segunda-feira, março 28, 2016
Em "O Cérebro Que Não Queria Morrer" o pesadelo da ciência tecnognóstica
segunda-feira, março 28, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um filme que assombrou a infância desse humilde blogueiro. Assistido
décadas depois, o filme de terror sci fi “O Cérebro Que Não Queria Morrer” (The
Brain That Wouldn’t Die, 1962) comprova ser uma verdadeira cápsula do tempo: mostra uma
Hollywood onde a herança cultural europeia ainda estava presente na crítica
à ética do progresso científico – a consciência ou “alma” não se localiza
exclusivamente no cérebro (ecos da psicologia Gestalt e da Fenomenologia), o
que torna a experiência do protagonista (o transplante da cabeça de sua noiva)
moralmente abominável. Bem diferente da atualidade, onde a agenda tecnognóstica
na Ciência crê numa consciência descorporificada que poderia ser traduzida
em bytes e aspirar à eternidade.
domingo, março 27, 2016
Curta da Semana: "This House Has People In It" - o terror em transmídia
domingo, março 27, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Esse curta tornou-se viral e muitos internautas tentam desvendar o
mistério que envolve o destino daquela família. “This House Has People In It” é
um curta assustador que aponta para o futuro do gênero terror: as narrativas
transmídias onde os espectadores participam de forma imersiva em um ARG –
Alternate Reality Game. Um site de uma suposta empresa que comercializa vídeos
de vigilância e um misterioso vídeo de um escultor em argila disponível no
YouTube são as pistas para que cada usuário monte sua narrativa e crie
hipóteses para o que aconteceu naquela casa onde todos pareciam estar
preparando uma inocente festa de aniversário.
O gênero “found footage” encontra-se com o tema “drama familiar”,
argumento que vem fascinando os cineastas nos últimos anos.
sábado, março 26, 2016
Em "Closer To God" o mito de Frankenstein enfrenta a Ciência, Mídia e Religião
sábado, março 26, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Como o clássico terror gótico “Frankenstein” seria contado no século
XXI? Certamente o cientista teria a sua disposição a clonagem e contra ele o
sensacionalismo midiático alimentando uma turba enfurecida de fundamentalistas
religiosos pregando o fim da Ciência e uma nova Idade Média. Esse é o terror
independente “Closer To God” (2014) de Billy Senese, onde vemos o drama de um
geneticista criador do primeiro clone humano e que terá que enfrentar uma
extensa cobertura midiática que o transforma em alvo de diversos grupos
religiosos radicais e violentos. Um filme que evita os clichês hollywoodianos
do “cientista louco” e do maniqueísmo “Ciência versus Religião”. Todos os lados
(Ciência, Mídia e Religião) têm suas mazelas e culpas. E o único ser próximo de
Deus é a pequena Elizabeth, o bebê clone inocente de toda a tragédia ao redor. Filme sugerido pelo nosso leitor Antonio Oliveira.
terça-feira, março 22, 2016
Agenda Hollywood e os super-heróis: ingovernabilidade para o mundo
terça-feira, março 22, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Numa manhã de domingo de 2001 Karl Rove, Vice-Chefe da Casa Civil do
presidente Bush, reuniu-se em Beverly Hills com os chefões de Hollywood. Era o
início da criação da “Agenda Hollywood” para esse século – mais uma vez, a
indústria do entretenimento norte-americana era convocada a servir de braço político para o jogo
geopolítico mundial. Na época, o terrorismo da Al Qaeda. Hoje, as várias
“primaveras”, árabe e brasileira, e o xadrez político jogado contra os países
que compõem os BRICS. Sincronicamente quando a Agenda Hollywood intensifica a
presença das franquias de super-heróis nas telonas, as diversas “primaveras”
(manifestações e protestos em diversos países) são tomadas por bizarros
adereços do super-heróis do cinema como metáforas de solução para crises
políticas nacionais. Com isso, a Agenda Hollywood avança da simples propaganda
para o “neurocinema”: moldar a percepção de que problemas podem ser resolvidos
através da amoralidade dos super-heróis. A palavra-chave do jogo é indução à
ingovernabilidade em países emergentes, como o Brasil.
