quarta-feira, janeiro 14, 2015

As bombas semióticas do "Charlie Hebdo" e das "árvores-que-caem-e-matam" em São Paulo

Enquanto o jornal Charlie Hebdo foi repentinamente arrancado da crise financeira e da ameaça de fechamento para a condição de “pièce de résistance” da liberdade de expressão Ocidental, em São Paulo as costumeiras árvores que caem a cada tempestade de verão também repentinamente foram elevadas da cobertura local aos telejornais diários de rede nacional como o fenômeno generalizado das “árvores-que-caem-e-matam”. O que há em comum nesses dois eventos que dominam a atual pauta midiática? A bomba semiótica diversionista, cujas origens estão nas táticas militares dos campos de batalha desde a Antiguidade. Hoje é a principal arma na luta pela conquista da atenção da opinião pública. Tática manjada e canastrona pelo seu evidente sendo de oportunismo, timing e conveniência. Porém, continua sendo a mais eficiente no desvio de atenção dos problemas reais.

“Aquele que aprender a usar o artifício do diversionismo será um conquistador. Eis a arte de fazer manobras”( Sun Tzu)

Nas táticas militares, o diversionismo é uma das mais antigas. Para ganhar a guerra de Tróia, um comandante grego criou a ilusão de oferecer um cavalo de madeira de presente para distrair o inimigo e afrouxar a segurança. Na Arte da Guerra, Sun Tzu falava em seguir uma rota longa e circular para ludibriar o inimigo e fazê-lo se afastar do caminho.

Quando as guerras passaram dos campos de batalha para as mídias (sejam elas as telemétricas e telemáticas que transformaram as guerras em videogames letais, ou então as mídias de massas), tudo transformou-se em uma guerra de comunicação onde os oponentes lutam para decidir o que está na alça de mira do inimigo ou na pauta das discussões na imprensa.
Norman Mailer: coincidências como
"espasmos da realidade" antes
de grandes acontecimentos

Assistindo a filmes como Mera Coincidência (Wag The Dog, 1997, onde o presidente dos EUA na reta final da sua reeleição envolve-se em escândalo sexual forçando a Casa Branca inventar uma crise internacional para desviar a atenção da opinião pública), percebemos que a essência da tática militar do diversionismo continua presente no contínuo midiático: iludir, desviar a atenção do inimigo do centro estratégico para a periferia das ações.

Assistindo ao telejornalismo da grande mídia nesse início de ano assistimos a um verdadeiro surto de táticas diversionistas. Se o escritor Norman Meiler estiver correto ao afirmar que no despertar de grandes eventos sempre ocorrem grandes coincidências como fossem espasmos da realidade, então estamos na iminência de algo significativo.

Charlie Hebdo e as árvores de São Paulo


Qual a relação entre o polêmico e mal contado atentado ao Charlie Hebdo em Paris e a verdadeira contagem diária dos números da queda de árvores em São Paulo que a grande imprensa repentinamente começou a reportar em tons histéricos? Se aproximarmos esses dois fatos que tomam conta da pauta de início de ano, perceberemos que são flagrantes exemplos de táticas diversionistas: tal como Sun Tzu concebia, tática para fazer a opinião pública percorrer uma grande rota em círculo para enganá-la.

 Charlie Hebdo foi a tática diversionista do “choque das civilizações”: o tema da liberdade laica do Ocidente contra a religiosidade intolerante islâmica. Com todas as sua lacunas e ambiguidades que transformaram em uma história mal contada para, assim, atiçar a curiosidade conspiratória e ganhar ainda mais repercussão (sobre isso, clique aqui), serviu para concentrar os olhos de todos em Paris, enquanto o centro das ações está a alguns milhares de quilômetros ao Leste: o estreito de Bab el-Mandeb, gargalo do fluxo do transporte de petróleo. 

Região entre o Iêmen e a Somália, ponto de interesse geopolítico na interligação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico. A conexão entre Charlie Hebdo e um suposto braço da Al-Qaeda no Iêmen é o pretexto para a militarização da região e o controle estratégico do fluxo do petróleo.

Por que o súbito interesse pelas árvores?


Enquanto isso, a grande mídia em São Paulo faz um monitoramento diário inédito da queda de árvores na cidade, suas consequências mortais, prejuízos e contratempos para o trânsito.

O que intriga nessa súbita atenção pela queda das árvores, é que elas caem todo verão pela típica ação das chuvas e ventos da estação. Ao longo desses 28 anos que moro na cidade de São Paulo, os transtornos das quedas de árvores nunca mereceram grande atenção midiática, a não ser algumas matérias restritas aos telejornais locais. Isso, apesar do evidente culpa pelo descaso das sucessivas administrações públicas municipais.

