terça-feira, abril 23, 2024
'Guerra Civil' alinha-se a agenda do Grande Reset Global e manda democracia às favas
Governo não controla Estado...e Folha fatura; pesquisa Ipec: opinião pública não existe; Grande Reset ou economia de guerra de pleno emprego?
HOW CONVENIEEEENT!!! Em plena crise midiática da mudança da meta fiscal, ataque hacker invade sistema de pagamentos do governo... para desvio de recursos da União... Como Folha prospecta novas crises? Venha descobrir na Live Extra Cinegnose 360 #46, nessa quarta-feira (24/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Como sempre, começamos com os Comentários Aleatórios com o olhar em 360 graus. Depois, a Crítica Midiática do meio da semana: como mídia transforma o programa de refinanciamento de dívida para MEIs de Lula em ameaça à classe média; a invasão do sistema de pagamentos: governo não controla máquina do Estado... e Folha aproveita; a chantagem do financismo e anorexia econômica; atentados no União Brasil: a capacidade da extrema-direita criar acontecimentos; Pesquisa Ipec e como a opinião pública não existe; Lula acha “normal” Eduardo Cunha despachar de um gabinete no Congresso; Grande Reset Global ou economia de guerra com pleno emprego? União Europeia faz a escolha.
sábado, abril 20, 2024
'Rush': entre o culto e o ódio; Tarcisão e o filme 'Guerra Civil'; diante de Lula, general Tomás Paiva reafirma golpe militar híbrido
Netanyahu diz que não faz o que os nazistas fizeram... Já Tarcisão não precisa mentir. Tem blindagem midiática. O governador está criando sua própria SS em São Paulo. E o que isso tem a ver com o filme “Guerra Civil”? Venha saber como na Live Cinegnose 360 #152, nesse domingo (21/04), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começa com Rush: o trio mais amado e odiado do rock. Por quê? E vamos discutir duas produções: a série “Ripley” (a única coisa real num mundo de aparências são as mentiras) e o filme “State of Consciousness” (o zeitgeist neurocientífico do século XXI). Na sessão dos livros, teoria da alienação e fenomenologia marxista: o que motoqueiros de aplicativo têm a ver com isso? E na Crítica Midiática da semana: uma análise materialista histórica de Governo Tarcisão: como o Grande Reset do Capitalismo mandou a Democracia às favas; aumenta renda do brasileiro: para grande mídia a culpa é do Bolsa Família; A falácia do discurso midiático da “desigualdade”; o “fogo amigo” da Daniela Lima na Globo News; Diante de Lula, General Tomás Paiva reafirma golpe militar híbrido; Crise autorrealizável + pautas-bomba + terrorismo fiscal: repete-se roteiro do impeachment de Dilma; e muito mais!
quinta-feira, abril 18, 2024
Filme 'State of Consciousness' e o zeitgeist neurocientífico do século XXI
“State of Consciousness” (2022) é uma curiosa produção B italiana, uma espécie de mistura de “Amnésia” de Christopher Nolan e “Westworld”. Um homem se vê injustamente condenado por assassinato. Para escapar da pena de morte, aceita ser diagnosticado como “esquizofrênico paranoico” e é enviado para um manicômio judiciário. Acorda 18 meses depois sem se lembrar de nada, mas pronto para ser reintegrado à sociedade. Mas algo está errado quando se vê prisioneiro num pesadelo PsicoGnóstico. “State of Consciousness” retorna ao tema da “Técnica Ludovico” do clássico “Laranja Mecânica”. Porém, com uma abordagem diferente que representa o atual zeitgeist neurocientífico que domina as abordagens cognitivas humanas no século XXI.
