sexta-feira, maio 10, 2024

Jornalismo metonímico da grande mídia dá munição às fake news de olho no impeachment


Vivemos mais um hype na grande mídia sobre as chamadas “fake news”. Que agora miram a calamidade ambiental no Rio Grande do Sul. Os “colonistas” do jornalismo corporativo mostram todo o seu repertório de indignação moral e amaldiçoam essa praga supostamente exclusiva das redes sociais. Mais uma vez, o hype midiático sobre fake news ocorre como estratégia diversionista para esconder algo. Dessa vez, a forma inovadora pela qual o chamado “jornalismo profissional” está fornecendo munição para algo que vai muito além das “fake news”: uma estratégia ampla de contrainformação com dois objetivos: tirar o protagonismo de Lula e espalhar cascas de bananas orçamentárias (sob a lupa do TCU) para, quem sabe, servir de álibi para um processo de impeachment. A novidade semiótica é o “jornalismo metonímico para recorte”: como passar munição para a extrema-direita por baixo da mesa. 

quinta-feira, maio 09, 2024

'Exte: Hair Extensions': no J-Horror os cabelos querem vingar sua mercantilização


O sucesso do J-Horror (o horror japonês) foi trazer na virada de milênio uma abordagem do gênero distante do Ocidente: ao invés da tradicional matriz edipiana, histórias de fantasmas prisioneiros no mundo físico em busca de vingança devido a traumas ou fortes emoções que não lhes permitem passar para um outro plano. Um fantasma conhecido como “onryō”, uma jovem que foi muito injustiçada por um homem na vida e agora busca vingança sobre os vivos. Marcada pela figura icônica dos cabelos pretos longos e pegajosos.  “Exte: Hair Extensions” (Ekusute, 2007), de Sion Sono (Suicide Club), parece ser uma síntese desse gênero japonês, ao mesmo tempo em que faz uma piada interna contra o próprio J-Horror: os cabelos se transformam numa entidade com vida própria, em busca de vingança... em salões de beleza que vendem apliques feitos com fios de cabelos humanos. Sion Sono faz uma crítica social: a mercantilização do próprio corpo humano.

terça-feira, maio 07, 2024

Madonna agora salva o RS... e Eduardo Leite; Mídia entre Estado Mínimo e o socorro máximo; uma semana sincromística


Madonna salva o PIB brasileiro e ainda doa R$10 milhões para o Rio Grande do Sul... Depois do guarda-chuva da Globo, Eduardo Leite ganha apoio da Madonna/Itaú... enquanto desaparece nas águas midiáticas. Esse é um dos temas da Live Extra Cinegnose 360 #48, nessa quarta-feira (08/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos sempre polêmicos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: jornalismo corporativo diz que calamidade no Rio Grande do Sul não é para ser politizada... mas, como sempre, Lula deixou de fazer alguma coisa! Grande mídia não sabe o que fazer com Eduardo Leite: as guinadas narrativas da mídia; “Colonistas” na corda bamba: querem Estado Mínimo com socorro máximo; porque a semana passada (com Madonna, Primeiro de Maio e calamidade ambiental no RS) foi um evento sincromístico; CEOs falam em agenda ESG. Mas esquecem disso nas suas casas no Litoral Norte SP. E outras bombas semióticas que eventualmente explodam até as 18h.

Celebração de Madonna, fiasco do 1º de Maio e calamidade pública no RS: espasmos da realidade


O escritor Norman Mailer dizia que no despertar de grandes acontecimentos ocorrem estranhas coincidências, como fossem espasmos da realidade. A semana passada ocorreu um fenômeno sincrônico com três coincidências significativas num mesmo espaço de tempo: começou com o fiasco do Primeiro de Maio na quarta-feira, encerrando com a simultaneidade da calamidade pública no Rio Grande do Sul enquanto Copacabana fervia com o show gratuito de Madonna para mais de um milhão de pessoas. Eventos sincrônicos revelam a ironia das causas-efeitos: enquanto um banco comemorava 100 anos celebrando em um megashow a sua concepção de projeto de Nação imposto ao País pela hegemonia do financismo, os efeitos desse projeto repercutiram – a precarização de uma força de trabalho dessindicalizada e a catástrofe ambiental que veio depois do comemorado superavit fiscal dos ajustes das contas públicas do RS. 

