quinta-feira, maio 11, 2023

Hiperliberalismo, pós-morte e Cinetanatologia na série 'Amanhã'

As representações no cinema e audiovisual sobre o Além e a vida após a morte são um verdadeiro sismógrafo do que ocorre aqui entre os vivos. É o que este Cinegnose chama de “Cinetanatologia”: o estudo das diferentes representações da morte e do além-túmulo no cinema e audiovisual. Um bom exemplo é a série Netflix sul-coreana “Amanhã” (Tomorrow, 2022- ) que revela como a representação do além-túmulo daquele país reflete o mal-estar entre os vivos: a crescente onda de suicídios, bullying e violência escolar. Um Céu corporativo preocupa-se com a ameaça da falência decorrente da superpopulação de almas de suicidas que chegam. Por isso, cria uma equipe de “Gestão de Riscos” para convencer depressivos, desempregados e perdedores em geral do país...

quarta-feira, maio 10, 2023

'Um Lugar Secreto': e se a vida adulta for apenas uma extensão perversa da infância?

Um jovem no limite da adolescência anseia em chegar à vida adulta para fugir do tédio e vazio da sua existência. O que aconteceria se descobrisse que a vida dos seus pais, jovens adultos, nada mais fosse do que uma extensão da própria infância da qual quer fugir? Esse é o tema do psicodrama sombrio em tom de fábula “Um Lugar Secreto” (John and The Hole, 2021), uma espécie de “Esqueceram de Mim” invertido: é ele que esquecerá dos pais, esquecendo sua família presa em um buraco. Um bunker abandonado que é a metáfora central do filme: o abismo geracional criado pela negação e distanciamento nas relações familiares contemporâne...

sábado, maio 06, 2023

No segundo aniversário: 'Chelsea Light Moving'; capivaras e outros animais híbridos; a peleja titânica Globo vs. Google

Capivaras e outros animas híbridos, coroação real, smoking guns e a peleja titânica da Globo contra o Google. Somente numa semana assim se poderia comemorar o segundo ano da Live Cinegnose 360. Venha comemorar com o humilde blogueiro nesse domingo (07/05), às 18h, no YouTube, na Live #106. Que começa com um CD deste blogueiro: a montanha-russa do rock indie em “Chelsea Light Moving”: contracultura e subcultura no capitalismo tardio. Depois, um pouco de Cineteratologia com o filme “Renfield” (o mundo atual está mais vulnerável a Conde Drácula); e “O Grande Chefe” (Lars von Trier, neoliberalismo e o argumento de Nuremberg). Uma resenha dos livros que o humilde blogueiro adquiriu nessa semana. E na Crítica Midiática: Globo dá chilique na votação...

sexta-feira, maio 05, 2023

Globo e Google no espelho, a capivara híbrida e... cadê o "smoking gun" contra Bolsonaro?

Desde a votação à presidência do Senado, a Globo não se mostrava tão ansiosa quanto na votação da PL das Fake News. Mais uma vez colocou seus “colonistas” dentro do Congresso para o corpo a corpo em defesa da PL e fez chilique quando o Google também começou a jogar pesado contra a aprovação. Globo e Google apontam o dedo uma para o outra. Google faz nada mais do que a Globo já não tenha feito por décadas. Globo quer também meter a mão no bolo publicitário das redes e plataformas para ganhar sobrevida, sob o álibi do “jornalismo profissional” como único remédio contra as fake news. Criadas pelo próprio jornalismo corporativo através do abuso do poder econômico do qual acusa o Google de fazer. Um olha para o outro no espelho. Atrás dessa espuma...

quinta-feira, maio 04, 2023

A crítica da razão cínica no filme 'O Grande Chefe'

O filme do diretor Lars von Trier, “O Grande Chefe” (The Boss of it All, 2006, disponível no MUBI), segundo o diretor, é uma comédia inocente e despretensiosa. Sua fala já é cínica e irônica, tanto quanto o tema soturno dessa comédia: como a ética sobrevivencialista e o “cinismo esclarecido” (Peter Sloterdijki) criam no nosso cotidiano (no filme, uma narrativa ao estilo “The Office”) traços psíquicos como a das pessoas que vivem situações extremas: auto-distanciamento irônico, individualidade multiforme e anestesia emocional. O dono de uma empresa inventa um personagem (o “chefe de tudo”) para dizer que apenas cumpre ordens, para evitar se indispor com subalternos em decisões mais delicadas (e duras). Por isso, contrata um ator para cumprir...