terça-feira, abril 16, 2024
PCC em SP: Xandão preocupado? Globo leva 40 anos para celebrar Diretas Já! Mídia comemora terror do Bob Fields Neto
E essa agora! Em meio à narrativa de Xandão, o herói da democracia brasileira, coincidentemente volta à ribalta as conexões do PCC com companhias de ônibus em SP. Estaria o xerife da Democracia preocupado com o que fez em verões passados? Venha descobrir na Live Extra Cinegnose 360 #45, às 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos indefectíveis e avassaladores Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do Meio da Semana: grande mídia reduz questão do PCC em SP a “crise da segurança pública”; “Abril Vermelho” e o veto de Lula da “saidinha”: jornalismo corporativo dá pertinência às pautas da extrema-direita; Roberto Campos Neto vai a evento nos EUA para fazer terrorismo contra o próprio país; José Dirceu na mosca: “Forças Armadas precisam ser reformadas” – mais uma vez a questão do PMiG. Quarenta anos depois, Globo descobriu as Diretas Já; Chanceler Scholz humilhado em visita na China. E outras bombinhas semióticas.
As mentiras de Tom Ripley são a única coisa real na série 'Ripley'
A série Netflix “Ripley” (2024) é bem fiel ao clássico da literatura policial de Patricia Highsmith, de 1955. Ao contrário da linda e fotogênica adaptação de 1999 com Matt Damon interpretando o trambiqueiro Ripley, a série liberta-se da representação hollywoodiana da maldade: ao contrário do vilão passional, quente e emocional, temos em “Ripley” o mal neutro, melancólico, apático, estoico, muito longe da loucura ou obsessão. Drenado de cor e emoção humana, reforçado pela belíssima fotografia em preto e branco. A história de Ripley, que vai até a Itália roubar a vida e identidade de um jovem herdeiro bilionário norte-americano, é narrada muito mais como um jogo: quanto mais Ripley percebe como bilionários simulam aquilo que não são, mais ele é provocado a provar que é mais esperto do que todos. Ironicamente, as mentiras de Ripley são a única coisa real num mundo de simulações e aparências.
sábado, abril 13, 2024
Live de volta! The B-52's; rentismo salva e Globo faz lobby sobre cadáver de Marielle; Musk: quando espuma midiática vira tsunami
quarta-feira, abril 10, 2024
Humilde blogueiro doente: nessa semana atividades no blog e Live estão suspensas
Infelizmente, não haverá publicações ou Lives do Cinegnose nessa semana. Esse humilde blogueiro foi atingido por algum tipo de virose-gripe-influenza ou algo assim. Por isso, vou baixar no hospital para fazer exames e identificar a moléstia. Febre contínua, dores em todo o corpo, dores de cabeça, vômito... Em síntese, tudo aquilo que a mãe Natureza pode proporcionar como o Inferno na Terra... ou melhor, no corpo.
Vamos torcer para essa conspiração da Natureza passar para voltarmos com a Live Cinegnose 360 no próximo domingo. Abraços a todos... melhor não! Posso passar a doença para alguém...
sábado, abril 06, 2024
Banda B-52's contra 'MAGA'; porque recaptura dos fugitivos de Mossoró incomodou mídia; o que há por trás da invenção da crise da Petrobras
sexta-feira, abril 05, 2024
Piscina, reificação social e desencantamento do mundo em 'Mergulho Noturno'
Coisa que ganham vida e passam a caçar seres humanos é um tema recorrente no cinema: carros homicidas, tomates assassinos, pneus que se vingam da civilização, vestidos que matam entre outros numa lista infindável. “Mergulho Noturno” (Night Swim, 2024), dos mesmos produtores de “A Freira” e “M3GAN”) acrescenta mais um objeto que ganha vida: uma piscina que engole gente em um típico subúrbio de classe média. Embora “Mergulho Noturno” siga todos os cânones do gênero, seu roteiro é uma curiosa combinação de simbologias antropológicas (a antropomorfização dos objetos e reificação da sociedade), esotéricas (o imaginário do elemento água) e urbanas (o imaginário das classes médias suburbanas e o desencantamento do mundo).