sábado, maio 04, 2024

Robert Cray; lançamento do livro 'Borogodança' de Nelson Job; Mídia dá guarda-chuva para Eduardo Leite; Madonna salva PIB brasileiro


Calamidade pública no Rio Grande do Sul. Mas o guarda-chuva protetor da grande mídia vai para o governador Eduardo Leite... que sai pela direita... como fazia o velho Leão da Montanha da Hanna-Barbera. Esse é um dos temas da Live Cinegnose 360 #154, nesse domingo (05/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Live Especial: entrevista com o psicólogo e pesquisador do Coletivo Transaberes, Nelson Job que está lançando o livro “Borogodança” na Sessão dos Livros do Cinegnose. Mas antes, na sessão dos vinis, o guitarrista Robert Cray: MTV e a linguagem Crossover. Depois vamos analisar os filmes “Stopmotion” (se somos modelos de animação, quem nos controla?) e “Track 29” (a Europa é a consciência de culpa da América). E na Crítica Midiática da Semana: como grande mídia protege Eduardo Leite da tempestade no RS, que sobra para Lula; para economistas, Madonna salvará o PIB brasileiro; porta-aviões nuclear americano na costa brasileira: é o dólar, estúpido! Jornalismo corporativo comemora fracasso do Primeiro de Maio: ficha caiu para a esquerda? Denunciantes da Boeing morrem misteriosamente, dois mil estudantes presos, Tik Tok pode ser banida: é a “Democracia” nos EUA. Tudo nesse domingo!

sexta-feira, maio 03, 2024

Em 'Track 29' a Europa é a consciência de culpa da América



Nos anos 1980 um curioso subgênero prosperou em Hollywood: o “desconstruindo o Yuppie”: um protagonista certinho, careta e financeiramente bem-sucedido que tem a sua rotina quebrada por uma figura disruptiva ou sequência de eventos descontrolados que o desorienta e o desconstrói. “Track 29” (1988), do britânico Nicolas Roeg e produzido pelo ex-Beatle George Harrison, trouxe novidades: um olhar europeu para a América profunda a partir do olhar de um estrangeiro que chega a uma pequena cidade para literalmente fazer tudo sair dos trilhos: uma dona de casa entediada e frustrada é casada com um médico bem-sucedido e respeitável que só tem olhares para sua amante dominatrix e o ferromodelismo como uma metáfora nostálgica de uma América que deve “voltar aos trilhos”. “Track 29” é a Europa como consciência de culpa da América.

quinta-feira, maio 02, 2024

'Stopmotion': se somos modelos de animação, quem nos controla?


O século XXI está testemunhando o despertar da antiga e trabalhosa técnica de animação chamada “stop-motion”. De simples efeito especial no século XX, agora se torna uma expressão animada em longa-metragem. Por um lado, o páthos da stop-motion reside em dar vida àquilo que é inanimado, como no mito de Golem e Pigmaleão. Mas também se conecta com a simbologia de bonecos e fantoches como expressão da condição gnóstica nesse mundo. O filme britânico “Stopmotion” (2023) é uma espécie de terror metalinguístico que tem como atração principal a fusão de live action com a stop-motion na qual inocentes fantoches sem vida passam a ganhar propriedades sobrenaturais que começam a invadir a vida de uma animadora que fica à mercê das suas criaturas artesanais. Um filme PsicoGnóstico no qual não é o mundo onírico e alucinações que borram as fronteiras com a realidade: é a stop-motion que invade a vida cotidiana, sugerindo que todos nós poderíamos ser meros modelos de animação. Mas controlados por quem?