domingo, março 20, 2016
Em "Boneca Inflável" somos tão vazios quanto uma boneca de sex shop
domingo, março 20, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma fábula moderna inspirada em um mangá, onde é feita uma releitura de
Pinóquio com um toque erótico: uma boneca inflável de sex shop
inexplicavelmente ganha vida, ganha as ruas e procura entender o que nos define
como humanos. Mas tudo que descobre é que nós somos tão vazios espiritualmente
como uma boneca é vazia fisicamente. O filme “Boneca Inflável” (“Kûki Ningyô”,
2009) de Hirokazu Koreeda baseia-se em um específico problema sócio-cultural japonês (o
“kodokushi”, morte solitária), mas sua reflexão sobre a solidão urbana,
inércia, sonhos derrotados e a perda da inocência de uma boneca erótica aspira
a um tema bem universal: o fetichismo dos produtos e serviços.
Ao longo do século XX a sociedade japonesa conseguiu combinar muitos
hábitos e instituições feudais com o moderno dinamismo cultural e econômico do
Capitalismo Tardio. Mas com um preço alto: fragilização dos laços familiares e
uma conduta de boa parte da sociedade japonesa de evitar qualquer tipo de
situação que possa incomodar outra pessoa. Chamam essa atitude de “meiwaku”.
sábado, março 19, 2016
Curta da Semana: "Bright Future My Love" - o amor em uma distopia gnóstica
sábado, março 19, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Da Sérvia vem esse enigmático curta distopico sobre uma mulher que tenta
despertar através do amor um homem vazio de espírito e consciência num mundo que lembra "1984" de George Orwell. Mas o Big Brother não é mais um Estado opressor, mas telas de TV que
exibem mensagens de publicidade e propaganda que mantém todos isolados e sós
numa rotina de trabalho sem sentido. Os mitos gnósticos da Queda e de Sophia encontram-se em um mundo sombrio filmado em preto e branco. É o curta “Bright Future My Love” (2014) de Marko
Zunic, um profissional de engenharia da informação de Belgrado que parece ter
transformado o hobby de fazer curtas-metragens em uma expressão fílmica da
distopia do mundo corporativo.
sexta-feira, março 18, 2016
De anti-Collor a anti-Dilma: 24 anos depois midiatização e neomoralismo
sexta-feira, março 18, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Depois de pouco mais de duas décadas o País está às voltas com
manifestações de apoio ao impeachment de um presidente da República. As
manifestações do último domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, foram
consideradas “sem precedentes”, tanto em número de participantes quanto à
infraestrutura formada por trios elétricos, canhões de luzes, áreas VIP e todo
um aparato voltado para o “ethos” de um perfil sócio-econômico acostumado a
serviços e hábitos de consumo de alto nível. Pesquisas como a do Datafolha confirmaram
isso. É importante comparar por dentro, nas ruas, as manifestações anti-Collor
de 1992 e a atual anti-Dilma em aspectos como atmosfera, comportamento, marcas
geracionais, signos de consumo etc. Essa comparação pode revelar as profundas
mudanças na opinião pública brasileira – midiatização, neomoralismo e a
ascensão do “cinismo esclarecido”.
Vinte quatro anos depois surgem nas ruas do País manifestações de apoio
a um impeachment de um presidente da República. Esse humilde blogueiro tem
idade suficiente para ter vivido essas duas épocas: das manifestações marcadas
pelo protagonismo dos jovens chamados “caras-pintadas” em 1992 aos protestos
atuais cercado de toda uma parafernália de adereços e fantasias como patos
amarelos gigantes, bonecos infláveis “pixulecos” e Dilma presidiária chagando a
grupos vestidos de Batman e toda a sorte de super-heróis.
domingo, março 13, 2016
Comercial de lavadora reforça estereótipos da empregada doméstica da classe média
domingo, março 13, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Toda obra audiovisual é um sintoma de cada época. E algumas vezes esse
sintoma é um ato falho, como na atual série de comerciais para a TV da Lavadora
Black Panasonic onde o pensamento ecologicamente correto e tecnologia
sustentável convivem confortavelmente com uma remanescência das relações entre Casa
Grande e Senzala da época da escravidão brasileira: a figura da empregada
doméstica uniformizada. A modelo/apresentadora Fernanda Lima aparece andando na
área de serviço contracenando com uma alegre empregada que dança imitando os movimentos da máquina, em diversas situações que sugerem o estereótipo
de segregação do imaginário das classes médias. Os sofisticados
eletrodomésticos do século XXI tornam o cotidiano mais prático, o que
dispensaria a necessidade de uma “assistente do lar”. Mas ela permanece,
uniformizada, como signo da permanência da distinção de classes.
