terça-feira, maio 09, 2017

Cinegnose participa da "Fatecnologia" discutindo semiótica dos jogos e gnosticismo



Semiótica, Jogos e Gnosticismo é a discussão que esse humilde blogueiro levará para a 9a. Fatecnlogia, evento da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul. A palestra acontece dia 11/05 e tem como principal objetivo apresentar as contribuições dos estudos das mito-narrativas (do Herói e a Gnóstica) para o mundo dos jogos digitais – principalmente a possibilidade de criação de um nível meta da própria realidade através do entretenimento. Seria o mundo lúdico dos jogos um nível meta no interior do próprio Universo simulado em que vivemos?.

Esse humilde blogueiro participa dia 11/05 (próxima quinta-feira) da 9a Fatecnlogia com a palestra Transformações da Jornada do Herói – do monomito à mitologia contemporânea nas HQs, Cinema e Audiovisual. O evento ocorre na FATEC São Caetano do Sul, às 19h30, é será voltada aos alunos do curso de Jogos Digitais e aberto à comunidade externa à faculdade.

O objetivo da palestra é discutir como as narrativas no cinema e audiovisual, em particular as mito-narrativas dos filmes gnósticos, podem oferecer contribuições para o universo do desenvolvimento de jogos.

Dividida em quatro partes, a palestra iniciará discutindo as principais características mito-narrativa dos filmes gnósticos: o Mito do Demiurgo, o Mito da Alma decaída, o Mito do Salvador e o Mito do Divino Feminino. Além das principais elementos da cosmologia gnóstica presente nos clássicos Show de Truman e Matrix.

Em seguida, será discutida o monomito da Jornada do Herói. E, principalmente, matizar o personagem do Herói: o herói trágico, épico, amoral e as atuais mutações iniciadas com a Marvel e a DC Comics.

Para em seguida apresentar a mitologia contemporânea que faz uma releitura gnóstica da clássica Jornada do Herói e as principais teses da Semiótica da Cultura de Greimas na análise de storytelling. E no final, as contribuições dessas mito-narrativas para o mundo dos jogos – principalmente o game de computador como um nível meta da própria realidade.




A Fatecnologia é um evento da Fatec São Caetano do Sul que envolve palestras, minicursos e workshops ministrados por alunos, ex-alunos, professores e profissionais das áreas de TI e Gestão.

As inscrições são gratuitas e abertas tanto para alunos como para o público em geral.

Informações e inscrições veja na página: http://www.fatecsaocaetano.edu.br/fatecnologia/  


Endereço: Rua Bell Aliance, 225 - Jardim São Caetano, São Caetano do Sul /Telefone: (11) 4232-9552

Tecnologia do Blogger.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Bluehost Review