sábado, outubro 26, 2024
'Modern Jazz Quartet'; BRICS estão virando RICS? Transtornos mentais aderem à extrema-direita; Boulos vs. Marçal: derrota para Cismogênese
sexta-feira, outubro 25, 2024
Os relacionamentos dos vivos se deterioram mais rapidamente do que os zumbis em 'Lá Fora'
O subgênero hollywoodiano sobre o fim do mundo tem uma contradição cuja solução é sempre artificial: o apocalipse é de natureza coletiva, mas o espectador somente consegue se identificar com dramas pessoais. A solução é o clichê de protagonistas que, apesar de tentarem salvar o mundo, sempre arrumam um tempinho para uma discussão de relacionamento: salvar um casamento, reconquistar a ex-esposa ou o amor dos filhos. A produção Netflix filipina “Lá Fora” (Outside, 2024) inova o concorrido tema do apocalipse zumbi ao conseguir fazer uma união orgânica entre os tropos do subgênero zumbi e o quadro das consequências da deterioração de um casamento. Não é o apocalipse que afetou o relacionamento deles. São eles mesmos, confinados em uma fazenda para tentar fugir do apocalipse – revelando como os vivos podem ser tão ou mais assustadores do que o zumbis.
quinta-feira, outubro 24, 2024
'Things Will Be Different': como esconder-se do destino do Tempo
Quantas vezes, em diversas situações, não falamos em “dar um tempo” ou “esperar a poeira baixar”. É como se tentássemos estancar a seta entrópica do tempo – o Tempo: a grande falha cósmica que condena toda a Criação ao fim, desordem e caos por meio do princípio termodinâmico da entropia. Mas também capaz de conspirar contra os nossos desejos e projetos pessoais. “Things Will Be Different” (2024) é um sci-fi ao mesmo tempo um thriller de ação, um quebra-cabeça e um drama de relacionamentos – um casal de irmãos rouba um banco e procura um lugar para se esconder até tudo se acalmar. Onde? Numa fenda aberta no tecido do tempo, um limbo atemporal entre passado, presente e futuro. Mas, como heróis prometeicos, terão que enfrentar não a polícia terrena, mas as autoridades do Tempo.
terça-feira, outubro 22, 2024
Lula: escorregão sincrônico e conveniente; FMI premia Brasil geopoliticamente obediente; Washington Post: EUA sinalizam deixar Ucrânia
Sabemos que em política não existem coincidências, apenas sincronismos... principalmente quando Lula escorrega no banheiro para a História, às vésperas da Cúpula dos BRICS e do segundo turno das eleições municipais nas quais a esquerda se esfarela. Vamos discutir esse e vários temas na Live Cinegnose 360 #72, nesta quarta-feira (23/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois das intensas Conversas Aleatórias, vamos de Crítica Midiática do meio da semana: Timing, sincronismo e coincidências no “acidente doméstico” “corto-contuso” de Lula; Sabatina Boulos e Nunes: Globo confirma a aposta no bandeirante-frankenstein Tarcísio para 2026; Brasil geopoliticamente obediente: depois da Moody’s, agora é a vez do FMI bombar o País; regulamentação das Bets: como mudar para permanecer tudo na mesma; A Fantástica Fábrica de Marçais: crônica de uma distopia anunciada; Washington Post sinaliza abandono da Ucrânia pelo EUA... e outras bombinhas semióticas.
