terça-feira, dezembro 22, 2015

Pôsteres de "Central do Brasil" e "Que Horas Ela Volta?": coincidência ou sincronicidade?


Uma incrível semelhança entre os pôsteres promocionais dos filmes brasileiros “Central do Brasil” (1998) de Walter Salles e “Que Horas Ela Volta?” (2015) de Anna Muylaert. O “Cinegnose” não acredita em coincidências, mas em sincronicidades: os dois filmes são apontados como obras-símbolos de duas eras: o primeiro filme, a era FHC; o segundo, a era Lula. Por que os dois pôsteres recorrem à mesma composição imagética? Há algo que os une, mesmo com um intervalo de 17 anos: como filmes-símbolos de cada época, representam iconicamente passado versus futuro; novo versus velho. Além de cada um desses filmes expressarem as condições pelas quais foram produzidos: em 1998 uma co-produção Brasil/França e em 2015 uma produção Globo Filmes.

Podemos considerar o filme um documento primário de uma época. Através de imagens e movimento expressam o imaginário e sensibilidade de cada época. E também as condições de produção através das quais foi realizado.

domingo, dezembro 20, 2015

Curta da Semana: "Treevenge" - a vingança das árvores de natal


Nessa época do ano surgem na Internet várias listas de filmes que fazem paródias com muito humor negro sobre o espírito do Natal. O curta canadense “Treevenge” (2008) é mais um exemplo – pinheiros arrancados da floresta por cruéis lenhadores para serem explorados no mercado de decorações natalinas planejam uma sangrenta vingança contra os humanos. Além da crueldade, os humanos ainda adoram as bregas músicas natalinas. O que irrita ainda mais os pinheiros que veem sua dignidade perdida aos serem transformados em árvores de natal no canto de uma sala de jantar qualquer.  Por trás do horror trash de “Treevenge” há ainda mais: Nietzsche e o espírito de Natal transformado em valor agregado dos produtos.

sábado, dezembro 19, 2015

Em Observação: "Patch Town" - bebês e repolhos


Imagine um mundo onde bebês são recolhidos em um campo de repolhos, vendidos para as crianças como bonecas de brinquedo para, depois que crescem, serem recolhidos por um sinistro capataz que os escraviza em uma fábrica, depois de remover suas memórias. Esse é o filme canadense “Patch Town” (2015), um conto de fadas distópico narrado em um mix improvável entre folclore russo, iconografia do comunismo soviético e crítica ao consumismo ocidental. “Patch Town” é mais um filme atual que explora a metáfora de seres humanos como bonecos manipulados por demiurgos.

Título: Patch Town (2015)

Diretor: Craig Goodwill

Plot: Jon (Rob Ramsay) vive em uma pequena vila onde todos os moradores trabalham em uma única fábrica. Repolhos são recolhidos em um imenso campo para passarem na linha de montagem dessa fábrica. Os repolhos são cortados para serem retirados do seu interior bebês se contorcendo; em seguida são colocados em bonecos de plástico para serem vendidos em todo o mundo. Os bebês tornam-se objetos imóveis que continuam a ver, ouvir e sentir a emoção, enquanto que residem em cima da cama de alguma criança. O que Jon não percebe é que ele e todos os seus pares na fábrica já foram, uma vez, esses bonecos: quando os bebês crescem, os brinquedos são roubados pelo sinistro “recolhedor de bebês” e transformados em novos trabalhadores para a fábrica e suas memórias são removidas de suas mentes.

Por que está “Em Observação”? – Ao fazer essa espécie de contos de fada distópico, o diretor certamente tinha em mente Brazil, O Filme de Terry Gilliam e Ladrão de Sonhos de Marc Caro – sobre o filme clique aqui. Um filme ambicioso que combina a iconografia da era soviética, folclore europeu, pitadas de números musicais e crítica ao consumismo ocidental.


