O que há em
comum entre a física newtoniana e os estudos sobre psicopatologia do
psicanalista Wilhelm Reich? Tudo, pelo menos no caso da atual crise de
audiência da novela da TV Globo “Babilônia”. A rejeição de telespectadores e
grupos evangélicos pregando o boicote à telenovela nas redes sociais (tudo
motivado pelo beijo de um casal de idosas lésbicas) tem uma relação direta com
a pesada atmosfera política atual alimentada diariamente pela TV Globo através
do telejornalismo e teledramaturgia. Lei newtoniana de ação e reação: clima de intolerância e radicalismo político converte-se em
conservadorismo moral, sexual e de caráter que atinge em cheio o principal
produto da grade da TV Globo – a novela do horário nobre. Além disso, a crise
de “Babilônia” guarda paralelos com outra crise global: a da novela “O Dono do
Mundo” de 1991, também de Gilberto Braga, em um contexto pré-impeachment de
Fenando Collor de Mello.
Toda ação resulta numa reação oposta e de igual intensidade. Não há como deixar de lembrar desse princípio clássico da física newtoniana na atual crise que envolve a novela do horário nobre da TV Globo chamada Babilônia. Depois dos 46 pontos que a novela anterior Império marcou na sua última semana, Babilônia despencou para 23 pontos. Portanto, abaixo da novela das 19h e do reality Big Brother Brasil. Isso, no horário mais caro da TV brasileira.
A novela de Gilberto Braga surge nas telas
num momento onde se acirra a contradição vivida pela TV Globo: de um lado, nos
últimos anos vem assumindo o papel de partido de ferrenha oposição política ao
Governo Federal; e do outro, a necessidade comercial de reerguer a audiência em
queda com a crescente concorrência da Internet e os novos dispositivos móveis
de comunicação.
Apesar da queda vertical da audiência, a Globo
vem mantendo o crescimento da receita publicitária graças ao conhecido BV – “Bonificação
por Volume”, propina legalizada onde a Globo adianta para as agências as verbas
que elas planejam gastar no ano. Isso garante a fidelidade das agências em
colocar dinheiro na TV Globo.
Silvio Santos: "eu também vejo Netflix" |
Mas a Globo sabe que essa estratégia que aplica
há décadas está com seus dias contados, como sinalizam diversos acontecimentos:
o crescimento de uma mídia disruptora como é a Internet; a declaração de Sílvio
Santos de que ele próprio assiste ao Netflix; o fantasma da regulamentação da
Lei dos Meios; a entrada do instituto de pesquisa alemão GfK que vai medir a
audiência quebrando o monopólio do Ibope; e a recente vitória do SBT na Justiça
de sentença de 2003 que obriga o Ibope a revelar a sua “caixa preta” – dados
confidenciais da sua metodologia de aferição da audiência.
Paralelo a essas ameaças à sobrevivência
comercial, ao mesmo tempo se vê compelida a criar em seus telejornais e até em
minisséries como Felizes para Sempre
e Questão de Família (peças
ficcionais que fizeram apologia à judicialização e achincalhamento niilista da
Política – sobre isso clique aqui) um
clima de guerra e intolerância política contra Governo, PT, bolivarianos,
comunistas, Venezuela, o fantasma do Chavismo e contra qualquer um que tente
relativizar a atual onda neoconservadora – o golpismo na política com os
desejos incontidos pelo Golpe Militar, intervenção de mariners dos EUA no
Brasil ou uma espécie de “golpe paraguaio” por meio da possibilidade do Impeachment.
Ação e Reação
Pois essa intervenção política da TV Globo
ignora aquele princípio da física clássica newtoniana: tudo volta com igual
intensidade – ou num viés mais espírita “aqui se faz, aqui se paga”.
Depois do jornalista César Tralli incitar estudantes
ao ataque no SPTV (“temos que infernizar o MEC”) no caso do FIES e a
programação esportiva da emissora no domingo das manifestações Anti-Dima se transformar
praticamente numa convocação para os telespectadores saírem às ruas em protesto,
vem a volta: o clima de intolerância e acirramento político transforma-se em
conservadorismo moral que atinge em cheio o principal produto da grade da TV
Globo – a novela do horário nobre.
Redes Sociais: rejeição e fundamentalismo justificados pelo clima de intolerância política |
Como apontou em diversas oportunidades o psicanalista Wilhelm Reich em livros como Psicologia de Massas do Fascismo, Escuta Zé Ninguém! ou Psicopatologia e Sociologia da Vida Sexual, o conservadorismo político tem uma relação direta e proporcional com a rigidez moral, sexual e de caráter.
No atual atmosfera politicamente pesada que a grande mídia diligentemente vem sustentando, o neoconservadorismo político (“conservador” porque golpista) facilmente se converte em conservadorismo psicossexual – o nostálgico assanhamento de muitos pela volta dos militares corresponde ao recrudescimento da moralidade e a intolerância sobre quaisquer formas de prazer sexual.