sábado, outubro 19, 2024
Banda 'Queen', Nietzsche e Zoroastrismo; Chatgpt bebe meio litro de água a cada 50 respostas; Esquerda liberal e a paródia de debate do ICL
Fernando “to Address” Haddad está muito preocupado “em endereçar” para a sociedade as preocupações “legítimas” da Faria Lima... nem o “Lobo de Wall Street” seria tão farialimer. Esse é apenas um flagrante da “Esquerda Liberal” que discutiremos na Live Cinegnose 360 #178, nesse domingo (20/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos começar com a banda “Queen”: Fred Mercury, Nietzsche e Zoroastrismo. Após a entrevista, vamos discutir dois filmes: “Daaaaaalí!” (o surrealismo através do cineasta mais surrealista da atualidade) e “Perdidos na Escuridão” (a gnose na tela mental pós-morte). E a Crítica Midiática: Fernando “to Address” Haddad: o Keynessianismo sem dentes; a retórica midiática do Gabinete de Crise de SP: como proteger uma privatização; Chatgpt bebe meio litro de água a cada 50 respostas! ICL ou produção do Porta do Fundos? O debate do ICL sobre a esquerda; “Bate C*” na Universidade Federal: a esquerda que a extrema-direita adora; Reunião dos BRICS: Antonny Blinken na Foreign Affairs confirma o Cinegnose: dólar é mesmo um tigre de papel; sionismo: livro infantil promove colonização do Líbano.
quinta-feira, outubro 17, 2024
'Daaaaaalí!': surrealismo com começo, meio e fim, mas não necessariamente nessa ordem
“Uma história deve ter um começo, um meio e um fim, mas não necessariamente nessa ordem”, disse Goddard. E o diretor de cinema mais surrealista da atualidade, o francês Quantin Dupieux, levou ao limite essa frase no filme sobre o gênio surrealista Salvador Dalí. “Daaaaaalí!” (2023) não é um filme biográfico – Dupieux ele adotou na montagem e edição fílmica a mesma abordagem do pintor surrealista para entregar um conto particularmente louco. Os surrealistas viam no cinema a expressão do inconsciente que revolucionaria uma sociedade burguesa e careta. Ironicamente, virou a matéria-prima da revolução publicitária, do pop e entretenimento. E ao ver a realidade superando o surrealismo de suas telas, no final da vida Dalí agarrou-se no personagem que criou para si mesmo.
terça-feira, outubro 15, 2024
Jornalismo corporativo salva privatizações do furacão Enel ; fantástica fábrica de Marçais; mídia saúda Simone Tebet "na xinxa" pelo teto fiscal
Sim! Também temos nossos furacões: aqueles gerados pelas privatizações. Mas não se preocupe... a hipernormalização midiática salvará o dia! Venha discutir esse e outros temas na Live Extra Cinegnose 360 #71, nessa quarta-feira (16/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com a sessão imperdível “Conversas Aleatórias”. Depois, a Crítica Midiática do meio da semana: “enterrar fios” e “jogo de empurra”: as maravilhosas pérolas da hipernormalização midiática; e por falar em maravilhosas, vamos continuar falando da Fantástica Fábrica de Marçais; Barbara Gancia, Miriam Leitão... como “colonistas” descobriram a elite do atraso; pastor Ed René descobre a pós-meritocracia; geopolítica do aquecimento global: depois do petróleo, agora o alvo são os frigoríficos brasileiros; Jornalismo corporativo comemora ministra Simone Tebet “na xinxa” pelo Teto Fiscal; Brasil vai prender Putin se vier ao Brasil? Será que o procurador-geral da Venezuela tem razão sobre Lula?
O grande truque de Washington Olivetto
Nos anos 1970, dizia-se que os publicitários eram “filhos de Goebbles”. Logicamente, um estereótipo exagerado de uma esquerda combativa dos tempos da ditadura militar brasileira. Washington Olivetto mostrou que a Publicidade não precisava de tudo isso: bastava criar bons textos dionisíacos para que, magicamente, o interesse privado mercadológico se fundisse com o interesse público num inconsciente coletivo abduzido pela prospecção das pesquisas sociopsicológicas de mercado. Para criar o fenômeno das “memórias afetivas”. Há um termo sociológico para esse fenômeno: a “refeudalização da esfera pública” (Habermas). O grande truque cognitivo em que interesses privados de anunciantes ganham uma irresistível relevância pública. A tal ponto que uma agência de publicidade acabou virando título de uma música popular de sucesso.