sábado, março 12, 2016
A vida é uma gigantesca piada cósmica no filme "Entertainment"
sábado, março 12, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma produção que está na lista dos dez filmes mais estranhos de 2015. Em "Entertainment" (2015) um comediante de “stand up comedy” chamado Neil Hamburger (o alterego do humorista Gregg Turkington) vive uma espécie de autoexílio em uma turnê de shows improváveis por hotéis, bares de beira de estrada e toda sorte de espeluncas em lugares perdidos em desertos na fronteira EUA-México. Um comediante sisudo, desajeitado e amargo que conta piadas enquanto toma copos de drinks no canudinho. A incauta plateia espera piadas que a faça rir das desgraças alheias para se sentirem melhor nas suas vidas tão cinzentas quanto o deserto. Mas tudo que Neil Hamburger lhes apresenta são piadas carregadas de raiva. E também a suspeita de que todos nós estamos metidos em alguma gigantesca piada cósmica.
terça-feira, março 08, 2016
Somos todos perdedores no filme "Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência"
terça-feira, março 08, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Imagine se o leitor fosse um ser extraterrestre que chegasse na Terra e
visse pela primeira vez aspectos do cotidiano da vida dos terrestres em bares,
casas, escritórios e ruas. Certamente veria tudo com um misto de estranheza e
espanto pelo artificialismo, tensões, angústias e humor involuntário de muitas
situações cotidianas. Pois essa é a proposta do diretor sueco Roy Andersson no
filme “Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência” (2014) que
fecha a sua Trilogia iniciada há 15 anos
sobre “como ser um ser humano”. São 39 esquetes de pequenos flagrantes
da rotina diária, mostrando principalmente os “perdedores” num olhar
radicalmente diferente dos losers hollywoodianos. Se nos filmes de Hollywood
os “losers” são orgulhosos e viram um estilo de vida, em Andersson os
perdedores são a própria essência gnóstica da condição humana: estrangeiros em seu
próprio planeta, sociedade, família e amigos.
domingo, março 06, 2016
Lula prisioneiro em narrativa transmídia da série "House of Cards"
domingo, março 06, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Cinco horas da manhã de sexta-feira: o Netflix libera no Brasil a quarta
temporada da série “House of Cards”. Uma hora depois a TV Globo começa a
transmitir ao vivo a 24a etapa da Operação Lava Jato onde 200
agentes da Polícia Federal rumam a São Bernando/SP para o ex-presidente Lula
ser alvo de condução coercitiva para “prestar depoimentos”. Coincidência?
Sincronicidade? Para os fãs a série do Netflix apresenta semelhanças com a
atual crise política brasileira. E o cálculo midiático da vara judicial de
Curitiba parece saber disso. Se isso for verdade, a Operação Lava Jato
demonstra ser uma grande operação semiótica: da narrativa tradicional em três
atos de um reality show, agora está evoluindo para um tipo especial de narrativa transmídia conhecida como “Alternate
Reality Game” (ARG) – Jogo de Realidade Alternativa. Objetivo: criar uma "zona incerta"entre ficção e realidade que faça alusões ao universo de filmes e séries para dar legitimidade ficcional a ações que carecem de base jurídica.