Quando estamos diante de um filme cujos temas passam pela prisão/escravidão a partir da remoção de memórias, estamos em uma narrativa com um evidente sabor gnóstico. Isso sem falar da analogia entre bebês e bonecas – a filmografia recente está repleta de filmes onde fantoches, autômatos e bonecos são metáforas da própria condição humana nesse mundo: as relações homem/autômato ou homem/Deus onde algum Demiurgo nos manipularia. Um imaginário construído desde Platão nos diálogos As Leis e A República: a metáfora de cada ser vivo como um fantoche ou o jogo de sombras que os prisioneiros veem na parede da caverna como fosse a própria realidade.

 Patch Town explora ainda o curioso folclore russo que envolve bebês e repolhos. Por centenas de anos o repolho tem sido uma parte importante na dieta e remédios caseiros na Rússia. Até o século 16, era um costume na Rússia colocar recém-nascidos em folhas de couve, antes de serem lavados e vestidos. As folhas eram suficientemente grande e disponíveis quase por todo o ano. Depois, a cada banho, os bebês eram envolvidos em camadas de tecidos, como fossem folhas de repolho.

Talvez aí estejam as origens arquetípicas do porquê quando muitos pais são confrontados pelos filhos sobre questões das origens das crianças, contam histórias de cegonhas fazem entregas de crianças recolhidas em campos de repolho.

O repolho tem uma forte história de ser destaque na música, arte e literatura em todo o mundo. Por exemplo, em The Cabbage Patch Mother, do escritor russo Petrushevskaya, é narrada a história de um bebê chamado Dewdrop, que nunca cresce. Ele é esquecido é deixado em uma plantação de repolhos. Mais tarde a mãe descobre que Dewdrop tornou-se um desajeitado e enorme bebê chorão.


Patch Town é uma versão estendida do curta homônimo de 26 minutos feito em 2011, premiado em diversos festivais como de Toronto e Fantasporto – festival de cinema fantástico na cidade do Porto em Portugal.

Além do sabor gnóstico que Patch Town promete – perdas de memórias, escravidão, além da figura sinistra do “recolhedor de crianças”, uma espécie de capataz que vai nas casas buscar as crianças crescidas no interior das bonecas – há uma irônica crítica ao consumismo e infantilização da cultura: o filme explora a ideia de que crianças modernas crescem rápido e logo vão querer brinquedos mais adultos. O “recolhedor de crianças” as sequestra e reconduz à fábrica onde se tornarão trabalhadores em linhas de montagem e ávidas consumidoras de inutilidades da sociedade de consumo.

O que confirma o sombrio diagnóstico certa vez feito por Freud negando o suposto amadurecimento psíquico que acompanharia o crescimento: o adulto não passa de uma criança crescida.

O que promete?O espectador deverá preparar-se para um humor escatológico e negro. A combinação parece ser muito bizarra: folclore russo misturado com a iconografia da era do comunismo soviético, crítica à sociedade de consumo capitalista e sequências musicais com canções e danças. A crítica norte-americana define o filme como “loucura gonzo carnavalesca”. Mas temos que levar em conta que para os americanos, os canadense são um povo muito estranho...



quinta-feira, dezembro 17, 2015

"Star Wars: o Despertar da Força" mas... o que é "A Força"?


Há muito tempo em uma galáxia muito distante não havia Deus... mas “A Força”. “Star Wars” foi o ápice da popularização do Panteísmo no Ocidente, iniciado com os Beatles nos anos 1960. Conceito tomado do livro “Relatos de Poder” de Castaneda, George Lucas nunca deixou clara as conexões teológicas do termo “A Força” com alguma religião em particular, mas há evidentes ligações com cosmovisões budistas, taoístas e nas atuais religiões New Ages. Mas o panteísmo de “Star Wars” é bem diferente: na saga, a “Força” ora é uma energia cósmica impessoal, ora uma entidade inteligente que manipula deliberadamente os eventos em busca do “equilíbrio” como fosse Deus, ora um instrumento de poder dos Jedi. Estamos no panteísmo hollywoodiano onde o confronto entre Bem e o Mal busca um equilíbrio sem redenção final para que a franquia torne-se uma narrativa transmídia e se expanda infinitamente em múltiplas mídias e plataformas.

