Em
um futuro não muito distante a Europa foi interligada por uma massiva rede de
metro, o Estado sumiu e foi substituído por uma gigantesca corporação após o
crash financeiro e a crise energética e climática. Enquanto isso, as pessoas
isoladas nas suas casas se divertem vendo um game show televisivo com refugiados que disputam visto para legalizarem a situação na Europa. Quem
perde é ejetado para o mar. Parece com algo familiar? Essa é a animação sueca
“Metropia” (2009) uma paradoxal ficção científica na qual a sensação de futuro
deixa de existir. “Metropia” é uma “hipo-utopia”: o futuro já está entre nós,
no presente. Diferente das tradicionais distopias, essa animação é uma
“hipo-utopia”, a exemplo de filmes como “Distrito 9”: o futuro nada mais é do
que uma projeção hiperbólica das mazelas do presente – precarização do
trabalho, deterioração urbana, lavagem cerebral midiática, racismo e xenofobia.
Quando
a crítica especializada se defronta com a atual onda de filmes e animações sci-fi cujas narrativas são ambientadas
em mundos pós-apocalípticos e totalitários, sempre a referência é 1984 de George Orwell ou Admirável Mundo Novo de Huxley. Esses
filmes sempre são analisados como meras atualizações dessas clássicas obras
literárias sobre distopias.
Mas
os críticos parecem passar batidos para uma novidade fundamental que os atuais
filmes sci-fi apresentam: eles não
são mais “distópicos”, no sentido atribuído por Orwell e Huxley. O que temos
hoje vai além das distopias – são as hipo-utopias
– sobre as distinções entre utopia,
distopia e hipo-utopia leia
artigo científico desse humilde blogueiro na revista Cosmos & Contexto – clique aqui.
São
filmes sci-fi onde a alta tecnologia
(ícone característico do gênero) convive com todas as mazelas da sociedade
atual, porém exageradas pela estética expressionista e surrealista – favelas e
cortiços, deterioração urbana, precarização do trabalho, lixo que se confunde
com seres humanos que necessitam ser controlados, confinados ou descartados.
Principalmente a figura do imigrante, do refugiado e do estrangeiro.
O
filme Distrito 9 (2009) talvez seja a
face mais visível dessa tendência – imigrantes ilegais (aliens vindos de outros
mundos), xenofobia, racismo e intolerância dos tempos atuais projetados no
futuro através de uma estética hiperbólica. O Apartheid da África do Sul atual projetado no futuro em tons de humor negro e ficção científica.
A animação sueca Metropia (2009) repete esses mesmos traços da hipo-utopia atual.
Diferente da distopia (onde ainda há
um “topos” chamado “futuro” como mundos diferentes dos atuais ou, pelo menos,
advertências sobre no quê o mundo atual pode se tornar), na hipo-utopia (no
sentido de “futuro insuficiente”) não há mais futuro: o porvir nada mais é do que
a projeção dos problemas atuais – a diferença é que no “futuro” eles se
transformarão em pesadelos.
Em Metropia temos todas as mazelas
sócio-econômicas e humanas da Europa atual: um mundo pós crash financeiro (como
a atual crise da Zona do Euro), a Europa integrada por uma vasta rede de metrôs
em alta velocidade (a integração financeira do Euro), o Estado desapareceu e
foi substituído por uma gigantesca corporação (afinal, não é esse o sonho do
neoliberalismo atual?) e um programa de TV chamado “Asylum” no qual
telespectadores se divertem vendo refugiados em um game show lutando por um visto que lhes permita entrar legalmente
na comunidade europeia.
Aqueles
que perdem têm a cadeira ejetada e caem no mar para morrerem – uma projeção em
humor negro da imagens diárias que assistimos de adultos e crianças refugiadas
morrendo afogadas para tentar chegar à Europa.
A
hipo-utopia presente em filmes como Metropia
certamente confirma o pressentimento do escritor underground e maldito Charles
Bukowski: para ele, a ficção se tornaria cada vez mais insuficiente em um mundo
cujos acontecimentos reais são tão estranhos e bizarros que superam qualquer
imaginação literária.
O Filme
Estamos na Europa de 2024. As mudança
climáticas fizeram desaparecer as estações do ano reduzindo os céus a um cinza
uniforme e constante. O espaço público foi reduzido a lixo, carcaças de
automóveis nas ruas e ruínas – todos se escondem em seus pequenos apartamentos
e trabalham em uma espécie de gigantesco call center ou telemarketing
precarizado.
A
única diversão é o game show televisivo Asylum:
todos se divertem vendo refugiados serem ejetados para o mar...
O
único meio de transporte lícito é a gigantesca rede de metro trans-europeia.
Andar de bicicleta é proibido.