terça-feira, maio 02, 2023

Obsessão pela felicidade e positividade deixa mundo vulnerável a Drácula no filme 'Renfield'

Há muito tempo Conde Drácula tornou-se um imortal. Tempo suficiente para o mestre das trevas merecer várias versões no cinema: gótica, romântica, satânica, exótica, sensual etc. Quando pensavam que não restava mais nenhum suco sangrento para extrair dele, eis que ele ressuscita outra vez. Dessa vez através de Nicolas Cage, numa encarnação de Bela Lugosi mixado com Coringa e o camp sombrio da “Dança dos Vampiros” de Roman Polanski.“Renfield” (2023) é uma versão trash e slasher do clássico de Bram Stocker, mas dessa vez a história é contada pelo ponto de vista do servo de Drácula – como decide se libertar de tirania de Drácula ao descobrir, através de um grupo de autoajuda, que seu mestre na verdade é um narcisista e ele é vítima de uma...

sábado, abril 29, 2023

Construção semiótica de Madonna; a etnografia do golpe que foi e que está por vir; por que Globo apoia PL das fake news?

Essa será a ÚLTIMA Live Cinegnose 360... antes da edição do segundo aniversário! Nesse domingo (30/04) a edição #105, às 18 h, no YouTube. Na sessão dos vinis desse humilde blogueiro vamos analisar o paradigma Madonna na cultura pop: como se faz a construção sígnica de uma pin-up pós-moderna. Depois dos Comentários Aleatórios, vamos discutir a série sul-coreana Netflix “A Lição”: porque vingança e luta de classes são temas recorrentes no cinema da Coreia do Sul; e o filme “Sonho Tcheco”: a República Tcheca pós-comunista descobre que publicitários podem mentir. Em seguida, vamos discutir o jornalismo de guerra 2.0: como foi a estratégia de prospecção etnográfica do golpe de 2016 que grande mídia ensaia repetir. Na Crítica Midiática da Semana:...

sexta-feira, abril 28, 2023

Jornalismo de guerra 2.0: etnografia do golpe, a embaixadora e a CNN

Depois da guerra na Ucrânia criar a expressão “Guerra Fria 2.0”, será que o terceiro governo Lula está fazendo a grande mídia entrar no modo “jornalismo de guerra 2.0”, reeditando auge da guerra híbrida 2013-16? Entre o retorno das velhas bombas semióticas, Folha parece repetir uma estratégia bem-sucedida em passado recente, a etnográfica: mapear desiludidos, revoltados e ressentidos – novos tipos-ideais urbanos. Aqueles cuja insatisfação existencial ou profissional é ainda difusa. Apenas precisando de um significante político que aponte para o culpado. É o que aponta a matéria “Millenials chegam frustrados à meia-idade”. Mapeamento etnográfico para encontrar novos descontentes, como no passado: “simples descolados”, “coxinhas 2.0”, “novos...

quinta-feira, abril 27, 2023

Série 'A Lição': só há glória na vingança indo além do bem e do mal

Sabemos que o cinema e o audiovisual são sismógrafos do zeitgeist dominante de cada momento histórico. Vingança e luta de classes são temas recorrentes na cinematografia sul-coreana. Produções como “Parasita” e “Round 6” revelaram isso. Além do ressentimento estar embutido na cultura pop daquele país, desde o sucesso internacional do videoclipe “Gangnam Style”. Espremida entre as potências China e Japão e com o crescimento econômico que gera um crescente abismo social, a produção cultural coreana reflete este mal-estar. A série Netflix “A Lição” (The Glory, 2022- ) é mais um sintoma disso: é sobre uma mulher que constrói uma vida em torno de um plano de punir e se vingar das pessoas que fizeram bullying contra ela no ensino médio. Inspirado...

sábado, abril 22, 2023

Iggy Pop & The Stooges; o bizarro ritual do Bohemian Grove e elite global; o 08/01 foi uma bomba semiótica transmídia