Que a Operação Lava Jato é antes de tudo um show midiático sob o pretexto de
combater a corrupção, não restam dúvidas a cada vazamento seletivo de informações
para a grande mídia cujos âncoras dos telejornais chamam cinicamente de
“investigações sigilosas”.
sábado, março 05, 2016
No filme "Spotlight - Segredos Revelados" um réquiem para o Jornalismo
sábado, março 05, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
As representações do Jornalismo feitas por Hollywood sempre
foram ambíguas, com uma tendência ao negativo. Isso deve ser levado em
consideração ao analisarmos o Oscar de Melhor Filme para “Spotlight – Segredos
Revelados”. O filme muda o foco sobre o escândalo do acobertamento de padres
pedófilos pela Igreja Católica para mostrar o porquê de repórteres e editores
do jornal Boston Globe terem ignorado essa pauta tão explosiva no passado. O
filme é sobre a culpa de uma comunidade e do seu jornalismo por terem
involuntariamente colaborado com o acobertamento de um escândalo e como
“estrangeiros” (um editor judeu e um advogado armênio) sem laços com a
comunidade terem conseguido perceber isso. “Spotlight” é um réquiem ao velho
jornalismo local e comunitário, agora substituído pela Internet.
Ao lado da forte história sobre abusos de crianças acobertados pela
Igreja por décadas (se não séculos), para quem é jornalista assistir ao filme Spotlight – Segredos Revelados provoca
sentimentos nostálgicos: clippings de notícias pré-web, repórteres pesquisando
em arquivos empoeirados e gastando a sola dos sapatos correndo pelas ruas atrás
das fontes, jornalistas pendurados ao telefone, rotativas e caminhões levando
pilhas de jornais recém-impressos cuja edição mostra na primeira página matéria
resultante de longas investigações.
domingo, fevereiro 28, 2016
Em "Cavaleiro de Copas" a bebida do esquecimento que enche nossos copos
domingo, fevereiro 28, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Livremente inspirado no Tarot e num poema gnóstico cristão do século II
chamado “Hino da Pérola”, o filme “Cavaleiro de Copas” (2015) mostra como a
crise criativa de um roteirista de Hollywood pode ser o início de uma reflexão
sobre o vazio existencial do sucesso material. O protagonista Rick (Christian
Bale) vaga por uma Los Angeles e Las Vegas como um estrangeiro em um deserto e
percebe como a indústria do entretenimento levanta espelhos e cenografias que
não nos deixa ver o que está por trás: horizontes e pontos de fuga. Tal como
nos fala os versos do “Hino da Pérola”, é a bebida que enche o nosso copo
diário de esquecimento. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.
sexta-feira, fevereiro 26, 2016
Curta da Semana: "Em" - o Tempo que nos separa
sexta-feira, fevereiro 26, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O curta “Em” (2013), do coletivo de cinema paraense “Quadro A Quadro”, leva às
últimas consequências o significado dessa preposição: a intensidade do amor e
do prazer se sucedem nos breves instantes da vida de um casal, mas o Tempo irá
corroer até tudo extinguir, dividindo-os assim como a faca que corta o pão.
Livremente inspirado na poética do paraense Max Martins, o curta consegue, através da linguagem audiovisual, expressar um tema tão abstrato: como o Tempo
manifesta-se dentro de nós. Como introjetamos em nós essa falha cósmica - destruição,
dissipação, morte, entropia.
segunda-feira, fevereiro 22, 2016
Nos labirintos da Nova Idade Média com Umberto Eco
segunda-feira, fevereiro 22, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Falecido aos 84 anos nessa sexta-feira em Milão, Umberto Eco criou um
projeto inédito: o encontro da Semiótica com o Medievalismo. Especialista em
Idade Média, Eco afirmava que procurava
encontrar aspectos medievais no presente. O que levou a criar o seu projeto
semiótico em uma simples definição: “é a disciplina que, a princípio, estuda
tudo aquilo que possa ser usado para mentir”. Por isso, o frade detetive do
livro/filme “O Nome da Rosa” tornou-se a síntese daquilo que Umberto Eco buscou
em toda vida: leitores críticos que conseguissem escapar dos labirintos
medievais das interpretações que fingem ser verdades e que apenas replicam
“autorictas”. Eco testemunhou no final a criação da nova versão desse labirinto
- a Internet. E alertou a necessidade de um novo leitor crítico que encontrasse
uma nova saída desse labirinto: a Teoria da Filtragem.