Assistir à saga Star Wars chega a ser uma experiência quase religiosa.

A série salvou os estúdios da 20th Century Fox da falência em 1977, criou o padrão blockbuster de comercialização em Hollywood (onde um filme cria franquias de jogos, brinquedos etc.), e foi tão influente que fez o presidente dos EUA Ronald Reagan a chamar seu novo dispositivo de defesa militar durante a Guerra Fria nos anos 1980 de “Guerra nas Estrelas”.

Além de ser o primeiro “filme recuperativo”, série de retro-fantasias que se contrapôs à chamada Nova Hollywood – conjunto de filmes críticos e realistas dos anos 1970 como Taxi Driver, com Robert De Niro, e Um Estranho no Ninho, com Jack Nicholson. Depois de Star Wars vieram Indiana Jones, E.T., De Volta Para o Futuro, Ghost Busters, etc.

domingo, dezembro 13, 2015

Curta da Semana: "The Box Man" - somos todos homens-caixa?



Um curta inspirado em um livro surrealista do escritor japonês Kobo Abe. “The Box Man” (2003) é uma animação em stop motion que mistura elementos do cinema “Noir” com o Fantástico: em uma chuvosa cidade sombria um homem encontra uma misteriosa caixa de papelão. Algo ou alguém o observa do interior da caixa através de uma fenda. “The Box Man” reflete a atual cultura da paranoia e do medo criada por nós mesmos e como a figura da caixa se transformou em uma estratégia para supostamente nos protegermos.

sábado, dezembro 12, 2015

Filme "Lucia": você foi criado pela ilusão ou a ilusão foi criada por você?


Você foi criado pela ilusão ou a ilusão foi criada por você? Você é parte de um corpo ou o corpo é parte de você? Há espaço dentro da casa ou a casa está dentro do espaço? Para o filme hindu “Lucia” (2013) essas perguntas não são meros jogos de palavras: escondem a estranha natureza da realidade despertada por uma droga chamada “Lucia”. O filme “Lucia” não é um produto de Bollywood, mas do cinema canará da Índia que procura conciliar a estética bollywoodiana (muita música, carrões e mulheres) com séria crítica social e filosófica. Um lanterninha de cinema com sérios problemas de insônia experimenta uma droga chamada “Lucia” que produz sonhos lúcidos – a tal ponto que ele não mais saberá quando está acordado ou dormindo. Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.

A indústria de cinema hindu é a maior do mundo em termos de vendas de ingressos, entre os mais baratos do planeta. A cada três meses um número correspondente da toda população da Índia visita as salas de cinema, de multiplex a pequenos teatros de subúrbios das grandes cidades – os “talkies”.

Paradoxalmente, o cinema hindu (com muitos romances, melodramas e musicais que vendem sonhos de realizações e felicidade) se estabeleceu em uma sociedade com uma antiquíssima divisão religiosa em castas – grau social transmitido por herança que determina toda a existência de um indivíduo. Embora considerado ilegal pela Constituição, a divisão em castas mantém sua força na Índia e já registra mais de três mil classes e subclasses.

quinta-feira, dezembro 10, 2015

"Cinegnose" vê o futuro em escola ocupada


Não veem mais TV, buscam informações na Internet através de dispositivos móveis, ignoram a grande mídia. Suas diferenças em relação ao tripé grande mídia, política e partidos não são ideológicas, mas simplesmente geracionais: já estão imersos em outras formas de organização e de tomadas de decisões. Essas foram algumas das conclusões finais da Oficina “Táticas de Guerrilha Antimídia” realizada por esse humilde blogueiro em escola estadual ocupada em Taboão da Serra/SP nessa semana. Os filmes "Muito Além do Cidadão Kane" e "Obrigado Por Fumar" foram o ponto de partida das discussões.  O "Cinegnose" viu o futuro, e lá não mais estão as mídias, políticas e ideologias de massas que fizeram as cabeças do século passado.