Nesse domingo, a PENÚLTIMA Live antes do segundo aniversário – a edição #104, domingo (23/04), às 18h, no YouTube. Começando com os vinis do protopunk Iggy Pop e The Stooges: a cena com The Doors, MC5, David Bowie e o flerte com o nazismo. Depois, os filmes “Pontypool” (Burroughs, Norman Mailer e zumbis semióticos) e a série “Devs”: uma Big Tech busca o seu “Rosebud” quântico. E depois, um raio x da elite global e como se conecta com o evento anual no Bohemian Grove, Califórnia: o que significa o suposto ritual ocultista “Cremation of Care”? E na Crítica Semiótica da Semana: grande mídia quer esquentar crise geopolítica de Lula com os EUA; o vazamento fake da CNN dá xeque mate no Governo; vazamento da CNN revela que o 8/01 foi uma bomba semiótica...

sexta-feira, abril 21, 2023

Vazamento da CNN revela que ataques de Brasília foram uma bomba semiótica transmídia

O “vazamento” da CNN do vídeo que fez cair o ministro-chefe do GSI foi a evidência de que os ataques de 08/01 em Brasília foram muito mais uma calculada bomba semiótica transmídia, do que uma tentativa real de um clássico golpe de Estado. O suposto vazamento tornou inevitável para o Governo a CPI, prometendo expandir o universo narrativo dos ataques de janeiro em múltiplas mídias e plataformas – cada vez mais o circo midiático das CPIs é transmídia. Bomba semiótica completa: polissemia, novidade, efemeridade, movimento e imprevisibilidade. E, principalmente, os sincronismos em torno do “vazamento” nesta semana. A invasão de Brasília foi um golpe virtual para a TV. O início de um universo em expansão que ameaça virar um golpe re...

quinta-feira, abril 20, 2023

Série 'Devs': uma Big Tech em busca de um "Rosebud" quântico

Causalidade versus acaso; determinismo versus livre-arbítrio. O velho dilema da Filosofia resolvido deterministicamente por um supercomputador quântico que consiga processar todas as variáveis possíveis do Universo até se transformarem em informações quânticas computáveis, prevendo todas as causas e efeitos. Até o momento em que o mapa se confunda com o próprio território, lembrando o clássico conto de Jorge Luís Borges. É a série de Alex Garland “Devs” (2020), na qual o gênio dono de uma Big Tech está em busca de seu “Rosebud”: secretamente reencontrar a pequena filha falecida manipulando o mapa da linha do tempo de todas as causas e efeitos. E em torno de tudo isso, espionagem industrial, assassinatos e a Inteligência do gover...

quarta-feira, abril 19, 2023

Do chilique à excitação midiática: o "ruído" geopolítico e as entrelinhas do vídeo "vazado"

Uma semana bipolar para o jornalismo corporativo: do chilique à feliz excitação com o bom e velho “vazamento”. Como sempre, com timing, oportunismo e sincronismo - após aceno geopolítico de Lula aos BRICS e semana com generais depondo e coronéis indiciados. O chilique começou quando viu Lula sair da “zona de conforto” da agenda de consenso ambiental para impor uma agenda geopolítica (para a mídia, "ruído") na visita à China: ao contrário da mídia, não se alinhou automaticamente com os EUA. E depois, o “vazamento” que dá um xeque-mate em Lula: terá que aceitar o “Circus Maximus” de uma CPI dos atos antidemocráticos. Exultantes, “colonistas” transformam em má notícia a “queda do primeiro ministro de Lula”, o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves...

sábado, abril 15, 2023

'Cansei de Ser Sexy'; Cidadão Kane e os marcianos; meganhando escolas; Lula tirou a tornozeleira eletrônica geopolítica?