Mas nesse ano, equipes de reportagem em terra, helicópteros e fluxo de imagens por celulares dos telespectadores ganham amplo espaço nos primeiros blocos de notícias.

E de forma inédita, a mobilização e comoção pelas árvores chegam aos telejornais de rede, como um fato de relevância nacional – transformaram-se nas “árvores-que-caem-e-matam”.

Tal como nos chamados “ataques do PCC” em 2006 na cidade de São Paulo onde nos telejornais o mesmo ônibus incendiando era mostrado repetidas vezes em ângulos diferentes criando a sensação de incêndios generalizados por todos os bairros, o mesmo efeito é criado na cobertura da queda das árvores: as quedas mais espetaculares são repetidas em diversos ângulos, por diversas edições, criando a percepção de um fenômeno generalizado que se aproximaria das catástrofes meteorológicas como tufões.

Por que agora esse interesse pelas árvores?

Em tempos ecologicamente corretos marcado pelo etérico conceito de “sustentabilidade”, “árvore” é a bomba semiótica perfeita: assim como o Charlie Hebdo (que caminhava para o esquecimento e irrelevância) se transformou de uma hora para outra em pièce de résistance da liberdade de expressão, a queda das árvores em São Paulo se transformaram numa espécie de catalização simbólica – alusão às supostas mudanças climáticas globais (e as tempestades em São Paulo seriam uma amostra disso) combinado com uma hipotética prova da incompetência das administrações de petistas eleitos, assim como o prefeito Haddad.

Perfeitas bombas semióticas: são exemplos de como eventos podem ser recortados, editados e encaixados em uma pauta pré-estabelecida nas reuniões dos “aquários” das redações.

A tática diversionista


Por que as “árvores-que-caem-e-matam” se tornaram uma tática diversionista? Simples! As tempestades diárias com as costumeiras inundações estão criando um quadro surreal para os paulistanos: após atravessar enchentes e chegar encharcado em casa, o paulistano abre a torneira e não cai um pingo d’água. Liga o interruptor e as luzes não acendem...

As “árvores-que-caem-e-matam” são perfeitos dispositivos semióticos para a municipalização dos problemas da esfera estadual. Falta água por que “chove no lugar errado” (como repetem como um mantra as “moças do tempo” na TV) pois a cidade fica muito quente e por isso só chove na área urbana... esquentam porque não tem árvores... porque estão caindo pelo descaso... e caem nos fios elétricos... cortando a luz... porque o prefeito não está nem aí para o problema das árvores...

Cartel do metrô e assédio sexual

Diversionismo: apitos contra
assédio sexual no metrô

A bomba semiótica diversionista é uma tática colocada em ação pelo governo estadual com o apoio da grande mídia desde que estouraram denúncias sobre o chamado “cartel do metrô” em São Paulo.

Quando o escândalo envolvendo a Linha Amarela do Metrô começou a vazar na grande mídia, imediatamente a tática diversionista foi acionada: em abril do ano passado foi disparado nos telejornais uma espalhafatosa campanha contra o assédio sexual nas composições habitualmente lotadas do metrô.

Com a imediata adesão de associações feministas com militantes devidamente uniformizadas com a camiseta “Juntas Podemos Muito Mais” ao melhor estilo “Je Suis Charlie Hebdo”. A grande mídia mostrou longas matérias sobre a distribuição de apitos para mulheres em estações do metrô – se fossem assediadas deveriam apitar para alertar a segurança.

Com matérias em proporção de tempo maior do que as denúncias de corrupção na construção de linhas do metrô, a atenção da opinião pública foi desviada para uma pauta propositiva de natureza moralizante e comportamental – aliás, tática semiótica privilegiada das atuais estratégias diversionistas: causas político-econômicas (infra-estruturais) são desviadas para temas de superestrutura (para usar uma terminologia do Marxismo): “choque de civilizações”, “machismo”, “liberdade de expressão” etc.

Ou pautas propositivas como a inauguração, cercada de pompas e circunstância com a presença de Alckmin e autoridades, das bombas para sugar o chamado “volume morto” do sistema Cantareira enquanto a água já desaparecia das torneiras dos paulistanos.


             Com a bomba semiótica diversionista a grande mídia consegue escapar dos assuntos que lhe causam desconforto ou que potencialmente possam prejudicar seus interesses. Dos confrontos físicos das infantarias nos campos de batalha à luta encarniçada pela hegemonia da atenção da opinião pública nas mídias, o diversionismo continua sendo a tática mais manjada e canastrona pelo seu evidente sendo de oportunismo, timing e conveniência. E, apesar de tudo, a mais eficiente.


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