O "Cinegnose" viu o futuro. E ele estava representado de forma fractal no grupo de alunos que ocupam a Escola Estadual Antônio Inácio Maciel em Taboão da Serra. Assim como o fractal na geometria (fragmento que reproduz dentro de si infinitamente o todo), o grupo que ocupava naquela tarde a escola estadual pode até ser considerado pequeno mas certamente é uma amostra de uma nova geração. Uma geração que projeta uma relação com a política e as mídias totalmente distinta da geração dos seus pais e que certamente colocará em xeque as atuais formas de como a mídia e a política se organizam.

segunda-feira, dezembro 07, 2015

"Cinegnose" faz aula pública em ocupação escolar


O “Cinegnose” oferece uma contribuição ao movimento estudantil de ocupação das escolas estaduais contra as medidas de “reorganização” (fechamento) de unidades escolares no Estado de São Paulo. Com a oficina “Táticas de Guerrilha Antimídia” que será ministrada amanhã em escola ocupada em Taboão da Serra, esse blogueiro mostrará o resultado das pesquisas da série “bombas semióticas” iniciada nesse blog a partir das grandes manifestações de rua em 2013. E as táticas e armas de contracomunicação diante do inimigo mais invisível e ardiloso que o movimento estudantil terá: a grande mídia.

domingo, dezembro 06, 2015

Curta da Semana: "The Black Hole" - escritórios são as Matrix atuais


O que você faria se encontrasse no seu local de trabalho uma folha com um círculo preto que revela ser um buraco tridimensional? Você seria dominado pela curiosidade metafísica ou pela possibilidade de ganhos pessoais? Essa é uma das leituras possíveis do curta inglês “The Black Hole” (2008). Com um afiado humor negro, o curta mostra o quanto opressivo pode ser a atmosfera da verdadeiras Matrix corporativas que são os escritórios atuais. Tão opressivas e amorais que são capazes de nos fazer passar batidos diante de um evento potencialmente além da imaginação.

sábado, dezembro 05, 2015

O sobrenatural pode ser digital?


Até aqui nos filmes de terror o Mal, fantasmas e maldições sempre se espalharam principalmente por meio de linhas telefônicas, monitores de TV e ondas de rádio. Isso sem falar das contaminações biológicas pelo sangue ou ar. Ou seja, o Outro Mundo sempre nos alcança no mundo cinematográfico através das tecnologias analógicas e meios físicos. O que dizer então de filmes recentes onde o sobrenatural manifesta-se através das tecnologias digitais como Internet e dispositivos móveis? É verossímil espíritos agirem através de sinais fragmentados e binários? Se os fenômenos ocultos, mágicos ou espirituais baseiam-se em um princípio de semelhança (o Outro Mundo precisa sempre de um meio físico ou contínuo para estabelecer uma ponte com o mundo físico), seria possível fantasmas ou forças espirituais manifestarem-se por meio das mídias digitais?

terça-feira, dezembro 01, 2015

CAOs, espiral do silêncio e a crise autorrealizável


As intermináveis reviravoltas da Operação Lava Jato; o processo contra o presidente da Câmera dos Deputados Eduardo Cunha envolvendo diversas instituições e paralisando o Congresso. E como pano de fundo, o País à beira do abismo da crise econômica. A grande mídia chegou ao estado da arte: a guerrilha semiótica organizada pela tática de CAOs (Consonâncias, Acumulações e Onipresenças das informações) turbinada por duas bombas semióticas: a profecia autorrealizável e a espiral do silêncio. As mídias abandonaram o campo da propaganda tradicional (repetição, persuasão e reforço) para ingressar no campo sofisticado da cognição - mais do que discursos e conteúdos informativos, construir percepções por meio de CAOs. Mesmo quando desmentidas, essas informações nunca mais serão falsas porque já foram credíveis no clima de opinião.