Venda seus dólares! Compre Yuan! O humilde blogueiro não é coaching financeiro, mas há algo diferente no ar, muito além das mudanças climáticas. Vamos discutir também esse cenário na Live Cinegnose 360 #103, nesse domingo (16/04), às 18h, no YouTube. Vamos começar com a banda brasileira “Cansei de Ser Sexy”: como era a cultura Hype pré-redes sociais. O J-Horror do filme “Audition” (sexismo e a patológica solidão na sociedade japonesa); revisitando o clássico “Cidadão Kane”: como o pânico da transmissão radiofônica “Guerra dos Mundos” inspirou Cidadão Kane – um mergulho no áudio original de 1938; Crítica Midiática da Semana: o projeto extrema-direita/grande mídia para meganhar escolas: moldar a próxima geração de eleitores; Mídia tenta blindar...

sexta-feira, abril 14, 2023

Sexismo e solidão exorcizados pela violência no J-Horror 'Audition'

Muito tempo antes da onda atual do teror de gênero, o diretor japonês Takashi Miike lançava as bases do J-Horror com um filme de vingança contra a arrogância masculina. “Audition” (Ôdishon, 1999) é um rico estudo em ironias psicológicas, retratando homens e mulheres como irreconciliavelmente separados por fronteiras sociais e traumas pessoais que devem eventualmente ser exorcizados pela violência. Tendo como fundo a patológica solidão da sociedade japonesa. Organizado por um amigo, um viúvo chamado Aoyama participa da audição de seleção de atrizes para um filme inexistente – um ardil para ele encontrar a mulher ideal. Uma audição baseada num pressuposto tão absurdo (a mulher perfeita se decepcionaria com a mentira, mas seria submissa o...

quinta-feira, abril 13, 2023

Filme 'Cidadão Kane', marcianos e pânico

“Cidadão Kane” (Citizen Kane, 1941) foi um milagre no cinema: um diretor estreante; um escritor cínico e alcoólatra; um diretor de fotografia inovador e um grupo de atores de teatro e rádio de Nova York receberam carta branca e controle total, e fizeram uma obra-prima. Da transmissão de rádio sobre uma invasão marciana que levou os EUA ao pânico em 1938, a um filme sobre um magnata da mídia, Orson Welles estimulou a reflexão sobre duas formas de poder: o da influência midiática e da propriedade das mídias. Na primeira, a descoberta de que o século XX estava preparado para o pânico; e na segunda, uma exploração freudiana do desejo pelo poder – basicamente poderia ser a busca para recuperar algo perdido na infância. O Poder...

quarta-feira, abril 12, 2023

Caos como método: "meganhar" a escola para formar futuros eleitores da extrema-direita

Há algo que a extrema-direita tem de sobra que falta à esquerda: o élan conspiratório. Nos treze anos de governo, o PT jamais viu a educação como espaço para a conquista do imaginário que cimentaria o apoio ideológico das massas. Com o economicismo acreditou que bastaria a entrada dos excluídos no mercado de consumo para se sentirem cidadãos. Ao contrário, a extrema-direita (principalmente sua versão alt-right) sabe que o ambiente escolar é o locus decisivo para vencer a “guerra cultural”. Por isso, sob a complacência da grande mídia e Big Techs, enceta o caos como método: “meganhar” (militarização + policialização) a escola através da disseminação do medo pelas redes, com o apoio de subgrupos extremistas que deixaram a Deep Web com a ajuda...

sábado, abril 08, 2023

O low rock de Morphine; por que Big Tech está com 'medo' da IA; Globo está morrendo gorda; mídia quer meganhar escolas

Venha fazer conexões, ligações e ligar lé com cré em vários assuntos dentro do espírito “visão 360”. É a Live Cinegnose 360, #102, nesse domingo (09/04), às 18h, no YouTube. Para abrir, vamos discutir o trio “low rock” Morphine: rock e jazz bebop no som estrangeiro e gnóstico de Mark Sandman. Depois, vamos discutir o filme “Luther – O Cair da Noite” (o impulso confessional nas mídias e redes sociais) e a série “Enxame” (cada movimento da cultura pop cria seu próprio tipo de assassino). Por que o mainstream da Big Tech está com medo da Inteligência Artificial? A mitologia da IA criada pelo marketing e ideologia. E na Crítica Midiática da Semana: Como o Jornalismo Corporativo protege seus ativos na cobertura dos ataques a escolas e creches; Globo...

sexta-feira, abril 07, 2023

Mídia não liga lé com cré no ataque de SC e protege seu ativo: o Exército Psíquico de Reserva