A Idade Média sempre foi uma constante obsessão para o chamado “mago de
Bolonha”. Embora Umberto Eco escrevesse com a mesma desenvoltura temas tão
diversos desde tratados de estética medieval, ensaios sobre histórias em
quadrinhos e cultura de massas, passando pelos fenômenos da significação na
Semiótica e linguística e chegando à ficção ao se tornar romancista de sucesso
mundial com livros como O Nome da Rosa
e O Pêndulo de Foucault, seus
conhecimentos de medievalista sempre serviram como uma lente através da qual
analisava qualquer tema.
sábado, fevereiro 20, 2016
Mídia esconde dissidentes de Einstein na descoberta das ondas gravitacionais
sábado, fevereiro 20, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O anúncio de que pela primeira vez cientistas detectaram ondas
gravitacionais que passaram pela Terra originadas de uma fusão de dois buracos
negros foi recebido pela grande mídia como “revolução na astronomia”, “janela aberta para um novo Universo” e “confirmação
das previsões da Relatividade Geral de Einstein”. Mas todo esse “hype” que leva
a grife de Einstein (o ícone pop da genialidade) esconde uma crise na Física
provocada pelos resultados de experiências com interferômetros que buscam ondas desde o século XIX: a disputa entre Éter versus Relatividade – de um lado
os dissidentes de Einstein (Nikola Tesla, Dayton Miller etc.) que defendiam um
Universo cujo espaço é preenchido pelo Éter (substrato pré-físico de onde se
originaria toda energia); e do outro o modelo Newtoniano do vácuo e inércia,
além de Einstein que substituiu a noção de Éter pelo continuum espaço-tempo. A
descoberta dos cientistas do LIGO suscita a dúvida central dessa crise: como uma onda se propaga no vazio?
Pessoas de todo mundo
comemoraram nesse mês o anúncio de cientistas do LIGO (Laser Interferometer
Gravitational Wave Observatory nos EUA) de que, pela primeira vez, foram
diretamente detectadas ondas gravitacionais – ondulações no tecido do espaço-tempo
previsto há 100 anos na Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.
Em setembro do ano passado a dupla de detectores do observatório, localizados na Louisiana e Washington, gravaram uma fraca vibração que atravessou o planeta. As análises revelaram ser ondas gravitacionais originadas do encontro de dois buracos em movimento de espiral que se fundiram criando um cataclismo cósmico que deformou o espaço-tempo.
Em setembro do ano passado a dupla de detectores do observatório, localizados na Louisiana e Washington, gravaram uma fraca vibração que atravessou o planeta. As análises revelaram ser ondas gravitacionais originadas do encontro de dois buracos em movimento de espiral que se fundiram criando um cataclismo cósmico que deformou o espaço-tempo.
quinta-feira, fevereiro 18, 2016
Comercial da Samarco é aula sobre as técnicas indiretas e a canastrice da propaganda
quinta-feira, fevereiro 18, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Uma desastrada estratégia de gestão de crise? Ou um exemplo daquilo que o pai das Relações
Públicas, Edward Bernays, chamava de “técnica indireta”? O fato é que o
comercial da Samarco "É sempre bom olhar para todos os lados" veiculado em horário nobre na TV (que a revista “Meio & Mensagem” chama elogiosamente de “prestação de contas” das medidas de
controle de danos ambientais) revoltou muitos internautas. Mas como diria Nick
Naylor (o relações públicas do Tabaco no filme “Obrigado Por Fumar”) “Eu não
quero convencer você, mas eles!”, diz apontando para as pessoas anônimas que
caminhavam ao redor – a Opinião Pública. O comercial da Samarco é uma aula sobre
todas as táticas de propaganda que envolvem as chamadas "técnicas indiretas": naturalizações, descontextualizações,
inversões de hierarquia e, no final, a cereja do bolo: a canastrice da
linguagem audiovisual.
Sobrinho de Freud
e considerado o pioneiro das técnicas de relações públicas, Edward Bernays no
seu livro Crystallizing Public
Opinion (1923) nos oferece um exemplo que abriria a nova era das chamadas
“técnicas indiretas” de manipulação da opinião pública: Os proprietários de um
decadente hotel consultam um conselho de relações públicas. Eles perguntam como
melhorar o prestígio do hotel e incrementar os seus negócios.
quarta-feira, fevereiro 17, 2016
Editor do "Cinegnose" apresenta experiência do Cinema na sala de aula como Acontecimento
quarta-feira, fevereiro 17, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Normalmente pensamos o cinema como entretenimento ou como um meio pelo
qual podemos ter informações que nos façam repensar o mundo. Mas isso é
comunicação? Ou estamos confundindo comunicação com sinalização e informação?