Era 1997. A Globalização e a desregulamentação dos mercados triunfavam. Os chamados Tigres Asiáticos (Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong, Tailândia e Cingapura) eram o modelo econômico para o século XXI. De repente se transformaram no epicentro de uma onda de pânico afundando as Bolsas em todo o mundo. Boatos e medo invadiram a suposta racionalidade dos investidores que passaram a girar histericamente em torno do próprio umbigo em uma onda de vendas baseada nas opiniões de outros investidores provocando uma espiral viciosa de especulação.

Na época, analistas de investimentos como Barton Biggs da Morgan Stanley apontaram o pânico e a retroalimentação à ausência de memória dos profissionais financeiros: com a ausência de História Econômica na formação acadêmica, os profissionais eram condenados a repetir ciclicamente os mesmos erros, desde o crash de 1929.

domingo, novembro 29, 2015

Curta da Semana: "Life and The Mirror" e "Goodbye" - Estamos perdendo a fé na vida pós-morte?


O Outro Mundo está ficando cada vez mais parecido com esse. O “Cinegnose” vem percebendo uma tendência no cinema recente em representar o pós-morte como uma projeção das mazelas já existentes nessa vida, repetindo uma tendência do gênero ficção-científica: a “hipo-utopia”, onde o futuro deixa de existir para virar uma projeção dos problemas do presente. Os curtas da semana “Life and The Mirror” (2007) e “Goodbye” (2015) são dois exemplos dessa estranha tendência. Assim como estamos perdendo a fé na vida, também estaríamos perdendo a fé na vida pós-morte?

sábado, novembro 28, 2015

"The Zohar Secret" revela o misticismo no cinema russo atual


O auge do Império Romano coincidiu com o surgimento dos textos mais enigmáticos da humanidade, como o “Zohar” que é a própria mística da Cabala. Se os seu conteúdo fosse revelado poderia provocar a queda do próprio Império. Mas o roubo dos pergaminhos por um legionário romano marcará o destino da História do Ocidente e da vida desse soldado que ficará prisioneiro em uma cilada Tempo-Espaço por sucessivas reencarnações até os tempos atuais. Esse é o filme “The Zohar Secret” (2015), mais uma recente produção russa onde está presente o tema do misticismo gnóstico. Seria o misticismo russo uma forma de reação à invasão do Marketing e da Publicidade na Rússia pós-comunismo? Uma reação contra mais um império, assim como os textos místicos judaicos e gnósticos enfrentaram o Império Romano no passado? Filme sugerido pelo nosso leitor Felipe Resende.

Cinco anos de arrecadação de recursos por crowndfounding através da plataforma Kickstarter (site de financiamento coletivo que busca apoiar projetos inovadores), envolvendo 1.300 pessoas de 54 países conseguiram levantar algo em torno de 10 milhões de dólares entre dinheiro e equipamentos.

terça-feira, novembro 24, 2015

Uma jornada xamânica em "Blueberry: Desejo de Vingança"


Uma verdadeira cápsula do tempo. Um daqueles filmes que mereciam ser enterrados na época do seu lançamento para depois serem redescobertos como verdadeiras pérolas. O filme “Blueberry”  (aka "Renegade") do francês Jan Kounen (2004) foi ridicularizado pela crítica e público para hoje ser saudado como um western sobrenatural, um cult do xamanismo no cinema.  Blueberry não é apenas um filme sobre jornadas espirituais xamânicas de um protagonista à beira da morte: os próprios efeitos especiais e imagens cinéticas induzem o espectador a imergir em estados alterados de consciência. O desejo de vingança de um protagonista transforma-se em jornada xamânica de autoconhecimento desconstruindo as códigos do gênero faroeste – vingança, honra, dominação e conquista.

O gênero western já foi muitas vezes desconstruído no cinema por sátiras (Banzé no Oeste, 1974, de Mel Brooks), o exagero revivalista do spaghetti western italiano dos anos 1960-70, a fusão do western com séries policiais urbanas nos anos 1970 (McCloud – 1970-77) ou a paródia dos códigos e convenções dos duelos e violência nos filmes de Tarantino.

