domingo, dezembro 13, 2015

Curta da Semana: "The Box Man" - somos todos homens-caixa?



Um curta inspirado em um livro surrealista do escritor japonês Kobo Abe. “The Box Man” (2003) é uma animação em stop motion que mistura elementos do cinema “Noir” com o Fantástico: em uma chuvosa cidade sombria um homem encontra uma misteriosa caixa de papelão. Algo ou alguém o observa do interior da caixa através de uma fenda. “The Box Man” reflete a atual cultura da paranoia e do medo criada por nós mesmos e como a figura da caixa se transformou em uma estratégia para supostamente nos protegermos.

Ruas sujas em uma noite chuvosa. Um homem solitário de sobretudo e chapéu de feltro para diante de uma grande caixa de papelão na calçada em frente ao seu apartamento. A caixa está de cabeça para baixo e possui uma fenda estreita perto do topo. O homem toma um susto ao perceber um par de olhos que o observa do interior da caixa. Ele se volta e anda apressado para seu apartamento. Da janela ainda observa preocupado a misteriosa caixa com o par de olhos no seu interior que parece observá-lo. Então o homem vai até o armário e retira um rifle com mira telescópica. Qual será o próximo passo do homem solitário?

O curta The Box Man (2002), animação de Nirvan Mullick (trabalho de conclusão de curso na California Institute of Arts – CalArts), foi livremente inspirado no livro homônimo de 1973 do escritor surrealista japonês Kobo Abe. O livro é sobre um diário de um homem que vive no interior de uma caixa de papelão nas ruas de uma cidade japonesa. Como um monge budista, ele observa o mundo a partir de uma fenda na caixa.

A caixa cobre apenas a metade do corpo do homem – por isso, ele pode tanto se locomover como descansar à noite. A fenda é a única forma do homem-caixa se relacionar com o mundo. Vale a pena ler a descrição que Kobo Abe faz da “fenda de observação”:
“Para um homem-caixa a fenda de observação é comparável a expressão do olhar. É errado considerar essa abertura ao mesmo nível do olho mágico de uma porta qualquer. Com alguns pequenos ajustes é fácil se expressar. Claro, não é um olhar de bondade. Um olhar ameaçador não é tão ofensivo como esse através da fenda. Sem exagero, é uma das poucas defesas que o desprotegido homem-caixa pode ter. Gostaria de ver um homem responder a esse olhar com serenidade” (ABE, Kobe, The Box Man, Vintage Books, 2001, p.6).
No livro o homem-caixa é atingido por um tiro de uma espingarda de ar. No curta The Box Man parece que Nirvan Mullick decidiu focar no homem que deu o tiro e o seu destino. Ao fazer isso, o diretor parece chegar ao profundo significado da obra surreal de Kobe Abe: somos todos homens-caixa – decidimos não nos envolver com nada, colocar entre nós e o mundo uma defesa tão frágil quanto uma caixa de papelão e observarmos a tudo com um olhar agressivo como uma espécie de autodefesa.


Os signos do não-envolvimento estão presentes no curta ao explorar a iconografia do filme noir (filmes policiais de detetives e mistérios do cinema norte-americano dos anos 40 e 50): o sobretudo e o chapéu como paliativos de proteção diante de um mundo escuro que se dissolve todas as certezas na chuva.

Por que no curta o homem solitário atira no homem-caixa? Talvez seja pela mesma lógica que nos faz querer nos livrarmos da existência do Outro e os seus problemas. Um sociólogo norte-americano chamado Philip Slater chamava isso de “pressuposto da privada”: assim como nos livramos dos desejos apertando o botão da descarga do vaso sanitário, também tentamos nos livrar dos problemas relacionados ao Outro (a alteridade, pobreza, diferenças de opinião etc.) – leia do autor A Busca da Solidão, Zahar, 1977.

No caso do curta The Box Man há um elemento a mais: certamente o homem atirou no homem-caixa por que enxergou nele a sua própria condição prisioneira em um cotidiano escuro e triste – ele provocou medo e paranoia no homem solitário por lembra-lo da sua própria existência.

Há também no curta uma alusão irônica a um quadro do pintor modernista Piet Mondrian: suas formas abstratas e racionalistas com quadrados assimétricos reforçam o princípio sufocante da vida do homem solitário: caixas, quadrados, muros, prédios e concreto.

Assim como tentamos nos proteger das ameaças nos trancando em apartamentos, carros blindados e condomínios cercados por altos muros – vivemos a vida inteira também em caixas.



Ficha Técnica


Título: The Box Man
Diretor: Nirvan Mullick
Roteiro: Nirvan Mullick baseado no livro homônimo de Kobo Abe
Elenco:  animação em stop motion
Produção: trabalho de conclusão da CalArts – California Institute of Arts
Distribuição: On line
Ano: 2002
País: EUA



Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review