terça-feira, abril 30, 2024

O Globo escolhe seu "bolsonarista moderado"; Quarta Frota dos EUA no Brasil! Esquerda parlamentar nos EUA em outro spin-off do 8/1


Diretamente das profundezas de um laboratório midiático carioca, é lançada a criatura carioca-bandeirante-frankenstein, o Anti-Lula ungido pela mais sofisticada ciência semiótico-cognitiva disponível por essas plagas onde a Rainha Madonna colocou seus pés. Venha saber mais na Live Extra Cinegnose 360 #47, nessa quarta-feira (01/05), às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: O Globo aposta no seu Anti-Lula: Tarcisão; Folha declara que precisa do “bolsonarismo moderado”; “Secom paga a TV Globo... mas quem aparece é a extrema-direita; Mais um “spin-off” do 8/1: Comitiva Parlamentar brasileira convidada pela CPI do Capitólio; Grande mídia fecha os olhos: Quarta Frota da Marinha dos EUA está nas costas brasileiras - o que isso tem a ver com a ameaça recente de Trump com blocos que ameaçarem abandonar o dólar? “Joca Presente!”: protestos contra morte do cão transportado pela Gol revela como os “progressismos” fragmentaram a esquerda. E outras bombinhas semióticas... 

sábado, abril 27, 2024

Vivaldi: do barroco ao muzak; toda escravidão será indenizada: o mercado invade a História; o telecatch Lira X Felipe Neto: eles se merecem...


Agora o mercado quer invadir a História: mercado de indenizações por reparações históricas. Portugal vai indenizar pela escravidão? Que tal pagar para deixar tudo na mesma? Rapara o passado e mantém o presente que tem o mesmo sistema do passado. Esses saltos imprevisíveis do Capitalismo serão discutidos na Live Cinegnose 360 #153, nesse domingo (28/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com o “Padre Ruivo” Antonio Vivaldi: esquecido e as obras perdidas por mais de um século, por que virou “Muzak” e símbolo da felicidade barroca no século XX? Logo depois dos sempre surpreendente Comentários Aleatórios, vamos discutir dois filmes: “Guerra Civil” (Grande Reset Global do Capitalismo quer mandar democracia às favas) e “Tarde da Noite com o Demônio” (a TV misteriosa e oculta dos anos 1970-80). Alfabetização audiovisual e letramento midiático da sessão dos livros. E na Crítica Midiática da Semana: Por que Portugal agora assume reponsabilidade pela escravidão? O telecatch Arthur Lira X Felipe Neto: eles se merecem! Controvérsia da desoneração da folha e pânico fiscal: aspectos da “anorexia econômica”; Mais de 500 estudantes presos em protestos e Tik Tok banido nos EUA: por que Biden se esforça tanto para perder as eleições? E outras bombinhas semióticas..

sexta-feira, abril 26, 2024

'Tarde da Noite Com o Diabo': a TV oculta e misteriosa dos anos 1970-80


"Tarde da Noite com o Diabo” (Late Night With The Devil, 2023) é outra produção ao lado de “Poltergeist”, “Videodrome” ou “Ring: O Chamado”: o imaginário da TV dos anos 1970-80 que criou uma aura misteriosa e oculta em torno dela. Uma época que a TV terminava a programação e saia do ar, deixando ruídos na tela. Para onde vai o mundo quando a TV sai do ar? Nos EUA fez crescer o “cinema da meia noite”, para insones em busca de filmes bizarros e experimentais. As TV abertas responderam com os talk shows da meia-noite. “Tarde da Noite com o Diabo” é um mockumentary em torno de um programa chamado “Night Owls With Jack Delroy" estamos prestes a assistir às imagens historicamente infames de uma noite que “chocou toda uma nação”. Um programa especial de Halloween de 1977 com uma perigosa combinação: médiuns, parapsicólogos e... uma garota possuída pelo demônio. O filme é uma deliciosa combinação de simbolismos que vão do parapolítico ao gnóstico: um acordo faustiano entre o programa, a simbologia da Coruja e a infame irmandade secreta californiana conhecida como “Bohemian Grove” e o simbolismo do “Abraxas” na cosmogonia gnóstica. 