quinta-feira, abril 04, 2024
O ancestral de todos televangelistas e da hipocrisia religiosa em 'O Mensageiro do Diabo'
Depois de décadas de ascensão dos televangelistas, acompanhamos nesse século o retrocesso civilizatório da escalada global das relações promíscuas e hipócritas entre religião, política e Estado. Não faltaram alertas no campo do cinema e audiovisual, para começar na série “Handmaid’s Tale”. Esses alertas vêm de muito tempo antes, ainda no século XX, em produções como “O Mensageiro do Diabo” (The Night of the Hunter, 1955). Robert Mitchum interpreta um reverendo itinerante que, entre citações bíblicas, casa com viúvas para matá-las e roubar as economias da família em pela Grande Depressão americana. Mas filhos relutam em dizer onde seu pai verdadeiro escondeu o dinheiro fruto de um roubo. Com forte influência do filme noir e expressionismo alemão, à época foi um fracasso de público e crítica. Para ao longos dos anos acabar sendo reconhecido como uma obra-prima.
terça-feira, abril 02, 2024
'Golpe de Veludo': como as FFAA viraram PMiG; Lula continua confundindo Comunicação com Propaganda; SP, PM e dissonância cognitiva
Todo mundo seguindo a agenda do “Golpe de Veludo” da extrema-direita, com o STF, com grande mídia e com tudo! Menos a Live Extra Cinegnose 360! Então, venha participar da edição #44, nessa quarta-feira, 18h, no YouTube e Facebook. Depois dos controversos Comentários Aleatórios, a Crítica Midiática do meio da semana: além de criar conteúdos para redes bolsonaristas, jornalismo hegemônico dá pernas para agenda da extrema-direita: como STF e mídia deram pertinência à interpretação delirante do artigo 142 da Constituição; “Golpe de Veludo”: como podemos definir as FFAA como PMiG (Partido Militar Golpista); Wishiful Thinking: esquerda acreditava mesmo que Moro seria cassado... no Paraná? Secretário da Segurança Derrite forma exército particular em SP, o estado-laboratório; Tarcísio de Freitas, Operação Escudo e dissonância cognitiva: a morte da mãe de seis filhos; “Bote Fé no Brasil” e “É Bom pra Todo Mundo”: Lula continua confundindo Comunicação com Propaganda... enquanto isso, nos EUA, Trump vende Bíblia, isto é, bomba semiótica; ex-ministra de Israel explica modus operandi do truque sionista.
sábado, março 30, 2024
Bach e o rock; Lula e Macron muito além da espuma midiática; golpe de 64 vira bomba semiótica; como mídia cria conteúdos para o Bozo
Enquanto Lula se casa com Emmanuel Macron e se divorcia de Nicolas Maduro entre bombas semióticas cruzadas, acontecerá a Live Cinegnose 360 #150 nesse domingo (31/03), às 18h, no YouTube e Facebook. Que começará com Johann Sebastian Bach: qual a conexão entre a música barroca do sec. XVIII e o rock’n roll do século XX? E logo depois dos infalíveis Comentários Aleatórios, vamos discutir os seguintes filmes: o premiado com um Oscar “Anatomia de uma Queda” (o drama hermenêutico e semiótico da incomunicabilidade) e “Questão de Tempo” (a viajar para o passado vira ferramenta para consertar o presente). Nos livros do humilde blogueiro, vamos explorar as conexões entre “tautismo” e ciências cognitivas. E na Crítica Midiática da semana: depois de Israel, grande mídia inventa mais uma crise diplomática com Venezuela; Lula e Macron: para além da espuma midiática; flagrantes de como o jornalismo corporativo cria conteúdos para redes bolsonaristas; mídia cria a bomba semiótica do Golpe de 1964... com ajuda do DataFolha; interlúdio teórico: Teoria do Two Step Flow, Contínuo Midiático Atmosférico e práxis política; Tarcísio de Freitas, Operação Escudo e dissonância cognitiva: a morte da mãe de seis filhos; ex-ministra de Israel explica modus operandi do truque sionista... e outras bombinhas semióticas! Venha também conspirar!
