temporais e seus paradoxos. Principalmente, a dicotomia filosófica entre livre-arbítrio e necessidade. Afinal, seríamos escravos do futuro? Essa seria uma séria questão quando acrescentamos...

quarta-feira, novembro 16, 2022

Depois do espaço, o capitalismo quer colonizar o tempo na série 'The Peripheral'

“Eu anexaria os planetas, se pudesse”, queixava-se o homem de negócios colonialista britânico Cecil Rhodes na década de 1930: o mundo já estava todo parcelado e colonizado. Portanto, onde o Capitalismo encontraria novos mundos para colonizar. A guerra sempre foi uma solução paliativa. Se os espaços de conquista acabaram, resta o Tempo. Se hoje a microinformática é a ferramenta para as negociações em tempo real do financismo global, a imaginação do escritor sci-fi William Gibson pensou na mecânica quântica como um novo salto: a colonização das realidades paralelas nas diversas linhas do tempo. A série Amazon Prime “The Peripheral” (2022-), baseada no romance de 2014 de William Gibson, traz para a ficção científica esse realismo capitalista....

sábado, novembro 12, 2022

Live Cinegnose 360: Os Mulheres Negras e vamos arriscar a vida desmontando uma bomba semiótica ao vivo!

Mesmo com mercados nervosos, Bolsa caindo e dólar subindo, nesse domingo (13/11) acontece a edição #81 da Live Cinegnose 360, às 18h, no YouTube. Depois da sessão dos comentários aleatórios, entraremos na sessão híbrida CDs/Vinil com “Os Mulheres Negras”: o underground pós Vanguarda Paulista e movimento Diretas Já. Também vamos discutir dois títulos da Netflix: “O Enfermeiro da Noite” (o Mal como efeito colateral de um sistema de saúde privatizado) e a minissérie “Inside Man” (a simbólica jornada de Ulisses com humor negro). Depois, esse humilde blogueiro vai colocar a vida em risco: ao vivo, vamos desmontar e fazer a engenharia reversa de um artefato bélico semiótico recolhido, com muito cuidado, de uma manifestação golpista e isolado no estúdio...

sexta-feira, novembro 11, 2022

Paralelo ao Governo de Transição, PMiG deixa no modo de espera Exército Psíquico de Reserva

Todos sabem que não haverá golpe. Para o PMiG (Partido Militar Golpista) já é página virada e para a grande mídia foi a “festa da democracia”. Todos sabem... menos os fanáticos enrolados na bandeira nacional chorando e orando em voz alta diante de quartéis pelo país. Outros, tentam bloquear estradas, como fanáticos milenaristas à espera da salvação. Porém os “apitos de cachorro” dizem o contrário, elevando o moral da patuleia. Porque eles têm que ser mantidos em “stand by”: é o Exército Psíquico de Reserva. No passado, estava na Deep Web. Agora, dá as caras à luz do dia, com apoio logístico empresarial. Entrarão em “hibernação”, no modo de espera. Para serem novamente acionados por cripto-comandos em futuras guerras híbridas. Que parecem não...

quinta-feira, novembro 10, 2022

Minissérie 'Inside Man': ciência e religião na jornada simbólica de Ulisses

Um prisioneiro (um brilhante ex-professor de Criminologia) no corredor da morte numa prisão dos EUA e uma mulher algemada no porão da casa de um respeitável vigário em uma vila inglesa. Duas histórias distantes, mas que irão se entrelaçar das formas mais inesperadas, lembrando os ardis de Hannibal Lecter e a cadeia de equívocos catastróficos como no filme “Fargo”. Essa é a minissérie de suspense e humor negro da Netflix “Inside Man” (2022) que oferece interessantes metáforas: o representante da Ciência, com sua lógica dedutiva e precisa, prisioneiro; e um vigário (a Religião) livre, porém preso à compulsão de se tornar um mártir. Afinal, representa “a única religião em que Deus morre no final”.  Ciência e Religião: as duas encarnações...

quarta-feira, novembro 09, 2022

Em 'O Enfermeiro da Noite' o Mal é o efeito colateral de um sistema de saúde privatizado

O filme “O Enfermeiro da Noite” (The Good Nurse, 2022) é mais um filme de uma recorrente abordagem no cinema do Mal como viral e exponencial. Não pela monstruosidade do Mal, mas como efeito colateral de um sistema intrinsecamente corrompido. No caso, o sistema hospitalar dos EUA, visto pelo olhar de um diretor que veio de um país (Dinamarca) com assistência médica púbica e a saúde universalizada: ao contrário, nos EUA a saúde tornou-se um negócio centrado em ter pacientes, não em ajudá-los. Contando com o silêncio de um sistema privado temeroso por ações judiciais, um enfermeiro serial killer deixa um rastro de dezenas de pacientes mortos por envenenamento em diversos hospitais nos quais trabalhou. Baseado no caso real do assassino serial considerado...

sábado, novembro 05, 2022

Cocteau Twins; o filme proibido de Jerry Lewis; Biden, Lula e o "Capitólio Rodoviário". É na Live de domingo

Depois do transe da eleição, nada melhor do que se acalmar e refletir na Live Cinegnose 360 #80, nesse domingo (06/11), às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro vamos discutir o dream pop da banda Cocteau Twins e o álbum “Treasure”: a sonoridade celta antes da cultura “glocal” da Globalização. Depois, vamos analisar dois filmes com o tema “Riso”: o terror “Sorria” (a positividade hipócrita é o Mal viral) e “The Day The Clown Cried”, o filme proibido de Jerry Lewis e jamais exibido. A bomba semiótica do “Capitólio Rodoviário”: a formação do “Exército Psíquico de Reserva” para golpes futuros. E na crítica mídiática: Lula ganhou porque Biden não quer mais golpes no seu quintal; Grande mídia dá indício de que lua de mel com...

sexta-feira, novembro 04, 2022

Da positividade hipócrita ao riso maligno e viral no filme 'Sorria'

No terror “Sorria” (Smile, 2022) há duas linhas de diálogo que são chaves de compreensão do filme: ““Faça uma cara feliz. Você fica mais bonita quando sorri” e na cena clássica da protagonista diante do monstro: “por que você está fazendo isso comigo?” “Porque sua mente é tão convidativa!”, responde a entidade com um sorriso psicótico. Dessa maneira, “Sorria” incorpora as origens antropológica ambíguas do riso: de um lado como inversão e desestabilização diante da positividade hipócrita da sociedade; e do outro, as origens sardônicas do riso na violência e crueldade: o riso como fenômeno demoníaco. Mas numa sociedade mediada pela Internet e redes sociais, o riso maligno só pode ser infeccioso e viral, cuja força está no trauma, culpa e res...

quarta-feira, novembro 02, 2022

O "Capitólio rodoviário": Joe Biden não quer mais golpes no seu quintal

É irônico ver o senhor das guerras híbridas e cognitivas nos oito anos como vice de Obama, Joe Biden, cumprimentando Lula (alvo da “primavera” brasileira patrocinada por Washington) e o felicitando pelas eleições “livres e confiáveis”. E mais irônico ainda é ver o “Brasil Profundo” (abduzido pelas PsyOps da guerra híbrida) não conseguir mais sair do personagem e viver numa realidade paralela achando que o ministro Alexandre de Moraes foi preso e os militares farão uma “intervenção constitucional” em meio ao “Capitólio rodoviário”. Biden não quer mais golpes no seu quintal. Agora é a agenda neoliberal progressista. Que levou Lula ao segundo turno e a vitória sob condicionante e chantagens – a maior delas, a ameaça de “trancredização”. Enquanto...

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