Mas nada se equipara ao western francês Blueberry. Baseado no faroeste em quadrinhos francês homônimo de Jean-Michel Charlier e Jean “Moebius” Giraud, o filme foi muito mais além da simples adaptação de um comic book: o filme transformou-se em uma jornada espiritual após o próprio diretor do filme se encontrar com índios xamãs que o iniciaram a rituais verdadeiros.

sábado, novembro 21, 2015

Curta da Semana: "Bloody Dairy" - Por que os gatos dominaram a Internet?


O curta “Bloody Dairy” (2015), projeto de 100 dias de animações em gif, e mais uma amostra de como os gatos cada vez mais estão tomando conta da Internet com memes e vídeos virais, superando os seu eternos rivais: os cães. Tornou-se fenômeno cultural, merecendo até uma exposição no Museum of Moving Image em Nova York. Por que gatos ao invés de cachorros? A questão pode parecer inútil e superficial, mas também pode nos conectar com os milenares simbolismos ocultos e esotéricos dos gatos como guardiões e mediações com outros mundos. Portanto, para onde os gatos nos apontam em memes e vídeos? Estamos diante de um fenômeno sincromístico em plena cultura high tech?

sexta-feira, novembro 20, 2015

A lama de Mariana e os atentados de Paris entre os tempos histórico e midiático


Causou estranheza a muitos leitores o título da última postagem: “Os Atentados de Paris não aconteceram”. Então foi tudo montagem? E os mortos? O “Cinegnose” está delirando? Por isso, este humilde blogueiro decidiu fazer mais um postagem detalhando melhor o argumento: os atentados de Paris "não aconteceram", paradoxalmente, porque foi um acontecimento noticiável. Da lama de Mariana aos atentados de Paris está em confronto duas noções de tempo: o histórico (colocado em segundo plano pela mídia) e o midiático. Ambiguidade, infogenia, noticiabilidade, tempo pontual e o terrorismo como um “pseudoevento” foram fatores que tornaram os eventos de Paris muito mais noticiáveis para a grande mídia do que a catástrofe humana e ambiental de Mariana.

Devido à grande polêmica entre os leitores sobre a postagem anterior sobre os atentados de Paris, o “Cinegnose” decidiu fazer um maior detalhamento para tentar esclarecer dúvidas e uns tantos males entendidos. Parece que muitos leitores se apegaram aos aspectos mais sensacionalistas da postagem - os atentados não aconteceram? Foi tudo montagem? Falsa Bandeira? E os mortos? Foi tudo simulação? Mais uma das malucas teorias sobre conspirações? Esse humilde blogueiro estaria virando um Michael Moore brasileiro?

segunda-feira, novembro 16, 2015

Atentados em Paris não aconteceram


Acumulação, consonância e onipresença. Esses três palavras definem a atual cobertura da grande mídia brasileira aos ataques em Paris. Ao contrário da autêntica Chernobyl brasileira em que se transformou a catástrofe ambiental e humana em Mariana/MG com o rompimento da barragem de detritos da Vale do Rio Doce/Samarco. Por que essa diferença de tratamento? Há muitos motivos políticos e econômicos em não expor uma empresa privada anunciante na grande mídia. Mas também porque a essência do terrorismo é midiática para ser midiatizável. Os atentados em Paris foram praticamente um kit imprensa dado de mão beijada para as redações com personagens, histórias e roteiros prontos. Será que esse é o motivo da recorrência de relatos sobre a sensação de irrealidade em depoimentos de vítimas e testemunhas? E também o motivo da espiral de especulações sobre uma suposta Operação False Flag? E se os mais de 100 mortos não forem prova de que testemunhamos um acontecimento real?

Terminado o jogo França X Alemanha no Stade de France na fatídica noite de sexta-feira 13 dos ataques em Paris, os torcedores se dirigiram ao gramado à espera da autorização para deixar o local. Depois a TV mostrou ao vivo a multidão dirigindo-se aos corredores de saída. Cantavam a Marselhesa, agitando a bandeira da França e erguendo os punhos.