sexta-feira, março 29, 2024
Viagem no tempo vira ferramenta para consertar a vida ordinária em 'Questão de Tempo'
Richard Curtis é um especialista em filmes levemente românticos e supostamente cômicos como “Notting Hill”, “Quatro Casamentos e um Funeral” e “O Diário de Bridget Jones”. Quando o tema da viagem no tempo cai nas suas mãos, o desfecho não poderia ser outro. Um tema potencialmente tão disruptivo acaba se diluindo naquilo que exatamente o tema desafia: a realidade institucional. No filme de Curtis “Questão de Tempo” (About Time, 2013) a viagem no tempo se transforma numa ferramenta para consertar as desordens da vida ordinária do presente, incorrendo no velho clichê da “quebra-da-ordem-retorno-à-ordem”. Tão conservador que a mecânica temporal do filme ainda funciona dentro da causalidade newtoniana, ignorando os paradoxos quânticos que caracterizam a abordagem fílmica e literária contemporâneas do tema. Tim descobre que os homens da sua família têm o exclusivo poder de viajar para o passado. Então, decide transformar o mundo num lugar melhor. Para começar arranjando uma namorada.
quinta-feira, março 28, 2024
Desmistificando o Vodu: uma entrevista com Eduardo Régis, por Claudio Siqueira
No Brasil, as religiões de matriz africana mais conhecidas são a Umbanda e o Candomblé; outras, como o Catimbó-jurema passam despercebidas. O Vodu é visto com maus olhos e há uma completa ignorância acerca do mesmo. A imagem que temos do Vodu é a que nos é passada em histórias de terror, seja em filmes, quadrinhos ou desenhos animados e ninguém esquece aquele episódio do Pica-Pau que torna a palavra um pouco mais pândega do que o usual. Para desmistificar o Vodu, (que não faz parte de nossa raiz afro-brasileira) e a Quimbanda, o Cinegnose conversou com Eduardo Régis, especialista em Ciências da Religião, umbandista, quimbandeiro, ougan, babalorixá, mestre maçom, martinista, membro da Hermetic Order of the Golden Dawn (Ordem Hermética da Aurora Dourada) membro da A.M.O.R.C. (Ancient Mystical Order Rosae Crucis) e da OTOA-LCN (Ordo Templi Orientis Antiqua). Fã de quadrinhos, Régis é autor de "Vodou Haitiano: Serviço aos Lwas", "Ensaios sobre o Vodou Haitiano" e do romance "A Sorte do Coveiro", todos pela Editora Daemon.
O drama hermenêutico da incomunicabilidade semiótica em 'Anatomia de uma Queda'
O filme francês premiado pelo Oscar “Anatomia de uma Queda” (Anatomie d’une Chute, 2023) é mais precisamente uma anatomia da incomunicabilidade – drama hermenêutico sobre a impossibilidade de se encontrar a verdade sob camadas e camadas de signos e interpretações. Um casal alemão e francês que vê no inglês o ponto comum para haver comunicação. E um tribunal que tenta julgar o caso equilibrando-se entre o francês e o inglês com tradução (traição) simultânea. Choque e incomunicabilidade por todos os lados, seja na esfera conjugal quanto jurídica. Uma escritora famosa é acusada de ter matado o marido, enquanto seu filho deficiente visual tem que enfrentar um dilema moral como testemunha. Tal qual o signo na Semiótica, cada um tem um interpretante particular da realidade. Porém, a verdade não é a soma desse todo.
terça-feira, março 26, 2024
Uma bomba semiótica explode a cada 24 horas; por que foi o NYT que vazou imagens de Bolsonaro? Michelle e a tática alt-right
Uma bomba semiótica explode a cada 24 horas no contínuo midiático atmosférico! O tempo da política brasileira acelera cada vez mais e a Live Extra Cinegnose 360 #43 vai junto, nessa quarta-feira (27/03), às 18h, no Youtube e Facebook. Mas depois dos sempre trepidantes Comentários Aleatórios. Para em seguida acelerarmos juntos na Crítica Midiática do meio da semana: PF descobriu os mandantes ou os contratantes do assassinato de Marielle Franco? É milícia ou Forças Armadas? Grande mídia quer levar investigações a “submundo do crime no Rio” Por que vazou para o New York Times as imagens da “visita” de Bolsonaro à Embaixada da Hungria? Lula dá bronca na Venezuela: outro bomba semiótica bem-sucedida? Michelle recebe título de cidadã paulista: um exemplo de tática alt-right; Netanyahu joga na cara verdade histórica: “ONU não tem moral de parar a operação”; ataque em casa de show na Rússia: terror é a única saída do Ocidente para a guerra de desgaste de Putin... venha conspirar também na quarta-feira!
sábado, março 23, 2024
Toy Dolls; FFAA viram Actor's Studio; Furacão? Tsunami? Não! É só uma frente fria; por que EUA sabiam antes que teria atentado na Rússia?