sábado, outubro 12, 2024
'a-ha', MTV e Guerra Fria; entrevista com Nildo Ouriques: eleições e o futuro da esquerda; o ardil midiático do furacão Milton
Onde está a repórter que estava ali, arriscando a vida para nos mostrar o furacão “white people problem” Milton? Qual o futuro da esquerda após as eleições? Esses são alguns temas candentes da Live Cinegnose 360 #177, desse domingo (13/10), às 18h, no YouTube e Facebook. Que contará, mais uma vez, com a participação do professor da UFSC e economista, Nildo Ouriques. Vamos debater com ele as perspectivas da esquerda e da política brasileira após as últimas eleições. Para começar, temos que discutir a banda norueguesa “a-ha”: MTV, Guerra Fria e cultura escapista dos anos 80. Em seguida, a trepidante entrevista com o professor Nildo Ouriques. Também, vamos discutir dois filmes: “Coringa: Delírio a Dois” (a desconstrução do palhaço do crime) e “Megalópolis” (Economia, Jornalismo e ex Appeal constroem a Nova Roma). E na Crítica Midiática: a pauta histérica do furacão Milton na grande mídia; repórter da Globo colocada em risco no furacão: o efeito de realidade do telejornalismo; o “debate” de Boulos na rádio CBN: um exemplo do modus operandi do jornalismo corporativo nas eleições; Apagão em SP: “surpresa de outubro” nas eleições? Anielle “quinta coluna” Franco: agora, a treta com o Candomblé... e outras bombinhas semióticas.
sexta-feira, outubro 11, 2024
Em 'Megalópolis', a Nova Roma construída através da economia, jornalismo e sex appeal
terça-feira, outubro 08, 2024
Rescaldo das eleições: esquerda e novo campo semiótico de Marçal; Porque comemoram volta do X; mídia e agrossuicídio
'Coringa: Delírio a Dois': a desconstrução musical do Palhaço do Crime e o espírito do tempo
O Coringa é o arquétipo mais forte da cultura pop e que paira sobre o tempo, desde quando surgiu nas HQs em 1940. Ao mesmo tempo, a narrativa sobre o Coringa varia de acordo com o espírito do tempo: do Palhaço do Crime psicodélico dos anos 1960 à versão cerebral e adulta de Heath Ledger. “Coringa” (2019) de Todd Phillips espelhou a Era Trump e a onda de ódio e ressentimento do populismo de direita através da Deep Web, fóruns e chans online. Por sua vez, em “Coringa: Delírio a Dois” (2024) Todd Phillips está agora na era de Biden, Kamala e Novos Democratas. Nessa continuação a persona do Coringa deve ser desconstruído em números musicais comandados por Lady Gaga. Aqui, Arthur Fleck é uma colagem de expectativas alheias: um doente mental? Um impostor? Apenas um iconoclasta? Ou um carismático líder antissistema? Quem está por trás da maquiagem de Coringa? O resultado é o atual espírito do tempo.
sábado, outubro 05, 2024
O rock prog de 'Ange'; porque mídia silenciou no caso do avião de Lula; Anielle e Veja: tudo a ver; povo não quer mais empreender: quer jogar
sexta-feira, outubro 04, 2024
Pós-meritocracia: grande mídia foi traída pela Faria Lima
Poucos estão percebendo uma sutil ironia que envolve o crescimento desse novo ecossistema digital composto, de um lado, pelas apostas e cassinos online; e do outro, a atração da classe média pela diversificação das carteiras de investimentos no alcance dos dedos na tela de um smartphone. “Colonistas” da grande mídia estão se sentindo traídos pelo seu maior aliado e patrocinador, a Faria Lima, a “elite irresponsável” que se apaixonou pelo “forasteiro” Pablo Marçal. Mais do que um hype, Marçal é um sintoma do zeitgeist desse novo ecossistema digital: a pós-meritocracia e a gameficação. Que coloca em xeque a ideologia do mérito-empreendedorismo que o jornalismo corporativo abraçou como a terra prometida pós golpe de 2016. Não chegamos a nenhuma terra prometida, enquanto a Faria Lima descobriu que está no mesmo negócio de apostas e cassinos. Pós-meritocracia: o povo não quer mais empreender, quer jogar!
terça-feira, outubro 01, 2024
Netanyahu atrapalha "Axé" Kamala? Queimadas no País são as novas Jornadas de 2013? Esquerda descobriu a roda: 'pobre de direita'!