terça-feira, abril 23, 2024

'Guerra Civil' alinha-se a agenda do Grande Reset Global e manda democracia às favas



Há uma urgência da destruição no cinema americano: aliens, terroristas, asteroides, zumbis etc. Mas “Guerra Civil” (Civil War, 2024), ironicamente dirigido por um britânico, Alex Garland, foi diabolicamente inteligente: dessa vez o espetáculo não é ver edifícios icônicos de Washington DC indo pelos ares. O que principalmente está indo pelos ares é a própria ideia da democracia burguesa. Mais do que isso, o que está em questão em “Guerra Civil” é o próprio fim da ilusão que perpetrou o mito da democracia americana. “Guerra Civil” é uma distopia política que faz todo o sentido Hollywood irradiar para todo o planeta. Porque reforça a mitologia da polarização política como motivo para a crise da democracia – o álibi para justificar a escalada da extrema-direita por todo o mundo no contexto do chamado Grande Reset Global do Capitalismo. 

Governo não controla Estado...e Folha fatura; pesquisa Ipec: opinião pública não existe; Grande Reset ou economia de guerra de pleno emprego?


HOW CONVENIEEEENT!!! Em plena crise midiática da mudança da meta fiscal, ataque hacker invade sistema de pagamentos do governo... para desvio de recursos da União... Como Folha prospecta novas crises? Venha descobrir na Live Extra Cinegnose 360 #46, nessa quarta-feira (24/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Como sempre, começamos com os Comentários Aleatórios com o olhar em 360 graus. Depois, a Crítica Midiática do meio da semana: como mídia transforma o programa de refinanciamento de dívida para MEIs de Lula em ameaça à classe média; a invasão do sistema de pagamentos: governo não controla máquina do Estado... e Folha aproveita; a chantagem do financismo e anorexia econômica; atentados no União Brasil: a capacidade da extrema-direita criar acontecimentos; Pesquisa Ipec e como a opinião pública não existe; Lula acha “normal” Eduardo Cunha despachar de um gabinete no Congresso; Grande Reset Global ou economia de guerra com pleno emprego? União Europeia faz a escolha.

sábado, abril 20, 2024

'Rush': entre o culto e o ódio; Tarcisão e o filme 'Guerra Civil'; diante de Lula, general Tomás Paiva reafirma golpe militar híbrido


Netanyahu diz que não faz o que os nazistas fizeram... Já Tarcisão não precisa mentir. Tem blindagem midiática. O governador está criando sua própria SS em São Paulo. E o que isso tem a ver com o filme “Guerra Civil”? Venha saber como na Live Cinegnose 360 #152, nesse domingo (21/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com Rush: o trio mais amado e odiado do rock. Por quê? E vamos discutir duas produções: a série “Ripley” (a única coisa real num mundo de aparências são as mentiras) e o filme “State of Consciousness” (o zeitgeist neurocientífico do século XXI). Na sessão dos livros, teoria da alienação e fenomenologia marxista: o que motoqueiros de aplicativo têm a ver com isso? E na Crítica Midiática da semana: uma análise materialista histórica de Governo Tarcisão: como o Grande Reset do Capitalismo mandou a Democracia às favas; aumenta renda do brasileiro: para grande mídia a culpa é do Bolsa Família; A falácia do discurso midiático da “desigualdade”; o “fogo amigo” da Daniela Lima na Globo News; Diante de Lula, General Tomás Paiva reafirma golpe militar híbrido; Crise autorrealizável + pautas-bomba + terrorismo fiscal: repete-se roteiro do impeachment de Dilma; e muito mais!