Certamente não era pela comemoração da vitória da França por 2 a 0. Informados pelos celulares sobre o que transcorria fora do estádio, o clima era de ódio, revolta e evidente desejo de revide contra os terroristas. Essa talvez tenha sido a imagem mais emblemática daquela noite, porque mostrou ao vivo o resultado imediato dos ataques terroristas, de conveniência política e geopolítica – com a maior população muçulmana da Europa e uma das sociedades mais divididas do continente, reforça ainda mais a xenofobia contra a atual onda de imigrantes fugidos da guerra na Síria e Afeganistão.

sábado, novembro 14, 2015

Cacau, Gnosticismo e lisergia em "Charlie e a Fábrica de Chocolate"


O livro infantil “A Fantástica Fábrica de Chocolate” escrito por Roald Dahl em 1964 resultou em duas adaptações cinematográficas: a de 1971 de Mel Stuart e a de 2005 de Tim Burton. Enquanto na primeira adaptação os chocolates assumem um tom lisérgico com humor non sense, em Tim Burton há um retorno as origens cruéis dos contos de fada, fazendo um mix entre a sensibilidade gnóstica e todo um simbolismo místico milenar pouco conhecido que envolve o cacau e o chocolate. Rios de chocolate e florestas de confeitos da “Fábrica de Chocolate” escondem trabalho escravo e injustiça. E um Demiurgo arrependido que tenta resgatar o élan espiritual perdido na infância em um mundo cercado de tentações.

A história de um garoto pobre que consegue realizar seus sonhos por ser uma boa criança. Um leitmotiv simples e direto, sobre o qual o livro e as duas versões cinematográficas conseguiram criar diversas camadas simbólicas transformando a jornada do protagonista em algo essencialmente místico: como encontrar a luz espiritual interior se vivemos em um mundo cercado de tantas tenções que nos faz esquecer de nós mesmos?

terça-feira, novembro 10, 2015

Pesquisas revelam que novelas reduzem fertilidade e aumentam divórcios: controle de natalidade?


Muito se tem falado que as telenovelas são “veículos de alienação” ou de criação do “consumismo”, principalmente as da TV Globo. Mas há algo ainda mais profundo: por década elas estariam moldando a percepção dos brasileiros em relação a filhos e casamento, resultando ne expressiva queda da taxa de fertilidade e aumento no número de divórcios. Esse é o resultado de duas pesquisas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o papel da televisão e das novelas no Brasil nas três últimas décadas. As pesquisas concluem que as telenovelas seriam um importante instrumento para “educar a população em questões sociais”. Será que por “questões sociais” o BID (entre outros bancos internacionais) entende como “controle de natalidade”?

As chamadas “soap operas” norte-americanas (ou “novelas” como as denominamos) já nasceram sob o signo da ação política. Quando surgiram no Brasil, as soap operas americanas já eram transmitidas de Miami para Cuba para consolidar o estilo de vida americano na ilha caribenha. Até estourar a revolução de Fidel Castro, derrubando o então ditador pró-EUA.

domingo, novembro 08, 2015

Curta da Semana: "Os Filmes Que Não Fiz" - o fascínio pelos perdedores


O Curta da Semana dessa vez vai para uma produção brasileira: “Os Filmes Que Não Fiz” (2008). A irônica filmografia de um diretor sem filmes. Se a História é contada somente pelos vitoriosos para pisar na cara daqueles que perderam, esse curta propõe o avesso: onde estão aqueles que apesar da persistência, esperança e empenho acabaram perdendo e caindo no anonimato? Cegos que somos pelos “cases” de sucesso, jamais conheceremos as histórias humanas dos “losers”. Um curta ao mesmo tempo cômico e ácido sobre a realidade do cinema nacional que não consegue transformar-se em indústria.

sábado, novembro 07, 2015

A psicanálise de um fantasma no filme "I Am a Ghost"


