sábado, junho 06, 2015
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Qual
o interesse do diretor Ridley Scott ("Blade Runner", "Prometheus" e "Êxodus") em
produzir a nova minissérie “Strange Angel” do canal AMC sobre a vida de um
engenheiro químico inventor do combustível sólido usado em foguetes espaciais?
Nenhum, não fosse a minissérie sobre a vida de Jack Parsons, co-fundador do
Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e, ao mesmo tempo, ocultista e
participante ativo da OTO (Ordo Templi Orientis), da Eclesia Gnóstica e
seguidor do mago Aleister Crowley. A combinação literalmente explosiva entre
Ciência e Ocultismo envolvia experiência com foguetes no deserto ao mesmo tempo
em que realizava rituais pagãos durante os experimentos.Para muitos ocultistas, o legado de Parsons
teria ido muito além do aprimoramento da tecnologia que levou a NASA ao espaço.
Ele também teria aberto estranhas portas dimensionais que influenciaram o século
XX.
Título: Strange Angel (previsto para 2016)
Produtor:
Ridley Scott
Roteiro:
Mark Heyman (Cisne Negro)
Plot:
Minissérie sobre a vida John Whiteside Parsons (conhecido também como Jack Parsons, 1914-1952), o “excêntrico” engenheiro químico
norte-americano co-fundador do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e
inventor do combustível sólido para foguetes que acabou sendo elemento
fundamental para o programa espacial dos EUA. Também a minissérie vai narrar o
envolvimento de Parsons com o esoterismo – suas conexões com Aleister Crowley
(considerado o maior “mago negro” do século XX) e a OTO, além do seu
envolvimento com o guru L. Ron Hubbard, fundador da Cientologia em 1946.
Por
que está “Em Observação”? – A aproximação de Ridley Scott
com a mitologia gnóstica são bem conhecidas por esse blog. Desde Blade Runner
(1982 - filme baseado em livro do escritor sci fi autointitulado gnóstico
Philip K. Dick), passando por Prometheus (2012 - onde os criadores da
humanidade são mostrados como Demiurgos enlouquecidos), Êxodo (2014 – mostrando
um Moisés que sofre da mesma desesperança dos tripulantes da nave do filme
Prometheus) até chegar à produção de minisséries como The Man in the HighCastle (2015 – mais Philip K. Dick) e agora a prometida série para o canal AMC
Strange Angel, são exemplos do interesse cada vez maior de Scott pela mística
gnóstica.
O interesse da Scott Free
Productions em produzir a minissérie baseada no livro homônimo de George Pendle
é bem sugestivo: além de Jack Parsons ter sido um dos cientistas mais
excêntricos do século XX, sua aproximação com a OTO (Ordo Templi Orientis) de Aleister
Crowley nos anos 1930-40 e com a Cientologia de Hubbard, além de terminar a sua
carreira como técnico de efeitos especiais de explosões no cinema, mostra uma
curiosa paisagem cultural – a aproximação entre ciência, foguetes, programa
espacial norte-americano, esoterismo e cinema.
O legado científico do engenheiro químico
Jack Parsons acabou sendo ofuscado pelo seu interesse no ocultismo, tornando-se
uma figura esquecida da história da NASA e do desenvolvimento da tecnologia dos
foguetes. Segundo o seu biógrafo George Pendle “depois de encontrar seu nome
numa pequena citação em um livro de ciência, passei a fazer uma escavação
arqueológica da sua vida. Quanto mais cavei, mais de bizarro e extremos encontrei”.
Parsons desenvolveu um papel fundamental na
construção de foguetes no programa espacial da NASA, mas pelo seu envolvimento
com magia e com os estágios iniciais da Cientologia, ninguém no complexo
espacial dos EUA queria ver a NASA envolvida com um personagem envolvido com
orgias tântricas em sua mansão em Pasadena.
Parsons e sua "Mulher Escarlate"
Interessado em literatura de ficção cientifica
desde a adolescência, Parsons se interessou por química quando começou com um
amigo de escola chamado Edward Forman experimentos com foguetes amadores. Mais
tarde, na Universidade, reuniram-se com um doutorando chamado Frank Malina para
formarem o “Esquadrão Suicida”, como chamavam os amigos pelas experiências
arriscadas com explosivos.
O grupo aumentou em número, fazendo
experiências no Deserto de Mojave, inclusive chamando a atenção do FBI nos anos
1930 quando a corrida espacial e foguetes eram ainda uma agenda distante dos
interesses dos EUA. No Guggenheim Aeronautical Laboratory o trio criou a base
tecnológica dos motores a reação que mais tarde a NASA utilizaria sob a
supervisão do cientista ex-colaborador dos nazistas Von Braun.