Quando o cinema de fato comunica? Esse foi o tema discutido por esse blogueiro
no III Seminário Anhembi Morumbi de Estudos do Ensino Superior – um estudo de
caso sobre a exibição do filme “Como Fazer Carreira em Publicidade” (1989) em
sala de aula e o mapeamento de fenômenos de comunicação como “Acontecimento”
durante e depois da recepção do filme. A experiência foi tentar redefinir o
conceito de comunicação como Acontecimento – aquilo que provoca crise e altera
a vivência. Aquela experiência que, depois, já não somos mais os mesmos.
Esse humilde
blogueiro que escreve essas mal traçadas participou ontem (16/02) do III
Seminário Anhembi Morumbi de Estudos do Ensino Superior apresentando o trabalho
Como Fazer Carreira em Publicidade com
Massumi, Shaviro e Whitehead: Cinema e Acontecimento Comunicacional na Sala de Aula.
domingo, fevereiro 14, 2016
Curta da Semana: "Estado de Suspensão" - o "estar entre" o sonho e a realidade
domingo, fevereiro 14, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O Curta da Semana vai para uma produção brasileira inspirada em leituras
gnósticas feitas aqui no “Cinegnose”. O curta “Estado de Suspensão” (2015) de Renan Lopes
foi um trabalho experimental do curso de Cinema e Mídias Digitais do Centro
Universitário IESB de Brasília. Baseado no conceito de “suspensão” como estado
de consciência que induziria a gnose (proposto por Basilides de Alexandria em
II DC), um protagonista deve fazer uma importante escolha para sua vida: ou a
realidade, ou o sonho. Mas ele vai buscar uma terceira via: o “estar entre”.
Um personagem vaga pelas ruas de alguma
cidade-satélite de Brasília após olhar para o seu cartão funcional pendurado no
pescoço. Embarca em um ônibus, coloca um headphone e adormece – sonha atravessando
uma ponte e depois com uma câmera digital na mão capturando imagens. As
paisagens são ao mesmo tempo urbanas, desérticas e áridas. Parece que há algo
que deve ser decidido na vida do protagonista – uma escolha entre aquilo que o
cartão funcional representa (o trabalho e a realidade) e o que aquela ponte e a
câmera digital simbolizam – o sonho e o cinema.
quinta-feira, fevereiro 11, 2016
Bebê-diabo, zika vírus e a busca da relevância perdida pela grande mídia
quinta-feira, fevereiro 11, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Se no passado era fácil diferenciar o Jornalismo da chamada “imprensa
marrom”, hoje a perda da relevância da grande mídia frente às tecnologias de
convergência a faz tomar medidas desesperadas que confundem o sensacionalismo
com informação: criam-se situações de exceção, crises
econômicas e políticas, pandemias, ameaças terroristas crescentes, iminentes catástrofes
geológicas, climáticas, astronômicas e assim por diante numa espiral
especulativa. Da clássica história do “bebê-diabo” nos anos 1970 às pandemias
promovidas a cada temporada mudou-se apenas a motivação: lá, o jornalismo por
centavos; agora, a busca de uma relevância perdida.
Numa Chicago dos
anos 1930 marcada por segregação étnica e choques entre culturas de imigrantes,
o sociólogo Ezra Park assinalava a importante função integradora dos jornais –
como a imprensa contribuía para a integração dos imigrantes à população local.
Essa visão sobre a função integradora da imprensa marcou a distinção entre a
grande imprensa e a chamada “imprensa marrom” – ao contrário, uma imprensa
“desintegradora” porque apostava no sensacionalismo, no medo e no
individualismo para unicamente vender mais jornais.
quarta-feira, fevereiro 10, 2016
O Universo foi criado por alguém que não nos ama em "Christmas On Mars"
quarta-feira, fevereiro 10, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Um filme estranho, trash e psicodélico que confirma que o rock é um
gênero musical que sempre retirou suas energias da mitologia gnóstica
contemporânea: Detetives, Viajantes e Estrangeiros sempre vagando em nowhere –
o Espaço, o Deserto, o Lugar Nehum como símbolos da condição humana, assim como o
Major Tom de músicas de David Bowie. Dessa vez no filme “Christmas On Mars”
(2008, escrito e performado pela banda de rock indie “Flaming Lips”) vemos
Major Syrtis tentando superar uma crise de niilismo, psicose e paranoia que se
abateu sobre a tripulação de uma base marciana através da organização de uma
festa natalina. Mas terá que superar a confrontação com a “realidade cósmica” –
que o Universo foi criado por alguém que não nos ama.
