segunda-feira, agosto 30, 2021

Cinegnose e Transaberes lançam curso pré-gravado 'Gnosticismo e Acontecimento Comunicacional'


A parceria Coletivo Transaberes e Cinegnose lança o curso pré-gravado “Gnosticismo e Acontecimento Comunicacional: o encontro da jornada pessoal com a jornada mítica”, ministrado por este humilde blogueiro. O curso transita entre o Gnosticismo, Cinema e Filosofia da Comunicação, com uma questão bem direta: como escapar da Matrix? Seja ela existencial, pessoal ou política. Assista aqui ao vídeo de apresentação, o conteúdo das aulas do curso e como se inscrever.

  

O curso estará disponível por seis meses. O valor do investimento é de R$139,80. Para se inscrever, clique aqui.

Será um curso sobre jornadas. Sendo mais específico, três jornadas: 

A primeira, a jornada histórica - o que é o Gnosticismo na história do esoterismo ocidental e o seu ressurgimento no século XX, desde a descoberta dos Evangelhos Apócrifos em Nag Hammadi (Egito) em 1945, mais tarde chamada de “Biblioteca de Nag Mammadi”. E como essa descoberta e posteriores traduções impactaram a cultura, literatura até chegar ao cinema cult e hollywoodiano.

A segunda jornada, a cinematográfica: a presença dos elementos das narrativas míticas gnósticas (o mito do Demiurgo, da Alma Decaída, do Divino Feminino, do Salvador etc.) no mainstream cinematográfico como alternativa à clássica Jornada do Herói na narrativa fílmica.

E a terceira jornada, a do encontro da narrativa mítica com a pessoal: para os gnósticos, o momento da gnose. Para a Nova Teoria da Comunicação, o Acontecimento Comunicacional – os impactos da comunicação em nossas vidas: sejam positivas (transformações, auto-observação, autoconhecimento etc.), sejam negativas – abertura às manipulações políticas através de falsos encontros entre nossa jornada pessoal e a mitologia política: a parapolítica.


Programação do Curso

Primeira Aula: 

Introdução à História do Gnosticismo, a descoberta da biblioteca de Nag Hammadi e impactos na ciência, cinema e cultura pop no século XX, gnosticismo alquímico e cabalístico: tecnognosticismo e o Pós-Humano.

Segunda Aula:

Gnose e estados alterados de consciência: suspensão, paranoia, melancolia; Arquétipos gnósticos contemporâneos: o Detetive, o Viajante, o Estrangeiro; Política e controle da narrativa e do imaginário: Jornada do Herói de Vogler versus Jornada do herói gnóstico.

Terceira Aula:

Como escapar da Matrix?; o que é Gnose? As três abordagens da Gnose: cosmologia mítica, reconstrução mental e autoconhecimento; Dez definições de gnose através do Cinema; Gnose e comunicação: o encontra da jornada pessoal com a jornada mítica na experiência fílmica e audiovisual.

Quarta Aula:

Gnose como acontecimento comunicacional: impactos do Gnosticismo na ciência política; a política do controle do imaginário e dos discursos: o estudo de caso das bombas semióticas comunicacionais na guerra híbrida.

Bibliografia Básica:

FERREIRA, Wilson Roberto V., Cinegnose: a recorrência de elementos gnósticos na recente produção cinematográfica norte-americana (1995 a 2005), São Paulo: Livrus, 2010.

_________, Cinema Secreto: temas gnósticos, alquímicos e quânticos no cinema, audiovisual e cultura pop, São Paulo: Publicações Cinegnose, 2020.

__________, “Tecnognose: do Vale do Silício a Hollywood – motivações místicas por trás das novas tecnologias” In: FERREIRA, Wilson Roberto V., O Caos Semiótico, São Paulo: Livrus, 2010.

SANTOS, Cajueiro Tarcyanie, “O Acontecimento Comunicacional: uma perspectiva a partir de questões ontológicas” In: Revista Eco Pós, v.16, n.1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/1164

HOELLER, Stephan A., Gnosticismo: tradição ocultaRio de Janeiro: Nova Era, 2005.

Bibliografia Complementar:

DAVIS, Erik. Techgnosis: myth, Magic and mysticism in the age of informationLondon: Serpents Tail, 2004.

PAGELS, Elaine. Os Evangelhos Gnósticos. R. de Janeiro: Objetiva, 2006.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Cenários em Ruínas. São Paulo: Brasiliense, 1987.

ROBINSON, James M. A Biblioteca de Nag Hammadi. São Paulo: Madras, 2007.

WILSON, Eric. Secret Cinema: Gnostic vision on filmNova York: Continuum, 2006.

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review