Roger
(voz de Vincent Gallo) é um “cara normal” (como insiste em repetir”) que vive
em Estocolmo. Roger vive frustrado na sua baia do telemarketing, suspeita que
sua namorada o trai com o melhor amigo e começa a ter uma repentina queda
amorosa pela garota-propaganda de um comercial do shampoo Dangst – Nina, voz de
Juliette Lewis.
Roger
secretamente se locomove de bicicleta de casa para o trabalho, porque acredita
que algo estranho está acontecendo no Metro: é lá que Roger ouve mais
claramente uma “voz interior” que alimenta todos os seus medos, segredos e
desejos.
Ao
mesmo tempo, em toda cidade, vemos outdoors e cartazes com uma enigmática
mensagem: “Ouça sua voz interior”.
A
busca em descobrir a origem dessa estranha voz, levará Roger a uma conspiração
envolvendo Governo, a corporação Trexx (gigantesca transnacional que controla o
Metro, além de fabricar o shampoo Dangst e produzir alimentos) e um bizarro
dispositivo de lavagem cerebral, no sentido mais literal do termo.
A hipo-utopia em Metropia
A
primeira coisa que salta aos olhos nessa animação é que utiliza uma técnica diferente
de tudo que o leitor já viu – personagens e cenários são feitos a partir de
fotos reais para depois serem manipulados em modelos 3D em computação gráfica
em um efeito deliberadamente expressionista e estranho. Um misto de realismo,
rigidez e distorção, o suficiente para tornar o filme inexplicavelmente
desconfortável.
Ao
longo da animação, parece que assistimos a uma nova versão de 1984 através da sensibilidade de Terry
Gilliam em Brazil, O Filme (1982).
Porém há algo a mais, estranho e bizarro em Metropia:
parece que estamos assistindo a eventos que acontecem na atualidade, porém com
tintas de exagerado humor negro. É o que torna Metropia um filme
hipo-utópico, a exemplo de Distrito 9.
Outro elemento hipo-utópico de Metropia é a
forma de controle dos indivíduos sob uma curiosa forma de criação de consenso
que lembra uma versão hiperbólica do que já acontece na atualidade. Não mais um
Big Brother que tudo vê por meio de dispositivos panópticos como câmeras e
telas, como em 1984. Mas outra coisa completamente diferente que leva a concepção de "lavagem cerebral" à literalidade.
A lavagem cerebral da “voz interior” – alerta de spoilers à frente
Outdoors
e cartazes espalhados pela cidade e nas estações de metro (“ouça sua voz
interior”) lembram até alguma campanha de cunha religioso ou místico – algo
entre o Budismo (“olho interior”) e o Gnosticismo – a busca da fagulha
espiritual dentro de si mesmo. Tudo muito amigável e construtivo.
Porém
as “vozes interiores” não passam das vozes dos operadores do gigantesco telemarketing
da Trexx, “aconselhando” aos passageiros do metro como se comportar, o que desejar
e o que comprar, alimentando ansiedades, temores e fantasias – nada mais do que
faz atualmente a Publicidade e o neuromarketing.
Na
atualidade, não só o telemarketing mas os bancos de dados de empresas as quais
mal conseguimos imaginar dispõe das nossas informações pessoais e rastreamento
dos nossos hábitos na Internet e redes sociais.
Metropia
desdobra a realidade atual ao absurdo. A chave é o inocente shampoo Dangst, que
insere nano-robôs através do couro cabeludo, para depois se alojarem no cérebro
e nervo ótico: a Trexx vê o que nós vemos e sente o que sentimos.
Dessa
forma, Metropia projeta de maneira paradoxal
as mazelas do presente. Por isso a estética hiper-realista da animação: uma
técnica sofisticada de fotomontagem (que em muitos aspectos se assemelham às
animações de Terry Gilliam no grupo Monty Python) como se as formas do pesadelo
hipo-utópico e a realidade documentária das fotos tivessem se fundido em um
todo alucinatório.
O
diretor de ascendência egípcia Tarik Saleh anteriormente co-dirigiu
documentários sobre a morte de Che Guevara (Sacrifício,2001)
e sobre o regime de interrogatórios da base de Guantânomo (Gitmo, 2006). Por isso, mais do que o futuro, Metropia preocupa-se
com nosso presente imediato projetado em um futuro especulativo. Através da
hiper-realidade, tenta chamar a nossa atenção para os nosso temores
contemporâneos como a vigilância, velocidade e o maquiavelismo das grandes
corporações.
Não
é à toa que o slogan da onipresente corporação Trexx é: “mobilidade e
transparência”!
Ficha Técnica |
Título: Metropia
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Diretor:
Tarik Saleh
|
Roteiro: Fredrik Edin
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Elenco: Vincent Gallo, Juliette Lewis,
Udo Kier, Stellan Skarsgard
|
Produção: Atmo Media Network, Canal Television AB, Film Väst See
|
Distribuição:
Tribeca Film
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Ano:
2009
|
País: Suécia,
Dinamarca, Noruega
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