“Ele está vivendo
a terceira etapa de um episódio psicótico. Está observando algo que realmente
não está ali... isso é causado pela confrontação com
a realidade cósmica”, explicam personagens que habitam uma colônia em Marte
sobre o comportamento do Major Syrtis – está parado, catatônico, olhando
através de uma das janelas da colônia dois técnicos trabalhando no solo
marciano.
Christmas On Mars inicia com o pensamento do Major Syrtis ao observá-los:
“parecem duas mariposas lutando pela sobrevivência... nunca conheceram uma
força do Universo que lhes mostrasse piedade”. A “realidade cósmica” para a
qual o Major Syrtis catatonicamente olha é “uma estranha máquina onde todos
estão presos”. O Espaço, para onde jamais o homem deveria ter ido porque lá são
destruídas todas as nossas crenças internas. Onde a Criação não demonstra a
menor piedade ou compaixão.
domingo, fevereiro 07, 2016
Adeus à carne: uma história gnóstica do Carnaval, por Claudio Siqueira
domingo, fevereiro 07, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
Chegamos a mais um carnaval, a famigerada “Festa da Carne”, embora a
etimologia não seja bem essa. Sagrado para os foliões e profano para os
carolas, as origens de tal festa possuem raízes gnósticas como não poderia deixar de
ser. Se “a voz do povo é a voz de Deus”, no Carnaval não poderia ser diferente;
ainda que esse deus fosse Dionísio. Embora pouco conhecido pela metafísica do
inconsciente coletivo nacional, o maior ritual hedonista brasileiro tem muito a
ver com essa antiga divindade grega, que em Roma atendia por Baco. Duvida?
Basta reparar no gordo Rei Momo que preside essa folia. Sim, senhoras e
senhores! Os arquétipos sempre se repaginam, e o maior ébrio do Olimpo não ia
ficar de fora da Saturnália dos trópicos. O "Cinegnose" disseca a história do carnaval,
sem se esquecer da Sétima Arte, que o retratou com maestria.
sábado, fevereiro 06, 2016
Platão se encontra com Tarantino no documentário "The Wolfpack"
sábado, fevereiro 06, 2016
Wilson Roberto Vieira Ferreira
O leitor deve lembrar da alegoria da Caverna
de Platão, diálogo filosófico sobre a condição humana prisioneira de imagens
simulacros do mundo real. Na inacreditável história contada pelo documentário “The Wolfpack”
(2015, disponível no Netflix) de Crystal Moselle, essa alegoria deixa de ser uma tese filosófica para
se tornar real: o que aconteceria se o homem conseguisse sair da caverna de
Platão e olhasse a realidade? Sete irmãos cresceram presos pelos seus pais em um
apartamento em Nova York. Sem sair às ruas tinham o cinema hollywoodiano (e
principalmente filmes do Tarantino, seus favoritos) como o único contato com o
mundo exterior e passavam os dias reencenando sequências dos filmes – montavam
cenografias e fantasias com papelão de caixas de cereais. O apartamento
tornou-se uma caverna midiática e quando finalmente se libertaram, conseguiram
ver a realidade apenas a partir das referencias cinematográficas.
Na antiguidade o filósofo Platão acreditava que se o homem conseguisse
sair da caverna de onde era prisioneiro, a luz do mundo lá fora e do fogo que projetava os
simulacros na parede seria tão intensa que iria ferir os
olhos, e ele não poderia ver bem.
Muitos pensadores falam que a caverna de Platão atual é a midiática e que, mesmo se conseguíssemos tentar ver o mundo real desligando todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, ainda assim veríamos as coisas a partir das referencias do mundo das imagens que persistem em nossas mentes.
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