Com um delay de mais de 30 anos, grande mídia agora dá ouvidos a estudiosos e muda política de cobertura a ataques como a da escola em São Paulo e a creche em Blumenau (SC): evitar o chamado “efeito copycat” de imitação de criminosos a partir da repercussão que a mídia oferece a esse tipo de notícia. Mas sabemos que o jornalismo corporativo não dá ponto sem nó. Destaca apenas as medidas do governo (estadual ou federal) para o aumento do patrulhamento e a criação de “protocolos” nas escolas contra esse tipo de crime. Com o seu notório empirismo grosseiro, sob o álibi de não querer dar visibilidade a criminosos, não quer ligar lé com cré: o sincronismo entre o crescimento de células nazistas e neonazistas nas redes sociais e a escalada de ataques...

quinta-feira, abril 06, 2023

Cada movimento da cultura pop cria seu próprio assassino na série 'Enxame'

“Esta NÃO é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com pessoas reais, vivas ou mortas, NÃO é mera coincidência”. Com esse alerta abrasivo começa cada episódio da série da Prime Video “Enxame” (Swarm, 2023), inspirado na cultura da base de fãs da celebridade pop Beyoncé. A “Abelha Rainha” da comunidade de fãs chamada “Colmeia”. No século XX fãs se limitavam a rasgar roupas dos ídolos ou, eventualmente, assassiná-los. Agora vemos a ascensão da chamada “cultura stan” das redes sociais cujas comunidades de fãs geram haters. Que decidem fazer justiça rápida, agindo como um enxame contra qualquer um que sequer sugira ofender a “rainha”. Cada movimento na cultura pop cria seu próprio assassino. Esse é o tema da série de humor negro “Enxam...

quarta-feira, abril 05, 2023

'Luther - O Cair da Noite': somos hackeados pelo impulso confessional

“Luther – O Cair da Noite” (2023, disponível na Netflix) é a continuação nas telonas da série para TV sobre o detetive brilhante, mas com uma questionável bússola moral. O resultado foi um pastiche de “Black Mirror”, o pior de James Bond (da era Craig) e a versão negra do detetive John McClane de “Duro de Matar”. Porém, o argumento central do filme é atual e urgente:  usuários são capazes de compartilhar ou guardar seus maiores segredos, vícios, confissões e toda sorte de detalhes pessoais em plataformas que sabidamente não são públicas - negócio privados e vulneráveis às ingerências políticas e mercadológicas. Como explicar esse “impulso confessional” que torna as pessoas vulneráveis ao hackeamento e chantag...

sábado, abril 01, 2023

Triumvirat, a perigosa desmontagem de uma bomba semiótica ao vivo e o tempo midiático contra arcabouço fiscal

A primeira Live das próximas 100+. É a edição #101 da Live Cinegnose 360, nesse domingo (02/04), às 18h, no YouTube. Na sessão dos vinis do humilde blogueiro, o rock progressivo alemão do Triumvirat: morte, exploração e poder contados sob arranjos progressivos. Depois vamos discutir os filmes “The Outwaters” (sangue, areia, deserto e HP Lovecraft) e “Pi” de Aronofsky (a escatologia cabalística do Capitalismo Financeiro). E depois, esse humilde blogueiro mais uma vez desafiará a morte (pelo menos mental): ao vivo, fará a engenharia reversa de um artefato semiótico explosivo – uma bomba capturada diretamente do campo de batalha do “Novo Ensino Médio”. E na Crítica Midiática da Semana: Arcabouço fiscal e a guerra do controle da agenda midiática...

Guerra do controle da agenda e arcabouço fiscal: grande mídia tem o tempo a seu favor

Depois dos anos de governos do PT prisioneiros do chamado “efeito fliperama” (sempre reativo à agenda midiática – como bolinhas que batem num fliperama – sem conseguir impor agenda própria), nessas últimas semana o Governo parece ter aprendido: conseguiu reagir à agenda de judicialização e meganhagem que iniciava e conseguiu impor a agenda econômica com anúncio do arcabouço fiscal (no dia da volta de Bolsonaro ao país, evento que “flopou”). Com a ajuda do contra-ataque do depoimento do advogado Tacla Duran incriminando Sérgio Moro. Porém, o tempo está do lado da grande mídia – a âncora fiscal de Haddad precisará combinar com os russos: queda dos juros para o crescimento econômico e da receita; e a colaboração do Congresso para medidas de saneamento...

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