quinta-feira, abril 18, 2024

Filme 'State of Consciousness' e o zeitgeist neurocientífico do século XXI


State of Consciousness” (2022) é uma curiosa produção B italiana, uma espécie de mistura de “Amnésia” de Christopher Nolan e “Westworld”. Um homem se vê injustamente condenado por assassinato. Para escapar da pena de morte, aceita ser diagnosticado como “esquizofrênico paranoico” e é enviado para um manicômio judiciário. Acorda 18 meses depois sem se lembrar de nada, mas pronto para ser reintegrado à sociedade. Mas algo está errado quando se vê prisioneiro num pesadelo PsicoGnóstico. “State of Consciousness” retorna ao tema da “Técnica Ludovico” do clássico “Laranja Mecânica”. Porém, com uma abordagem diferente que representa o atual zeitgeist neurocientífico que domina as abordagens cognitivas humanas no século XXI.

terça-feira, abril 16, 2024

PCC em SP: Xandão preocupado? Globo leva 40 anos para celebrar Diretas Já! Mídia comemora terror do Bob Fields Neto


E essa agora! Em meio à narrativa de Xandão, o herói da democracia brasileira, coincidentemente volta à ribalta as conexões do PCC com companhias de ônibus em SP. Estaria o xerife da Democracia preocupado com o que fez em verões passados? Venha descobrir na Live Extra Cinegnose 360 #45, às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos indefectíveis e avassaladores Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do Meio da Semana: grande mídia reduz questão do PCC em SP a “crise da segurança pública”; “Abril Vermelho” e o veto de Lula da “saidinha”: jornalismo corporativo dá pertinência às pautas da extrema-direita; Roberto Campos Neto vai a evento nos EUA para fazer terrorismo contra o próprio país; José Dirceu na mosca: “Forças Armadas precisam ser reformadas” – mais uma vez a questão do PMiG. Quarenta anos depois, Globo descobriu as Diretas Já; Chanceler Scholz humilhado em visita na China. E outras bombinhas semióticas.

As mentiras de Tom Ripley são a única coisa real na série 'Ripley'


A série Netflix “Ripley” (2024) é bem fiel ao clássico da literatura policial de Patricia Highsmith, de 1955. Ao contrário da linda e fotogênica adaptação de 1999 com Matt Damon interpretando o trambiqueiro Ripley, a série liberta-se da representação hollywoodiana da maldade: ao contrário do vilão passional, quente e emocional, temos em “Ripley” o mal neutro, melancólico, apático, estoico, muito longe da loucura ou obsessão. Drenado de cor e emoção humana, reforçado pela belíssima fotografia em preto e branco. A história de Ripley, que vai até a Itália roubar a vida e identidade de um jovem herdeiro bilionário norte-americano, é narrada muito mais como um jogo: quanto mais Ripley percebe como bilionários simulam aquilo que não são, mais ele é provocado a provar que é mais esperto do que todos. Ironicamente, as mentiras de Ripley são a única coisa real num mundo de simulações e aparências.

sábado, abril 13, 2024

Live de volta! The B-52's; rentismo salva e Globo faz lobby sobre cadáver de Marielle; Musk: quando espuma midiática vira tsunami


Depois de fazer uma visita ao Inferno, o humilde blogueiro retornou... e viu o dedo da grande mídia lá. Enquanto Musk cria bombas semióticas diversionistas para garantir o lítio para sua empresa em crise: a Tesla. Venha discutir esses e outros temas no retorno da Live Cinegnose 360 #151, nesse domingo (14/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Na sessão dos vinis e CDs do humilde blogueiro tem a banda B-52’s: new wave e a parodia do “Make America Great Again”. E depois dos imperdíveis e controversos Comentários Aleatórios, vamos discutir a obra-prima clássica “Mensageiro do Diabo” (o ancestral de todos televangelistas e da hipocrisia religiosa) e “Mergulho Noturno” (o que Marx e Weber tem a ver com um filme de terror). Na sessão dos livros, vamos discutir Mercado, Moral e Capitalismo. Na Crítica Midiática da semana: Epidemia da dengue: fenômeno midiático? Globo aposta em El Niño e La Niña. Caso Musk:  quando espuma midiática vira tsunami. Por que a prisão dos fugitivos de Mossoró incomodou tanto a grande mídia? O que está por trás da articulação de mais uma crise da Petrobras “à beira do abismo”. Globo News faz lobby em cima do cadáver de Marielle Franco. Brasil-sil-sil!!! Folha festeja milionária brasileira mais jovem do mundo no ranking dos mais ricos; rentismo mais uma vez salva balanço da Globo S.A.; José Dirceu na mosca: “Forças Armadas precisam ser reformadas” – mais uma vez a questão do PMiG. E outras bombinhas semióticas.

