sexta-feira, novembro 17, 2023

Dois lados de uma mesma moeda: Guerra Israel/Hamas e fenômenos extremos climáticos


Dois lados de uma mesma moeda: Guerra Israel/Hamas e a onda de calor dos fenômenos extremos climáticos. Quem nos dá esse insight? A improvável jovem ativista Greta Thunberg. “Não há justiça climática para terras ocupadas”, puxou um coro tentando sobrepor as duas agendas. Atirou no que viu e acertou no que não viu: são eventos sincrônicos. Tanto a guerra quanto a urgência climática se deslocaram para um único campo: o retórico e propagandístico. E, mais profundamente, para o campo da simulação dos não-acontecimentos. Na guerra, o meta-terrorismo transpolitico de simulação israelenses de inimigos imaginários criados por "inside job" e "false flag". E a urgência climática: quando o debate científico sobre a discussão de múltiplas causalidades se torna retórica unidimensional no campo da propaganda, marcado por recorrências, figuras aristotélicas de retórica, contaminações metonímicas e inversões entre causas e efeitos. 

A cena foi emblemática como flagrante de um choque, ou melhor, um curto-circuito entre duas agendas que no momento dominam a mídia: guerra Israel/Hamas e os chamados “eventos extremos climáticos”.

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg teve seu discurso interrompido em uma “Marcha pela Justiça Climática” em Amsterdã. Após dizer frases pró-Palestina no palco, um homem invadiu o espaço e tomou o microfone: “vim aqui para uma manifestação climática, e não para uma manifestação política!”.

Após o invasor ser retirado, Greta puxou um novo coro: “Não há justiça climática em terras ocupadas!”. Seja lá o que significa a reivindicação por “justiça climática” numa guerra assimétrica na qual civis de Gaza são massacrados ou pelas bombas que caem do céu ou pelos soldados e tratores israelenses que invadem o terreno. Ou melhor, o que tem a ver a questão do clima com o massacre de cidadãos na Faixa de Gaza.

Assim como Zelensky tentou e não conseguiu, ficando para trás no ostracismo (e enfrentando a oposição dos generais ucranianos que o acusam de corrupção envolvendo a ajuda do Ocidente na guerra contra Putin), Greta Thunberg também tenta pegar uma carona na atual agenda midiática – como o hábito do cachimbo entorta a boca, ela tentou sobrepor as duas agendas numa só.

Mas algo além nessa ansiedade da jovem ativista. Uma sincronia irônica entre as agendas tanto da guerra Israel/Hamas e quanto da urgência climática e o “novo normal” dos fenômenos extremos climáticos.



Primeiro, pela natureza propagandística e retórica que envolvem. E num nível mais profundo, como não-acontecimentos: uma guerra que envolve o fenômeno do terrorismo transpolítico. E a urgência climática como terrorismo retórico – uma coisa é a discussão científica sobre as mudanças climáticas e as relações de causalidade sobre múltiplos fatores. Outra coisa é o fenômeno semiótico, retórico, no qual todas as pesquisas são reduzidas a uma causalidade única. E o que é pior: misturando causa e efeito para produzir o efeito da chantagem geopolítica ambiental. Com um alvo bem claro: o Sul Global.

Terrorismo transpolítico

Como já discutido anteriormente neste Cinegnose, a grande mídia transformou o conceito de terrorismo num jogo semântico, uma espécie de palavrão - por exemplo Lula pode condenar Israel de qualquer coisa (massacre, crime de guerra etc.). Mas jamais proferir a palavra “terrorismo” – porque remeteria à memória do Holocausto. E Israel reivindica o “lugar de fala”: só os judeus sabem o que foi o Holocausto. Como disse em 1982 o ex-primeiro-ministro de Israel, Menachen Begin, depois de bombardear o Sul do Líbano, rechaçando as críticas de que estaria repetindo o Holocausto: “Eu sei o que foi o Holocausto!”.

Terrorismo tem a ver com a transpolítica – forma midiatizada da política na qual os eventos não se baseiam mais em ideologias políticas, mas visam criar acontecimentos (não-acontecimentos) que impactem o contínuo midiático atmosférico (que substituiu a esfera pública clássica) através de provocações, atos espetaculares, atentados, guerras etc. Seu objetivo não é mais nem bélico-militar, ideológico ou a simples conquista do Poder (golpe de Estado): o objetivo é o de contaminar o contínuo midiático com um constante estado de medo, ansiedade etc.

Depois de pouco mais de um mês após a invasão do grupo Hamas em território israelense matando 1.200 civis, começam a surgir, aqui e ali, evidências de algo que esse humilde blogueiro sustenta desde o início: estamos diante de uma clássica ação de false flag e inside job de Netanyahu e as Forças de Defesa de Israel – IDF, na sigla em inglês.