O grupo foi a base do que seria o
Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Mas quando o grupo finalmente iria colher resultados e a fama, Jack Parsons foi afastado por causa de seus
“métodos de trabalho pouco ortodoxos e inseguros”. Parsons foi então para o
Astra Engineering Ad.
Porém, a verdadeira razão do afastamento foi
o seu crescente interesse pelo esoterismo, participando da chamada Missa
Gnóstica da Igreja de Thelema, fundada por Aleister Crowley. Parsons acreditava
que a magia poderia ser facilmente explicada através da mecânica quântica.
Incentivado pela Igreja de Thelema, Parsons
começou a ter um relacionamento sexual com a irmã de 17 anos da sua esposa,
Helen. Ao mesmo tempo Helen mantinha um relacionamento com o membro mais antigo
da Igreja, Talbot Smith. Juntamente com outros integrantes da Igreja, os quatro
se mudaram para uma mansão em Pasadena. Lá, drogas fluíam livremente, em meio a
orgias sexuais rituais (tântricas).
Aos poucos, Parsons começa a se aprofundar em
magia negra, tornando-se fascinado em poltergeist e fantasmas. Acreditava que
deveria se aprofundar em rituais para atrair a “Mulher Escarlate” com a qual
conceberia o “Moonchild” ou o Avatar na Nova Era do Anti-Cristo. Participava de
seguidos rituais enoquianos onde ingeria estranhos comprimidos e masturbava-se
ao som de músicas mágicas.
Enquanto isso, Parsons participava de
experiências com foguetes no deserto recitando poemas pagãos a Pan vestido com
hobbies rituais em vermelho e negro. Em 1946 Parsons decidiu que tinha
conjurado a mulher perfeita: Marjorie Cameron. Tornou-se sua musa e foi objeto
de um livro de poemas escrito na época.
O ocultismo de Parsons nos levou à Lua?
No momento em que trabalhava como consultor
para efeitos especiais de explosão para o cinema, Parsons morreu
acidentalmente: em 1952 estava trabalhando em seu laboratório privado na
garagem de sua casa quando o lugar inteiro explodiu.
Muitos ocultistas como o mago britânico
Kenneth Grant acredita que a combinação de ciência com ocultismo feita por Parsons
foi ainda mais explosiva: suas experiências no deserto envolvendo foguetes e
rituais mágicos coincidiu com as primeiras ondas de aparição de discos voadores iniciada em Roswell, Novo México. “Parsons abriu portas e algo voou para dentro do
nosso mundo...”, afirmou Grant – Leia CHAPMAN, Douglas, Jack Parsons:
Sorcerous Scientist.
O que esperar? – Após
acompanharmos o filme Êxodo onde as história bíblica de Moisés e as pragas do
Egito foram interpretadas por um olhar claramente gnóstico, percebe-se que
Ridley Scott chega à maturidade com uma agenda artística evidente: o encontro
do Cinema com o ocultismo gnóstico. Ainda mais sabendo-se que nesse ano também
a produtora de Scott assinou com a HBO o contrato de produção de outra
minissérie chamada Pharaoh sobre a
presença de seres alienígenas no antigo Egito.
Por isso, acreditamos que Strange Angel não
abordará a biografia de Jack Parsons apenas como um cientista excêntrico com
uma vida de excessos, assim como uma estrela do rock. Ridley Scott deve estar
interessado nessa explosiva combinação entre Ciência e Ocultismo.
Abaixo um pequeno documentário sobre Jackson Parsons feito no ano passado pelo editor gráfico e designer Mike Morrison. Uma pequena degustação antes de estrear a minissérie de Ridley Scott.
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Bem Vindo
"Cinema Secreto: Cinegnose" é um Blog dedicado à divulgação e discussões sobre pesquisas e insights em torno das relações entre Gnosticismo, Sincromisticismo, Semiótica e Psicanálise com Cinema e cultura pop.
A lista atualizada dos filmes gnósticos do Blog
No Oitavo Aniversário o Cinegnose atualiza lista com 101 filmes: CosmoGnósticos, PsicoGnósticos, TecnoGnósticos, AstroGnósticos e CronoGnósticos.
Esse humilde blogueiro participou do Hangout Gnóstico da Sociedade Gnóstica Internacional de Curitiba (PR) em 03/03 desse ano onde pude descrever a trajetória do blog "Cinema Secreto: Cinegnose" e a sua contribuição no campo da pesquisa das conexões entre Cinema e Gnosticismo.
Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
Neste trabalho analiso a produção cinematográfica norte-americana (1995 a 2005) onde é marcante a recorrência de elementos temáticos inspirados nas narrativas míticas do Gnosticismo.>>> Leia mais>>>
"O Caos Semiótico"
Composto por seis capítulos, o livro é estruturado em duas partes distintas: a primeira parte a “Psicanálise da Comunicação” e, a segunda, “Da Semiótica ao Pós-Moderno >>>>> Leia mais>>>