Talvez o mais difícil não seja morrer, mas despertar do outro lado e ter de se dar conta de que já está morto. Ultrapassar a fronteira entre a vida e a morte pode ser algo tão imperceptível que continuamos do lado de lá a conviver com os antigos traumas e fantasmas que nos atormentaram quando quando éramos vivos. O horror independente “I Am a Ghost (2012)” mostra alguém que ainda não se deu conta de que está preso em algum lugar entre a vida e a morte, e continua repetindo seus antigos hábitos como nada tivesse acontecido. Uma voz tenta despertá-la, fazendo do filme um surpreendente encontro entre Espiritismo e Psicanálise.

“Ninguém precisa de um quarto para ser assombrado. Não precisa ser uma casa. O cérebro tem corredores suficientes que ultrapassam a matéria”. Essa epígrafe de um poema de Emily Dickinson abre I Am a Ghost e dá o tom de um filme que pode ser inicialmente descrito como o cruzamento entre o argumento de Os Outros com Nicole Kidman com o tema e a atmosfera visual de O Iluminado de Kubrick.

          Com um baixíssimo orçamento de 10 mil dólares, esse filme independente de H.P. Mendoza segue a tradição de filmes como A Passagem (Stay, 2005) e O Terceiro Olho (The Eye Inside, 2004) onde põe em questão aquela expressão que dizemos quando recebemos a notícia da morte de alguém: “partiu dessa para a melhor!”.

sexta-feira, novembro 06, 2015

"Onde Vivem Os Monstros" faz cartografia da mente selvagem infantil


Pokemons, Trashpacks, Gogo’s e Monstros da Pixar. Uma série de monstrinhos e seres fantásticos que representam o imaginário de um mundo infantil que resiste em se tornar adulto. “Onde Vivem os Monstros” (Where The Wild Things Are, 2009) de Spike Jonze, baseado num best-seller infantil de 1963 de Maurice Sendak, faz uma obra-prima alegórica sobre um menino, seu quarto, a solidão e o poder da imaginação capaz de criar uma assombrosa cartografia mental da infância. O filme consegue ser superior à cartografia da mente feita pela animação “Divertida Mente”, principalmente porque consegue representar as “coisas selvagens” que habitam a mente de cada criança.

As experiências na infância da perda, abandono, solidão e a necessidade de sentir-se amado talvez sejam o conjunto de experiências mais representadas arquetipicamente por meio de jogos, brincadeiras, contos de fada e, finalmente, no cinema de animação.

terça-feira, novembro 03, 2015

"Perdido em Marte": o estranho filme destoante de Ridley Scott


Um filme que destoa do conjunto da obra de Ridley Scott – “Alien”, “Blade Runner”, “Prometheus” entre outros universos distópicos. “Perdido em Marte” é um sci fi estranhamente otimista sobre um astronauta deixado só numa missão no planeta vermelho após um acidente, à espera da morte. Mas ele é cientista e botânico com a determinação de um MacGyver ou de um John McClane de “Duro de Matar”, com suas principais armas: lonas e fitas de silver tape. Contando com o velho clichê do “nenhum americano será deixado para trás”, o filme parece uma grande peça de propaganda NASA/complexo militar americano. Será que foi alguma obrigação contratual da Fox ao diretor Ridley Scott na sua quarta produção seguida pelo estúdio? Estaria Scott seguindo os supostos passos de Kubrick nas relações perigosas com a NASA?

“No espaço ninguém poderá ouvir seus gritos”. É surpreendente que o autor dessa linha de diálogo do filme Alien, o diretor Ridley Scott (artífice de universos distópicos e gnósticos como em Blade Runner e Prometheus), tenha dirigido Perdido em Marte com linhas de diálogo como “o mundo inteiro está torcendo por um só homem”. E ainda com um protagonista que tenha falas como “o primeiro homem a pisar fora dessa sonda”... “o primeiro a subir essa colina”, “o maior botânico do planeta”... “o pirata espacial”... “o colonizador de Marte”... “foda-se Marte...”.

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