Audios vazam, militar desmaia... e todos levam a sério a canastrice - a Actor’s Studio das gloriosas Forças Armadas brasileiras, contribuindo para a história da dramaturgia universal. Se acreditam em qualquer coisa, este Cinegnose não! Então, venha participar da Live Cinegnose 360 #149 desse domingo (24/03), às 18h, no YouTube e Facebook. Para começar, o punk rock de Toy Dolls: o punk com mais de três acordes. Mais Comentários Aleatórios e depois dois filmes: o premiado com Oscar “Zona de Interesse” (quando a banalidade do mal vira banalidade do bem) e o filme “Aporia – Sem Saída” (a ideologia do empreendedorismo na viagem do tempo). Nos livros do humilde blogueiro, Gerra do Golfo e o ataque ao WTC. E na Crítica Midiática da semana: É um furacão? É um tornado? É um tsunami? Não! É só uma frente fria... e, pasmem, Demétrio Magnoli tem razão! O apagão da privatização: jornalismo corporativo vira assessoria de imprensa a Enel; O ardil da grande mídia na “crise da comunicação” no governo Lula; Mauro Cid, desmaio e áudios: vazamento é jornalismo? Por que a Embaixada dos EUA sabia dias antes que haveria atentado na Rússia? E mais!... nesse domingo.
sexta-feira, março 22, 2024
O ardil midiático da "crise da comunicação" do governo Lula e contínuo midiático atmosférico
A volta do jornalismo de guerra. Nesse momento a grande mídia tenta criar a tempestade perfeita com um concerto de crises: alta dos alimentos, Petrobrás, dengue, segurança pública, Saúde, diplomática, climática, queda da aprovação do governo Lula etc. Porém, nos últimos dias esse modus operandi da mídia hegemônica revelou uma nova faceta: a preocupação com comunicação do Governo – por que, apesar dos bons feitos na Economia, os resultados não chegam ao povo? Mais uma crise, a da comunicação que, como sempre, reativamente, faz Lula convocar ministros. Qual o ardil desse súbito interesse da grande mídia na comunicação? No afogadilho da “crise”, induzir Lula a fazer mais do mesmo: confundir comunicação com propaganda. Enquanto grande mídia e as bolhas virtuais das redes estão articuladas em uma operação semiótica que vai muito além desse senso comum da comunicação: o acontecimento comunicação provocadas pelas bombas semióticas detonadas num contínuo midiático atmosférico.
terça-feira, março 19, 2024
Lula não pode polarizar, só Biden; Efeito Heisenberg midiático pode ajudar Bozo; mídia preocupada com comunicação de Lula. Por quê?
Grande mídia decreta que governo está em crise... enquanto o bandeirante-frankenstein Tarcisão e o ex-caçador de sem-terras Ronaldo Caiado vão beijar a mão em Israel da reencarnação do Rei Davi, Netanyahu... para pegar o “espólio” de Bolsonaro. Para entender esse contínuo midiático turbulento participe da Live Extra Cinegnose 360 #42, nessa quarta-feira (20/03), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos começar com os indefectíveis Comentários Aleatórios para depois começarmos a Crítica Midiática do meio da semana: Lula “polariza” chamando o Bozo de “covardão”... só Biden pode! Modus operandi Lava Jato e Efeito Heisenberg da cobertura midiática: jornalismo corporativo dá caminho das pedras para Bolsonaro se safar; “Colonistas” insistem: estão “preocupados” com a comunicação de Lula: o que isso quer dizer? Mídia comemora “o lado das realizações” dos 100 dias do Estado Mínimo de Milei; HOW CONVEEENIENT! Nos 10 anos da Lava Jato, Globo anuncia remake da novela Vale Tudo; por que Putin ganhou as eleições de forma tão esmagadora? Obrigado Ocidente... venha participar!