O horror do fardo da autoconciência e da obsolescência em 'A Substância'
Filmes críticos sobre como nos sentimos (em particular, as mulheres) esmagados por padrões de beleza impossíveis e pela hiperfixação da sociedade na juventude não é novidade. Mas “A Substância” (The Substance, 2024) não é uma crítica genérica: a diretora Coralie Fargeat abre fogo contra a cultura atual das promessas prét-à-porter de beleza e juventude – a cultura Ozempique. Com a propaganda que promete a chance de “se sentir como você mesmo novamente”, barato e com resultados rápidos. Uma atriz premiada que se tornou cinquentona vê sua vida perder o controle ao ser discretamente afastada pela indústria do entretenimento sempre em busca de “carne nova”. Espelhos e sociedade da imagem criam o fardo da autoconsciência e da obsolescência. E um conto de horror corporal que lembra os filmes de Cronenberg e o banho de sangue final de “Carrie” de Brian de Palma.
sábado, setembro 28, 2024
Eufemismo e Líbano exploitation; Miriam Leitão e 'Vodou Economics'; a mafiosa uberizadora do sexo; Folha reage à pós-meritocracia
Para grande mídia, de repente brasileiros “morrem durante conflito”, a guerra é sobre “Israel X Hezbollah”, enquanto o “conflito escala”. Vamos discutir o impagável e vasto repertório de eufemismos e frases sem sujeito do jornalismo corporativo na Live Cinegnose 360 #175, nesse domingo (28/09), às 18h, no YouTube e Facebook. Para começar, a música da banda Simple Minds: a angústia do esquecimento na geração MTV. Depois, vamos analisar os filmes “Longlegs – Vínculo Mortal” (o Diabo é brincalhão e perverso) e “Bardo Blues” (o guia do mochileiro do após morte). E nos livros do humilde blogueiro, os sete achados de Freud que mudaram a História. Crítica Midiática da semana: a guerra de Netanyahu: o jornalismo não informa, eufemiza; quem ganha com queimadas e crise ambiental? Miriam Leitão, a feiticeira do “Vodou Economics”! Modus operandi das máfias: o caso Fatal Model e da climatologista Luciana Gatti; o que o caça mais avançado da Marinha dos EUA estava fazendo no Brasil? A onda pós-meritocrática: Folha reage contra “a era da impaciência”. Venha participar!
sexta-feira, setembro 27, 2024
O Diabo brincalhão e perverso do gótico americano em 'Longlegs - Vínculo Mortal'
O Diabo é brincalhão e perverso. Se ele quer dominar mesmo o mundo porque não ataca de uma vez o Vaticano, possuindo cardeais e o Papa? Não! Ele prefere possuir crianças ou atormentar um vigário qualquer em uma paróquia distante. Por isso o Diabo é uma figura próspera no gótico americano, repleto de famílias puritanas e fundamentalistas cristãos imersos na castidade paranoica. Todo o hype em torno do thriller de terror “Longlegs - Vínculo Mortal” (Longlegs, 2024) era verdadeiro, ao combinar os tropos principais do gótico americano com a figura do Detetive pós-moderno, cuja lógica e intuição é incapaz de solucionar o enigma de um serial killer com motivações ocultistas satânicas. Porque o próprio detetive é a parte principal do problema. “Longlegs” lembra “O Silêncio dos Inocentes”. Mas sem a bússola que Lecter representava para a Clarice. O Detetive está só, sugado cada vez mais pelo “vínculo mortal”.