quarta-feira, abril 10, 2024

Humilde blogueiro doente: nessa semana atividades no blog e Live estão suspensas

Infelizmente, não haverá publicações ou Lives do Cinegnose nessa semana. Esse humilde blogueiro foi atingido por algum tipo de virose-gripe-influenza ou algo assim. Por isso, vou baixar no hospital para fazer exames e identificar a moléstia. Febre contínua, dores em todo o corpo, dores de cabeça, vômito... Em síntese, tudo aquilo que a mãe Natureza pode proporcionar como o Inferno na Terra... ou melhor, no corpo.

Vamos torcer para essa conspiração da Natureza passar para voltarmos com a Live Cinegnose 360 no próximo domingo. Abraços a todos... melhor não! Posso passar a doença para alguém...

sábado, abril 06, 2024

Banda B-52's contra 'MAGA'; porque recaptura dos fugitivos de Mossoró incomodou mídia; o que há por trás da invenção da crise da Petrobras



Como assim??? Os fugitivos de Mossoró foram recapturados sem nenhuma emoção??? Nenhuma bomba, zero porrada, sem balas perdidas e civis mortos, nenhuma família chorando!!! Mídia corporativa está indignada. Então reclama da “gastança” de dinheiro público. Mas indignada ainda vai estar a Live Cinegnose 360 #151 desse domingo (07/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Na sessão dos vinis e CDs do humilde blogueiro tem a banda B-52’s: new wave e a parodia do “Make America Great Again”. E depois dos imperdíveis e controversos Comentários Aleatórios, vamos discutir a obra-prima clássica “Mensageiro do Diabo” (o ancestral de todos televangelistas e da hipocrisia religiosa) e “Mergulho Noturno” (o que Marx e Weber tem a ver com um filme de terror). Na sessão dos livros, vamos discutir Mercado, Moral e Capitalismo. Na Crítica Midiática da semana: Por que a prisão dos fugitivos de Mossoró incomodou tanto a grande mídia? O que está por trás da articulação de mais uma crise da Petrobras “à beira do abismo”. Brasil-sil-sil!!! Folha festeja milionária brasileira mais jovem do mundo no ranking dos mais ricos; rentismo mais uma vez salva balanço da Globo S.A.; José Dirceu na mosca: “Forças Armadas precisam ser reformadas” – mais uma vez a questão do PMiG; Falta de transparência vai criar pandemia na Amazônia, diz Transparência Internacional. E outras bombinhas semióticas!

sexta-feira, abril 05, 2024

Piscina, reificação social e desencantamento do mundo em 'Mergulho Noturno'


Coisa que ganham vida e passam a caçar seres humanos é um tema recorrente no cinema: carros homicidas, tomates assassinos, pneus que se vingam da civilização, vestidos que matam entre outros numa lista infindável. “Mergulho Noturno” (Night Swim, 2024), dos mesmos produtores de “A Freira” e “M3GAN”) acrescenta mais um objeto que ganha vida: uma piscina que engole gente em um típico subúrbio de classe média. Embora “Mergulho Noturno” siga todos os cânones do gênero, seu roteiro é uma curiosa combinação de simbologias antropológicas (a antropomorfização dos objetos e reificação da sociedade), esotéricas (o imaginário do elemento água) e urbanas (o imaginário das classes médias suburbanas e o desencantamento do mundo).