"Zona de Interesse": quando a banalidade do mal vira 'banalidade do bem' na sociedade atual
Oscar de Melhor Filme Internacional, “Zona de Interesse” (The Zone of Interest, 2023) se diferencia de todas outras produções premiadas sobre o nazismo e o Holocausto como A Vida é Bela, O Pianista, O Filho de Saul etc. Vai além da época que pretende retratar. E a fala do diretor Jonathan Glazer na cerimônia do Oscar foi totalmente coerente com o seu filme: “Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente. Não para dizer ‘olhe o que fizeram na época’, mas para olhar o que fazemos agora”, criticando o genocídio de Israel em Gaza. A família de um oficial da SS vive uma vida bucólica e pastoral, indiferentes ao que ocorre do outro lado do muro da propriedade: o genocídio de Auschwitz. A poucos metros do Holocausto, acompanhamos uma típica vida de classe média de comerciais de margarina na TV. Glazer tem um conceito radical: e se a banalidade do mal se transformou em uma “banalidade do bem” na sociedade de consumo pós-guerra?
sábado, março 16, 2024
"Dia Histórico": Legalistas salvam País do Lobo Mau! DataFolha quer criar direita limpinha em SP? Mídia e crise econômica autorrealizável
Tá chegando a hora do candidato manchuriano Bozo confirmar a que veio e realizar o plano traçado lá na AMAN em 2014: vai ter que assumir a bronca! Enquanto os “legalistas” continuam fingindo que são... legalistas! E no meio desse conto de fadas de lobos maus golpistas e caçadores salvadores legalistas que acontecerá a Live Cinegnose 360 #148, nesse domingo (17/03), às 18h, no YouTube e Facebook. Vamos começar com Caetano Veloso: o começo e o fim da MPB. Depois dos costumeiros e trepidantes Comentários Aleatórios, vamos resenhar os filmes “O Astronauta” (para quê o homem quer ir ao espaço?) e “Beau Tem Medo” (o adulto é uma criança crescida em um Édipo arrasado). E na Sessão dos Livros, depois dos pseudo-eventos, vamos discutir os “eventos-encenação” em nossa jornada pela irrealidade cotidiana. E na Crítica Midiática da Semana: Inflação inercial e crise econômica autorrealizável: depois de Dilma, agora é Lula; “Dia Histórico!”: por que grande mídia comemora delações dos militares na PF? Datafolha: flagrante de construção de candidata “direita limpinha”; Congonhas: como fazer cobertura positiva de concessão pública; “Povo em Movimento”: extrema-direita segue o mesmo caminho que esquerda fez um dia; quase um século depois do nazismo, Europa ensaia revival da “economia de guerra”... e outras bombinhas semióticas.
sexta-feira, março 15, 2024
'Beau Tem Medo': o adulto é uma criança crescida em um Édipo arrasado
Nascemos pelados, sem nenhum pelo no corpo, desdentados, descoordenados, meio cegos, pensamentos confusos e nos sentindo afogados até os pulmões começarem a funcionar através do nosso próprio grito de terror. Chegamos a esse mundo com medo e vamos embora também com medo. Tudo isso é descompactado nas três horas do humor negro surreal de “Beau Tem Medo” (Beau is Afraid, 2023) do diretor/roteirista Ari Aster (“Hereditário”, “Midsommar”). Joaquim Phoenix faz uma odisseia épica de seu apartamento solitário (em um bairro assustador com crimes à luz do dia) para uma visita a sua mãe no dia do aniversário da morte de seu pai. É o gatilho que faz disparar medo e ansiedade, além da culpa edipiana de um homem na meia idade. Ameaças e perigos pulam por todos os lados. Metáforas de uma consequência freudiana: o adulto não passa de uma criança crescida, carregando medos e culpas de um Édipo arrasado.