terça-feira, setembro 24, 2024
Marçal, filho dileto da mídia e pós-meritocracia; extrema direita quer combater o patriarcado e o racismo: e agora? Ninguém quer parar Netanyahu
Se a lei eleitoral desobriga à grande mídia convidar Pablo Marçal, por que insiste em colocá-lo nos debates? Qual o ardil da grande mídia, controlada por apenas cinco famílias? Esse é apenas um dos temas da Live Extra Cinegnose 360 #68, nessa quarta-feira (25/09), às 18h, no YouTube e Facebook. Começando com a terceira edição das Conversas Aleatórias: através do chat, uma conversa livre e fora de pauta. E depois, a Crítica Midiática: Pablo Marçal é o filho dileto da grande mídia e da pós-meritocracia – e a cobaia do laboratório político de SP; o telecatch do Judiciário com Deolane e Gustavo Lima; o ministro “Kasio com K” estava na festa de foragido da Justiça; extrema direita também que combater o patriarcado e o racismo... e agora? Líbano: porque Ocidente não quer parar Netanyahu; exército ucraniano desmorona: oficialmente, 80 mil desertores. EUA não sabem como acabar com a guerra.
Em defesa de Pablo Marçal: ponham ele na conta da grande mídia
Se a lei eleitoral desobriga à grande mídia convidar Pablo Marçal, por que insiste em colocá-lo nos debates? Mesmo com os recorrentes problemas, como no último debate Flow Podcast? Hipocritamente, o jornalismo corporativo se posiciona com a vestal da moralidade política e continua denunciando as “cenas deprimentes”. Marçal é a garantia de audiência e clickbaits de um produto midiático que se tornou engessado e monótono ao longo dos anos. Além de garantir dissonância cognitiva necessária para desmoralizar a política - que alimenta a extrema direita. É hora de defender Marçal, colocando-o na conta da grande mídia: ele é seu filho dileto. Mais do que isso: representa a “pós-meritocracia” dentro do ecossistema atual dos jogos e apostas online e do cassino dos investimentos financeiros para as “sardinhas” iludidas da classe média. Pós-meritocracia: caldo cultural que envolve o ideário da autoajuda, messianismo coach e a promessa do enriquecimento rápido através da gameficação generalizada nesse novo ecossistema da mídia convergente.
sábado, setembro 21, 2024
SP Metal; Tábata tem razão: Marçal é o jogo do tigrinho; retórica das mudanças climáticas ajuda em reeleições;teleféricos e ubers para a periferia
O horror da tentação darwinista social no filme 'Cuckoo'
Todo filme de terror explora os simbolismos mais recônditos da humanidade. Mas “Cuckoo” (2024), escrito e dirigido pelo alemão Tilman Singer, vai resgatar um simbolismo inusitado: o do passarinho cuco, notabilizado pelo relógio clássico – uma ave parasita e imitadora. Uma adolescente se muda para os Alpes alemães com o pai, madrasta e meia-irmã. Ao lado de um resort remoto e vazio. Sabemos que desde “O Iluminado” isso não traz bons pressentimentos. “Cuckoo” é um conto humano-aviário fantasmagórico que se transforma em puro show de aberrações e horror corporal. Mas que dá uma alerta: a tentação darwinista social presente nas formas mais inesperadas e surpreendentes na História – a aspiração totalitária pela busca de uma suposta pureza deixada por nós em algum paraíso natural perdido. E que a todo custo teria que ser recuperado.
quinta-feira, setembro 19, 2024
'Os Fantasmas Ainda se Divertem': como Tim Burton transforma o Gótico em entretenimento
Assim como as animações da Walt Disney, Tim Burton tem a habilidade de transformar temas sombrios em entretenimento. Se em Walt Disney são os temas do abandono e separação, no caso de Tim Burton seus filmes transformam o Gótico americano de Edgard Allan Poe e Herman Melville em diversão para que o sonho americano dê risadas de si mesmo. Em “Os Fantasmas Ainda se Divertem” (Beetlejuice Beetlejuice, 2024), Burton retorna aos seus efeitos práticos e brinquedos analógicos para levar o Estranho, o Fantástico e o Sobrenatural para a típica família suburbana disfuncional: se no primeiro filme de 36 anos atrás a protagonista era a filha adolescente melancólica e depressiva, agora temos uma nova filha adolescente – também melancólica e depressiva, mas dessa vez pela ausência materna. Supostamente, a mãe prefere mais os fantasmas aos vivos. E Michael Keaton retorna sensacional ao rançoso e rabugento demônio, convidado a voltar ao mundo dos vivos exatamente pela disfuncionalidade do sonho americano.