quinta-feira, abril 04, 2024

O ancestral de todos televangelistas e da hipocrisia religiosa em 'O Mensageiro do Diabo'


Depois de décadas de ascensão dos televangelistas, acompanhamos nesse século o retrocesso civilizatório da escalada global das relações promíscuas e hipócritas entre religião, política e Estado. Não faltaram alertas no campo do cinema e audiovisual, para começar na série “Handmaid’s Tale”. Esses alertas vêm de muito tempo antes, ainda no século XX, em produções como “O Mensageiro do Diabo” (The Night of the Hunter, 1955). Robert Mitchum interpreta um reverendo itinerante que, entre citações bíblicas, casa com viúvas para matá-las e roubar as economias da família em pela Grande Depressão americana. Mas filhos relutam em dizer onde seu pai verdadeiro escondeu o dinheiro fruto de um roubo. Com forte influência do filme noir e expressionismo alemão, à época foi um fracasso de público e crítica. Para ao longos dos anos acabar sendo reconhecido como uma obra-prima.

terça-feira, abril 02, 2024

'Golpe de Veludo': como as FFAA viraram PMiG; Lula continua confundindo Comunicação com Propaganda; SP, PM e dissonância cognitiva


Todo mundo seguindo a agenda do “Golpe de Veludo” da extrema-direita, com o STF, com grande mídia e com tudo! Menos a Live Extra Cinegnose 360! Então, venha participar da edição #44, nessa quarta-feira, 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos controversos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: além de criar conteúdos para redes bolsonaristas, jornalismo hegemônico dá pernas para agenda da extrema-direita: como STF e mídia deram pertinência à interpretação delirante do artigo 142 da Constituição; “Golpe de Veludo”: como podemos definir as FFAA como PMiG (Partido Militar Golpista); Wishiful Thinking: esquerda acreditava mesmo que Moro seria cassado... no Paraná? Secretário da Segurança Derrite forma exército particular em SP, o estado-laboratório; Tarcísio de Freitas, Operação Escudo e dissonância cognitiva: a morte da mãe de seis filhos; “Bote Fé no Brasil” e “É Bom pra Todo Mundo”: Lula continua confundindo Comunicação com Propaganda... enquanto isso, nos EUA, Trump vende Bíblia, isto é, bomba semiótica; ex-ministra de Israel explica modus operandi do truque sionista.


sábado, março 30, 2024

Bach e o rock; Lula e Macron muito além da espuma midiática; golpe de 64 vira bomba semiótica; como mídia cria conteúdos para o Bozo


Enquanto Lula se casa com Emmanuel Macron e se divorcia de Nicolas Maduro entre bombas semióticas cruzadas, acontecerá a Live Cinegnose 360 #150 nesse domingo (31/03), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começará com Johann Sebastian Bach: qual a conexão entre a música barroca do sec. XVIII e o rock’n roll do século XX? E logo depois dos infalíveis Comentários Aleatórios, vamos discutir os seguintes filmes: o premiado com um Oscar “Anatomia de uma Queda” (o drama hermenêutico e semiótico da incomunicabilidade) e “Questão de Tempo” (a viajar para o passado vira ferramenta para consertar o presente). Nos livros do humilde blogueiro, vamos explorar as conexões entre “tautismo” e ciências cognitivas. E na Crítica Midiática da semana: depois de Israel, grande mídia inventa mais uma crise diplomática com Venezuela; Lula e Macron: para além da espuma midiática; flagrantes de como o jornalismo corporativo cria conteúdos para redes bolsonaristas; mídia cria a bomba semiótica do Golpe de 1964... com ajuda do DataFolha; interlúdio teórico: Teoria do Two Step Flow, Contínuo Midiático Atmosférico e práxis política; Tarcísio de Freitas, Operação Escudo e dissonância cognitiva: a morte da mãe de seis filhos; ex-ministra de Israel explica modus operandi do truque sionista... e outras bombinhas semióticas! Venha também conspirar!

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