O beijo de um casal de idosas lésbicas protagonizado por Fernanda Montenegro (Tereza) e Nathália Timberg (Estela) fez as redes sociais serem tomadas por mensagens de grupos evangélicos organizando um boicote à novela. “Não tenho dúvida que a Rede Globo é a maior patrocinadora da imoralidade e do homossexualismo no Brasil”, bradou o pastor Silas Malafaia com milhares de “likes” e compartilhamentos no Facebook.
O que mais se vê nas redes sociais são mensagens como “A Globo nos quer fazer engolir esta ditadura gay” – com algumas variantes impublicáveis. Para a cabeça neoconservadora, “ditadura gay” ou “ditadura comunista” são equivalentes, assim como para os norte-americanos na década de 1930, a invasão de marcianos ou de nazistas eram sinônimos: o que levou Nova York ao pânico com a transmissão de rádio do “Guerra dos Mundos” em 1938.
Fernanda Montenegro e Nathália Timberg nas entrevistas apontam
para “caça às bruxas” – ironicamente para Timberg que, acompanhado de outros
atores de uma novela anterior, apareceu vestida de preto e cara de luto
consternada em uma foto nas redes sociais protestando contra o ministro Celso
Melo que assegurou a alguns réus no processo do Mensalão a oportunidade de
apelação.
Ironicamente, o pequeno gesto da atriz que ajudou a tornar mais
densa a atmosfera política, volta-se contra ela mesma na intolerância moral de
telespectadores.
Nathália Timberg protestando contra as apelações do Mensalão: ação e reação |
Coincidências com o caso “O Dono do Mundo”
Tudo parece ser irônico no caso da crise de audiência da novela Babilônia. Principalmente o fato que, mais
uma vez, a reprise de Carrossel do SBT assombra
o horário nobre global – Carrossel
saltou em 31% nos números de audiência.
Isso lembra uma outra crise de outra novela de Gilberto Braga: O Dono do Mundo de 1991-2.
Coincidentemente, a novela foi ao ar em um período pré-impeachment do
presidente Fernando Collor de Mello, assim como no momento atual apela-se por
um impeachment contra a atual presidenta.
Novela "O Dono do Mundo" (1991-92) |
Na oportunidade, a questão foi a perda da virgindade da heroína da
trama (Márcia, interpretada por Malu Mader) para o vilão da história logo nos
primeiros capítulos – Felipe Barreto, vivido por Antônio Fagundes. Braga
esperava um apoio do público para uma futura vingança da protagonista, o que
não aconteceu. Os telespectadores ficaram escandalizados pela prazerosa entrega
da virgindade de Márcia e ficou perdido sem saber, afinal, quem era mocinho ou
bandido na trama.
Naquela oportunidade a novela caiu de 42% para 38% - sinal dos tempos, comparado com a crise atual de Babilônia.
“Pobres não querem perder a virgindade”, concluiu o colunista de
TV do jornal Folha de São Paulo
naquele momento. Assim como tenta-se fazer na atual novela Babilônia tornando o
logo menos pesado (ao invés do fundo de concreto, agora o nome da novela está
sobre um nascer do sol estilizado e abertura mais clara com nova animação), O Dono do Mundo também foi “relançada”
com cenários com atmosferas menos lúgubres e o colorido mais em tons pastéis
para dar uma atmosfera mais leve e otimista.
De ninfomaníaca fria e vulgar, Márcia tornou-se na trama uma
menina frágil e com marido assexuado que, por isso, não resistiu a uma forte
sedução. Márcia foi sadicamente punida na trama por maldades comparáveis às
novelas da Janete Clair nos anos 1970.
E novamente Carrossel
apareceu naquela oportunidade como um fantasma que roubava a audiência:
supostamente os telespectadores estavam preferindo o mundo “puro e ingênuo” da
professorinha Helena e de seus alunos Cirilo, Maria Joaquina e Jaime ao mundo
de mulheres que entregam a virgindade por volúpia como na novela O Dono do Mundo.
O fato é que ao longo da história da teledramaturgia muitos tabus
ligados à sexualidade e moral foram desafiados e quebrados – as ardentes cenas
com Maitê Proença em Dona Beija (1986)
da extinta Rede Manchete ou o primeiro beijo gay no final da novela Amor à Vida (2013-14).
Mas, em momentos de pesado clima político e escalada do
neoconservadorismo por obra da própria Rede Globo, o extrato mais conservador
da sociedade se sentirá estimulado e justificado a protestar violentamente
contra uma trama que combina personagens lésbicas, sexo e prostituição.
Ironicamente a Globo arrisca-se a ter o mesmo destino do intrépido
cantor Lobão: depois que tocou fogo e viu o tamanho do incêndio, tentou dizer
que não era bem assim (sem milicos ou intervenções dos EUA). A TV Globo começa
a sentir as primeiras chamuscadas do incêndio que ela criou.
Por
isso a TV Globo parece criar a pior conjuntura possível: compelida a ser
partido de oposição tem ao mesmo tempo, de um lado, as tecnologias de
convergência roubando nacos da audiência; e do outro, o recrudescimento do
conservadorismo moral que se volta contra ela mesma.
Postagens Relacionadas |
|
|
|
|