Cadê os inimigos em Gaza?


No jornal “The Times of Israel”, o jornalista Uriel Heilman se pergunta: por que os principais meios de comunicação não estão mostrando fotos de combatentes do Hamas em Gaza? Questionou o “New York Times “que respondeu: “não temos nenhuma”.

Heilman estranha, porque tais imagens seriam cruciais para entender o discurso de Israel que sustenta o conflito. E acrescenta:

Mas aqui está o que eu não entendo: com as centenas de jornalistas lá, incluindo inúmeros fotojornalistas com experiência cobrindo conflitos sangrentos na Síria, Ucrânia, Iraque e Afeganistão, como é que eles não conseguem obter nenhuma imagem de palestinos lutando contra os israelenses? – clique aqui.

Tudo o que vemos são vídeos ao estilo institucional de ambos os lados: soldados israelenses em Gaza disparando contra ruínas e supostos combatentes do Hamas saindo de buracos para disparar bombas contra blindados inimigos... mas jamais imagens com os oponentes numa mesma cena. Mesmo que à distância.

Pressionada a apresentar as provas (o fantástico complexo subterrâneo do QG do Hamas sob o hospital Al-Shifa com armas militares pesadas), tudo o que o IDF apresentou em vídeos oficiais é de uma canastrice dos RAVs (Russos, Árabes e Vilões em geral) hollywoodianos: uma mesa com cópias do Corão, algumas AK-47, rádio e um laptop. Nada parecido com uma animação criada pela “inteligência” israelense. Num composé primário sobre uma mesa.



(a) A hipótese do meta-terrorismo: Israel cortou todas as formas de comunicação com a Faixa de Gaza não para que o mundo não tivesse registros mais acurados do massacre. Mas para não ser revelada para o mundo a simulação, própria de um não-acontecimento – não há “terroristas do Hamas”, lutas épicas e nem uma gigantesca rede de túneis. Apenas soldados fazendo o rescaldo da destruição das toneladas de bombas jogadas e tratores limpando o terreno dos entulhos e cadáveres soterrados. Afinal, Israel quer empurrar os civis para fora de Gaza e explorar as ricas jazidas de gás natural off shore – clique aqui.

(b) Sabemos que o Hamas (assim como todas as facções do fundamentalismo islâmico) foi uma invenção dos falcões da guerra neocons dos EUA e Israel para impedir o crescimento da causa palestina liderada por movimentos laicos e seculares, com inclinação marxista, como o Fatah de Yasser Arafat. O discurso do “choque das civilizações” e toda uma penca de filmes hollywoodianos sobre RAVs fizeram o restante do trabalho.

Resta a hipótese do inside job, confirmada por Tuval Escapa, membro da equipe de segurança do Kibutz Be’eri, disse ao jornal israelense Haaretz que 

os comandantes militares israelenses ordenaram o bombardeio [de] casas contra seus ocupantes, a fim de eliminar os terroristas junto com os reféns [israelenses] - clique aqui.

Além do testemunho de Yasmin Porat, que procurou abrigo em Be’eri, no festival de música Nova, nas proximidades, atacado no último dia 7 de outubro pelo Hamas. 

Porat disse a uma rádio Israelita que assim que as forças especiais israelenses chegaram: “eliminaram toda a gente, incluindo os reféns [israelenses], porque havia fogo cruzado muito, muito pesado” – clique aqui.

Pelo nível de destruição no Kibutz mostrado pela TV, jamais seria conseguido com as armas leves que os terroristas levavam. Somente com armamento pesado militar... israelense.




Aquecendo a retórica da urgência climática

Como se reconhece uma “Operação Retórica” com fins de propaganda? A partir de marcas características como recorrência, profusão de figuras de retórica aristotélica e recursos semióticos como, por exemplo, contaminação metonímica, inversão de causa e efeito etc.

Basta uma massa de ar seco estacionar na região Sudeste-Centro Oeste, bloqueando a subida de frentes frias, para (desculpe o trocadilho) ser aquecida a operação retórica.

Como já colocado acima, quando a discussão das mudanças climáticas abandona o campo científico para migrar para o retórico e a propaganda desaparece a objetividade para se impor intenção e propósito.

Se não, vejamos. Observe leitor essa primeira página do jornal Folha de São Paulo. Num raro acontecimento, o jornalão esquece de Lula e o “pau” diário em seu governo para 90% da área gráfica ser ocupada pela pauta do calor como fenômeno extremo, virando uma pauta transversal a diversas editorias. Fenômeno semiótico verificado em outros jornais e escalada de telejornais.



Ou ainda a hipérbole da manchete do G1 “2023 deve ser o ano mais quente em 125 MIL ANOS [caixa alta minha], diz observatório europeu. Só que, buscando a notícia original em diversos veículos estrangeiros (como o “The Guardian”) essa expressão “125 mil anos” não aparece na declaração do Copernicus Climate Change Service – o “outubro mais quente” refere-se à sequência histórica somente a partir de 1940. Ou “do que pensava ter sido [grifo meu] durante a média de outubro no final de 1800” – clique aqui.

A contaminação metonímica é o recurso mais utilizado. Como por exemplo, a foto do incêndio nos tanques de uma distribuidora de combustíveis de Santa Catarina colocada ao lado de um bloco de notícias referentes ao calor, urgência climática e fenômenos extremos – veja abaixo. O jornal “Folha” já fez isso com foto de ônibus incendiando em São Paulo. O efeito de contaminação semiótica é inevitável: a foto das chamas ressignificada como fenômeno extremo climático. Induz o leitor ao erro através da fórmula da contaminação semiótica 1+1=3 – uma notícia colocada ao lado de outra notícia gera um terceiro significado.


Ou ainda, a aplicação da figura de retórica da Metonímia (a parte pelo todo). Como na situação de um pobre repórter colocado ao lado de um termômetro de rua numa espécie de contagem regressiva: esperando o termômetro bater o recorde histórico de calor na cidade de São Paulo. Tudo muito científico...



Temos ainda a todo momento a inversão entre causa e efeito. Como nas apavorantes notícias sobre a volta de incêndios “fora de época” no Pantanal. Logicamente a causa vai para a conta dos fenômenos extremos climáticos. Mas as causas são bem mais demasiado humanas: expansão da agricultura extensiva, desmatamento ilegal e prática de queimada por fazendeiros que ainda estão lá na região após os quatro anos da devastação do governo Bolsonaro.

Pré-condições ideais para uma onda de calor provocar novos incêndios “fora de época”. 

O mesmo modus operandi referente aos apagões no Rio e São Paulo: ventanias recordes (uma expressão recorrente... uma onda de recordes...) que derrubam árvores que, por sua vez, derrubam rede elétrica aérea. Estratégia diversionista para desviar a atenção da principal questão: para quê privatizações? Concessionárias não conseguem se preparar para eventos sazonais, previsíveis e ainda anunciados com uma semana de antecedência pelas agências meteorológicas. 

Ou mais um exemplo: nessa semana de forte calor, a grande mídia bateu o tambor em torno de imagens de uma nuvem de poeira vermelha que varreu Ribeirão Preto. Fenômeno climático extremo? Sim. Mas novamente, com causas bem humanas: a desertificação do interior de SP e Centro Oeste pelo agronegócio com suas crescentes áreas de pasto e agricultura extensiva. 

Qual a intencionalidade e propósito desse aparato retórico e semiótico de propaganda? Geopolítica! Bombas semióticas diárias que impactam o contínuo midiático atmosférico (terrorismo) para gerar o medo da presunção da catástrofe que conduz ao truísmo final: a causa é a queima de combustíveis fósseis que somente será resolvida com um “Green New Deal” ou do Capitalismo Verde imposto somente para o Sul Global.

Abandonar qualquer agenda desenvolvimentista ou industrialista, desistir de explorar recursos naturais e transformar estatais de petróleo em agências de transição energética, submetendo-se a uma agenda global e renunciando a própria soberania – sobretudo, o controle da produção energética... Israel até faz guerra por isso...

Mudanças climáticas existem. Afinal, o planeta é dinâmico enquanto a espécie homo sapiens está tão somente há 200 mil anos sobre a crosta da Terra – no calendário cósmico, há menos de 24 horas.

A questão é que vivemos em sociedade que possui, digamos assim, uma capsula semiótica (de discursos, sentidos e significações midiáticas) que adere aos eventos naturais, dando-lhes um sentido e significado através da ideologia do momento.

É quando os eventos naturais se transformam em bombas semióticas – bombas retóricas e propagandísticas para moldar a nossa percepção, passando a considerar como naturais e lógicas determinadas agendas. Que nunca terminam bem para a maioria.

 

 

Postagens Relacionadas

 

A construção midiática da mitologia da pandemia

 

 

A presunção da catástrofe da COP 26: engenharia de consenso do Capitalismo Verde

 

 

Os cadáveres do hospital em Gaza: terrorismo, 'Napalm Girl' e contínuo midiático atmosférico

 

 

 

Guerra Israel X Hamas: Netflix, guerra híbrida e a invenção do terrorismo islâmico

 

 

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review